Contexto (imagens)
Plano de Aula
Plano de aula: Imigração alemã para o Brasil nos séculos XIX e XX
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Por: Aline Soares Silva
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Imagens sugeridas no material complementar impressas, papel kraft 1mx1m, canetinha hidrocor, papéis coloridos e cartas do jogo impressas.
Material complementar:
Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gzAJDrQSaYvP7dGhYNV7GXFj4hnbQjFusbACEx9T3Bc4haSZQufyktBEUt85/his4-10uns03-contexto-imagens.pdf
Cartas problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/68fTjHyMFXPCCpSSfHuM6yk8ZWnmhAvhwuxnZunZDVTqD3GqFZ7dkUYBjFjP/his4-10und03-problematizacao-cartas.pdf
Gráfico problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPYCZk8tUvMWJeqnbrBducdsrm7Sb5FmDpWfYxjHmajWNqGU9fu6FxpZnpbY/his4-10und03-problematizacao-grafico.pdf
Para você saber mais: Acesse o site do IBGE: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/alemaes.html
Acesso em: 07/04/2019
http://sites.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Projeto_imigracao_alema.htm
Acesso em: 07/04/2019
Para mais informações sobre a imigração alemã, acesse: http://www.rodrigotrespach.com/imigracao-alema-no-brasil/
Acesso em: 07/04/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.
Peça para que reflitam se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes alemães e se já ouviram histórias sobre eles.
Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS