GEO2_10UND1 - Problematização - Letra da música
Plano de Aula
Plano de aula: Lateralidade: noções espaciais
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes no plano serão desenvolvidas inicialmente em sala de aula como os alunos sentados conforme a rotina da turma (em duplas, enfileirados, em círculos, etc) e posteriormente em um espaço da escola no qual possam se movimentar e desenvolver brincadeiras (pátio, quadra esportiva, etc.). Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Materiais necessários: Computador, rádio, data show, bambolês e giz.
Como adequar à sua realidade: Caso não possua os recursos do computador, rádio ou data show, você poderá cantar a música. A letra está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf
Se a escola não possuir bambolês realizem os círculos solicitados neste plano traçando-os com o giz.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade como, por exemplo, ao receber as coordenadas de algum lugar que pretendem chegar “siga em frente, vire a direita, etc. “, ao se posicionar corretamente em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos, etc.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Vá com o grupo a um espaço aberto ou mais amplo da escola (sala de dança, pátio, quadra esportiva, etc.). Solicite aos alunos que fiquem em pé e reproduzam, ou seja, dancem de acordo com os comandos da música que colocará no rádio para tocar. Em seguida apresente aos alunos a música “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum "Xuxa Só Para Baixinhos Especial". Caso não seja possível colocar a música, a letra está disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf
Nesta primeira etapa não realize os passos da dança com os alunos, eles devem se basear apenas nos comandos da canção. Ao terminar questione-os:
- Foi fácil realizar os comandos solicitados pela música? Por quê?
- Quais palavras te causaram mais dificuldades para entender e executar o movimento?
Provavelmente haverá confusões quanto alguns referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. Diga que para facilitar a dança e a brincadeira você tocará a música novamente na etapa a seguir.
Na segunda etapa da atividade, você poderá projetar o vídeo com a dança, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=r64qYQ3UJVQ ou reproduzir os passos juntamente com os alunos. Se escolher a segunda opção, explique e demonstre aos alunos que sua posição em relação a eles estará invertida, por isso deverão se guiar pelo próprio corpo. Assim que terminar a canção organize uma roda de conversa com todos os alunos sentados no chão. Inicie o diálogo explorando o que acharam desta atividade, quais dificuldades e facilidades tiveram em reproduzir os movimentos e como entenderam as questões relacionadas a bilateralidade (direita e esquerda) do corpo humano.
Finalize a problematização com o questionamento: Quais referência podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Projete este slide, escreva o comando na lousa ou apenas verbalize a frase. Solicite aos alunos que de seus lugares observem toda a sala de aula, em seguida questione-os:
- Quem está sentado à sua frente? E atrás de você?
- Qual objeto temos do lado esquerdo da sala de aula? E do lado direito?
- O que vocês guardam dentro da mochila?
- Há algum objeto fora da sala de aula?
- Há alguma coisa embaixo de você? E em cima?
- Quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?
Os alunos poderão se manifestar livremente. Neste momento é importante que escute atentamente as considerações dos alunos e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: Com os alunos sentados em círculos, explique que o próximo momento da aula será uma brincadeira e que deverão seguir as orientações do professor para realizá-las.
- 1ª brincadeira: com o giz, trace no chão quatro linhas verticais, disponha os alunos nestas linhas formando assim quatro colunas. Ao comando do professor os alunos deverão se movimentar nas fileiras dando passos de acordo com o cantado: “Frente-atrás (dão um passo para frente ou para trás); esquerda-direita (dão um passo para esquerda ou para direita), também terão que abaixar quando você disser embaixo e ficar com o corpo reto quando disser em cima. O aluno que errar um dos movimentos sai da brincadeira e auxilia o professor cantando os novos comandos.
- 2ª brincadeira: caso a escola possua bambolês, disponha vários deles pelo local onde a atividade estará sendo realizada. Ou se preferir, você poderá desenhar diversos círculos com o giz. Explique aos alunos que ao seu comando deverão se posicionar dentro do bambolê ou do círculo. E no comando seguinte, deverão se posicionar fora do espaço delimitado. Durante a brincadeira vá retirando os bambolês do pátio ou fazendo um X no círculo riscado a giz (indicando que não poderão mais utilizar). Os alunos que ficarem fora do espaço determinado serão retirados e auxiliarão o professor cantando os comandos.
Ao término das duas rodadas organize novamente a turma em círculos, sentados no chão e converse sobre as dificuldades e facilidades encontradas com a brincadeira. Diga que vocês retornarão à sala de aula e solicite que observem atentamente o trajeto percorrido neste momento se atentando para os movimentos realizados nesse caminho. Você deverá realizar paradas estratégicas e questionar os alunos, como por exemplo:
- O que devemos fazer agora, virar a direita? Virar a esquerda?
- Qual caminho seguimos: Para frente? Para atrás?
- Nossa sala de aula fica em cima ou embaixo? (no caso de escolas com mais de um andar).
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Antes de projetar este slide pergunte aos alunos quais palavras ditas na música e utilizadas nas brincadeiras foram ou são necessárias para nos localizarmos e guiarmos nosso corpo no espaço que vivemos, neste caso a sala de aula e a escola. Permita que aleatoriamente digam as palavras. Você deverá anotá-las no quadro ou assim que se encerrarem as falas projetar este slide. Retome o tema da aula (slide 2) e a contextualização (slide 3) questionando-os:
- Porque os referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora são importantes para nos localizarmos?
Espera-se que os alunos relacionem que em decorrência do aprendizado das noções de referenciais espaciais a sua localização no espaço torna-se mais assertiva, permitindo ir e vir com mais facilidade, encontrar objetos a partir de uma descrição do local, dar uma informação precisa sobre localização, etc.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail e celular, tablet ou computador com webcam para gravação de vídeos
- Optativas: Google Classroom, Google Jamboard e Google Docs
Valores trabalhados
- Cidadania
- Desigualdades sociais
Apresentação do tema da aula (20 minutos)
Neste plano de aula o objetivo é que os alunos desenvolvam relações espaciais topológicas tendo como referência o corpo. Sugere-se o uso de ferramentas tecnológicas como WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. O plano ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona. Se preferir, você pode realizar a aula utilizando a ferramenta do Google Classroom.
Envie o slide do plano original. Na apresentação do tema, grave um vídeo e pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade, como, por exemplo, ao se receber as coordenadas de algum lugar que se pretende chegar (siga em frente, vire à direita etc.), ao se posicionar em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos etc. As respostas poderão ser enviadas no grupo de WhatsApp da turma, assim como a apresentação da aula.
Contextualização (40 minutos)
Oriente por meio de um vídeo que os alunos encontrem um espaço amplo em suas moradias. Pode ser sua sala, no quarto, enfim, algum cômodo que tenha espaço. Oriente que fiquem em pé e dancem de acordo com os comandos da música que você irá disponibilizar. Em seguida apresente a canção “Vem que eu vou te ensinar” da cantora Xuxa, presente no álbum “Xuxa Só Para Baixinhos Especial”. Caso não seja possível eles ouvirem, a letra está disponível aqui.
Ao terminar, grave novamente um vídeo ou áudio perguntando:
- Foi fácil realizar os comandos solicitados pela música? Por quê?
- Quais palavras te causaram mais dificuldades para entender e executar o movimento?
Provavelmente haverá confusão quanto a alguns referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora. Na segunda etapa da atividade, encaminhe o vídeo com a dança, disponível aqui. Finalize com o questionamento: quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia? Peça que anotem em seus cadernos as respostas.
Problematização (60 minutos - assincronamente)
Encaminhe as imagens do plano original utilizando alguma das ferramentas sugeridas. Envie o espelho de classe da turma e uma planta da sala de aula. Questione-os:
- Quem está sentado a sua frente? E atrás de você?
- Qual objeto temos do lado esquerdo da sala de aula? E do lado direito?
- O que vocês guardam dentro da mochila?
- Há algum objeto fora da sala de aula?
- Quais referências podemos usar para indicarmos a localização de objetos e pessoas no dia a dia?
Os alunos poderão se manifestar livremente, por mensagens de texto ou áudio. Neste momento é importante que você escute atentamente as considerações e não antecipe nenhum assunto que será construído ao longo do plano. Anote, no Google Docs, esses registros.
Ação propositiva (30 minutos- assincronamente)
Peça que os estudantes enviem um vídeo, utilizando seu celular, sobre o passo a passo da música da Xuxa. Encaminhe o vídeo com a dança novamente, disponível aqui. Deixe como sugestão que as famílias participem deste momento.
Sistematização (60 minutos para esta etapa)
Encaminhe o slide do plano original e pergunte aos alunos quais palavras ditas na música foram ou são necessárias para nos localizarmos e guiarmos nosso corpo no espaço em que vivemos, neste caso, a sala de aula e a escola. Peça que enviem as respostas por mensagens de texto ou áudio. Uma sugestão é usar o Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google, onde os estudantes poderão inserir as palavras ditas na canção. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta encontra-se disponível aqui.
Espera-se que os alunos relacionem que em decorrência do aprendizado das noções de referenciais espaciais a sua localização no espaço torna-se mais assertiva, permitindo ir e vir com mais facilidade, encontrar objetos a partir de uma descrição do local, dar uma informação precisa sobre localização etc.
Convite às famílias
Oriente que as famílias participem da gravação do vídeo da música da Xuxa seguindo o passo a passo das orientações com as crianças. Encaminhe o vídeo disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Aline P. Ramirez Barbosa
Mentor: Eliane de Siqueira
Especialista: Maria Edney Ferreira da Silva
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 2°ano
Unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial
Objeto(s) de aprendizagem: Desenvolver relações espaciais topológicas tendo como referência o corpo.
Habilidade (s) da Base: (EF02GE10) Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola.