PROBLEMATIZAÇÃO (texto grupos)
Plano de Aula
Plano de aula: De volta ao lar: migrações de retorno dos nordestinos
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro e marcador para quadro.
Material complementar:
Problematização material para os grupos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/w8CgBDZ6vg8KfD57WXJ8uzyXxRtUpNHBGKKGRpUGyG99zvupuWEKh76ZWsMz/his4-10und06-problematizacao-texto-grupos.pdf
Problematização Imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zn7gMSmK5j77wVC6uwEP9aFzdMFkJkbtneQnP6tbfg6cukrmHy8uSUn9Pqwy/his4-10und06-problematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais:
Sobre a migração de retorno dos nordestinos:
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.
Sobre o livro O Quinze: http://www.estudioshistoricos.org/edicion_3/araujo-martins.pdf Acesso em 13/04/2019.
Sobre Rachel de Queiróz e a Academia Brasileira de Letras: http://www.academia.org.br/academicos/rachel-de-queiroz/biografia Acesso em 13 de Abril de 2019.
Uma reportagem de 2012, conta que o Nordeste estava revivendo um momento de intensificação do fluxo migratório por causa de nova seca: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/05/16/com-maior-seca-em-decadas-nordeste-revive-era-de-exodo-e-fuga-do-campo.htm Acesso em 05/04/2019.
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.
Sobre as causas da migração dos nordestinos para outras regiões, sobre a migração de retorno e sobre as políticas públicas de investimento no Nordeste, seguem os links:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392005000400009 Acesso em 05/04/2019.
http://g1.globo.com/brasil/noticia/2011/07/nordeste-e-regiao-com-maior-retorno-de-migrantes-segundo-ibge.html Acesso em 05/04/2019.
https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.
http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/nordeste-abriga-o-maior-n%C3%BAmero-de-agricultores-familiares-do-pa%C3%ADs Acesso em 05/04/2019.
Para você saber mais:
Neste link, várias obras de cordel estão disponíveis para download.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para os alunos e depois medeie uma conversa sobre o mesmo:
- Que assunto vamos tratar nesta aula?
- Que são fluxos migratórios?
- O que é migração de retorno?
- O objetivo fala do fluxo migratório de que pessoas?
- O fluxo migratório dos nordestinos diminuiu para que região do Brasil? E aumentou para que região do Brasil? (Caso os alunos não conheçam as regiões geoeconômicas, explique para os alunos que a mesma é uma proposta de divisão do Brasil em regiões por características econômicas em comum, e assim a Amazônia compreende toda a região Norte, mais o Estado do Mato Grosso e a parte Oeste do Maranhão. Já a região Centro-Sul compreende aos estados das regiões Sul e Sudeste (exceto o extremo norte de Minas Gerais), ao estado de Goiás, Mato Grosso do Sul, extremo sul do Mato Grosso e extremo sul do Tocantins. Por sua vez, a região Nordeste abrange todos os Estados Nordestinos, iniciando pela porção Leste do Maranhão e se estendendo até Minas Gerais.
Essa visão por características geoeconômicas facilita a visão dos alunos, no sentido de perceberem que a migração para o Centro-Sul explica-se pelo fato de ser a região com maior desenvolvimento econômico.
Para você saber mais:
Sobre as regiões Geoeconômicas: Amazônia, Nordeste e Centro Sul:
https://brasilescola.uol.com.br/brasil/as-regioes-geoeconomicas-brasil.htm Acesso em 13 de Abril de 2019.
Sobre os fluxos migratórios no Brasil:
https://novaescola.org.br/conteudo/2323/os-fluxos-migratorios-no-brasil Acesso em 05/04/2019.
Acervo de literatura de cordel:
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS