15178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 6º ano > Oralidade

Plano de aula - Prática de oralidade: apresentação de improviso no estilo da Commedia dell'arte

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 6º ano do Fundamental sobre improviso em commedia dell'arte

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Wania Aparecida Guedes da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online, como Google Meet ou Zoom (tutorial disponível aqui); Google Drive (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui).

Introdução
Faça um áudio dizendo que os alunos devem se organizar em duplas para criar pequenos diálogos teatrais utilizando as noções de Variação Linguística. Caso queira, utilize as sugestões de cenas disponíveis aqui e faça um sorteio utilizando um Sorteador Online, disponível aqui, de forma que cada dupla fique com uma cena. Oriente que os alunos escrevam o texto dos diálogos e façam a encenação gravando em áudio ou vídeo, com as vozes das duplas. O vídeo pode ser feito no aplicativo TikTok para que os dois personagens (alunos) da dupla apareçam. Auxilie-os pelos canais já combinados por vocês. Estabeleça um prazo para que todos realizem a atividade e peça que entreguem via WhatsApp.

Desenvolvimento
Após todos terem entregado, peça, em um novo áudio, que as duplas vejam o que os demais colegas produziram para comparar e aprender com os pares. Envie, por escrito, as perguntas do slide de Fechamento para que as duplas reflitam sobre a atividade. Solicite que publiquem as respostas em uma pasta do Google Drive específica para esta atividade.

Fechamento 
Depois que todos tiverem respondido, faça uma compilação das respostas dos alunos com as aprendizagens desta aula e acrescente o que você julgar necessário. Caso haja possibilidade, promova uma reunião no Google Meet ou no Zoom para concluir esta aula e realize o passo a passo do slide de Fechamento para aproveitar esse momento de interação ao vivo.

Convite às famílias
As famílias podem apoiar a encenação das pequenas esquetes das duplas. Você também pode sugerir que, depois dessa atividade, sorteiem entre si essas pequenas cenas e façam as representações de forma oral, em casa. Podem gravar esse momento e enviar para o grupo de WhatsApp da turma.

Sugestão Enviada Por: Luciana Ferreira Soares


Código: LPO6_10SQA12

(EF69LP52) Representar cenas ou textos dramáticos, considerando, na caracterização dos personagens, os aspectos linguísticos e paralinguísticos das falas (timbre e tom de voz, pausas e hesitações, entonação e expressividade, variedades e registros linguísticos), os gestos e os deslocamentos no espaço cênico, o figurino e a maquiagem e elaborando as rubricas indicadas pelo autor por meio do cenário, da trilha sonora e da exploração dos modos de interpretação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 6º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 6º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas