Plano de Aula

Plano de aula: De volta ao lar: migrações de retorno dos nordestinos

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro e marcador para quadro.

Material complementar:

Problematização material para os grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8CgBDZ6vg8KfD57WXJ8uzyXxRtUpNHBGKKGRpUGyG99zvupuWEKh76ZWsMz/his4-10und06-problematizacao-texto-grupos.pdf

Problematização Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zn7gMSmK5j77wVC6uwEP9aFzdMFkJkbtneQnP6tbfg6cukrmHy8uSUn9Pqwy/his4-10und06-problematizacao-imagens.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cV4nV4kdpr9BQRxXHECRPhS5GbXYf2cpnmCTvAdRyCg7ZZXkZnSz2jc4TK4K/his4-10und06-sistematizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

Sobre a migração de retorno dos nordestinos:

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.

Sobre o livro O Quinze: http://www.estudioshistoricos.org/edicion_3/araujo-martins.pdf Acesso em 13/04/2019.

Sobre Rachel de Queiróz e a Academia Brasileira de Letras: http://www.academia.org.br/academicos/rachel-de-queiroz/biografia Acesso em 13 de Abril de 2019.

Uma reportagem de 2012, conta que o Nordeste estava revivendo um momento de intensificação do fluxo migratório por causa de nova seca: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/05/16/com-maior-seca-em-decadas-nordeste-revive-era-de-exodo-e-fuga-do-campo.htm Acesso em 05/04/2019.

http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.

Sobre as causas da migração dos nordestinos para outras regiões, sobre a migração de retorno e sobre as políticas públicas de investimento no Nordeste, seguem os links:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009 Acesso em 05/04/2019.

http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.

https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.

http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.

Para você saber mais:

Neste link, várias obras de cordel estão disponíveis para download.

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=35&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null Acesso em 05/04/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos e depois medeie uma conversa sobre o mesmo:

  • Que assunto vamos tratar nesta aula?
  • Que são fluxos migratórios?
  • O que é migração de retorno?
  • O objetivo fala do fluxo migratório de que pessoas?
  • O fluxo migratório dos nordestinos diminuiu para que região do Brasil? E aumentou para que região do Brasil? (Caso os alunos não conheçam as regiões geoeconômicas, explique para os alunos que a mesma é uma proposta de divisão do Brasil em regiões por características econômicas em comum, e assim a Amazônia compreende toda a região Norte, mais o Estado do Mato Grosso e a parte Oeste do Maranhão. Já a região Centro-Sul compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins. Por sua vez, a região Nordeste abrange todos os Estados Nordestinos, iniciando pela porção Leste do Maranhão e se estendendo até Minas Gerais.

Essa visão por características geoeconômicas facilita a visão dos alunos, no sentido de perceberem que a migração para o Centro-Sul explica-se pelo fato de ser a região com maior desenvolvimento econômico.

Para você saber mais:

Sobre as regiões Geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro Sul:

https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm Acesso em 13 de Abril de 2019.

Sobre os fluxos migratórios no Brasil:

https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.

Acervo de literatura de cordel:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do?first=50&skip=0&ds_titulo=&co_autor=&no_autor=&co_categoria=35&pagina=1&select_action=Submit&co_midia=2&co_obra=&co_idioma=&colunaOrdenar=null&ordem=null Acesso em 05/04/2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos