15708
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Produção de texto argumentativo: o editorial em foco

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Produção de texto argumentativo: o editorial em foco

Plano 14 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro com indicadores de qualidade impresso.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos tenham dificuldade para articular adequadamente os argumentos dentro do texto.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento da escrita de um editorial. Acesse a aula referente ao plano de escrita disponível aqui.
  • Converse com a turma sobre a proposta da aula. Explique que produzirão um editorial e que, para isso, precisarão lançar mão dos conhecimentos que possuem sobre o tema sugerido e sobre a composição do gênero, entre outros conhecimentos. Diga ainda que esse trabalho não se dará de forma solitária, pois a discussão com os colegas será fundamental para o fortalecimento da escrita argumentativa.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que os alunos já tenham planejado a produção do editorial e tenham em mãos o plano de escrita traçado com antecedência. Para visualizar a aula de planejamento do editorial clique aqui.
  • Explique, para reforçar a importância do plano de produção, que quando se escreve geralmente tem-se muitas ideias na cabeça e que, dependendo do espaço de produção e do propósito do texto, deve-se selecionar as informações mais importantes e organizá-las de forma planejada para que, mesmo em poucas linhas, consiga se dizer aquilo que se pretende, servindo ao propósito do gênero escolhido para a expressão das ideias. Nesse sentido, o planejamento é uma etapa muito importante da escrita.
  • Se você não trabalhou a aula de planejamento da escrita,com antecedência, peça aos alunos leiam a matéria disponível no link: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html> e que planejem, em dupla, um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos. Se julgar necessário, disponibilize o esquema para o esboço do plano de escrita disponível aqui.
  • Em sala de aula, leia a matéria para que a turma ouça coletivamente.Essa leitura é necessária para a delimitação do contexto de escrita.
  • Apresente, então, o contexto de produção do editorial. Se não tiver como projetá-lo, amplie-o em papel apropriado de modo que todos possam visualizá-lo.
  • Peça que reflitam sobre o contexto de produção oferecido e confrontem com o plano de escrita elaborado previamente. Caso necessário, peça que revejam as anotações e façam os ajustes

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Definido o contexto de produção, organize os alunos em duplas, priorizando os pares que já trabalharam juntos no planejamento da produção. Encaminhe a escrita, orientando as duplas a fazer uso do plano que produziram com antecedência.
  • Acompanhe o trabalho de escrita das duplas, pois a complexidade do gênero poderá suscitar algumas dúvidas. Ajude a dupla a resolvê-las, caso surjam, mas anote-as para trazer para a discussão depois.
  • Sugerimos o que ofereça aos aprendizes o tempo de 20 minutos para a escrita.
  • Encerrada a produção, os alunos receberão a pauta de escrita impressa para verificação da qualidade do editorial produzido. Acesse a pauta disponível para impressão aqui. Ressalte que a pauta de escrita apresenta alguns critérios necessários à qualidade do texto produzido. Peça que estejam atentos aos itens da pauta para verificar se estão sendo contemplados na escrita.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Encerrada a produção e verificação do texto segundo a pauta de qualidade, proponha uma “roda de leitura” dos editoriais produzidos. Nesse momento, a proposta é permitir que todos “conheçam” o texto de todos.
  • Quando terminar, pergunte se os argumentos e contra-argumentos utilizados pelas duplas são semelhantes. É possível que sim. Então explique que, como a turma interagiu e teve acesso aos mesmos textos de apoio, é possível que alguns argumentos e contra-argumentos se assemelhem, pois as fontes onde alimentaram seus textos foram relativamente as mesmas, mas a forma de organizá-los, de escrevê-los e de relacioná-los tendem a ser diferentes, pois cada dupla tem linha de escrita distinta das demais, um estilo próprio.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 14ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, quadro com indicadores de qualidade impresso.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Possivelmente os alunos tenham dificuldade para articular adequadamente os argumentos dentro do texto.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que os alunos já tenham tratado sobre o planejamento da escrita de um editorial. Acesse a aula referente ao plano de escrita disponível aqui.
  • Converse com a turma sobre a proposta da aula. Explique que produzirão um editorial e que, para isso, precisarão lançar mão dos conhecimentos que possuem sobre o tema sugerido e sobre a composição do gênero, entre outros conhecimentos. Diga ainda que esse trabalho não se dará de forma solitária, pois a discussão com os colegas será fundamental para o fortalecimento da escrita argumentativa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Essa aula pressupõe que os alunos já tenham planejado a produção do editorial e tenham em mãos o plano de escrita traçado com antecedência. Para visualizar a aula de planejamento do editorial clique aqui.
  • Explique, para reforçar a importância do plano de produção, que quando se escreve geralmente tem-se muitas ideias na cabeça e que, dependendo do espaço de produção e do propósito do texto, deve-se selecionar as informações mais importantes e organizá-las de forma planejada para que, mesmo em poucas linhas, consiga se dizer aquilo que se pretende, servindo ao propósito do gênero escolhido para a expressão das ideias. Nesse sentido, o planejamento é uma etapa muito importante da escrita.
  • Se você não trabalhou a aula de planejamento da escrita,com antecedência, peça aos alunos leiam a matéria disponível no link: <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html> e que planejem, em dupla, um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos. Se julgar necessário, disponibilize o esquema para o esboço do plano de escrita disponível aqui.
  • Em sala de aula, leia a matéria para que a turma ouça coletivamente.Essa leitura é necessária para a delimitação do contexto de escrita.
  • Apresente, então, o contexto de produção do editorial. Se não tiver como projetá-lo, amplie-o em papel apropriado de modo que todos possam visualizá-lo.
  • Peça que reflitam sobre o contexto de produção oferecido e confrontem com o plano de escrita elaborado previamente. Caso necessário, peça que revejam as anotações e façam os ajustes

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Definido o contexto de produção, organize os alunos em duplas, priorizando os pares que já trabalharam juntos no planejamento da produção. Encaminhe a escrita, orientando as duplas a fazer uso do plano que produziram com antecedência.
  • Acompanhe o trabalho de escrita das duplas, pois a complexidade do gênero poderá suscitar algumas dúvidas. Ajude a dupla a resolvê-las, caso surjam, mas anote-as para trazer para a discussão depois.
  • Sugerimos o que ofereça aos aprendizes o tempo de 20 minutos para a escrita.
  • Encerrada a produção, os alunos receberão a pauta de escrita impressa para verificação da qualidade do editorial produzido. Acesse a pauta disponível para impressão aqui. Ressalte que a pauta de escrita apresenta alguns critérios necessários à qualidade do texto produzido. Peça que estejam atentos aos itens da pauta para verificar se estão sendo contemplados na escrita.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Encerrada a produção e verificação do texto segundo a pauta de qualidade, proponha uma “roda de leitura” dos editoriais produzidos. Nesse momento, a proposta é permitir que todos “conheçam” o texto de todos.
  • Quando terminar, pergunte se os argumentos e contra-argumentos utilizados pelas duplas são semelhantes. É possível que sim. Então explique que, como a turma interagiu e teve acesso aos mesmos textos de apoio, é possível que alguns argumentos e contra-argumentos se assemelhem, pois as fontes onde alimentaram seus textos foram relativamente as mesmas, mas a forma de organizá-los, de escrevê-los e de relacioná-los tendem a ser diferentes, pois cada dupla tem linha de escrita distinta das demais, um estilo próprio.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LP03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano