Plano de Aula
Plano de aula: Imigração italiana para o Brasil nos séculos XIX e XX
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: aparelho de som, projetor multimídia com caixa de som (caso queira mostrar a música ao grupo), folhas pautadas para escrita das cartas.
Material complementar:
Cartaz problematização: aguardando retorno nova escola.
Para você saber mais: Reportagem sobre a vinda de imigrantes italianos para o Brasil:
Acesso: 21/03/2019
Música “merica mérica” acesse: http://www.compassosdamerica.com.br/historia
http://italiasempre.com/verpor/merica-merica2.htm
Acesso em: 24/03/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.
Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes italianos, se já ouviram histórias sobre eles.
Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos levantar hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil, nesse momento.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS