Imagens contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A imigração portuguesa para o Brasil, após a vinda da família real
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Fluxos populacionais
Sobre este plano
Este slide, em específico, não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI10 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de um período, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Folhas de papel kraft, folhas impressas com símbolos e palavras para montagem do mapa mental, canetinhas, tesoura, cola e canetas diversas.
Material complementar:
Imagens contexto :
Texto problematização:
Símbolos sistematização:
Para você saber mais:
Para saber sobre a chegada da família real:
Para saber sobre as imigrações portuguesas: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide para os alunos, caso não possua projetor ele poderá ser impresso, escrito no quadro ou lido para a turma.
Faça a leitura conjunta e peça aos alunos que reflitam sobre os processos migratórios ocorridos no Brasil ao longo do tempo. Pergunte se sabem sobre a vinda da família real para o Brasil, caso negativo diga que o assunto será debatido mais a frente. Peça para que pensem sobre como esse processo impactou na formação do povo brasileiro. Possibilite que os alunos levantem hipóteses sobre os povos que imigraram para o Brasil, nesse momento.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize sua turma em círculo, e apresente as imagens do slide. Peça para que observem cada uma delas com muito critério, percebendo os gestos, pessoas, lugares, objetos retratados.
Caso queira, imprima as imagens aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZY3tmAM6dvrCBBREncGY2Y3GDxXG27CCJ75B3NF7wzzxXaepKwvu8AUQbCwW/his4-10und01-imagens-contexto.pdf
1 - Faça uma grande tabela no quadro, dividindo-o em duas partes: O que já sei e O que aprendi.
2- Explore algumas questões com os alunos e registre na primeira parte da tabela (O que já sei) as principais informações levantadas pelos alunos após o debate. É esperado que os alunos já tenham trabalhado com processos migratórios em outra habilidade e até mesmo em outra área de conhecimento. Dessa forma, indague-os sobre as fotos:
3 - Foto do navio
- Esse é um navio novo ou antigo?
- É muito usado hoje em viagens?
- Já foi um meio de viagem usado em outras épocas? Quando?
- Qual sua utilidade?
- O que será que essas pessoas faziam no navio?
É esperado que os alunos identifiquem que o navio era usado para transporte de pessoas em tempos mais remotos. E que essas pessoas estavam viajando em busca de uma vida com mais oportunidades.
4 - Foto das pessoas de pedra
- Quem são essas pessoas?
- O que fazem?
- Vão para algum lugar? A imagem mostra movimento?
- Como são as roupas? Viajam acompanhados de quem?
É esperado que identifiquem o movimento de pessoas, em famíla, para a busca de melhores oportunidades. Provoque o grupo para saber se houve, em suas famílias, movimentos como esses. Explique ao final que essa imagem retrata uma família de migrantes, que sai de sua terra de origem em busca de novas perspectivas.
5 - Foto com pessoas reunidas
Quem são essas pessoas?
Como se vestem?
Parecem ser da mesma família?
Em que lugar estão?
Parecem estar confortáveis?
Conduza a conversa para que os alunos percebam as marcas culturais, as diferenças nas vestimentas, discutam sobre como o grupo se reúne em meio a rua, como as crianças fazem parte do mesmo grupo, parecendo que falta o conforto da casa. Ao final explique que este é um grupo de imigrantes italianos que vieram para o Brasil.
6- De posse das informações conduza a conversa para que os alunos percebam o que é o processo migratório. O que esperam essas pessoas quando migram de seu lugar de origem e como podem impactar a vida das outras pessoas? Registrem o que já sabem na primeira parte do quadro.
Fontes das imagens:
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/0/0a/Imigrantes.jpg
Acesso: 28/03/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a3/Monumento_ao_imigrante_italiano_-_panoramio.jpg
Acesso: 28/03/2019
Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c8/PikiWiki_Israel_33974_Immigration_to_Israel.jpg
Acesso: 28/03/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide com o vídeo, mas antes disso faça uma breve introdução sobre a colonização brasileira. É esperado que os alunos já tenham trabalhado esse tema, mas caso ainda não tenham informações sobre ele explique que, após esse período houve a vinda cada vez mais constante de portugueses para o Brasil, mas não fale sobre os motivos.
- Na sequência, informe ao grupo que durante o período de colonização, o Brasil recebeu muitos imigrantes e um dos períodos em que houve um crescimento da chegada desses imigrantes, foi aquele que ocorreu após a vinda da família real.
- Apresente o vídeo que trata da vinda da família real para o Brasil, para seus alunos. Caso não possua projetor ou acesso à internet, baixe-o no computador, ou use um dispositivo móvel. Você deve pausar o vídeo e fazer comentários ao longo dele mesclando com as informações do texto a seguir (caso queira)
- Para que o aluno saiba sobre os motivos que trouxeram a família real para o Brasil, insira as informações do texto, caso julgue necessário, nos comentários do vídeo acima.
No início do século XIX (1806) Napoleão Bonaparte, imperador Francês, decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra, ou seja, o impedimento do comércio com a Inglaterra. Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.
Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido a aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista dessa terra, ocorrida em novembro de 1807. Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede da monarquia Portuguesa para o Brasil.
O príncipe regente, então, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.
Texto adaptado: https://www.todamateria.com.br/a-vinda-da-familia-real-para-o-brasil/ Acesso em: 16/03/2019
Link para o vídeo
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=D2fvC74UeAY&t=276s
Acesso em: 16/03/2019
Início 50’’ até 3’40’’
A medida que pausar o vídeo faça perguntas:
- Por que o rei de Portugal teve que sair às pressas de seu império?
- Por que o rei de Portugal não estava confiante de vir para o Brasil?
- Qual a importância da vinda da família real para o Brasil?
- Como você acha que era Portugal naquela época? Como era o Brasil?
Prossiga com o vídeo a partir de 11’ até 12’42’’ e pause para perguntas:
- Como você acha que foi a viagem?
- Você acha que a colônia se preparou para a chegada da nobreza?
- Como você imagina que estava a colônia antes da chegada da família real?
Prossiga com o vídeo à partir de 14’10’’ até 15’30’’
- Como estava a cidade?
- Os brasileiros ficaram felizes com a chegada dos visitantes?
- Você acha que a vinda da realeza provocou mudanças no Brasil?
Prossiga com o vídeo à partir de 19’50’’ até 21’12’’
- Será que a vinda dos portugueses gerou problemas no Rio de janeiro?
- Quais problemas?
- A cidade estava preparada para receber tanta gente?
Caso queira, selecione outros trechos do vídeo que mostra a chegada de mais portugueses e o impacto dessa vinda para a população local.
- Após os questionamentos é esperado que o grupo compreenda que a chegada de imigrantes portugueses trouxe avanços, mas também muito problemas para a capital. É esperado que percebam que a vinda da nobreza abriu caminho para que outros imigrantes viesse para a nova terra.
- Oriente as discussões de modo que os alunos percebam que a partir da vinda da família real, o Brasil, que já recebia muitos imigrantes portugueses, passou a receber ainda mais, esse fato provocou uma migração ainda mais intensa de portugueses para o Brasil, já que nesta época, ele se tornou a sede do Império português. A família real chegava com grande parte da côrte portuguesa e essa nobreza, instalada no Brasil, precisaria de lugares diferenciados para acomodar-se e para viver da forma mais parecida com aquela como viviam em Portugal. Explique aos alunos que a nobreza não aceitava a vida simples daqueles que viviam no Brasil e por isso, promoveram mudanças severas no novo Império, de modo que ficassem diferentes dos povos da terra e mostrassem seu poder perante este povo.
- Apresente o texto do slide 5 para os alunos e leiam o texto. Peça para que reflitam sobre os motivos que levam as pessoas a mudarem de país. Como parte da Europa estava em guerra, muitas pessoas buscavam um lugar pacífico para viver. Outras buscavam novas oportunidades de vida e trabalho, com terras férteis para plantar e comercializar alimentos. Outros vinham para o Brasil pela fama de suas riquezas e com a pretensão de fazer fortuna. Lembre ao grupo dos impactos que a vinda da família real ocasionou no Brasil.
- Ao lerem o texto, peça aos alunos que pensem sobre a vinda da família real e se essa vinda pode ter provocado o deslocamento de outros portugueses para o Brasil.
- Com as respostas dos alunos, registre as conclusões no campo: O que aprendi? no quadro da sala. Peça aos alunos que leiam e completem com as informações necessárias.
Para você saber mais:
Para saber sobre a chegada da família real:
https://www.historiafacil.com.br/artigos/historia-do-brasil/a-chegada-da-familia-real-portuguesa-ao-brasil/ Acesso em: 16/03/2019
Para saber sobre as imigrações portuguesas: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal Acesso em: 16/03/2019
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Projete o slide com o vídeo, mas antes disso faça uma breve introdução sobre a colonização brasileira. É esperado que os alunos já tenham trabalhado esse tema, mas caso ainda não tenham informações sobre ele explique que, após esse período houve a vinda cada vez mais constante de portugueses para o Brasil, mas não fale sobre os motivos.
- Na sequência, informe ao grupo que durante o período de colonização, o Brasil recebeu muitos imigrantes e um dos períodos em que houve um crescimento da chegada desses imigrantes, foi aquele que ocorreu após a vinda da família real.
- Apresente o vídeo que trata da vinda da família real para o Brasil, para seus alunos. Caso não possua projetor ou acesso à internet, baixe-o no computador, ou use um dispositivo móvel. Você deve pausar o vídeo e fazer comentários ao longo dele mesclando com as informações do texto a seguir (caso queira)
- Para que o aluno saiba sobre os motivos que trouxeram a família real para o Brasil, insira as informações do texto, caso julgue necessário, nos comentários do vídeo acima.
No início do século XIX (1806) Napoleão Bonaparte, imperador Francês, decretou o bloqueio continental determinando que os países europeus fechassem os portos para os navios da Inglaterra, ou seja, o impedimento do comércio com a Inglaterra. Enquanto isso, negociou secretamente o Tratado de Fontainebleau (1807) com os espanhóis que permitiria os franceses atravessar a Espanha para invadir Portugal. Em troca, o reino espanhol poderia se apoderar de um pedaço do território português.
Portugal não aderiu ao bloqueio continental devido a aliança política e comercial com os ingleses e, por este motivo, Napoleão ordenou a conquista dessa terra, ocorrida em novembro de 1807. Antes disso, em 22 de outubro de 1807, o príncipe regente D. João e o rei da Inglaterra Jorge III (1738-1820) assinaram uma convenção secreta que transferia a sede da monarquia Portuguesa para o Brasil.
O príncipe regente, então, determinou que toda a família real seria transferida para o Brasil. Também viajariam os ministros e empregados, totalizando 15,7 mil pessoas que representavam 2% da população portuguesa.
Texto adaptado: https://www.todamateria.com.br/a-vinda-da-familia-real-para-o-brasil/ Acesso em: 16/03/2019
Link para o vídeo
Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=D2fvC74UeAY&t=276s
Acesso em: 16/03/2019
Início 50’’ até 3’40’’
A medida que pausar o vídeo faça perguntas:
- Por que o rei de Portugal teve que sair às pressas de seu império?
- Por que o rei de Portugal não estava confiante de vir para o Brasil?
- Qual a importância da vinda da família real para o Brasil?
- Como você acha que era Portugal naquela época? Como era o Brasil?
Prossiga com o vídeo a partir de 11’ até 12’42’’ e pause para perguntas:
- Como você acha que foi a viagem?
- Você acha que a colônia se preparou para a chegada da nobreza?
- Como você imagina que estava a colônia antes da chegada da família real?
Prossiga com o vídeo à partir de 14’10’’ até 15’30’’
- Como estava a cidade?
- Os brasileiros ficaram felizes com a chegada dos visitantes?
- Você acha que a vinda da realeza provocou mudanças no Brasil?
Prossiga com o vídeo à partir de 19’50’’ até 21’12’’
- Será que a vinda dos portugueses gerou problemas no Rio de janeiro?
- Quais problemas?
- A cidade estava preparada para receber tanta gente?
Caso queira, selecione outros trechos do vídeo que mostra a chegada de mais portugueses e o impacto dessa vinda para a população local.
- Após os questionamentos é esperado que o grupo compreenda que a chegada de imigrantes portugueses trouxe avanços, mas também muito problemas para a capital. É esperado que percebam que a vinda da nobreza abriu caminho para que outros imigrantes viesse para a nova terra.
- Oriente as discussões de modo que os alunos percebam que a partir da vinda da família real, o Brasil, que já recebia muitos imigrantes portugueses, passou a receber ainda mais, esse fato provocou uma migração ainda mais intensa de portugueses para o Brasil, já que nesta época, ele se tornou a sede do Império português. A família real chegava com grande parte da côrte portuguesa e essa nobreza, instalada no Brasil, precisaria de lugares diferenciados para acomodar-se e para viver da forma mais parecida com aquela como viviam em Portugal. Explique aos alunos que a nobreza não aceitava a vida simples daqueles que viviam no Brasil e por isso, promoveram mudanças severas no novo Império, de modo que ficassem diferentes dos povos da terra e mostrassem seu poder perante este povo.
- Apresente o texto do slide 5 para os alunos e leiam o texto. Peça para que reflitam sobre os motivos que levam as pessoas a mudarem de país. Como parte da Europa estava em guerra, muitas pessoas buscavam um lugar pacífico para viver. Outras buscavam novas oportunidades de vida e trabalho, com terras férteis para plantar e comercializar alimentos. Outros vinham para o Brasil pela fama de suas riquezas e com a pretensão de fazer fortuna. Lembre ao grupo dos impactos que a vinda da família real ocasionou no Brasil.
- Ao lerem o texto, peça aos alunos que pensem sobre a vinda da família real e se essa vinda pode ter provocado o deslocamento de outros portugueses para o Brasil.
- Com as respostas dos alunos, registre as conclusões no campo: O que aprendi? no quadro da sala. Peça aos alunos que leiam e completem com as informações necessárias.
Para você saber mais:
Para saber sobre a chegada da família real:
https://www.historiafacil.com.br/artigos/historia-do-brasil/a-chegada-da-familia-real-portuguesa-ao-brasil/ Acesso em: 16/03/2019
Para saber sobre as imigrações portuguesas: https://www.passeiweb.com/estudos/sala_de_aula/geografia/brasil_imigracoes_portugal Acesso em: 16/03/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Projete o slide, mas caso não tenha recursos, leia as informações para os alunos ou monte os símbolos no quadro.
Entregue aos alunos os símbolos sugeridos no material complementar e o papel Kraft para que montem seus mapas mentais. Separe-os em grupo, conforme sugestão do contexto dessa aula.
O material complementar pode ser impresso aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/eGG7QA69AVhYkQ8V7pCqTwNBZ6cBpwsTvay53b43qbcpEHZYvGh9WVZBs7hP/imagens-sistematizacao-his4-10und01.pdf
Explique aos grupos que cada um será responsável por montar um mapa mental que ilustre a imigração portuguesa à partir de 1808. Explique aos alunos que as ideias que ocasionam tais movimentos migratórios devem aparecer no mapa dos grupos. Assim como a vinda da família real e seus impactos no Brasil.
Caso necessitem, deixe que os alunos usem instrumentos diversos de pesquisa, para que os mapas fiquem mais consistentes e tragam informações relevantes.
Ao final da montagem cole os mapas nas paredes e promova uma interação entre os grupos, a fim de que apresentem uns para os outros a construção de suas ideias.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam o processo migratório dos portugueses após a vinda da família real para o Brasil. Converse com os alunos através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma sobre o Objetivo desta aula.
Siga a sequência de orientações proposta, mas envie todo o material necessário para executar essa etapa. Ao iniciar a videoconferência, peça que os alunos façam o quadro sugerido nas orientações e o completem à medida que a aula for acontecendo.
Problematização
Envie, antecipadamente, o link com o vídeo que será fonte de estudo nesta etapa. Quando iniciar a videoconferência, siga as orientações definidas. Se achar viável e for realidade de sua turma, durante a videoconferência, reproduza o vídeo e faça as pausas sugeridas no Plano para introduzir os comentários.
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações e links) para os alunos.
Sistematização
Siga as orientações definidas, pense em executar esta etapa individualmente ou em grupos. Use o recurso que os alunos possuem ou outros indicados por você, como: caderno, Google Docs, Google Apresentações, Padlet. Determine uma data para que apresentem o trabalho e proponha uma troca de aprendizado usando os mapas mentais.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família assista a mais um episódio sobre a vinda da Família Real para o Brasil (disponível aqui), para juntos conhecerem mais sobre este período em nossa história.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline Soares
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As questões históricas relativas às migrações
Objeto (s) de conhecimento: "Os processos migratórios para a formação do Brasil: os grupos indígenas, a presença portuguesa e a diáspora forçada dos africanos. Os processos migratórios do final do século XIX e início do século XX no Brasil. As dinâmicas internas de migração no Brasil a partir dos anos 1960"
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI10) Analisar diferentes fluxos populacionais e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
Palavras Chave: Migrações; imigrantes portugueses; família real