Plano de Aula

Plano de aula: Histórias das famílias das crianças

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre História das famílias

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O que fazer antes?

Contextos prévios:

Na primeira atividade da sequência as crianças levantaram algumas questões que gostariam de saber para perguntar para suas famílias. Também ficou proposto de levarem para a escola alguns materiais que ajudam a contar as histórias das famílias, como fotos, registros, objetos, vídeos, relatos orais e escritos etc. Se alguma família enviar antecipadamente um arquivo digital, equipamento para reprodução ou impressão de foto deverá ser organizado, se for possível. É importante que o professor providencie alguns materiais de sua própria família para também socializar com as crianças. Este plano traz as propostas considerando o livro físico, mas se seu grupo optar pelo livro digital (conforme recursos tecnológicos disponíveis na sua escola) ele pode ser adaptado para elaboração como apresentação Power Point, em forma de vídeo com o programa Movie Maker ou outro que seja de seu conhecimento.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Registros sobre as origens e costumes das famílias: fotos, registros, objetos, relatos orais e escritos etc. (material selecionado pelas crianças com as famílias).Aparelhos para reproduzir fotos como celular, tablet, notebook ou computador, se alguma mídia foi enviada antecipadamente pelas famílias. (como arquivo por whatsapp ou e-mail, pen drive etc.). Materiais para registrar as atividades:lápis, canetas, material para recorte, cola, tinta, pincéis, folhas, lápis de cor, giz de cera etc.Como a investigação proposta durante esta sequência irá resultar em um livro coletivo, é importante definir o suporte (tipo de papel e tamanho) que será utilizado para todas as produções, facilitando a montagem final do livro. Caso o livro seja digital, serão necessários computadores, câmeras fotográficas, celulares etc.

Espaços:

O local para realizar essa atividade deve ser amplo, permitindo a mobilidade entre os espaços, e possuir equipamentos onde possam ser reproduzidos os recursos audiovisuais. Deve possuir também espaço para que as crianças possam registrar a atividade, como mesas e bancadas. É possível usar a biblioteca, sala de informática, ou a própria sala de atividades, desde que consiga deslocar os equipamentos (computadores, televisão, aparelho de som etc.) para esse espaço.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como se deu o envolvimento das crianças e das famílias com a proposta de investigação sobre sua cultura?

2. Como se organizam para produzir uma página do livro com suas histórias? As crianças contribuem com sugestões e consideram a dos colegas?

3. Como as crianças demonstram fazer parte da história da família? Demonstram prazer em relatar a história da família delas?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Para garantir a participação de todos, incentive as crianças a compartilharem suas histórias utilizando várias linguagens: oral, escrita, imagens, áudio e vídeos gravados etc. Esteja atento às manifestações de cada criança, oportunizando que todas possam se expressar e registrar as atividades de forma espontânea.

O que fazer durante?
O que fazer durante?

1

Acomodados em roda no grande grupo, converse sobre a pesquisa que fizeram. Proponha que contem com quem conversaram e se aprenderam algo de novo sobre suas famílias e que compartilhem com os colegas as descobertas que fizeram em relação às famílias, sobre origens e culturas. Incentive que falem de suas histórias, e contem o que trouxeram para compartilhar com os colegas, se foram fotos, vídeos, relatos, objetos ou outro material que retrate as origens, costumes e tradições das famílias.Combine que os áudios e vídeos serão socializados em outro dia, pois precisam de um tempo maior, e explique que nas próximas etapas de escrita do livro esses materiais serão muito úteis. Nesse momento utilizarão os objetos e materiais impressos, como fotos, documentos, relatos escritos etc. Caso perceba insegurança nas crianças para relatar a história, inicie apresentando a da sua família, assim elas podem identificar elementos em comum e se sentirão mais à vontade para fazer os relatos.

Possíveis falas do professor neste momento: Minha família tem origem portuguesa, meus avós, pais da minha mãe, vieram de navio há muitos e muitos anos, lá de Portugal para cá. E os avós, ou pais de vocês, vieram de outro lugar? De onde?


2

Após perceberem a diversidade cultural do grupo, provoque a discussão sobre como podem incluir tantas histórias neste livro e como vão se organizar para confeccioná-lo. Dialogue com as crianças sobre o que consta em um livro, sua capa, título, nome dos autores e ilustradores, páginas que contam sua história etc.

Nesse momento, é importante decidir se farão um livro físico ou digital(conforme indicação no Contextos Prévios). As atividades desenvolvidas serão as mesmas para os dois tipos de livros, só a forma de registrar irá variar de acordo com a escolha do grupo, com os recursos tecnológicos e materiais que a escola oferecer.

Sendo a proposta a elaboração de um livro físico, pensem em uma forma de registrar os arquivos digitais no papel: imprimir fotos, relatos escritos e orais das família que podem ser expressados por meio de desenhos, escritas espontâneas das crianças, escritas do professor ou de algum familiar que esteja disposto a ajudar nessa etapa.


3

De acordo com a conversa inicial sobre as descobertas que serão registradas no livro, sugira que as crianças se organizem em pequenos grupos para que individualmente tenham a oportunidade de mostrar a pesquisa e expor mais detalhes sobre as histórias e tradições da família. Proponha que, à medida que conversem sobre as histórias, elas explorem os materiais que cada criança trouxe, fazendo perguntas umas às outras e aguçando a investigação. Indique que cada grupo elaborare uma página do livro, para contarem um pouco da história de todas as crianças do pequeno grupo que estão trabalhando. Em cada página poderá ter assuntos variados, como informações sobre origem da família, momentos da infância dos pais ou avós, alguma festa ou receita tradicional, locais que gostam de passear etc. Acompanhe o momento de organização e conversa nos pequenos grupos, auxiliando na seleção, apresentação do material e contextualização dos registros. Caso precisem reproduzir algum material digital, ajude na gestão do tempo e no revezamento para uso dos equipamentos disponíveis na sala. Enquanto um grupo aprecia o arquivo digital de uma criança, os outros estão analisando objetos, fotos ou documentos impressos..


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Após a troca nos pequenos grupos, convide as crianças a compor a página do livro com os materiais que escolheram, definindo como esse registro será realizado. Elas podem preferir colar as fotos, fazer desenhos ou registros escritos utilizando escrita espontânea ou com a ajuda do professor como escriba de suas ideias. Fique atento às manifestações delas e auxilie nos registros. Sugira que organizem os materiais no suporte antes de colarem, para distribuírem imagens, fotos e textos de forma que fique esteticamente agradável na página do livro. Dependendo do número de alunos da turma, você pode optar em fazer rodízio dos pequenos grupos durante o desenvolvimento desta etapa para que consiga apoiar a todos. Enquanto um grupo está realizando os registros, proponha que os outros realizem outra atividade que consigam trabalhar de forma autônoma. Podem optar por brinquedos de montar, massinha, livros ou jogos de mesa, os quais podem também ser utilizadas caso alguma criança não se envolva na investigação e elaboração do livro das famílias do grupo. Se o tempo não for suficiente para concluir os registros de todos os pequenos grupos, é possível combinar de concluir em outro dia. Provavelmente as crianças ficarão ansiosas em terminar sua página do livro, é importante retomar a atividade o mais rápido possível, para que elas não percam o interesse.


5

Reúna o grande grupo para socializarem com os colegas o que realizaram nos pequenos grupos e mostrarem como estão construindo a primeira parte do livro.

Proponha que contem sobre os materiais que escolheram, sobre a forma como optaram em fazer o registro e quais histórias estão sendo contadas sobre as famílias.

Converse sobre as próximas etapas do livro, quando terão oportunidade de socializar os áudios e vídeos trazidos por elas e realizar novas pesquisas para produção de novas páginas do livro.


Para finalizar:

Combine com as crianças como vão guardar as produções de cada pequeno grupo, verificando se tem algo que ainda precisa secar etc. Solicite ajuda para guardar os materiais e organizar o espaço da sala que utilizaram. Converse sobre a próxima atividade da sequência, na qual elas escolherão uma das tradições familiares para aprofundarem o conhecimento sobre a tradição. Diga para que pensem em como farão a escolha de um tema que contemple todas as famílias. Aproveite para indicar que pensem junto às famílias como poderá ser o título deste livro do grupo.

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