PROBLEMATIZAÇÃO
Plano de Aula
Plano de aula: O processo migratório dos árabes para o Brasil nos séculos XIX e XX
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro, marcador para quadro ou cartolinas e marcadores coloridos para papel.
Material complementar:
PROBLEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf
SISTEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:
https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, um pouco mais da culinária árabe.
https://anamariabraga.globo.com/materia/comida-arabe-receitas-tipicas/ Acesso em 18 de Abril de 2019.
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Divida a sala em 3 grupos. Projete ou escreva o objetivo da aula no quadro e peça para um aluno ler.
Medeie uma conversa sobre o mesmo:
- O que vamos estudar nesta aula?
- Que período da História vamos estudar?
- De que povos vamos falar?
- Alguém é descendente ou tem parentes árabes?
Para você saber mais:
Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:
https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete ou imprima a imagem e apresente-a aos alunos
- O que vemos na imagem?
- O que é um armarinho? (É uma loja que vende aviamentos e tecidos).
- Que relação ela pode ter com a nossa aula?
(Conte aos alunos que é uma loja da década de 1950, em São Paulo, de proprietários árabes e que os árabes tem forte presença no comércio e na história do comércio no Brasil).
- Mas será que os árabes já chegaram ao Brasil organizando lojas ou será que o comércio árabe começou de outra forma?
- Alguém já ouviu falar sobre mascates? Sabem o que é um mascate? (Conte aos alunos que o mascate é o mercador ambulante que oferece mercadorias de porta em porta e que assim começou o comércio dos árabes no Brasil).
- Mas o que nos diz o título da imagem? Por que está escrito sírio e não árabe se estamos tratando de imigrantes árabes? (Caso os alunos não saibam, conte que a Síria é um dos países árabes).
Para adequar à sua realidade:
Em algumas cidades, como São Paulo, a presença dos árabes no comércio é bastante notória. Caso algum aluno descenda de árabes ou tenha parentes comerciantes, convidar os mesmos para um bate-papo com os alunos. Será uma excelente maneira de ampliar o conhecimento dos alunos a respeito do assunto.
Fonte da imagem: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html Acesso em 29 de Abril de 2019.
Para você saber mais:
Neste link, uma matéria interessante nos mostra como a presença dos árabes é forte ainda no comércio de São Paulo.
https://anba.com.br/uma-rua-que-e-um-pedaco-do-mundo-arabe-em-sao-paulo-2/ Acesso em 29/04/2019.
Neste link, uma matéria da BBC sobre a influência árabe na política brasileira.
https://www.bbc.com/portuguese/brasil/2016/04/160429_arabes_politica_if_jf Acesso em 29/04/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos
- Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
- Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
- Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
- Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
- Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
- Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
- Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
- Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
- Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
- A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
- Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
- Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
- Quais os estados de destino dos árabes?
- Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
- PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html
Pesquise na página e responda:
- De onde partiram e para onde se dirigiram os árabes ao chegarem no Brasil?
- Como pode, alguns deles terem chegado ao Brasil por engano?
- PÁGINA 2- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/razoes-da-emigracao-arabe.html
- Quais as razões dos árabes terem migrado para o Brasil?
- PÁGINA 3 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html
- Ao chegarem no Brasil, de que se ocuparam os árabes no mercado de trabalho?
- Qual a relação dos árabes com o comércio? O que são mascates?
- PÁGINA 4 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/a-religiao-e-a-vida-social-dos-imigrantes.html
- Como era a vida social dos árabes no que diz respeito à escola e associações religiosas?
- Como os árabes organizaram seus impressos? (Jornais, periódicos…)
- PÁGINA 5- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/contribuicao-cultural-e-politica.html
- Quais as principais contribuições culturais e políticas dos árabes para o Brasil?
Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.
Fontes das imagens:
Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.
https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.
Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Material complementar:
Para você saber mais:
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos
- Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
- Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
- Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
- Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
- Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
- Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
- Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
- Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
- Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
- A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
- Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
- Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
- Quais os estados de destino dos árabes?
- Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
- PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html
Pesquise na página e responda:
- De onde partiram e para onde se dirigiram os árabes ao chegarem no Brasil?
- Como pode, alguns deles terem chegado ao Brasil por engano?
- PÁGINA 2- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/razoes-da-emigracao-arabe.html
- Quais as razões dos árabes terem migrado para o Brasil?
- PÁGINA 3 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html
- Ao chegarem no Brasil, de que se ocuparam os árabes no mercado de trabalho?
- Qual a relação dos árabes com o comércio? O que são mascates?
- PÁGINA 4 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/a-religiao-e-a-vida-social-dos-imigrantes.html
- Como era a vida social dos árabes no que diz respeito à escola e associações religiosas?
- Como os árabes organizaram seus impressos? (Jornais, periódicos…)
- PÁGINA 5- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/contribuicao-cultural-e-politica.html
- Quais as principais contribuições culturais e políticas dos árabes para o Brasil?
Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.
Fontes das imagens:
Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.
https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.
Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Material complementar:
Para você saber mais:
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos
- Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
- Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
- Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
- Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
- Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
- Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
- Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
- Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
- Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
- A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
- Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
- Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
- Quais os estados de destino dos árabes?
- Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
- PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html
Pesquise na página e responda:
- De onde partiram e para onde se dirigiram os árabes ao chegarem no Brasil?
- Como pode, alguns deles terem chegado ao Brasil por engano?
- PÁGINA 2- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/razoes-da-emigracao-arabe.html
- Quais as razões dos árabes terem migrado para o Brasil?
- PÁGINA 3 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html
- Ao chegarem no Brasil, de que se ocuparam os árabes no mercado de trabalho?
- Qual a relação dos árabes com o comércio? O que são mascates?
- PÁGINA 4 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/a-religiao-e-a-vida-social-dos-imigrantes.html
- Como era a vida social dos árabes no que diz respeito à escola e associações religiosas?
- Como os árabes organizaram seus impressos? (Jornais, periódicos…)
- PÁGINA 5- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/contribuicao-cultural-e-politica.html
- Quais as principais contribuições culturais e políticas dos árabes para o Brasil?
Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.
Fontes das imagens:
Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.
https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.
Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Material complementar:
Para você saber mais:
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos
- Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
- Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
- Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
- Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
- Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
- Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
- Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
- Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
- Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
- A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
- Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
- Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
- Quais os estados de destino dos árabes?
- Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
- PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html
Pesquise na página e responda:
- De onde partiram e para onde se dirigiram os árabes ao chegarem no Brasil?
- Como pode, alguns deles terem chegado ao Brasil por engano?
- PÁGINA 2- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/razoes-da-emigracao-arabe.html
- Quais as razões dos árabes terem migrado para o Brasil?
- PÁGINA 3 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html
- Ao chegarem no Brasil, de que se ocuparam os árabes no mercado de trabalho?
- Qual a relação dos árabes com o comércio? O que são mascates?
- PÁGINA 4 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/a-religiao-e-a-vida-social-dos-imigrantes.html
- Como era a vida social dos árabes no que diz respeito à escola e associações religiosas?
- Como os árabes organizaram seus impressos? (Jornais, periódicos…)
- PÁGINA 5- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/contribuicao-cultural-e-politica.html
- Quais as principais contribuições culturais e políticas dos árabes para o Brasil?
Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.
Fontes das imagens:
Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.
https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.
Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Material complementar:
Para você saber mais:
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete ou imprima o mapa mundi para os alunos. Medeie uma conversa sobre o mesmo com os alunos
- Antes de falarmos sobre o processo migratório dos árabes, vamos nos localizar:
- Onde ficam os países árabes? (Parte na Ásia e parte na África) Parte destacada no mapa.
- Projete o mapa do slide seguinte para os alunos ou imprima o mesmo para todos. Quais são os nomes dos países árabes?
- Que mar banha a maioria dos países árabes? (Quase todos os países árabes são banhados pelo Mar Mediterrâneo).
- Agora que nos situamos geograficamente, vamos estudar o processo migratório dos povos árabes para o Brasil. Por que vieram para o Brasil? De onde partiram? Como vieram? Vamos estudar isso?
- Projete o slide da capa da revista O Imigrante para os alunos:
- Essa é a capa da Revista O Imigrante, Estado de São Paulo. O que ela mostra para nós?
- Que continente é o ponto de partida dos imigrantes árabes para o Brasil? (Europa)
- Já nos localizamos no espaço, agora vamos nos localizar no tempo. (Projete a imagem do gráfico para os alunos)
- A que anos se referem os censos populacionais apresentados na tabela?
- Quais estados brasileiros foram o destino de residência dos árabes no Brasil?
- Quantos árabes residiam no Brasil em 1920? E em 1940?
- Quais os estados de destino dos árabes?
- Mas por que vieram? Vamos ver isso no material disponível no site do IBGE, sob o título BRASIL: 500 ANOS DE POVOAMENTO. Com uso de tablets, celulares, notebooks ou computadores convide os alunos a navegarem pelo site do IBGE. Caso isso não seja possível, imprima o material disponível para os alunos nos links indicados para navegação. Deixe o link favoritado para não tomar muito tempo da aula. Para cada página os alunos terão que responder, em grupos, algumas questões:
- PÁGINA 1 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html
Pesquise na página e responda:
- De onde partiram e para onde se dirigiram os árabes ao chegarem no Brasil?
- Como pode, alguns deles terem chegado ao Brasil por engano?
- PÁGINA 2- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/razoes-da-emigracao-arabe.html
- Quais as razões dos árabes terem migrado para o Brasil?
- PÁGINA 3 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/insercao-no-mundo-do-trabalho.html
- Ao chegarem no Brasil, de que se ocuparam os árabes no mercado de trabalho?
- Qual a relação dos árabes com o comércio? O que são mascates?
- PÁGINA 4 - https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/a-religiao-e-a-vida-social-dos-imigrantes.html
- Como era a vida social dos árabes no que diz respeito à escola e associações religiosas?
- Como os árabes organizaram seus impressos? (Jornais, periódicos…)
- PÁGINA 5- https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/contribuicao-cultural-e-politica.html
- Quais as principais contribuições culturais e políticas dos árabes para o Brasil?
Após a pesquisa, projete a imagem com as perguntas e peça para que cada grupo apresente suas respostas sobre cada uma das respostas.
Fontes das imagens:
Mapas: Banco de imagens Nova Escola.Acesso em 18 de Abril de 2019.
https://www.icarabe.org/sites/default/files/pases.jpg Acesso em 18 de Abril de 2019.
Gráfico e capa da revista: https://brasil500anos.ibge.gov.br/territorio-brasileiro-e-povoamento/arabes/origem-e-destino-dos-imigrantes.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Material complementar:
Para você saber mais:
Sobre a liga dos países árabes:
http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.
Aspectos econômicos dos países árabes:
https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.
Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Convide os alunos a organizarem o que estudaram através de um painel em forma de tabela.
Entregue a eles cartolina, marcadores coloridos e peçam para construírem um painel semelhante ao do slide?
- Converse com os alunos sobre tudo que foi estudado na aula, propondo questões e pedindo que alunos registrem o que for solicitado na tabela.
- Quais os motivos que fizeram com que os povos árabes viessem para o Brasil? Como vieram? Já imaginaram quantos meses eles devem ter gasto para chegar aqui? (Se necessário volte ao mapa e lembre-os que eles partiam primeiro para a Europa para depois virem para o Brasil).
- Vocês já imaginaram viajar tudo isso e chegar aqui por engano, como estudamos?
- Vamos registrar os países de origem?
- No Censo do IBGE, estudamos os dados que nos mostram quantos árabes vieram para o Brasil. Vamos registrar também?
- Não esqueçam de colocar os principais destinos, os principais estados brasileiros a receberem os árabes.
- E por fim vamos registrar as contribuições. Falamos de comércio, política, mas tem uma coisa que também precisamos registrar: as contribuições culturais. Quem conhece a culinária árabe? A culinária faz parte da cultura e a cultura engloba festas, tradições, histórias… Podemos registrar isso também.
- O que vocês mais gostaram sobre o que estudamos hoje?
- É importante que compreendamos que cada imigrante traz consigo sua história e sua cultura e assim as culturas vão se mesclando e como o Brasil tem imigrantes de todos os continentes, temos um pouquinho de cada lugar do mundo no nosso país! Isso não é maravilhoso?
- Entretanto temos que lembrar que não há cultura superior a outra. Todas são importantes e nenhuma pode sofrer preconceito ou discriminação.
Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Neste link, um pouco mais da história da migração árabe no Brasil:
https://www.revistadiaspora.org/2019/03/25/as-comunidades-arabes-no-brasil-imigrantes-descendentes-e-a-luta-pela-integracao/ Acesso em 29/04/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
Informe que o objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância do processo migratório dos árabes para o Brasil nos séculos XIX e XX, com relação à nossa cultura.
Siga a sequência de orientações e envie todo o material necessário (documentos ou foto dos documentos para executar essa etapa) com as devidas orientações que se fizerem necessárias. Para completar o aprendizado, envie o link (disponível aqui) que conta um pouca da influência da cultura árabe no Brasil (principalmente no comércio).
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações propostas. Caso ache interessante, peça aos alunos que usem os recursos digitais: Google Earth, para localizar os países árabes que serão trabalhados nesta aula; site IBGE, para navegarem nos infográficos; demais links para terem uma melhor visualização dos mapas trabalhados nesta aula. Permita que os alunos entreguem a proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom, ou Whatsapp. Agende uma videoconferência para que os alunos debatam sobre o tema e tirem dúvidas, com sua orientação e direcionamento.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas. Envie o documento ou a foto do documento para os alunos. Caso seja viável, indique aos alunos que utilizem recursos digitais para fazerem o painel proposto para esta etapa: PowerPoint, Excel, Padlet, Google Apresentações, dentre outros.
Permita que os alunos entreguem a proposta na escola, enviem por e-mail, Classroom, ou Whatsapp, ou agende uma videoconferência para que apresentem o trabalho e para que possa haver debate.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui) para juntos conhecerem um pouco mais sobre a migração no Brasil.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Fernanda Nunes
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações.
Objeto (s) de conhecimento: "Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960"
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras-Chave: Processo Migratório; Árabes; Comércio; Contribuição Cultural e Política; Séculos XIX e XX.