15777
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Oralidade

Plano de aula - O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia De Jesus Abreu Feitoza

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Cláudia Feitoza
Mentor: Cristiani Fernandes
Especialista: Isabel Fernandes

Título da aula:O debate em sala de aula: discutir x opinar x argumentar

Finalidade da aula: Analisar criticamente um exemplar do gênero debate e levar os alunos a identificar os papéis assumidos pelos participantes, bem como o que cada um desempenha, a postura, entonação, dicção, expressão facial, relação com o interlocutor.

Ano: 8º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Artigo de opinião

Objeto(s) do conhecimento: Estratégias de produção: planejamento e participação em debates regrados / Efeitos de sentido

Prática de linguagem: Oralidade

Habilidade(s) da BNCC: EF89LP12/EF69LP19

Esta é a 10ª aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.  


Código: LPO8_06SQA10

(EF89LP12) Planejar coletivamente a realização de um debate sobre tema previamente definido, de interesse coletivo, com regras acordadas e planejar, em grupo, participação em debate a partir do levantamento de informações e argumentos que possam sustentar o posicionamento a ser defendido (o que pode envolver entrevistas com especialistas, consultas a fontes diversas, o registro das informações e dados obtidos etc.), tendo em vista as condições de produção do debate – perfil dos ouvintes e demais participantes, objetivos do debate, motivações para sua realização, argumentos e estratégias de convencimento mais eficazes etc. e participar de debates regrados, na condição de membro de uma equipe de debatedor, apresentador/mediador, espectador (com ou sem direito a perguntas), e/ou de juiz/avaliador, como forma de compreender o funcionamento do debate, e poder participar de forma convincente, ética, respeitosa e crítica e desenvolver uma atitude de respeito e diálogo para com as ideias divergentes.

(EF69LP19) Analisar, em gêneros orais que envolvam argumentação, os efeitos de sentido de elementos típicos da modalidade falada, como a pausa, a entonação, o ritmo, a gestualidade e expressão facial, as hesitações etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 8º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas