Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica
Materiais necessários:
Datashow, cartolina, caneta e fita crepe. Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Atividade para impressão aqui
Dificuldades antecipadas: As dificuldades podem ser pelo fato de alguns alunos não estarem alfabetizados e de não estarem habituados a prestarem atenção em detalhes do poema, que levam a interpretação do o sentido figurado presente no texto. Para contribuir com o aprendizado o professor poderá fazer a leitura e propiciar reflexões que levem ao entendimento do texto.
Referências sobre o assunto:
BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita / Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf. Acesso em 12 de dez. de 2018.
GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/ Leo Cunha… [et al} - Curitiba : Piá, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Explicite sobre o assunto,ou seja, fale que será trabalhado poemas e seus recursos.
Materiais complementares:
Datashow ou quadro, giz ou caneta.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Leia o poema para os alunos, mas não mostre o texto.
- Pergunte para os alunos:
- Qual o tema que o poema apresenta? (Espera-se que os alunos digam que o tema é a Primavera mostrando-se facetas diferenciadas).
- O que você entendeu do poema? (Espera-se que os alunos digam que entenderam que a primavera pode se colocar de diferentes maneiras sem pensar em agradar o próximo).
- Fale que esse poema é representado por uma recurso visual.
- Pergunte para os alunos:
- Qual é a imagem que vocês acham que o poema formou? (Espera-se que os alunos digam que o poema formou uma flor com o seu pedúnculo).
- Anote no quadro as respostas dos alunos.
- Quando tiverem concluído. Diga que agora será a hora de conhecer o poema na íntegra.
- Apresente o texto no cartaz, ou no slide.
- Observe as reações das crianças e discuta sobre a proximidade do título, do texto e da imagem complementando-se para o sentido do texto.
Fonte: CAPPARELLI, Sérgio. A Primavera endoideceu. In: CAPPARELLI, Sérgio. Poesia visual. 3. ed. São Paulo: Global, 2001. p.6.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
O desenvolvimento refere-se aos slides 4 e 5.
- Peça para as crianças observarem com atenção o poema.
- Questione os alunos:
- Quais as ideias centrais do texto? (Espera-se que os alunos digam que o poeta salienta, que algumas vezes é obrigado a ouvir músicas que não gosta).
- O que vocês entenderam do texto? (Espera-se que os alunos digam que entenderam que é preciso selecionar as opções musicais, mas que algumas vezes, isso não acontece, pois as melodias estão por toda a parte).
- Divida a turma em dupla.
- Solicite que os alunos organizem a estrutura visual do poema.
- Circule entre as mesas para orientar os alunos nas dúvidas que surgirem.
- Quando tiverem concluído fale que o poema será organizado com a contribuição da turma.
- Aos poucos você irá formar uma ilustração utilizando as palavras do poema.
- Devagar retire as palavras “Irritado pelo que ouço a contragosto, ” e forme a curvatura da orelha conforme a ilustração do poema..
- Pare a atividade e pergunte para os alunos:
- Qual desenho está sendo formado? Por quê? (Espera-se que os alunos digam que está se formando uma nota musical).
- Pergunte para a turma?
-Quem quer ajudar a terminar de construir o desenho?
- Você selecionará quatro alunos durante a atividade.
- Selecione uma das crianças.
- Pergunte para os alunos:
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que deve pegar a frase “percebi que, “).
- Ela deve colocar a frase em qual disposição no desenho? (Espera-se que os alunos digam que a frase deve ser colocada na sequência da anterior).
- Deixe que a criança disponha a frase da maneira que ela achar coerente.
- Selecione outro aluno e faça a mesma pergunta.
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “na verdade, “.
- Chame mais uma criança. Pergunte
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “sou musicalmente porque musicalmente falando,”).
- Selecione mais uma criança. Pergunte
- Qual a frase que a criança deve pegar? (Espera-se que os alunos digam que devem pegar a seguinte frase “acredito que não evoluo mais,”).
- Quando tiverem concluído a atividade. Diga que a disposição empregada pelos alunos é uma possibilidade. No entanto, a poeta optou pela estrutura que será apresentada no próximo slide.
Fonte: BAHIA, Fábio. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
Slide 4 e 5
- Apresente o slide, ou mostre o poema no cartaz.
- Observe a reação das crianças.
- Pergunte para os alunos?
- Com a imagem ficou mais fácil interpretar o poema? (Espera-se que os alunos digam que a ilustração contribui para o entendimento do texto).
- Qual a importância do recurso gráfico para dar sentido ao texto? (Espera-se que os alunos digam que o recurso gráfico dialoga com o texto escrito, e que juntos contribuem com a interpretação do poema).
Fonte: BAHIA; F. Testemunho do Projétil que Matou Maiakóvski. Ilheus, BA: Mondongo, 2016.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Faça uma roda de conversas.
- Pergunte para os alunos:
- Vocês acreditam que o autor Fábio Bahia, utilizou o recurso visual no texto? Por quê? (Espera-se que o aluno diga que sim. Foi imprescindível o uso da imagem para dar sentido ao texto).
- O recurso visual contribuiu com a interpretação do poema? ( No poema apresentado a interpretação do texto foi possível por meio do uso da imagem, a comunicação entre esses dois recursos foram essenciais para dar significado a obra).
- Grave as impressões dos alunos, se possível.
- Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para os alunos colarem no caderno de poemas.