Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).
Introdução
Faça um áudio dizendo que os alunos devem se organizar em duplas para criar pequenos diálogos teatrais utilizando as noções de Variação Linguística. Caso queira, utilize as sugestões de cenas disponíveis aqui e faça um sorteio utilizando um Sorteador Online, disponível aqui, de forma que cada dupla fique com uma cena. Oriente que os alunos escrevam o texto dos diálogos e façam a encenação gravando em áudio ou vídeo, com as vozes das duplas. O vídeo pode ser feito no aplicativo TikTok para que os dois personagens (alunos) da dupla apareçam. Auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para que todos realizem a atividade e peça que entreguem via WhatsApp.
Desenvolvimento
Após todos terem entregado, peça, em um novo áudio, que as duplas vejam o que os demais colegas produziram para comparar e aprender com os pares. Envie, por escrito, as perguntas do slide de Fechamento para que as duplas reflitam sobre a atividade. Solicite que publiquem as respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade.
Fechamento
Depois que todos tiverem respondido, faça uma compilação das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.
Convite às famílias
As famílias podem apoiar a encenação das pequenas esquetes das duplas. Você também pode sugerir que, depois dessa atividade, sorteiem entre si essas pequenas cenas e façam as representações de forma oral, em casa. Podem gravar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.
Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares
Código: LPO6_10SQA12
(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.
AULA 01
AULA 06
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes