Objetivo principal
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Juliana Portella de Freitas
Mentor: Cibele Diogo Kimura
Especialista de área: Pricilla Cristina Mendes Cerqueira
Habilidade da BNCC
(EF01MA11) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.
(EF01MA12) - Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço segundo um dado ponto de referência, compreendendo que, para a utilização de termos que se referem à posição, como direita, esquerda, em cima, em baixo, é necessário explicitar-se o referencial.
Objetivos específicos:
Utilizar instruções de posição para se posicionar.
Conceito-chave:
Dentro e fora, longe e perto, em cima e embaixo
Materiais Necessários:
- Bambolê e ou giz branco
- Folha com a impressão das instruções
- Folha de sulfite
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
O professor deve iniciar retomando que para determinar posições (em cima e embaixo, perto e longe, dentro e fora) é fundamental deter uma referência.
Em seguida projete o slide, se não for possível, simule a situação utilizando objetos correspondentes ou desenhando no quadro.
Leia a situação problema, observe a cena e faça as perguntas do slide para os alunos.
Pergunte para a turma:
O que temos em cima da caixa? E embaixo?
Quem está dentro da caixa? E fora?
O que está perto da caixa? E o que está longe?
Propósito: Retomar os conceitos em cima e embaixo, dentro e fora, longe e perto.
Solução:
Em cima da caixa: Avião
Embaixo da caixa: Urso
Dentro da caixa: Gato
Fora da caixa: Pião. Outra possibilidade é a de que os alunos podem referenciar todos os objetos que estão fora da caixa.
Perto da caixa: Pião
Longe da caixa: Bola
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Para esse jogo de trilha será necessário bambolês (que podem ser substituídos por círculos desenhados no chão) e os cartões com as tarefas a serem cumpridas (acesse o arquivo de impressão). A proposta pode ser desenvolvida na sala de aula.
Inicie a atividade lendo o contexto do slide, se possível projetá-lo, envolva os alunos na temática e converse que para alcançar o poço dos desejos é necessário cumprir as tarefas.
Converse com a turma:
Explique para a turma que as tarefas estão atreladas a localização das posições longe / perto, em cima / embaixo e dentro / fora.
Pode perguntar:
O que é necessário para localizar alguém ou algo? (É necessário um ponto de referência).
Explique que nas tarefas eles serão o ponto de referência.
Propósito: Atender as tarefas de posição utilizando-se como ponto de referência
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos (slides 4 e 5)
Orientações:
Informações para o professor: Para iniciar a brincadeira o professor deve organizar duas fileiras de bambolê. Cada fileira deve conter 4 bambolês e representará a trilha de um grupo.
O professor deve imprimir os cartões de tarefa, recortar e organizá-los um em cima do outro, após a leitura do cartão colocá-lo no final do monte. O professor fará o papel de leitor.
De preferência não repetir os cartões.
Converse com as crianças:
Explique que a brincadeira será organizada em grupos de até 4 crianças.
A cada rodada participarão 2 grupos.
Converse com as crianças que cada grupo irá decidir quem ficará na trilha e quais cumprirão as tarefas.
Para avançar uma casa o grupo deve cumprir a tarefa, se não conseguir deverá permanecer na casa que está.
Haverá tarefas também para quem está na trilha.
Ganha o grupo que chegar primeiro ao final da trilha. Esse grupo poderá determinar uma tarefa que envolva uma posição para todos da sala.
A brincadeira deve se repetir até todos os grupos participarem.
Discussão a solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Ao final da brincadeira o professor deve propor aos grupos que desenhem a instrução que acharam mais difícil de cumprir, ao término o professor deve recolher todos e colocá-los em um local onde toda a sala possam visualizá-los.
Discuta com a turma:
Perguntar para os grupos
Por que vocês acharam essa tarefa difícil?
O que vocês não conseguiram cumprir?
Vocês tem alguma sugestão para o grupo ter cumprido a tarefa com mais facilidade?
Faltou alguma informação na instrução?
Se sim, o que faltou?
É possível cumprir uma tarefa com duas instruções de posição?
Para o grupo que ganhou: Foi difícil elaborar uma instrução para turma? O que não pode faltar na hora de dar uma instrução de posição?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações:
Projete o slide, se não for possível leia o contexto e simule a situação .
Retome as diferentes posições: longe e perto, em cima e embaixo e dentro e fora e os elementos necessários para localização dessas posições (algo ou alguém e a referência). Abrir um rápido espaço para os alunos tirarem possíveis dúvidas.
Propósito: Retomar os conceitos dentro e fora, em cima e embaixo, longe e perto e o que é necessário para localizar essas posições.
Raio X
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Converse com os alunos que agora é hora de brincar da brincadeira “Seu Mestre mandou” e que é muito importante que eles prestem bastante atenção nas instruções do mestre.
Na brincadeira o professor fará o papel de mestre.
Explique para as crianças que a toda vez que o professor falar: Seu Mestre mandou eles devem responder: Fazer o quê?
Peça para que os alunos fiquem em pé ao lado de suas cadeiras para poder começar a brincadeira.
A brincadeira começa quando o professor inicia as instruções. Utilize as instruções abaixo ou crie outras.
Instruções:
- Seu mestre mandou: Subir em cima da cadeira.
- Seu mestre mandou: Ficar perto da porta.
- Seu mestre mandou: Todos fora da sala.
- Seu mestre mandou: Todos embaixo da mesa.
- Seu mestre mandou: Guardar um objeto dentro da mochila.
- Seu mestre mandou: Ficar perto de um colega.
- Seu mestre mandou: Colocar as mãos dentro da roupa.
- Seu mestre mandou: Colocar o caderno embaixo da cadeira.
- Seu mestre mandou: Colocar o caderno em cima da mesa.
Sugestão:
O professor poderá escolher um ou dois alunos para dar as instruções para a turma.
Propósito: Observar se os alunos conseguem identificar a posição de si mesmo e de objetos a partir de informações.
O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram atingir o conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um, bem como as suas observações para as futuras ações.
Materiais Complementares: