Plano de Aula

Plano de aula: Lateralidade: noções espaciais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes no plano serão desenvolvidas inicialmente em sala de aula como os alunos sentados conforme a rotina da turma (em duplas, enfileirados, em círculos, etc) e posteriormente em um espaço da escola no qual possam se movimentar e desenvolver brincadeiras (pátio, quadra esportiva, etc.). Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários: Computador, rádio, data show, bambolês e giz.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua os recursos do computador, rádio ou data show, você poderá cantar a música. A letra está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Se a escola não possuir bambolês realizem os círculos solicitados neste plano traçando-os com o giz.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade como, por exemplo, ao receber as coordenadas de algum lugar que pretendem chegar “siga em frente, vire a direita, etc. “, ao se posicionar corretamente em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos, etc.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA