Plano de Aula

Plano de aula: Imigração japonesa para o Brasil no início do século XX

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Computadores ou dispositivos móveis conectados à internet, cartolina, papéis coloridos, imagens impressas, canetas coloridas.

Material complementar:

Imagens contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jrwxQV2kN3sbdvSBuH2rZA3fmg4FwUFZ5U9rYUDv3ucvE5ea8mu64Td8ZyEM/his4-10und04-contexto-imagens.pdf

Texto problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGxFGZ8FUmksvd3MhhfQa7vbV8CSbyu4YF5xUjRhV5gbYnFyxWHWttNz2Anw/his4-10und04-problematizacao-texto.pdf

Para você saber mais:

Migração japonesa: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000100023 (acesso em 22 de maio de 2019)

Sites para exploração dos alunos que devem ser lidos previamente pelo professor:

http://www.museubunkyo.org.br/museu.htm (acesso em 22 de maio de 2019)

http://www.imigracaojaponesa.com.br/ (acesso em 22 de maio de 2019)

Sobre imigração japonesa, acesse: http://www.bunkyo.org.br/pt-BR/noticias/85-2013/110-em-cartaz-tokori-um-filme-sobre-imigrantes-japoneses (acesso em 22 de maio de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo.

Peça para que pensem se conhecem pessoas que descendem dos imigrantes japoneses e se já ouviram histórias sobre eles.

Peça para que pensem se a chegada desse povo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite aos alunos que levantem hipóteses sobre os povos que migraram para o Brasil nesse período.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados