15694
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Produção de textos

Plano de aula - O planejamento do gênero reportagem

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do Ensino Fundamental sobre a produção de uma reportagem para publicação on-line em relação às suas condições de produção.

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Souza, Danúbia da Costa Teixeira,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em selecionar as informações mais relevantes acerca do tema proposto.

.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula. Pergunte qual é a importância de planejar um texto antes de escrevê-lo.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais são as características da reportagem.
  • Deixe-os falar livremente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles verifiquem se todas os aspectos foram citados por eles.
  • Retome algum aspecto que julgar pertinente.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas).
  • Apresente o slide e leia as recomendações.
  • Informe que o título deverá atrair o público alvo, a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto.
  • Oriente os alunos a pesquisar sobre o assunto sobre o qual irão escrever. A seguir você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Você pode ajudar os alunos a encontrar fontes confiáveis de pesquisa na internet.

Reportagens:

http://mundodapsi.com/relacoes-virtuais-adolescencia-busca-pela-aceitacao/, https://novaescola.org.br/conteudo/396/os-jovens-e-a-tecnologia, https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/relacionamentos-encontram-novos-rumos-na-era-do-amor-liquido-80390/, http://www.ietec.com.br/imprensa/o-risco-da-alta-exposicao-pessoal-nas-redes-sociais/, https://secom.ufg.br/n/39648-namoros-virtuais-levam-mulheres-do-ceu-ao-inferno, http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-redes-sociais-e-seus-impactos-nas-relacoes-pessoais/92344/, http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/entre-o-virtual-e-o-real-a-constituicao-das-amizades-em-diferentes-plataformas/

Artigos Acadêmicos:

https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/143/pdf_143, http://virtual.cesusc.edu.br/portal/externo/revistas/index.php/psicologia/article/viewFile/128/116, http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/viewFile/1815/1723, https://www.uni7.edu.br/recursos/imagens/File/publicidade/midiademocracia/ARTIGO05.pdf, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100006, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000400010, http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403111539.pdf

  • Informe aos alunos que eles começarão a planejar a reportagem que será escrita e publicada no site da escola.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima a tabela disponível nos materiais complementares.
  • Neste momento, peça aos alunos que façam anotações em tópicos na tabela de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto.
  • Diga que eles devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem nas estratégias de atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão e informe-os para não se esquecerem de citar as fontes de pesquisa.
  • Disponibilize 20 minutos para esta etapa.

Materiais complementares

Para imprimir a tabela, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide. Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado.
  • Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.

Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.

Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.

Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em selecionar as informações mais relevantes acerca do tema proposto.

.

Referências sobre o assunto:

BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.

COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula. Pergunte qual é a importância de planejar um texto antes de escrevê-lo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Pergunte aos alunos quais são as características da reportagem.
  • Deixe-os falar livremente.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o slide aos alunos e peça que eles verifiquem se todas os aspectos foram citados por eles.
  • Retome algum aspecto que julgar pertinente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas).
  • Apresente o slide e leia as recomendações.
  • Informe que o título deverá atrair o público alvo, a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto.
  • Oriente os alunos a pesquisar sobre o assunto sobre o qual irão escrever. A seguir você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Você pode ajudar os alunos a encontrar fontes confiáveis de pesquisa na internet.

Reportagens:

http://mundodapsi.com/relacoes-virtuais-adolescencia-busca-pela-aceitacao/, https://novaescola.org.br/conteudo/396/os-jovens-e-a-tecnologia, https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/relacionamentos-encontram-novos-rumos-na-era-do-amor-liquido-80390/, http://www.ietec.com.br/imprensa/o-risco-da-alta-exposicao-pessoal-nas-redes-sociais/, https://secom.ufg.br/n/39648-namoros-virtuais-levam-mulheres-do-ceu-ao-inferno, http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-redes-sociais-e-seus-impactos-nas-relacoes-pessoais/92344/, http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/entre-o-virtual-e-o-real-a-constituicao-das-amizades-em-diferentes-plataformas/

Artigos Acadêmicos:

https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/143/pdf_143, http://virtual.cesusc.edu.br/portal/externo/revistas/index.php/psicologia/article/viewFile/128/116, http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/viewFile/1815/1723, https://www.uni7.edu.br/recursos/imagens/File/publicidade/midiademocracia/ARTIGO05.pdf, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100006, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000400010, http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403111539.pdf

  • Informe aos alunos que eles começarão a planejar a reportagem que será escrita e publicada no site da escola.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima a tabela disponível nos materiais complementares.
  • Neste momento, peça aos alunos que façam anotações em tópicos na tabela de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto.
  • Diga que eles devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem nas estratégias de atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão e informe-os para não se esquecerem de citar as fontes de pesquisa.
  • Disponibilize 20 minutos para esta etapa.

Materiais complementares

Para imprimir a tabela, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide. Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado.
  • Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP08 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP09 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano