16750
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 5º ano > Unidade

Plano de aula - Poluição sonora

Plano de aula de Geografia com atividades para 5º ano do Fundamental sobre identificar possíveis fontes de poluição sonora no seu cotidiano

Plano 09 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Luiza Mendes Gomes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor

Para você saber mais:

https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html acesso em 19 de fevereiro de 2019

http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/poluicao-sonora acesso em 19 de fevereiro de 2019

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm acesso em 19 de fevereiro de 2019

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Existe diferença entre som e barulho? Qual?’’’

Para esse plano a Poluição sonora é algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Trata-se de um atributo qualitativo, não quantitativo. Ela remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte: “Para vocês esta situação apresenta poluição sonora?”, “Cite uma fonte dessa poluição que está na imagem”. Fale para os alunos nas áreas de comércio das cidades é comum encontrar uma situação parecida com a da imagem, com vários vendedores fazendo propaganda ao mesmo tempo. Sem falar do trânsito de carros. E a quantidade de pessoas todas falando juntas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade existirem áreas de comércio cite o nome para ajudar o aluno a se localizar, como por exemplo, na cidade de São Paulo tem a rua 25 de março; na cidade de Belo Horizonte tem a rua Tamóios.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por respostas dos alunos. São respostas esperadas: “Irrita a gente”, “Causa stress”, “A gente fica com dor de cabeça.” e “Não deixa a gente dormir".

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça aos alunos para copiarem as situações listadas no caderno, criando duas listas, uma com as situações que apresentam poluição sonora e outra com as situações sem poluição sonora. Então oriente aos alunos para se sentarem formando um círculo. Agora leia cada situação e, ao ler, peça-os para levantarem a mão de acordo com a classificação que fizeram: “os alunos que classificaram a situação com poluição sonora primeiro. Agora os alunos que classificaram sem poluição sonora”. Quando uma situação for classificada nas duas categorias pelos alunos, peça uma justificativa para a classificação, gerando assim um debate de ideias.

Como adequar à sua realidade: Acrescente situações presentes no cotidiano da sua escola e do seu aluno, por exemplo o funcionamento da fábrica ou da indústria.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para, em uma folha avulsa, desenharem fontes de poluições sonoras que existem próximas a suas casas e/ou próximas a escola. Monte uma exposição com os desenhos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade de Geografia EF05GE11: Identificar e descrever problemas ambientais que ocorrem no entorno da escola e da residência (lixões, indústrias poluentes, destruição do patrimônio histórico etc.), propondo soluções (inclusive tecnológicas) para esses problemas, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha avulsa, lápis de cor

Para você saber mais:

https://www.ecycle.com.br/2733-poluicao-sonora.html acesso em 19 de fevereiro de 2019

http://www.mpgo.mp.br/portal/noticia/poluicao-sonora acesso em 19 de fevereiro de 2019

https://www.suapesquisa.com/pesquisa/poluicao_sonora.htm acesso em 19 de fevereiro de 2019

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula com os alunos. Pergunte: “Existe diferença entre som e barulho? Qual?’’’

Para esse plano a Poluição sonora é algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Trata-se de um atributo qualitativo, não quantitativo. Ela remete a qualquer ruído que possa prejudicar a saúde, remete-se a um som com o volume extremamente alto ou a um ruído ou barulho que interfira negativamente na qualidade de vida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Pergunte: “Para vocês esta situação apresenta poluição sonora?”, “Cite uma fonte dessa poluição que está na imagem”. Fale para os alunos nas áreas de comércio das cidades é comum encontrar uma situação parecida com a da imagem, com vários vendedores fazendo propaganda ao mesmo tempo. Sem falar do trânsito de carros. E a quantidade de pessoas todas falando juntas.

Como adequar à sua realidade: Se na sua cidade existirem áreas de comércio cite o nome para ajudar o aluno a se localizar, como por exemplo, na cidade de São Paulo tem a rua 25 de março; na cidade de Belo Horizonte tem a rua Tamóios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia a pergunta com os alunos. Espere por respostas dos alunos. São respostas esperadas: “Irrita a gente”, “Causa stress”, “A gente fica com dor de cabeça.” e “Não deixa a gente dormir".

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Peça aos alunos para copiarem as situações listadas no caderno, criando duas listas, uma com as situações que apresentam poluição sonora e outra com as situações sem poluição sonora. Então oriente aos alunos para se sentarem formando um círculo. Agora leia cada situação e, ao ler, peça-os para levantarem a mão de acordo com a classificação que fizeram: “os alunos que classificaram a situação com poluição sonora primeiro. Agora os alunos que classificaram sem poluição sonora”. Quando uma situação for classificada nas duas categorias pelos alunos, peça uma justificativa para a classificação, gerando assim um debate de ideias.

Como adequar à sua realidade: Acrescente situações presentes no cotidiano da sua escola e do seu aluno, por exemplo o funcionamento da fábrica ou da indústria.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Peça aos alunos para, em uma folha avulsa, desenharem fontes de poluições sonoras que existem próximas a suas casas e/ou próximas a escola. Monte uma exposição com os desenhos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 5º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05GE11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano