Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, cartolinas, lápis, borracha, papel, computadores e celular.
Informações sobre o gênero: O slogan é constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título ( apresenta a ideia principal),
- Subtítulo ( apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca ( junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo ( representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan ( frase curta, de fácil memorização).
Dificuldades antecipadas: Ter consciência do que precisa ser melhorado e revisado no cartaz e saber manusear os equipamentos tecnológicos disponíveis. Caberá ao professor a orientação e caso, seja possível, contar com a ajuda de colegas de trabalho para ajudar cada grupo: monitores da escola, professor de apoio ou outros.
Materiais complementares - referência bibliográfica:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>.
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será revisar o cartaz elaborado e publicá-lo nas redes sociais da escola, ou em uma apresentação para a comunidade escolar, utilizando o recursos de multimídia como máquina fotográfica, celular e computador para elaborar um vídeo de fotos dos cartazes produzidos.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- Organize a turma dividindo-a com os mesmos grupos formados na aula anterior (planejamento e produção da campanha). Garanta que na formação dos grupos os alunos estejam em níveis diferentes de escrita e leitura (de forma heterogênea quanto aos conhecimentos da língua escrita).
- Explique que nesta aula cada grupo irá revisar o cartaz elaborado e, depois, tirar fotos das ilustrações, dos slogans, dos cartazes e do espaço escolar para qual foi feita a campanha, com o objetivo de organizar um vídeo coletivo de fotos de todas as campanhas da classe a fim de publicá-lo nas redes sociais da escola, ou apresentá-lo para a comunidade escolar.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que será a atividade e a organização da turma, entregue para cada grupo o cartaz elaborado na aula anterior.
- Proponha que façam uma revisão final do texto e imagens e prossigam para a finalização da campanha (10 minutos).
- Em seguida, cada grupo irá utilizar um recurso digital (máquina fotográfica ou celular) para o registro de imagens que estejam relacionadas ao seu tema, buscando-as nos espaços da escola. (10 minutos)
- O professor deverá auxiliar no manuseio desses equipamentos.
- Oriente os grupos a se organizarem segundo tarefas específicas dentro do próprio grupo: quem irá manusear o aparelho escolhido, quem irá apresentar a campanha, se for o caso, se irão utilizar outras imagens ou recursos na hora da gravação, como por exemplo, objetos, brinquedos, etc.
- É interessante propor a saída da sala de aula e fazer as filmagens/ fotografias nos locais relacionados com o assunto da campanha escolhido pelo grupo (banheiros, refeitório, pátio, sala de aula, etc).
- É importante lembrar com os alunos as características que já foram trabalhadas ao longo de todos os planos sobre o que seria exatamente necessário para a produção de uma campanha, como também, sua apresentação em mídias: refletir sobre as campanhas vistas em vídeos durante os planos que foram trabalhados (o que mais chama a atenção em um vídeo, músicas de fundo ou barulhos que possam incrementar a produção, etc.).
- Ao voltar para a sala de aula com as fotos tiradas pela escola, oriente os alunos a tirarem fotos dos cartazes produzidos: foto das ilustrações e/ou imagens, do slogan, do cartaz inteiro.
- Feito esse processo, caberá ao professor trabalhar com as fotos tiradas pelos grupos no computador e organizar a montagem da campanha acrescentando efeitos especiais de transição e som. Seria interessante que essa ação fosse realizada com os alunos, em uma sala onde houvesse recursos de multimídia (projetor e computador) para que o professor compartilhasse o processo de criação de um vídeo de fotos com eles e que pudessem participar das escolhas da música de fundo e dos efeitos do vídeo.
- Geralmente, os sistemas operacionais do computador possuem programas para edição de vídeos. Caso não encontre no seu computador, sugerimos que utilize o programa de edição de vídeos Filmora Wondershare (disponível em https://filmora.wondershare.com/pt-br/. Acesso em 21/12/2018), que possui uma versão gratuíta.
- Provavelmente, essa atividade de edição do vídeo levará mais tempo do que o disponível para essa aula. Caso o processo não seja finalizado, você pode reservar outro momento na rotina para a finalização do vídeo.
- Os vídeos montados pelo professor ou pela turma poderão ser apresentados no auditório da escola ou mesmo em sala de aula com data show.
- Observação: relembre pontos importantes do que já aprenderem sobre a estrutura textual desse gênero:
- O slogan é constituído de imagem e textos curtos de fácil memorização com letras e cores fortes para chamar a atenção de quem está lendo, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço.
- Além de ter imagens e escritas, as campanhas publicitárias despertam nas pessoas a vontade de cumprir uma ideia proposta e acreditar nela, e que isso é o sentido que o texto quer alcançar. Que as palavras escritas que formam o slogan são escolhidas e organizadas com uma forte intenção de conseguir convencer o leitor e fazê-lo acreditar que isso será “bom”.
- Reflita: Basta ter somente a imagem no cartaz para que a mensagem da campanha seja entendida? O que mais pode ajudar nessa compreensão?
- A frase SLOGAN da campanha é muito importante, pois complementa a imagem (ou vice-versa) para que o assunto tratado seja melhor entendido pelo público leitor.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Cada grupo apresentará para a turma a sua campanha através do cartaz finalizado, destacando o slogan e o objetivo de cada uma.
- Após esse momento, organizar uma sessão no auditório da escola, caso possua, ou na própria sala de aula, para a apresentação dos trabalhos que foram editados pelo professor a partir das fotografias tiradas para a montagem do vídeo.