Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.
Materiais necessários: Notebook, datashow, textos impressos, esquema para esboço da escrita (impresso e ampliado), canetas coloridas.
Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.
Dificuldades antecipadas: Pouco repertório linguístico e cultural para a construção dos argumentos.
Referências sobre o assunto:
DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.
FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.
GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.
LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.
NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.
PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.
VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula, explicando que trabalharão a produção de um plano de escrita de um editorial a partir de um tema oferecido. Diga que precisarão se posicionar sobre a questão e defender esse posicionamento por meio de argumentos.
- No módulo de oralidade desse plano de 15 aulas foi debatida a questão da gravidez precoce. Recomenda-se a aplicação das aulas de oralidade para a fomentação de argumentos sobre a temática. No entanto, essa aplicação não é imprescindível para a presente aula.
Introdução
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações:
- Apresente o texto motivador que se encontra disponível no link <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html>. Nesse link há a matéria sobre a gravidez precoce e a consequência disso para a continuidade dos estudos das jovens e vídeos com depoimentos de mães que abandonaram a escola por causa da maternidade. Seria interessante que os alunos tivessem acesso aos dois textos (matérias e vídeos depoimentos), se possível.
- Se não tiver data show disponível, anote a manchete no quadro. Peça que leiam o título da matéria e conversem com a dupla o que pensam a respeito da questão. Peça que levantem hipóteses sobre as causas que levam as jovens mães a abandonarem a escola. Depois peça que, para cada causa, apontem possíveis ações para solucionar o problema. Anote-as no quadro.
- Caso não seja possível usar o datashow para projeção da matéria, imprima e distribua o texto entre os alunos. Antes disso, organize-os em duplas.
- Em seguida, leia com eles e peça que apontem informações importantes para a discussão sobre o problema, destacando-as no texto.
- Explique que, diante da notícia, é necessário que a dupla se posicione, analisando o fato e opinando sobre a relação entre a gravidez precoce e o abandono dos estudos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Mantenha a organização em duplas. Opta-se pelo trabalho em dupla pelo fato de que o editorial é um gênero pouco familiar e com maior grau de complexidade, exigindo, numa turma de 9º ano, um trabalho com os pares. Além disso, o trabalho em dupla (e depois em grupo) permite aos alunos debaterem as ideias e negociarem os argumentos, estimulando a habilidade argumentativa necessária à produção.
- Apresente, então, as condições de produção: colocar-se na condição de editorialista para planejar um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos.
- Entregue para cada dupla a proposta de esboço do plano de escrita. Imprima o esquema/esboço disponível aqui.
- Ofereça o tempo de 20 minutos para desenvolverem o esboço a partir do esquema que têm em mãos.
- Depois retome a turma e organize as duplas em dois grupos. No grupo, cada dupla apresentará seu plano de escrita, compartilhando o esboço preparado.
- O grupo deverá apresentar sugestões, compartilhar informações que possam ajudar os colegas a fundamentarem melhor seus argumentos de modo a aprimorar o esboço da escrita.
- Cada dupla poderá anotar as dúvidas e sugestões no próprio plano para que, depois, a dupla possa revê-lo e, caso necessário, fazer ajustes no sentido de aprimorar o plano de escrita.
- Reserve o tempo de 15 minutos para esses olhares sobre o texto, para a troca de ideias entre a dupla e o grupo e para a revisão do esboço..
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a pergunta ou anote-a no quadro, direcionando a reflexão sobre esse momento de diálogo como grupo e a importância disso para o enriquecimento do plano.
- Para finalizar converse com a turma sobre a necessidade do planejamento de escrita para que se produza um texto de qualidade, pois é importante que se organize as ideias antes de expressá-las, e que esse plano pode ser aprimorado de modo a direcionar melhor o momento da escrita, propriamente dita, do editorial.
- Explique que o olhar do outro sobre o texto também é importante, porque são leitores e críticos que podem auxiliar no projeto de escrita, visto que promovem essa revisão antes da produção.