15593
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Produção de textos

Plano de aula - Planejando a escrita de um texto dramático

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre planejamento de escrito de um texto dramático

Plano 13 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.

GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Explique para a turma a proposta dessa e das próximas aulas: escrever uma cena de um texto dramático, partindo de uma história conhecida: “Pluft, o fantasminha”. Caso não esteja seguindo a sequência, não se preocupe, pois nessa aula retomaremos o enredo da história.

3- Se possível, combine com a turma que após a escrita e revisão da cena elas vão ensaiar (com base nesse texto) e se apresentar para a própria turma.

2- Conte para os alunos que nesse módulo eles terão 3 aulas para planejar, escrever e revisar sua escrita, seguindo as características do gênero, e que essa aula envolve somente a primeira etapa desse processo: o planejando da cena.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Essa atividade será introduzida a partir de um vídeo de parte de uma cena da peça de teatro Pluft, o fantasminha. Essa peça já foi trabalhada no módulo de leitura, no plano LPO4_03SQA02.
  • Caso você não esteja seguindo essa sequência de aula, invista um pouco mais de tempo na introdução dessa atividade, lembrando os alunos de que os textos teatrais são produzidos para serem encenados por atores, para determinado público, e que as temáticas podem ser várias. “Pluft, o fantasminha” é uma peça escrita por uma autora brasileira, Maria Clara Machado, para o público infantil. A história conta do curioso encontro de uma menina, raptada por um pirata, com Pluf, um fantasminha que tem medo de gente. Pluft vive com sua mãe e seu tio (que também são fantasmas) no sótão de uma casa de praia, o lugar exato para onde a menina é levada pelo pirata Perna de Pau. A cena que vão ver antecede o encontro da menina com o fantasminha.
  • Organize os alunos em semicírculo.
  • Passe o vídeo do minuto 1:25 a 7:30. Esse trecho é importante porque ilustra o cenário (o sótão de uma casa perto da praia) e apresenta as personagens principais (Pluft, sua mãe, o pirata Perna de Pau e Maribel), para que os alunos possam dar continuidade a história.
  • Antecipe que a cena foi gravada por alguém que foi assistir a peça, por isso temos a visão do palco de onde essa pessoa estava sentada. Também é possível escutar o público rindo e comentando sobre as cenas, isso ocorre porque a gravação é ao vivo.

Comentários: As perguntas do slide visam apoiar os alunos para que, ao assistir o vídeo, identifiquem os elementos principais da cena que será continuada por eles.

Material complementar:

Vídeo, MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acesso em 2 de dezembro de 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

Além de retomar, relembrar ou apresentar os elementos da cena, é importante que os alunos retomem um pouco o que aprenderam até agora nos outros módulos sobre o gênero dramático.

  • Organize os alunos em grupos de 4 alunos e projete a tabela a seguir. Caso não seja possível, você pode imprimi-la e entregar uma para cada grupo para ser preenchida.
  • Peça que os grupos preencham a tabela conforme o que viram na cena ou o que lembram do que já foi estudado.
  • Após o preenchimento, abra a discussão e faça o preenchimento coletivo de uma tabela projetada ou desenhada em um papel pardo ou 40kg.

Comentários:

Nessa atividade, os alunos devem retomar o que aprenderam sobre o gênero dramático relacionando as características com a cena assistida.

Material complementar:

Tabela de retomada sobre o gênero dramático.

Tabela de retomada sobre o gênero dramático - respostas esperadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão em grupos planejar a escrita de uma continuação para a cena assistida. Devem levar em consideração a tabela preenchida na atividade anterior, com elementos da peça “pluft, o fantasminha” e características importantes do gênero dramático.

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos as orientações para essa etapa da aula.
  • Mantenha os alunos nos grupos de 4 alunos e entregue uma folha para que possam preencher com o planejamento com a continuação da cena.
  • Circule pela sala e veja se todos do grupo estão contribuindo para o planejamento da mesma.
  • Esse não é o momento de escrever o texto e sim planejar a escrita a partir do esquema proposto. Se apresentarem dificuldades, questione:
  • As personagens continuarão as mesmas? Serão limitadas a duas?
  • O cenário continuará o mesmo ou irá mudar? Outros cômodos da casa? Na praia?
  • O que irá acontecer na sequência da cena? O que as personagens irão fazer?
  • Como a cena irá terminar? - Ressalte que é uma cena e não a peça teatral inteira e que, normalmente, a cena começa com a entrada de personagens e termina com a saída de todos ou de algumas personagens de cena.

Materiais complementares:

Planejamento da escrita

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que o grupo leia seu planejamento e veja se faz sentido para dar continuidade à cena mostrada.

  • Projete as orientações e as questões que devem ser consideradas pelo grupo. Caso não seja possível projetar, imprima, escreva no quadro ou leia as perguntas para a turma.
  • Peça que um grupo apresente suas ideias para outro grupo avaliá-la e dar sugestões.

Material complementar:

Avaliação

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, informe que na próxima aula eles irão escrever a continuação da cena que planejaram a partir dos esquemas que realizaram nessa aula. Lembre os grupos que devem trazer a tabela com as características do gênero e o esquema da continuação da cena.

Comentários:

É muito importante que, após a discussão sobre as características do gênero que os alunos planejem sua escrita antes de escrevê-la. Nessa aula, além de relembrar a cena de Pluft, o fantasminha, o levantamento das características do gênero e tudo o que foi trabalhado nos módulos anteriores será essencial para uma boa produção e um excelente encerramento desta unidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Produção de texto. Neste módulo, as atividades serão centradas no planejamento, escrita e revisão de um texto dramático. Nessa aula serão retomadas as características desse gênero e os alunos irão fazer o planejamento do texto que irão escrever na aula seguinte.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os slides e cópias das atividades.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama”, como o próprio nome anuncia, para isso o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são apenas representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara)

Dificuldades antecipadas:

Os alunos podem apresentar dificuldades em relembrar as características textuais do gênero dramático, como a ausência de narrador, o uso de diálogos e de marcadores de cena. Por isso, no início da atividade, o professor deve buscar relacionar essas características ao vídeo que vão assistir, de uma peça de teatro sendo encenada. Será importante lembrar que os textos dramáticos não são lidos durante a peça, são roteiros que norteiam a interpretação dos atores em cena (por isso a importância dos diálogos e marcadores). A maior dificuldade reside na pouca familiaridade com o gênero dramático, o que pode até mesmo gerar desinteresse. Os alunos, podem ainda ter dificuldades em planejar a continuação da cena por não conseguir definir bem as personagens cenários ou não conseguir elaborar um conflito e um desfecho que siga com a lógica da cena inicial.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, R. B. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952 - Acessado em 2 de dezembro de 2018.

GRANERO, V. V. Como usar o teatro na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2011.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1- Explique para a turma a proposta dessa e das próximas aulas: escrever uma cena de um texto dramático, partindo de uma história conhecida: “Pluft, o fantasminha”. Caso não esteja seguindo a sequência, não se preocupe, pois nessa aula retomaremos o enredo da história.

3- Se possível, combine com a turma que após a escrita e revisão da cena elas vão ensaiar (com base nesse texto) e se apresentar para a própria turma.

2- Conte para os alunos que nesse módulo eles terão 3 aulas para planejar, escrever e revisar sua escrita, seguindo as características do gênero, e que essa aula envolve somente a primeira etapa desse processo: o planejando da cena.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Essa atividade será introduzida a partir de um vídeo de parte de uma cena da peça de teatro Pluft, o fantasminha. Essa peça já foi trabalhada no módulo de leitura, no plano LPO4_03SQA02.
  • Caso você não esteja seguindo essa sequência de aula, invista um pouco mais de tempo na introdução dessa atividade, lembrando os alunos de que os textos teatrais são produzidos para serem encenados por atores, para determinado público, e que as temáticas podem ser várias. “Pluft, o fantasminha” é uma peça escrita por uma autora brasileira, Maria Clara Machado, para o público infantil. A história conta do curioso encontro de uma menina, raptada por um pirata, com Pluf, um fantasminha que tem medo de gente. Pluft vive com sua mãe e seu tio (que também são fantasmas) no sótão de uma casa de praia, o lugar exato para onde a menina é levada pelo pirata Perna de Pau. A cena que vão ver antecede o encontro da menina com o fantasminha.
  • Organize os alunos em semicírculo.
  • Passe o vídeo do minuto 1:25 a 7:30. Esse trecho é importante porque ilustra o cenário (o sótão de uma casa perto da praia) e apresenta as personagens principais (Pluft, sua mãe, o pirata Perna de Pau e Maribel), para que os alunos possam dar continuidade a história.
  • Antecipe que a cena foi gravada por alguém que foi assistir a peça, por isso temos a visão do palco de onde essa pessoa estava sentada. Também é possível escutar o público rindo e comentando sobre as cenas, isso ocorre porque a gravação é ao vivo.

Comentários: As perguntas do slide visam apoiar os alunos para que, ao assistir o vídeo, identifiquem os elementos principais da cena que será continuada por eles.

Material complementar:

Vídeo, MACHADO, MAria Clara. Pluft, o fantasminha. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ta3yYzeY5a4. Acesso em 2 de dezembro de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos

Orientações:

Além de retomar, relembrar ou apresentar os elementos da cena, é importante que os alunos retomem um pouco o que aprenderam até agora nos outros módulos sobre o gênero dramático.

  • Organize os alunos em grupos de 4 alunos e projete a tabela a seguir. Caso não seja possível, você pode imprimi-la e entregar uma para cada grupo para ser preenchida.
  • Peça que os grupos preencham a tabela conforme o que viram na cena ou o que lembram do que já foi estudado.
  • Após o preenchimento, abra a discussão e faça o preenchimento coletivo de uma tabela projetada ou desenhada em um papel pardo ou 40kg.

Comentários:

Nessa atividade, os alunos devem retomar o que aprenderam sobre o gênero dramático relacionando as características com a cena assistida.

Material complementar:

Tabela de retomada sobre o gênero dramático.

Tabela de retomada sobre o gênero dramático - respostas esperadas.

Slide Plano Aula

Orientações: Explique para os alunos que nesse momento da aula eles irão em grupos planejar a escrita de uma continuação para a cena assistida. Devem levar em consideração a tabela preenchida na atividade anterior, com elementos da peça “pluft, o fantasminha” e características importantes do gênero dramático.

  • Projete, escreva no quadro ou leia para os alunos as orientações para essa etapa da aula.
  • Mantenha os alunos nos grupos de 4 alunos e entregue uma folha para que possam preencher com o planejamento com a continuação da cena.
  • Circule pela sala e veja se todos do grupo estão contribuindo para o planejamento da mesma.
  • Esse não é o momento de escrever o texto e sim planejar a escrita a partir do esquema proposto. Se apresentarem dificuldades, questione:
  • As personagens continuarão as mesmas? Serão limitadas a duas?
  • O cenário continuará o mesmo ou irá mudar? Outros cômodos da casa? Na praia?
  • O que irá acontecer na sequência da cena? O que as personagens irão fazer?
  • Como a cena irá terminar? - Ressalte que é uma cena e não a peça teatral inteira e que, normalmente, a cena começa com a entrada de personagens e termina com a saída de todos ou de algumas personagens de cena.

Materiais complementares:

Planejamento da escrita

Slide Plano Aula

Orientações: Peça que o grupo leia seu planejamento e veja se faz sentido para dar continuidade à cena mostrada.

  • Projete as orientações e as questões que devem ser consideradas pelo grupo. Caso não seja possível projetar, imprima, escreva no quadro ou leia as perguntas para a turma.
  • Peça que um grupo apresente suas ideias para outro grupo avaliá-la e dar sugestões.

Material complementar:

Avaliação

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Para finalizar a aula, informe que na próxima aula eles irão escrever a continuação da cena que planejaram a partir dos esquemas que realizaram nessa aula. Lembre os grupos que devem trazer a tabela com as características do gênero e o esquema da continuação da cena.

Comentários:

É muito importante que, após a discussão sobre as características do gênero que os alunos planejem sua escrita antes de escrevê-la. Nessa aula, além de relembrar a cena de Pluft, o fantasminha, o levantamento das características do gênero e tudo o que foi trabalhado nos módulos anteriores será essencial para uma boa produção e um excelente encerramento desta unidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Produção de textos do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP05 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano