PROBLEMATIZAÇÃO (texto grupos)
Plano de Aula
Plano de aula: De volta ao lar: migrações de retorno dos nordestinos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro e marcador para quadro.
Material complementar:
Problematização material para os grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8CgBDZ6vg8KfD57WXJ8uzyXxRtUpNHBGKKGRpUGyG99zvupuWEKh76ZWsMz/his4-10und06-problematizacao-texto-grupos.pdf
Problematização Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zn7gMSmK5j77wVC6uwEP9aFzdMFkJkbtneQnP6tbfg6cukrmHy8uSUn9Pqwy/his4-10und06-problematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Sobre a migração de retorno dos nordestinos:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.
Sobre o livro O Quinze: http://www.estudioshistoricos.org/edicion_3/araujo-martins.pdf Acesso em 13/04/2019.
Sobre Rachel de Queiróz e a Academia Brasileira de Letras: http://www.academia.org.br/academicos/rachel-de-queiroz/biografia Acesso em 13 de Abril de 2019.
Uma reportagem de 2012, conta que o Nordeste estava revivendo um momento de intensificação do fluxo migratório por causa de nova seca: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/05/16/com-maior-seca-em-decadas-nordeste-revive-era-de-exodo-e-fuga-do-campo.htm Acesso em 05/04/2019.
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.
Sobre as causas da migração dos nordestinos para outras regiões, sobre a migração de retorno e sobre as políticas públicas de investimento no Nordeste, seguem os links:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009 Acesso em 05/04/2019.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.
https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.
Para você saber mais:
Neste link, várias obras de cordel estão disponíveis para download.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos e depois medeie uma conversa sobre o mesmo:
- Que assunto vamos tratar nesta aula?
- Que são fluxos migratórios?
- O que é migração de retorno?
- O objetivo fala do fluxo migratório de que pessoas?
- O fluxo migratório dos nordestinos diminuiu para que região do Brasil? E aumentou para que região do Brasil? (Caso os alunos não conheçam as regiões geoeconômicas, explique para os alunos que a mesma é uma proposta de divisão do Brasil em regiões por características econômicas em comum, e assim a Amazônia compreende toda a região Norte, mais o Estado do Mato Grosso e a parte Oeste do Maranhão. Já a região Centro-Sul compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins. Por sua vez, a região Nordeste abrange todos os Estados Nordestinos, iniciando pela porção Leste do Maranhão e se estendendo até Minas Gerais.
Essa visão por características geoeconômicas facilita a visão dos alunos, no sentido de perceberem que a migração para o Centro-Sul explica-se pelo fato de ser a região com maior desenvolvimento econômico.
Para você saber mais:
Sobre as regiões Geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro Sul:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm Acesso em 13 de Abril de 2019.
Sobre os fluxos migratórios no Brasil:
https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.
Acervo de literatura de cordel:
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS