Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GEO04 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade diz respeito a compreensão do ciclo da água na natureza considerando os elementos e os fatores importantes para esse processo, como exemplo, a energia solar, o clima, o relevo, a evapotranspiração, o escoamento superficial e a percolação da água no solo. Neste plano serão abordados assuntos referentes ao percurso da água até a nossa casa, desde a captação da água das represas e rios, os procedimentos que tornam a água potável (própria para consumo) e o seu destino final. Imagens e vídeos sobre o etapas de tratamento que a água passa até a distribuição da água potável podem ser utilizados como facilitadores para o entendimento desse processo. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo do ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade neste plano e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este plano de aula pode ser utilizado de forma introdutória nas aulas que abordam assuntos referentes à sustentabilidade e a preservação ambiental presentes nas habilidades EF06GEO11 e EF06GEO12.
Materiais necessários: Datashow, garrafa pet de 2 litros, algodão, cascalhos pequenas e grandes. areia, terra e tesoura.
Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.
Material complementar: Caso não haja datashow na escola, o professor poderá tirar cópias da imagem referente ao caminho da água até a nossa casa. Para melhor compreensão sobre o percurso da água, a turma deverá assistir ao vídeo educativo “Conheça o percurso da água até em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil através do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs. Se a escola não tiver um bom acesso à internet, será importante baixar, antes da aula, o vídeo proposto.
Para você saber mais: Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html
Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:
https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e
As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Contextos prévios: http://www.anppas.org.br/encontro6/anais/ARQUIVOS/GT11-1191-954-20120622101303.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Nesta aula explique aos alunos que eles estudarão o caminho da água até a nossa casa por meio do vídeo “ Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs.
O uso desse recurso facilitará a compreensão sobre o processo de tratamento da água, a diferenciação entre água própria e imprópria para consumo e também potenciará o debate sobre a importância do uso sustentável da água.
Para introduzir o tema, organize a turma em semicírculo e questione-os sobre qual a importância da água no seu cotidiano, como podemos perceber se a água é boa ou não para o consumo e quais as características da água potável. Neste momento será possível perceber o conhecimento prévio da turma sobre o tema.
Como adequar à sua realidade: As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Contextualização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Assista com a turma o vídeo vídeo “ Conheça o percurso da água até chegar em sua casa” disponibilizado pelo Governo do Brasil, por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=qkZqKizLoBs e promova um pequeno debate.
Estimule a turma com as seguintes perguntas: Qual a importância da água? Qual o caminho das águas até a nossa casa? Para que serve a estação de tratamento da água? Qual a estação de tratamento responsável pela água da sua cidade? Qual a mensagem final do vídeo?
Caso na escola não haja uma boa rede de internet, seria interessante o professor baixar o vídeo antecipadamente.
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o mapa do Brasil que representa a disponibilidade de rede de abastecimento de água, este mapa pode ser acessado pelo link: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico.
Explique que as empresas de tratamento de água desempenham um papel importante na qualidade da água oferecida à população. No entanto, o acesso a água ainda é precário em muitas regiões brasileiras. Interprete o mapa com a turma e converse sobre as regiões que têm maior acesso à água tratada e qual região sofre com a falta desse serviço de acordo com o mapa.
Conte que muitas pessoas que vivem em áreas rurais ou periféricas dos grandes centros urbanos sofrem com a falta desse serviço. Pergunte se há problemas de fornecimento de água no bairro deles e se a água que chega às residências é limpa.
Talvez seja interessante acessar os dados referentes ao abastecimento de água no seu Estado ou Município.
Como adequar à sua realidade: Verificar com a turma qual é a companhia de água que atende a sua região. As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Para você saber mais:
Para aprofundar seus conhecimentos sobre o processo de tratamento da água acesse o link abaixo:https://www.caesb.df.gov.br/como-a-agua-e-tratada.html
Para aprofundar seus conhecimento sobre o percurso da água até a nossa casa acesse o link abaixo:
https://timfazciencia.com.br/para-saber-mais/o-caminho-da-agua-da-represa-as-torneiras/
Para aprofundar seus conhecimentos sobre a pesquisa nacional de saneamento básico acesse o link abaixo:https://www.ibge.gov.br/estatisticas-novoportal/multidominio/meio-ambiente/9073-pesquisa-nacional-de-saneamento-basico.html?=&t=o-que-e
As companhias de água de alguns municípios promovem visitas às estações de tratamento e também possuem material informativo sobre o assunto.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Explique a importância das companhias de água para assegurar água de qualidade a população e que podemos, de forma simplificada, através da montagem de um filtro observar algumas etapas de filtragem da água. Explique que apesar de ser um filtro a água não estará em condições ideais para uso, pois precisaria passar por procedimentos químicos. É importante que os alunos relacionem o vídeo, em que reconhecerão o processo de filtragem da água até chegar nas residências à atividade prática que simula o último processo de filtragem pelo qual passa a água no sistema de tratamento.
Organize a turma em grupos, com no máximo 4 alunos. Cada grupo irá montar o seu próprio filtro de garrafa pet e todos os alunos do grupo deverão participar da confecção do filtro.
Para a realização dessa atividade é necessário solicitar previamente os seguintes materiais: 1 garrafa pet de 2l, 1 tesoura, 2 chumaços de algodão, 1 copo de 200ml com areia fina, 1 copo de 200 ml com terra, 1 copo de 200ml de cascalho grande, 1 copo de 200ml de cascalho pequeno e 1 copo de 200ml de água barrenta ou visivelmente suja.
Monte o filtro a partir das seguintes etapas:
Corte a garrafa pet ao meio,a parte de cima da garrafa, onde tem o gargalo servirá como filtro e ficará no formato de um coador;
Retire a tampa da garrafa e coloque os 2 chumaços de algodão;
Encaixe a parte no formato de coador na base da garrafa;
Agora é o momento de colocar as camadas do filtro:
Depois de colocar o algodão acrescente terra;
adicione areia, os cascalhos grandes e posteriormente os pequenos. É importante que as camadas do filtro sejam facilmente visualizadas;
Por último acrescente a água barrenta.
Para obtenção de água barrenta você pode acrescentar terra ou barro ao copo de 200ml de água até que a água fique com aspecto escuro.
Caso os alunos tenham dificuldades em levar os materiais para a atividade prática, sugerimos a montagem de um único filtro da turma com materiais fornecidos pela escola ou pelo professor.
Para agilizar o desenvolvimento da atividade, peça à turma as garrafas pets anteriormente para que você possa levá-las cortadas no dia da atividade.
Para você saber mais: Projetos que transformam a água suja em potável
https://novaescola.org.br/conteudo/5209/filtrando-as-lagrimas-do-rio-doce
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Peça para que os alunos observem a circulação da água por cada camada do filtro e debatam sobre o resultado da experiência. É importante que eles percebam que a água ficou visivelmente mais limpa, ou seja, conseguimos filtrar apenas as partículas maiores. Portanto, esta água ainda não é adequada para consumo. Como atividade, peça que os alunos anotem as etapas do processo de filtragem e as suas observações no caderno.
Depois que o filtro estiver pronto, as etapas de filtragem da água são:
Primeira e segunda camadas: a água barrenta passará pelos cascalhos grandes e pequenos que será responsáveis pela retenção de partículas maiores presentes na água barrenta;
Terceira e quarta camadas: a água barrenta passará pela areia e pela terra que são responsáveis pela retenção de partículas pequenas presentes na água barrenta;
Quinta camada: a água barrenta passará pela camada de algodão que é responsável pela retenção das menores partículas que ainda estarão presentes na água barrenta.