Plano de Aula

Plano de aula: Lateralidade: noções espaciais

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Formas de estudos de lateralidade e localização espacial

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF02GE10 - Aplicar princípios de localização e posição de objetos (referenciais espaciais, como frente e atrás, esquerda e direita, em cima e embaixo, dentro e fora) por meio de representações espaciais da sala de aula e da escola, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. As atividades presentes no plano serão desenvolvidas inicialmente em sala de aula como os alunos sentados conforme a rotina da turma (em duplas, enfileirados, em círculos, etc) e posteriormente em um espaço da escola no qual possam se movimentar e desenvolver brincadeiras (pátio, quadra esportiva, etc.). Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática, usada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.

Materiais necessários: Computador, rádio, data show, bambolês e giz.

Como adequar à sua realidade: Caso não possua os recursos do computador, rádio ou data show, você poderá cantar a música. A letra está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XYXGkN8mdeJn8by5yApAG7a6v8Dpwb5cMAcVdg353c8q92QGzebCkbntB2b2/geo2-10und1-problematizacao-letra-da-musica.pdf

Se a escola não possuir bambolês realizem os círculos solicitados neste plano traçando-os com o giz.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou apresente o tema aos alunos. Dê um tempo para que eles leiam. Auxilie-os na leitura se julgar necessário. Pergunte aos alunos o que entendem sobre a relação entre o próprio corpo e a maneira de se localizar nos diferentes espaços. Se julgar necessário, contextualize diferentes momentos em que a localização espacial requer o conhecimento da lateralidade como, por exemplo, ao receber as coordenadas de algum lugar que pretendem chegar “siga em frente, vire a direita, etc. “, ao se posicionar corretamente em uma fila indiana, em algumas brincadeiras e jogos, etc.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA