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Plano de Aula
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Materiais previamente selecionados na biblioteca: livros, periódicos, que contém sobre a construção da capital. Fichas coloridas (impressas) para a construção das narrativas, imagens impressas.
Para você saber mais:
Para saber sobre os migrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Filme que retrata a construção de Brasília: https://www.youtube.com/watch?v=BYsEgFAxjNA
Acesso: 22/04/2019
Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 1 - https://www.youtube.com/watch?v=a3gPC27PcIc
Acesso: 22/04/2019
Depoimento de JK sobre Brasília: Parte 2- https://www.youtube.com/watch?v=0zcFxultA4c
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma. Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil. Peça-os para que reflitam sobre as diferentes etnias e sotaques dos brasileiros. Se em sua cidade é comum encontrar pessoas tão diferentes.
Explique que nesta aula saberemos sobre as migrações ocorridas dentro do Brasil.
Pergunte sobre a capital do Brasil. Sabem qual é? Sabem como foi feita? Onde fica? Quem a construiu?
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.
Questione-os sobre alguns aspectos:
Onde se localiza Brasília?
Você sabe o que é uma Unidade Federativa?
Quando Brasília passou a ser capital do país?
Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.
Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:
O que a imagem projetada lembra?
Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?
Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?
Qual a intenção por trás de sua construção?
A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.
O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019
Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.
Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize a turma em círculos e projete a imagem para o grupo. Caso não tenha projetor, imprima ou peça aos alunos que acessem em um dispositivo móvel ou computador. Analise, com o grupo, todos os detalhes do mapa.
Questione-os sobre alguns aspectos:
Onde se localiza Brasília?
Você sabe o que é uma Unidade Federativa?
Quando Brasília passou a ser capital do país?
Explore os conceitos de Unidade Federativa e Estado com os alunos rapidamente. Explique que Brasília passou a ser sede do governo na década de 60, no mandato do presidente Juscelino Kubitschek.
Na sequência analise o próximo slide com os alunos e questione-os:
O que a imagem projetada lembra?
Por ter essa forma, será que foi planejada por alguém?
Brasília foi construída há muito ou pouco tempo?
Qual a intenção por trás de sua construção?
A partir das respostas do grupo, ajude-os a construir as primeira ideias sobre a capital. Fale sobre o plano piloto.
O Plano Piloto de Brasília, no Distrito Federal, foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, para o projeto urbanístico da Nova Capital. Teve sua forma inspirada pelo sinal da Cruz. O formato da área é popularmente comparado ao de um avião. Lucio Costa, entretanto, defendeu a tese de que a capital federal pudesse ser comparada a uma borboleta, rejeitando a comparação anterior.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Plano_Piloto_de_Bras%C3%ADlia Acesso em 22/04/2019
Explique aos alunos que Brasília é a sede do poder executivo do Brasil. Ela foi construída após a vitória do presidente JK, que prometeu, durante sua campanha presidencial levar a capital para o “interior” do país. A ideia inicial em relação a construção da nova capital era de proteção da sede do governo, mas rapidamente teve como objetivo central levar o desenvolvimento ao interior do Brasil, conectando o centro-oeste a outras regiões.
Aparentemente a construção de Brasília que parecia atrair pessoas para a região com o intuito de incentivar o aumento do número de empregos, povoar o interior do país e promover a distribuição de terras a preços mais acessíveis, acabou por se tornar uma capital para uma classe social em ascensão e um espaço que promovia a desigualdade dessas classes.
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.
- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:
Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?
Quais eram as condições?
Por que essas pessoas migravam?
Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?
Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.
Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.
Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.
Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.
Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso em: 22/04/2019
Imagens:
1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg
Acesso: 22/04/2019
2 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
3 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.
- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:
Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?
Quais eram as condições?
Por que essas pessoas migravam?
Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?
Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.
Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.
Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.
Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.
Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso em: 22/04/2019
Imagens:
1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg
Acesso: 22/04/2019
2 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
3 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.
- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:
Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?
Quais eram as condições?
Por que essas pessoas migravam?
Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?
Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.
Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.
Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.
Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.
Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso em: 22/04/2019
Imagens:
1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg
Acesso: 22/04/2019
2 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
3 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.
- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:
Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?
Quais eram as condições?
Por que essas pessoas migravam?
Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?
Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.
Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.
Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.
Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.
Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso em: 22/04/2019
Imagens:
1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg
Acesso: 22/04/2019
2 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
3 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: Leia o texto do slide com o grupo explorando o ideal de vida e trabalho por trás dessas pessoas que migraram para Brasília na década de 50. Divida a turma em grupos de até 4 integrantes e disponibilize os materiais de pesquisa previamente selecionados na biblioteca para cada grupo.
- Antes de iniciar os trabalhos levante algumas questões:
Quem vinha para Brasília trabalhar nas construções?
Quais eram as condições?
Por que essas pessoas migravam?
Quais garantias possuíam em termos de melhoria de vida?
Explique ao grupo que embora as condições de trabalho não fossem as melhores, pois Brasília era um mundo de terra e poeira, e os trabalhadores executavam trabalhos braçais, esses trabalhadores tinham a sua carteira de trabalho assinada e recebiam um salário para executarem seus ofícios. Quanto mais horas trabalhassem melhor seria seu salário, por isso alguns trabalhavam até 15 horas diárias.
Explique ao grupo que muitos candangos vinham com suas famílias e todos se ajeitavam nos alojamentos, sendo separados os solteiros dos casados.
Após a leitura e discussão, explique a atividade que será realizada para seu grupo. Entregue os materiais de pesquisa e projete o slide seguinte (slide 6) com as orientações sobre as narrativas a serem construídas.
Imprima e distribua as tiras coloridas do slide 9, uma para cada grupo, e peça para que cada um deles, de posse das informações: Texto base, materiais de pesquisa e fotos (slides 7 e 8), construa a narrativa sobre a vida do migrante. Oriente o grupo a seguir o modelo do roteiro. As histórias podem se repetir, o interessante é que as narrativas podem trazer contextos diferentes o que enriquecerá o momento das apresentações.
Texto retirado do site: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso em: 22/04/2019
Imagens:
1 - Disponível: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Pal%C3%A1cio_da_Alvorada_durante_constru%C3%A7%C3%A3o.jpg
Acesso: 22/04/2019
2 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
3 - Imagens cedidas
Acesso em: 29/04/2019
Para você saber mais: Leia o texto completo sobre os imigrantes: http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia/5
Acesso: 22/04/2019
Como foi a construção da capital: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/
Acesso: 22/04/2019
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Peça aos alunos para acrescentarem às suas narrativas as imagens e/ou ilustrações que mais de adequam ao seus textos. Peça para que elejam um integrante de cada grupo para apresentar suas narrativa para o grupo.
Após as leituras, cole as produções no mural.
Explique que a construção da capital só foi possível graças a chegada desses imigrantes que juntos formaram uma força de trabalho gigantesca que possibilitou erguer Brasília.
Explique da importância dessas pessoas para a construção da capital, mas evidencie todos os desafios e dificuldades encontradas por esses migrantes. Embora a esperança por uma vida melhor fosse o fio condutor desse processo migratório, nem todos tiveram a mesma “sorte” conseguindo uma vida promissora.
Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Partial_view_of_Bras%C3%ADlia%2C_Brazil.jpg
Acesso em: 22/04/2019
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório de diferentes povos para a construção de Brasília. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma, sobre o Objetivo desta aula.
Siga a sequência de orientações com os questionamentos propostos. Envie todo o material necessário (documentos, foto dos documentos e links) para executar essa etapa com as devidas orientações que se fizerem necessárias.
Você poderá orientar os alunos para que acessem o Google Earth e localizem Brasília. Envie o link do vídeo “A construção de Brasília (Arquivo Nacional)”, para que os alunos conheçam um pouco da história do Brasil (disponível aqui).
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações, links) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado no Classroom. Siga as orientações propostas, mas permita que os alunos escolham qual tira colorida quer usar. Os alunos poderão executar a atividade no caderno (produção de texto, poema), confeccionando um cartaz (você pode indicar os recursos digitais: Google Apresentação, Google Docs ou Padlet) ou fazendo uma música (eles podem gravar um áudio ou vídeo).
Sistematização
A apresentação do trabalho dependerá da modalidade escolhida pelo aluno. Agende uma data para esse momento.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Earth (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família acesse o link (disponível aqui) para juntos conhecerem um pouco sobre a construção de Brasília.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: "Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960"
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras Chave: Migrações internas, cultura brasileira, Brasília
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