16339
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 6º ano > Conexões e escalas

Plano de aula - O caminho da água até a nossa casa

Plano de aula de Geografia com atividades para 6º ano do Fundamental sobre compreender o caminho percorrido pela água até chegar na nossa casa

Plano 02 de 9 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ana Paula Teixeira De Mello

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano serão abordados assuntos referentes ao percurso da água até a nossa casa, desde a captação da água das represas e rios, os procedimentos que tornam a água potável (própria para consumo) e o seu destino final. Imagens e vídeos sobre o etapas de tratamento que a água passa até a distribuição da água potável podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes nas habilidades EF06GEO11 e EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, garrafa pet de 2 litros, algodão, cascalhos pequenas e grandes. areia, terra e tesoura.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao caminho da água até a nossa casa. Para melhor compreensão sobre o percurso da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “Conheça o percurso da água até em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:

https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e

As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Contextos prévios: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT11-1191-954-20120622101303.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta aula explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs.

O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.

Para introduzir o tema, organize a turma em semicírculo e questione-os sobre qual a importância da água no seu cotidiano, como podemos perceber se a água é boa ou não para o consumo e quais as características da água potável. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo vídeo Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs e promova um pequeno debate.

Estimule a turma com as seguintes perguntas: Qual a importância da água? Qual o caminho das águas até a nossa casa? Para que serve a estação de tratamento da água? Qual a estação de tratamento responsável pela água da sua cidade? Qual a mensagem final do vídeo?

Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o mapa do Brasil que representa a disponibilidade de rede de abastecimento de água, este mapa pode ser acessado pelo link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico.

Explique que as empresas de tratamento de água desempenham um papel importante na qualidade da água oferecida à população. No entanto, o acesso a água ainda é precário em muitas regiões brasileiras. Interprete o mapa com a turma e converse sobre as regiões que têm maior acesso à água tratada e qual região sofre com a falta desse serviço de acordo com o mapa.

Conte que muitas pessoas que vivem em áreas rurais ou periféricas dos grandes centros urbanos sofrem com a falta desse serviço. Pergunte se há problemas de fornecimento de água no bairro deles e se a água que chega às residências é limpa.

Talvez seja interessante acessar os dados referentes ao abastecimento de água no seu Estado ou Município.

Como adequar à sua realidade: Verificar com a turma qual é a companhia de água que atende a sua região. As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Para você saber mais:

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:

https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e

As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Explique a importância das companhias de água para assegurar água de qualidade a população e que podemos, de forma simplificada, através da montagem de um filtro observar algumas etapas de filtragem da água. Explique que apesar de ser um filtro a água não estará em condições ideais para uso, pois precisaria passar por procedimentos químicos. É importante que os alunos relacionem o vídeo, em que reconhecerão o processo de filtragem da água até chegar nas residências à atividade prática que simula o último processo de filtragem pelo qual passa a água no sistema de tratamento.

Organize a turma em grupos, com no máximo 4 alunos. Cada grupo irá montar o seu próprio filtro de garrafa pet e todos os alunos do grupo deverão participar da confecção do filtro.

Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 2l, 1 tesoura, 2 chumaços de algodão, 1 copo de 200ml com areia fina, 1 copo de 200 ml com terra, 1 copo de 200ml de cascalho grande, 1 copo de 200ml de cascalho pequeno e 1 copo de 200ml de água barrenta ou visivelmente suja.

Monte o filtro a partir das seguintes etapas:

Corte a garrafa pet ao meio,a parte de cima da garrafa, onde tem o gargalo servirá como filtro e ficará no formato de um coador;

Retire a tampa da garrafa e coloque os 2 chumaços de algodão;

Encaixe a parte no formato de coador na base da garrafa;

Agora é o momento de colocar as camadas do filtro:

Depois de colocar o algodão acrescente terra;

adicione areia, os cascalhos grandes e posteriormente os pequenos. É importante que as camadas do filtro sejam facilmente visualizadas;

Por último acrescente a água barrenta.

Para obtenção de água barrenta você pode acrescentar terra ou barro ao copo de 200ml de água até que a água fique com aspecto escuro.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Para agilizar o desenvolvimento da atividade, peça à turma as garrafas pets anteriormente para que você possa levá-las cortadas no dia da atividade.

Para você saber mais: Projetos que transformam a água suja em potável

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/tres-projetos-simples-e-baratos-para-transformar-agua-suja-em-potavel.html.

https://novaescola.org.br/conteudo/5209/filtrando-as-lagrimas-do-rio-doce

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça para que os alunos observem a circulação da água por cada camada do filtro e debatam sobre o resultado da experiência. É importante que eles percebam que a água ficou visivelmente mais limpa, ou seja, conseguimos filtrar apenas as partículas maiores. Portanto, esta água ainda não é adequada para consumo. Como atividade, peça que os alunos anotem as etapas do processo de filtragem e as suas observações no caderno.

Depois que o filtro estiver pronto, as etapas de filtragem da água são:

Primeira e segunda camadas: a água barrenta passará pelos cascalhos grandes e pequenos que será responsáveis pela retenção de partículas maiores presentes na água barrenta;

Terceira e quarta camadas: a água barrenta passará pela areia e pela terra que são responsáveis pela retenção de partículas pequenas presentes na água barrenta;

Quinta camada: a água barrenta passará pela camada de algodão que é responsável pela retenção das menores partículas que ainda estarão presentes na água barrenta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano serão abordados assuntos referentes ao percurso da água até a nossa casa, desde a captação da água das represas e rios, os procedimentos que tornam a água potável (própria para consumo) e o seu destino final. Imagens e vídeos sobre o etapas de tratamento que a água passa até a distribuição da água potável podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes nas habilidades EF06GEO11 e EF06GEO12.

Materiais necessários: Datashow, garrafa pet de 2 litros, algodão, cascalhos pequenas e grandes. areia, terra e tesoura.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao caminho da água até a nossa casa. Para melhor compreensão sobre o percurso da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “Conheça o percurso da água até em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.

Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:

https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e

As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Contextos prévios: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT11-1191-954-20120622101303.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Nesta aula explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs.

O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.

Para introduzir o tema, organize a turma em semicírculo e questione-os sobre qual a importância da água no seu cotidiano, como podemos perceber se a água é boa ou não para o consumo e quais as características da água potável. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.

Como adequar à sua realidade: As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Assista com a turma o vídeo vídeo Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs e promova um pequeno debate.

Estimule a turma com as seguintes perguntas: Qual a importância da água? Qual o caminho das águas até a nossa casa? Para que serve a estação de tratamento da água? Qual a estação de tratamento responsável pela água da sua cidade? Qual a mensagem final do vídeo?

Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete o mapa do Brasil que representa a disponibilidade de rede de abastecimento de água, este mapa pode ser acessado pelo link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico.

Explique que as empresas de tratamento de água desempenham um papel importante na qualidade da água oferecida à população. No entanto, o acesso a água ainda é precário em muitas regiões brasileiras. Interprete o mapa com a turma e converse sobre as regiões que têm maior acesso à água tratada e qual região sofre com a falta desse serviço de acordo com o mapa.

Conte que muitas pessoas que vivem em áreas rurais ou periféricas dos grandes centros urbanos sofrem com a falta desse serviço. Pergunte se há problemas de fornecimento de água no bairro deles e se a água que chega às residências é limpa.

Talvez seja interessante acessar os dados referentes ao abastecimento de água no seu Estado ou Município.

Como adequar à sua realidade: Verificar com a turma qual é a companhia de água que atende a sua região. As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Para você saber mais:

Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html

Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:

https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/

Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e

As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações: Explique a importância das companhias de água para assegurar água de qualidade a população e que podemos, de forma simplificada, através da montagem de um filtro observar algumas etapas de filtragem da água. Explique que apesar de ser um filtro a água não estará em condições ideais para uso, pois precisaria passar por procedimentos químicos. É importante que os alunos relacionem o vídeo, em que reconhecerão o processo de filtragem da água até chegar nas residências à atividade prática que simula o último processo de filtragem pelo qual passa a água no sistema de tratamento.

Organize a turma em grupos, com no máximo 4 alunos. Cada grupo irá montar o seu próprio filtro de garrafa pet e todos os alunos do grupo deverão participar da confecção do filtro.

Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 2l, 1 tesoura, 2 chumaços de algodão, 1 copo de 200ml com areia fina, 1 copo de 200 ml com terra, 1 copo de 200ml de cascalho grande, 1 copo de 200ml de cascalho pequeno e 1 copo de 200ml de água barrenta ou visivelmente suja.

Monte o filtro a partir das seguintes etapas:

Corte a garrafa pet ao meio,a parte de cima da garrafa, onde tem o gargalo servirá como filtro e ficará no formato de um coador;

Retire a tampa da garrafa e coloque os 2 chumaços de algodão;

Encaixe a parte no formato de coador na base da garrafa;

Agora é o momento de colocar as camadas do filtro:

Depois de colocar o algodão acrescente terra;

adicione areia, os cascalhos grandes e posteriormente os pequenos. É importante que as camadas do filtro sejam facilmente visualizadas;

Por último acrescente a água barrenta.

Para obtenção de água barrenta você pode acrescentar terra ou barro ao copo de 200ml de água até que a água fique com aspecto escuro.

Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.

Para agilizar o desenvolvimento da atividade, peça à turma as garrafas pets anteriormente para que você possa levá-las cortadas no dia da atividade.

Para você saber mais: Projetos que transformam a água suja em potável

http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2011/03/tres-projetos-simples-e-baratos-para-transformar-agua-suja-em-potavel.html.

https://novaescola.org.br/conteudo/5209/filtrando-as-lagrimas-do-rio-doce

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

Peça para que os alunos observem a circulação da água por cada camada do filtro e debatam sobre o resultado da experiência. É importante que eles percebam que a água ficou visivelmente mais limpa, ou seja, conseguimos filtrar apenas as partículas maiores. Portanto, esta água ainda não é adequada para consumo. Como atividade, peça que os alunos anotem as etapas do processo de filtragem e as suas observações no caderno.

Depois que o filtro estiver pronto, as etapas de filtragem da água são:

Primeira e segunda camadas: a água barrenta passará pelos cascalhos grandes e pequenos que será responsáveis pela retenção de partículas maiores presentes na água barrenta;

Terceira e quarta camadas: a água barrenta passará pela areia e pela terra que são responsáveis pela retenção de partículas pequenas presentes na água barrenta;

Quinta camada: a água barrenta passará pela camada de algodão que é responsável pela retenção das menores partículas que ainda estarão presentes na água barrenta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conexões e escalas do 6º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 6º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF06GE04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano