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Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Concluindo o livro das famílias do grupo

Nesta atividade, as crianças concluem a elaboração de um livro com imagens e informações sobre as famílias de cada um.

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Esta proposta prevê que você e seu grupo de crianças finalizem o livro de histórias das famílias, para o qual pesquisaram informações, dialogaram e elaboraram páginas ao longo das atividades anteriores desta sequência. É o momento de montagem do livro e de planejar como ele será apresentado aos familiares. Retome todas as produções anteriores, observando se há alguma ainda a ser concluída e antecipe os materiais necessários para a finalização.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Para concluir a escrita e a montagem do livro sobre as tradições das famílias, será necessário reunir todas as produções realizadas pelas crianças no decorrer da sequência (ver Contextos Prévios).

Materiais para registro e montagem do livro, como lápis de cor, canetinha, papéis diversos, tesoura, cola, grampeador, clips, entre outros.Para a capa e a contracapa, é interessante garantir um papel de maior gramatura do que o utilizado nas páginas do livro, para favorecer o manuseio e a durabilidade dele.

Espaços:

É indicado realizar a proposta na própria sala de atividades do grupo. Desse modo, os alunos terão fácil acesso a todas as páginas produzidas para o livro das famílias, assim como aos materiais para registro e montagem.

Tempo sugerido:

Aproximadamente uma hora.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais estratégias as crianças utilizam para a organização e a conclusão do livro, nos pequenos grupos? Que saberes sobres as famílias são compartilhados entre elas nesse momento?

2. Como articulam as estratégias de leitura e suas hipóteses de escrita durante a complementação das páginas do livro e na leitura final da história das famílias? Como se dá a interação entre as crianças ao expor suas opiniões e considerando as ideias dos colegas?

3. Que sentimentos são expressados pelas crianças e de que forma se manifestam em relação ao processo de elaboração e à conclusão do livro do grupo?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Para que a revisão e a complementação do livro sejam garantidas de forma coletiva e colaborativa, fique atento aos comentários das crianças, para que todas as opiniões sejam valorizadas. Garanta diversidade de estratégias (escrita, desenhos, leituras etc.) para a revisão do livro produzido, possibilitando a participação de toda a turma.

O que fazer durante?

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Comente, em roda, com o grande grupo, que as crianças já sabem de muitas coisas sobre as famílias da turma, pois já elaboraram várias páginas do livro e precisam agora finalizá-lo, montando-o, para poderem socializá-lo com as famílias.

Incentive-as a relembrar as descobertas que fizeram, as visitas que receberam e as pesquisas que as ajudaram a conhecer mais sobre as tradições e as culturas da famílias.

Convide os pequenos a reunirem as páginasque foram confeccionadas e esclareça que chegou o momento de rever o que fizeram e ver se precisam alterar ou incluir alguma informação para finalmente concluírem e montarem o livro das famílias.


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Proponha que, em pequenos grupos, analisem as páginas produzidas e verifiquem se precisam de alguma alteração ou complementação. As páginas podem ser divididas entre os grupos, para facilitar a organização das mudanças.

Proponha que as crianças leiam as páginas designadas ao seu grupo (para isso utilizam de estratégias de leitura, apoiando-se na memória, em palavras conhecidas, imagens etc.) com seu auxílio, se necessário. A partir disso cada equipe define o que precisa fazer para complementar as páginas, talvez seja necessário incluir escritas, legendas, fotografias, desenhos ou rever alguma parte da história ou relato que ficou incompleto.

Sugira que as crianças conversem com os colegas dos outros grupos sobre as intervenções que farão nas páginas do livro, procurando por novas opiniões para garantir as conclusões.

Observe as necessidades das crianças enquanto elas realizam as atividades, caso perceba dificuldade de organização, ofereça ajuda. Você pode dar dicas de como elas podem se organizar, ajudar na escrita de alguma palavra e orientá-las a rever os registros de outras páginas para relembrar a sequência do livro.


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Sugira que, conforme concluam as atividades, as crianças coloquem as páginas revisadas sobre algumas mesas, uma ao lado da outra, para facilitar a visualização de todos. Retornando ao grande grupo, proponha que elas observem todas as páginas produzidas, apontem algo que considerem precisar de melhoria ou completação e decidam juntas como pode ser montado o livro. Auxilie as crianças nessa organização, para que o produto apresente primeiramente um contexto inicial, do objetivo do grupo em produzi-lo, e depois traga os elementos culturais e as tradições das famílias, em suas especificidades. Garanta que o livro seja montado a partir das sugestões das crianças, valorizando ao máximo as sugestões e as iniciativas delas.

Possíveis falas do professor neste momento: Estamos com várias páginas soltas, como podemos organizá-las e qual ordem seguir para contarmos as histórias das famílias de nosso grupo?

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No momento da organização das páginas e da montagem do livro, provavelmente as crianças irão perceber ele está sem capa. Sugira que peguem uma ou mais obras da caixa de leitura para realizarem comparações e verem o que mais tem em um livro e checarem o que está faltando fazer no livro do grupo, por exemplo, o título e o nome dos autores. Proponha que troquem ideias para eleger o título que melhor represente a investigação sobre as famílias. Você pode registrar no quadro as ideias que surgirem e, em seguida, propor que realizem uma votação para a escolha do título.

Definam os responsáveis pela elaboração a capa do livro e discutam como ela será: se terá algum desenho, quem pode escrever o título etc. Como são muitos os autores, sugira que na primeira página cada criança coloque seu próprio nome, para ficar registrada sua participação. Se alguém tiver dificuldade em escrever o próprio nome, sugira que essa criança utilize como referência alguma ficha ou etiqueta na qual o nome dela esteja escrito.

Sugira que as famílias também possam escrever no livro. Para isso, diga aos pequenos que eles podem incluir algumas páginas em branco, para que elas possam, depois, deixar mensagens registradas nele.


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Combine com as crianças como será feita a junção das páginas. Talvez seja necessária uma encadernação, que você pode providenciar posteriormente. Neste momento, para que vejam o livro montado, utilize provisoriamente grampos ou clips.No grande grupo, proponha que façam a leitura do livro das famílias. Como a obra é algo que elas mesmas produziram, elas estarão aptas a realizar a leitura, mesmo sem ler convencionalmente. A cada página uma criança lê, as demais podem complementar com o que lembram, com a leitura das imagens etc. Esteja atento às necessidades delas, auxiliando-as na leitura e favorecendo a cooperação entre todos da turma.


Para finalizar:

Após a leitura, conversem sobre como foi produzir o livro, sobre qual página cada criança gostou mais e por que e quais informações acharam mais interessantes sobre as famílias do grupo.

Pergunte a elas como podem socializar o livro que fizeram, para que possam contar aos outros sobre as histórias investigadas. Ideias como estas podem surgir: as crianças podem querer levar o livro para casa, cada dia uma; elas podem sugerir que as famílias venham à escola para ler o livro etc. A partir das ideias dadas pelos pequenos, faça os combinados necessários com eles: você pode fotografar a capa do livro para que as crianças elaborem um convite para enviar para os familiares, um cartaz pode ser fixado na entrada da escola, ou na porta da sala, para que em horário de entradaou de saída os responsáveis possam conhecer o livro. Peça ajuda das crianças para guardar os materiais que utilizaram e para organizar a sala.

Desdobramentos

As crianças decidirão como será feito o convite para os familiares, se farão um convite ou cartaz, ou se optarão por outra forma de comunicar que o livro está pronto e que as famílias poderão conhecê-lo, para que em outro dia possam vir à escola apreciá-lo.

Uma outra possibilidade é organizar um dia do lançamento do livro. Desse modo, o convite será enviado antecipadamente às famílias e as crianças planejarão como farão a leitura da obra que produziram coletivamente.

Engajando as famílias

Ao irem à escola conhecer o livro das famílias do grupo, os familiares podem escrever recadinhos para as crianças, nas páginas em branco que foram incluídas.

Se os pequenos desejarem ter uma cópia do livro, providencie um arquivo digital. As páginas da obra podem ser fotografadas ou escaneadas para compor um documento em PDF ou uma apresentação em Powerpoint. Esse arquivo digitalizado do livro pode ser gravado em CDs ou DVDs, um para cada criança levar e ver com sua família.


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