Tabela de planejamento - Produção de texto - reportagem
Plano de Aula
Plano de aula: O planejamento do gênero reportagem
Plano 13 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Reportagem
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a 13ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Reportagem e no campo de atuação Jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de Produção de Textos.
Materiais necessários: Notebook e datashow para projeção, cadernos, lápis, caneta, borracha e tela de projeção.
Informações sobre o gênero: A reportagem é um gênero jornalístico informativo, em que o autor dá um tratamento mais aprofundado a um assunto, dando voz a outras pessoas e instituições que reconstroem as circunstâncias e as causas e explicam suas consequências. Os elementos do estilo marcantes são o tempo, a citação de falas, a construção de personagem, mas tanto esses elementos quanto a linguagem podem variar conforme o público, o veículo e o tema abordado.
Dificuldades antecipadas: Pode ser que os alunos sintam dificuldades em selecionar as informações mais relevantes acerca do tema proposto.
.
Referências sobre o assunto:
BUENO, Luiza. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas: Mercado das Letras: 2011.
COIMBRA, Osvaldo. O texto da reportagem impressa. São Paulo: Ática, 1993.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou informe aos alunos o tema da aula. Pergunte qual é a importância de planejar um texto antes de escrevê-lo.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Pergunte aos alunos quais são as características da reportagem.
- Deixe-os falar livremente.
Introdução
Orientações:
- Apresente o slide aos alunos e peça que eles verifiquem se todas os aspectos foram citados por eles.
- Retome algum aspecto que julgar pertinente.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas).
- Apresente o slide e leia as recomendações.
- Informe que o título deverá atrair o público alvo, a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto.
- Oriente os alunos a pesquisar sobre o assunto sobre o qual irão escrever. A seguir você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Você pode ajudar os alunos a encontrar fontes confiáveis de pesquisa na internet.
Reportagens:
http://mundodapsi.com/relacoes-virtuais-adolescencia-busca-pela-aceitacao/, https://novaescola.org.br/conteudo/396/os-jovens-e-a-tecnologia, https://www.jornalopcao.com.br/reportagens/relacionamentos-encontram-novos-rumos-na-era-do-amor-liquido-80390/, http://www.ietec.com.br/imprensa/o-risco-da-alta-exposicao-pessoal-nas-redes-sociais/, https://secom.ufg.br/n/39648-namoros-virtuais-levam-mulheres-do-ceu-ao-inferno, http://www.administradores.com.br/artigos/carreira/as-redes-sociais-e-seus-impactos-nas-relacoes-pessoais/92344/, http://reporterunesp.jor.br/2015/08/20/entre-o-virtual-e-o-real-a-constituicao-das-amizades-em-diferentes-plataformas/
Artigos Acadêmicos:
https://editora.unoesc.edu.br/index.php/achs/article/viewFile/143/pdf_143, http://virtual.cesusc.edu.br/portal/externo/revistas/index.php/psicologia/article/viewFile/128/116, http://pgsskroton.com.br/seer/index.php/educ/article/viewFile/1815/1723, https://www.uni7.edu.br/recursos/imagens/File/publicidade/midiademocracia/ARTIGO05.pdf, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000100006, http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-389X2014000400010, http://uniesp.edu.br/sites/_biblioteca/revistas/20180403111539.pdf
- Informe aos alunos que eles começarão a planejar a reportagem que será escrita e publicada no site da escola.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima a tabela disponível nos materiais complementares.
- Neste momento, peça aos alunos que façam anotações em tópicos na tabela de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto.
- Diga que eles devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem nas estratégias de atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão e informe-os para não se esquecerem de citar as fontes de pesquisa.
- Disponibilize 20 minutos para esta etapa.
Materiais complementares
Para imprimir a tabela, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide. Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado.
- Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Dependendo da realidade de cada escola, você também pode encaminhar as atividades como documento impresso.
Opcional: mapa mental (tutorial disponível aqui); Método Cornell (tutorial disponível aqui).
Tema
Compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide presente no plano original ou informe o tema da aula: planejando a escrita de uma reportagem. Pergunte qual a importância de se planejar um texto antes de escrevê-lo. Desafie-os a responder por meio de áudio.
Introdução
Pergunte quais são as características da reportagem. Solicite que façam um esquema (mapa mental, resumo, Método Cornell etc., para representar as características do gênero – tutoriais disponíveis em Recursos Opcionais). Encaminhe o slide com as características de uma reportagem, presente no plano original, e compare-o com os aspectos citados pelos alunos.
Desenvolvimento
Reúna os alunos nos grupos de trabalho (os mesmos que realizaram as entrevistas). Encaminhe o slide desta etapa, presente no plano original, e leia as recomendações. Informe que o título deverá atrair o público-alvo e que a fotografia tirada durante a entrevista deverá compor a reportagem, mas outras imagens pesquisadas na internet poderão ser utilizadas. Todas as imagens deverão apresentar legenda e fonte. Os intertítulos deverão estar relacionados ao tema central do texto. Oriente os alunos a pesquisar o assunto sobre o qual irão escrever. No plano original, você encontra alguns sites com reportagens e artigos acadêmicos que podem ser utilizados. Envie aos alunos a tabela disponível aqui. Neste momento, peça que façam anotações, em tópicos na tabela, de itens que os ajudem na seleção de ideias para o texto. Esta atividade pode ser realizada em grupos. Para isso, os alunos deverão criar um momento de chamada de vídeo ou áudio. Diga que devem pensar em quem lerá o texto e escrever pensando nesse leitor implícito. Deverão pensar no título, na linha fina e nos intertítulos que farão parte da reportagem. Deverão levantar as declarações que irão expressar o ponto de vista ou a opinião e, a partir daí, selecionar as ideias mais importantes. Peça para eles pensarem em estratégias para atrair a atenção do leitor desde o título até à conclusão, e lembre-os de citar as fontes de pesquisa.
Fechamento
Conclua a aula pedindo aos alunos que avaliem se o planejamento feito contempla os itens apresentados no slide desta etapa (veja no plano original). Em caso negativo, o planejamento deverá ser aperfeiçoado. Informe que na próxima aula eles começarão a redigir a reportagem.
Convite às famílias
Você pode sugerir que os alunos mostrem a um familiar seu resumo, mapa mental ou Método Cornell, para que ele os ajudem quanto à concisão e objetividade. Um olhar externo sempre ajuda.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Danúbia da Costa Teixeira e Débora Souza
Mentor: Débora Souza
Especialista: Isabel Fernandes
Título da aula: O planejamento do gênero reportagem
Finalidade da aula: Planejar a produção de uma reportagem para publicação on-line em relação às suas condições de produção, a partir do levantamento de informações relevantes, de fontes diversas, sobre o tema a ser focado.
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Reportagem
Objeto(s) do conhecimento: Produção de Textos
Prática de linguagem: PRODUÇÃO DE TEXTO
Habilidade(s) da BNCC: EF89LP08, EF89LP09
Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula. Recomendamos o uso desse plano em sequência.