
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e:
- Termine de ler esse plano
- Baixe esse plano como pdf ou ppt
- Compartilhe com outros professores
Plano de Aula
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: aparelho de som, projetor multimídia com caixa de som (caso queira mostrar a música ao grupo), folhas pautadas para escrita das cartas.
Material complementar:
Cartaz problematização: aguardando retorno nova escola.
Para você saber mais: Reportagem sobre a vinda de imigrantes italianos para o Brasil:
Acesso: 21/03/2019
Música “merica mérica” acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia
http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm
Acesso em: 24/03/2019
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.
Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes italianos, se já ouviram histórias sobre eles.
Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos levantar hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil, nesse momento.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize sua turma em grupos de 4 integrantes e apresente as fotos do slide. É provável que os alunos já tenham apreciado esses alimentos, mas nem sempre pararam para pensar sobre sua origem. Diga a eles que irão conversar sobre a origem desses alimentos.
Na sequência indague o grupo sobre a origem da festa mostrada no slide. É provável que não reconheçam, por não se tratar de uma festa difundida em todo o Brasil. Diga a eles que os alimentos e a festa têm como origem um mesmo lugar.
Questione o grupo:
Explore ao máximo as hipóteses levantadas pelo grupo a fim de que identifiquem os povos italianos e percebam como a chegada de imigrantes enriqueceu culturalmente o Brasil.
É esperado que os alunos identifiquem os povos italianos, principalmente pelos alimentos mostrados no slide, já que é comum falar de sua origem principalmente em comerciais de TV. Explique ao grupo que muitos grupos migraram para o Brasil, principalmente após o século XIX, por diferentes motivos e desta forma é importante compreender os motivos que trouxeram esses povos até aqui e como sua vinda impactou a sociedade brasileira.
Imagem pizza - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e9/PIZZA.IMAGEN.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)
Imagem panetone - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/15/Panetone.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)
Imagem festa da uva - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/9e/ENTREGA_DE_CONVITE_DA_35%C2%AA_FESTA_DA_UVA_DE_JUNDIA%C3%8D_-_SAA_GAB_16_01_2018_%2824858441307%29.jpg (acesso em 23 de maio de 2019)
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.
1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.
Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto
Na sequência, questione o grupo:
2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.
3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.
Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia
Acesso em: 24/03/2019
Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm
Acesso em: 24/03/2019
Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.
Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html
Acesso em: 24/03/2019
4 - Faça algumas perguntas para o grupo:
Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?
O que esperavam encontrar no Brasil?
Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?
A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?
Para onde se deslocaram em maior número?
O que o Brasil oferecia para os imigrantes?
O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?
5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.
6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.
Tradução do cartaz:
Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html
Acesso: 28/03/2019
Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:
Clique no ícone textos, à direita da tela.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.
1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.
Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto
Na sequência, questione o grupo:
2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.
3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.
Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia
Acesso em: 24/03/2019
Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm
Acesso em: 24/03/2019
Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.
Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html
Acesso em: 24/03/2019
4 - Faça algumas perguntas para o grupo:
Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?
O que esperavam encontrar no Brasil?
Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?
A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?
Para onde se deslocaram em maior número?
O que o Brasil oferecia para os imigrantes?
O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?
5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.
6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.
Tradução do cartaz:
Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html
Acesso: 28/03/2019
Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:
Clique no ícone textos, à direita da tela.
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o cartaz de propaganda sobre as terras brasileiras para os alunos. Explique que cartazes como este eram divulgados em diferentes países da Europa.
1 - Se possível, entregue um cartaz para cada dupla de alunos e peça para que analisem de perto. Solicite ao grupo uma leitura conjunta do texto traduzido.
Link para o cartaz: Aguardando retorno da foto
Na sequência, questione o grupo:
2 - É possível que os alunos percebam que os italianos buscavam no Brasil novas oportunidades de vida e trabalho. É provável que não identifiquem outros motivos de vinda dos italianos. Dessa forma explique ao grupo que durante o final do século XIX o Brasil passava por mudanças e sofria pressões externas, principalmente da Inglaterra, para que cessasse o processo de escravização de africanos. Algumas mudanças já ocorriam nesta época, uma delas proibia o tráfico de pessoas para serem escravizadas. Dessa forma, o governo brasileiro promoveu uma campanha chamando imigrantes de diferentes países europeus para que viessem tentar a vida no Brasil e assim ocuparem os postos de trabalho, principalmente nas lavouras de café. Para isso prometiam uma vida com mais facilidades. Outro fator, era que no Brasil havia uma forte corrente que desejava tornar a população mais “branca”, o chamado branqueamento da população, dessa forma, muitos imigrantes eram chamados para essa “terra de oportunidades”.
3 - Projete o slide 5 com o trecho da música para seus alunos e façam uma leitura conjunta. Explique que a letra foi escrita por um imigrante italiano chamado Augusto Giusti, mas que sofreu algumas modificações e depois tornou-se um hino para os imigrantes italianos.
Para saber mais sobre a música, acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia
Acesso em: 24/03/2019
Caso queira apresentar a música acesse o link: http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm
Acesso em: 24/03/2019
Ainda sobre a música, explique que foi sancionada uma Lei estadual em 2005, que tornou a música “Mérica mérica”, hino oficial dos imigrantes italianos no Brasil.
Para saber mais sobre a lei, leia aqui: http://www.imigrantesitalianos.com.br/LA_MERICA.html
Acesso em: 24/03/2019
4 - Faça algumas perguntas para o grupo:
Quais impressões sobre os italianos podemos tirar após as leituras?
O que esperavam encontrar no Brasil?
Qual a relação entre a produção do café e os imigrantes?
A viagem para o Brasil era fácil? Quais os maiores problemas poderiam enfrentar?
Para onde se deslocaram em maior número?
O que o Brasil oferecia para os imigrantes?
O que os imigrantes trouxeram para o Brasil?
5 - É provável que os alunos identifiquem no processo migratório uma busca por melhoria de vida, já que o Brasil era uma “nova terra” e oferecia oportunidades diversas de trabalho. É importante que o grupo reflita sobre os problemas enfrentados pelos italianos. Fale sobre o clima, sobre a língua, sobre os costumes, a distância da família. Levante esses temas e questione o grupo. Reflita com o grupo para que juntos estabeleçam uma relação entre a vinda de italianos e a expansão cafeeira. Faça intervenções nesse momento, a fim de ampliar as discussões sobre o tema. O texto dá informações sobre o deslocamento em massa de italianos para o Sul, dessa forma explore também a discussão como grupo.
6 - Feche as discussões solicitando aos alunos que elenquem quais motivos trouxeram italianos e como eles impactaram na vida da população brasileira.
Tradução do cartaz:
Disponível em: https://www.sbeghen.net/sbeghen-family-history.html
Acesso: 28/03/2019
Para você saber mais: Para maiores informações sobre chegada de imigrantes leia:
Clique no ícone textos, à direita da tela.
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Peça aos alunos para que se coloquem no lugar dos imigrantes e coloquem nas cartas tudo aquilo que aprenderam com a aula. Imaginem-se no lugar das pessoas que vieram para terras distantes, com outra língua, costumes, culinária e clima diferentes. Peça para que retratem sobre a adaptação, sobre a convivência, as trocas culturais, etc.
É importante que digam sobre os impactos que sofreram os italianos quando chegaram aqui. Reforce com o grupo que não foi uma vida fácil, pois as promessas recebidas em suas terras muitas vezes não eram cumpridas ao chegarem por aqui.
Acesse o site: https://pesquisaitaliana.com.br/imigracao-italiana-tempo/ (Acesso em: 25/03/2019) e leia algumas informações para que os alunos se inspirem ao escrever suas cartas.
Ao final peça aos grupos que partilhem suas produções.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório dos italianos para o Brasil. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.
Siga a sequência de orientações proposta, mas envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para executar essa etapa. Ao iniciar a videoconferência, peça que os alunos façam o quadro sugerido nas orientações e o completem à medida que a aula for acontecendo.
Questione os alunos se eles reconhecem a influência da cultura italiana no dia a dia deles. Caso a sua turma tenha algum descendente de italianos, peça pra ele falar um pouco sobre este assunto, abordando as tradições e costumes da família.
Problematização
Envie antecipadamente o link com a música que será fonte de estudo nesta etapa e, quando iniciar a videoconferência, siga as orientações definidas. Se achar viável e for realidade de sua turma, durante a videoconferência reproduza a música e faça as pausas sugeridas no Plano para introduzir os comentários.
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos.
Sistematização
Siga as orientações definidas e pense em executar esta etapa individualmente ou em grupos, usando o recursos que os alunos possuem ou outros indicados por você, como: caderno, Google Docs, Google Apresentações e Padlet. Determine uma data para que apresentem o trabalho e proponha uma troca de aprendizado usando os mapas mentais .
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família assista a mais um episódio sobre a vinda da Família Real para o Brasil (disponível aqui), para juntos conhecerem mais sobre este período em nossa história.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: "Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960"
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras Chave: Migrações; imigrantes italianos; cultura brasileira
Essa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF) ou uma apresentação (PPT).
Faça login ou cadastre-se para continuar lendo esse plano de aula.
A Nova Escola agora é totalmente gratuita.
Crie sua conta, faça seu login e: