Plano de Aula

Plano de aula: O processo migratório dos árabes para o Brasil nos séculos XIX e XX

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor digital, material impresso, quadro, marcador para quadro ou cartolinas e marcadores coloridos para papel.

Material complementar:

PROBLEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uEep3HWmXcaXSwtYzAURWs4kMJ9a95nNstSj5xsM4TaYmK2PteV69ZFpKEkB/his4-10und10-problematizacao.pdf

SISTEMATIZAÇÃO: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YQT5J5vwGtQTzybwkku3vDFaTUEkS3GB9qCKecKNDSuxe2nbMdbVGUeUAHJA/his4-10und10-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, um pouco mais da culinária árabe.

https://anamariabraga.globo.com/materia/comida-arabe-receitas-tipicas/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Sobre a liga dos países árabes:

http://www.itamaraty.gov.br/pt-BR/politica-externa/mecanismos-inter-regionais/3682-liga-dos-estados-arabes-lea Acesso em 18 de Abril de 2019.

Aspectos econômicos dos países árabes:

https://epocanegocios.globo.com/Dinheiro/noticia/2016/03/paises-arabes-lideram-lista-dos-25-mais-ricos.html Acesso em 18 de Abril de 2019.

Neste link, há um acervo riquíssimo para acesso com cadastro. Para o professor é possível encontrar inclusive os periódicos árabes citados nos sites do IBGE:

http://www.arquivoestado.sp.gov.br/site/acervo/memoria_do_imigrante Acesso em 18 de Abril de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Divida a sala em 3 grupos. Projete ou escreva o objetivo da aula no quadro e peça para um aluno ler.

Medeie uma conversa sobre o mesmo:

  • O que vamos estudar nesta aula?
  • Que período da História vamos estudar?
  • De que povos vamos falar?
  • Alguém é descendente ou tem parentes árabes?

Para você saber mais:

Neste site, encontramos tudo sobre a cultura árabe:

https://www.icarabe.org/ Acesso em 18 de Abril de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados