15707
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Produção de textos

Plano de aula - Revisão de escrita argumentativa: o editorial

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Revisão de escrita argumentativa: o editorial

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ilcilene Silva

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, textos impressos, esquema para esboço da escrita (impresso e ampliado), canetas coloridas.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Pouco repertório linguístico e cultural para a construção dos argumentos.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula, explicando que trabalharão a produção de um plano de escrita de um editorial a partir de um tema oferecido. Diga que precisarão se posicionar sobre a questão e defender esse posicionamento por meio de argumentos.
  • No módulo de oralidade desse plano de 15 aulas foi debatida a questão da gravidez precoce. Recomenda-se a aplicação das aulas de oralidade para a fomentação de argumentos sobre a temática. No entanto, essa aplicação não é imprescindível para a presente aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto motivador que se encontra disponível no link <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html>. Nesse link há a matéria sobre a gravidez precoce e a consequência disso para a continuidade dos estudos das jovens e vídeos com depoimentos de mães que abandonaram a escola por causa da maternidade. Seria interessante que os alunos tivessem acesso aos dois textos (matérias e vídeos depoimentos), se possível.
  • Se não tiver data show disponível, anote a manchete no quadro. Peça que leiam o título da matéria e conversem com a dupla o que pensam a respeito da questão. Peça que levantem hipóteses sobre as causas que levam as jovens mães a abandonarem a escola. Depois peça que, para cada causa, apontem possíveis ações para solucionar o problema. Anote-as no quadro.
  • Caso não seja possível usar o datashow para projeção da matéria, imprima e distribua o texto entre os alunos. Antes disso, organize-os em duplas.
  • Em seguida, leia com eles e peça que apontem informações importantes para a discussão sobre o problema, destacando-as no texto.
  • Explique que, diante da notícia, é necessário que a dupla se posicione, analisando o fato e opinando sobre a relação entre a gravidez precoce e o abandono dos estudos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha a organização em duplas. Opta-se pelo trabalho em dupla pelo fato de que o editorial é um gênero pouco familiar e com maior grau de complexidade, exigindo, numa turma de 9º ano, um trabalho com os pares. Além disso, o trabalho em dupla (e depois em grupo) permite aos alunos debaterem as ideias e negociarem os argumentos, estimulando a habilidade argumentativa necessária à produção.
  • Apresente, então, as condições de produção: colocar-se na condição de editorialista para planejar um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos.
  • Entregue para cada dupla a proposta de esboço do plano de escrita. Imprima o esquema/esboço disponível aqui.
  • Ofereça o tempo de 20 minutos para desenvolverem o esboço a partir do esquema que têm em mãos.
  • Depois retome a turma e organize as duplas em dois grupos. No grupo, cada dupla apresentará seu plano de escrita, compartilhando o esboço preparado.
  • O grupo deverá apresentar sugestões, compartilhar informações que possam ajudar os colegas a fundamentarem melhor seus argumentos de modo a aprimorar o esboço da escrita.
  • Cada dupla poderá anotar as dúvidas e sugestões no próprio plano para que, depois, a dupla possa revê-lo e, caso necessário, fazer ajustes no sentido de aprimorar o plano de escrita.
  • Reserve o tempo de 15 minutos para esses olhares sobre o texto, para a troca de ideias entre a dupla e o grupo e para a revisão do esboço..

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta ou anote-a no quadro, direcionando a reflexão sobre esse momento de diálogo como grupo e a importância disso para o enriquecimento do plano.
  • Para finalizar converse com a turma sobre a necessidade do planejamento de escrita para que se produza um texto de qualidade, pois é importante que se organize as ideias antes de expressá-las, e que esse plano pode ser aprimorado de modo a direcionar melhor o momento da escrita, propriamente dita, do editorial.
  • Explique que o olhar do outro sobre o texto também é importante, porque são leitores e críticos que podem auxiliar no projeto de escrita, visto que promovem essa revisão antes da produção.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Editorial e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de produção de texto.

Materiais necessários: Notebook, datashow, textos impressos, esquema para esboço da escrita (impresso e ampliado), canetas coloridas.

Informações sobre o gênero: O Editorial é um gênero textual que se situa no campo de atuação Jornalístico-midiático, circulando tanto em jornais quanto em revistas impressas ou digitais. Como texto opinativo, é construído com base em um ponto de vista sustentado por argumentos. Embora escrito por um indivíduo, não expressa uma opinião particular, mas a opinião de um grupo, refletindo a ideologia da maioria das pessoas que compõem a equipe (de jornal, de revista etc.), por isso raramente vem assinado. Seu estudo envolve também o estudo da argumentação, dos movimentos argumentativos, das estratégias argumentativas e dos tipos de argumentos.

Dificuldades antecipadas: Pouco repertório linguístico e cultural para a construção dos argumentos.

Referências sobre o assunto:

DOLZ, Joaquim. Escribir textos argumentativos para mejorar su comprensión. In: CL&E: Comunicación, Lenguaje y Educación, 26: 65-77. Disponível em <http://www.scielo.br/pdf/tla/v51n2/a08v51n2.pdf>. Acesso em: 28 nov. 2018.

FIORIN, José Luiz. Argumentação. São Paulo: Contexto, 2016.

GERALDI, João W. (Org.). O Texto na Sala de Aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984.

KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça. A inter-ação pela linguagem. 10ª ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (Org.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas de Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

NÓBREGA, Maria José. Redigindo textos, assimilando a palavra do outro. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.14212/veras.vol1.n1.ano2011.art3>. Acesso em: 10 dez. 2018.

PASQUIER, Auguste; DOLZ, Joaquim. Um decálogo para ensinar a escrever. Disponível em: <https://www.escrevendoofuturo.org.br/arquivos/4928/um-decalogo-dolz-pasquier.pdf>. Acesso em: 29 nov. 2018.

VIEIRA, Maria Helena Gomes Naves. O gênero Editorial: uma proposta de caracterização. Disponível em: <https://www.ileel.ufu.br/ppgel/wp-content/uploads/2016/05/mariahelena.pdf> Acesso em: 5 set. de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula, explicando que trabalharão a produção de um plano de escrita de um editorial a partir de um tema oferecido. Diga que precisarão se posicionar sobre a questão e defender esse posicionamento por meio de argumentos.
  • No módulo de oralidade desse plano de 15 aulas foi debatida a questão da gravidez precoce. Recomenda-se a aplicação das aulas de oralidade para a fomentação de argumentos sobre a temática. No entanto, essa aplicação não é imprescindível para a presente aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Apresente o texto motivador que se encontra disponível no link <http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/03/no-brasil-75-das-adolescentes-que-tem-filhos-estao-fora-da-escola.html>. Nesse link há a matéria sobre a gravidez precoce e a consequência disso para a continuidade dos estudos das jovens e vídeos com depoimentos de mães que abandonaram a escola por causa da maternidade. Seria interessante que os alunos tivessem acesso aos dois textos (matérias e vídeos depoimentos), se possível.
  • Se não tiver data show disponível, anote a manchete no quadro. Peça que leiam o título da matéria e conversem com a dupla o que pensam a respeito da questão. Peça que levantem hipóteses sobre as causas que levam as jovens mães a abandonarem a escola. Depois peça que, para cada causa, apontem possíveis ações para solucionar o problema. Anote-as no quadro.
  • Caso não seja possível usar o datashow para projeção da matéria, imprima e distribua o texto entre os alunos. Antes disso, organize-os em duplas.
  • Em seguida, leia com eles e peça que apontem informações importantes para a discussão sobre o problema, destacando-as no texto.
  • Explique que, diante da notícia, é necessário que a dupla se posicione, analisando o fato e opinando sobre a relação entre a gravidez precoce e o abandono dos estudos.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Mantenha a organização em duplas. Opta-se pelo trabalho em dupla pelo fato de que o editorial é um gênero pouco familiar e com maior grau de complexidade, exigindo, numa turma de 9º ano, um trabalho com os pares. Além disso, o trabalho em dupla (e depois em grupo) permite aos alunos debaterem as ideias e negociarem os argumentos, estimulando a habilidade argumentativa necessária à produção.
  • Apresente, então, as condições de produção: colocar-se na condição de editorialista para planejar um editorial expressando a opinião de um jornal a respeito das consequências que o abandono dos estudos pode trazer para as jovens mães e seus filhos.
  • Entregue para cada dupla a proposta de esboço do plano de escrita. Imprima o esquema/esboço disponível aqui.
  • Ofereça o tempo de 20 minutos para desenvolverem o esboço a partir do esquema que têm em mãos.
  • Depois retome a turma e organize as duplas em dois grupos. No grupo, cada dupla apresentará seu plano de escrita, compartilhando o esboço preparado.
  • O grupo deverá apresentar sugestões, compartilhar informações que possam ajudar os colegas a fundamentarem melhor seus argumentos de modo a aprimorar o esboço da escrita.
  • Cada dupla poderá anotar as dúvidas e sugestões no próprio plano para que, depois, a dupla possa revê-lo e, caso necessário, fazer ajustes no sentido de aprimorar o plano de escrita.
  • Reserve o tempo de 15 minutos para esses olhares sobre o texto, para a troca de ideias entre a dupla e o grupo e para a revisão do esboço..

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a pergunta ou anote-a no quadro, direcionando a reflexão sobre esse momento de diálogo como grupo e a importância disso para o enriquecimento do plano.
  • Para finalizar converse com a turma sobre a necessidade do planejamento de escrita para que se produza um texto de qualidade, pois é importante que se organize as ideias antes de expressá-las, e que esse plano pode ser aprimorado de modo a direcionar melhor o momento da escrita, propriamente dita, do editorial.
  • Explique que o olhar do outro sobre o texto também é importante, porque são leitores e críticos que podem auxiliar no projeto de escrita, visto que promovem essa revisão antes da produção.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP10 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano