14371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Toda família tem história

Nesta atividade, uma leitura serve como ponto de partida para que as crianças investiguem mais sobre suas próprias famílias.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, será preciso conhecer e selecionar livros que abordam histórias e costumes de famílias de diferentes culturas. Os links abaixo trazem sugestões de livros com essa temática, em relação às culturas africanas e indígenas. É importante pesquisar outras culturas que estejam presentes em seu grupo de crianças:

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2017/11/17/5-livros-infantis-sobre-ancestralidade-cultura-e-identidade-negra/

https://lunetas.com.br/10-livros-para-nos-aproximarmos-das-culturas-dos-povos-indigenas/

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Livros de literatura infantil que retratam histórias e costumes de famílias de diferentes origens. Blocos e canetas para anotações.

Espaços:

Por se tratar de leitura de histórias, esta atividade precisa de um local agradável e com pouco ruído, pode ser a sala de atividades, a biblioteca, a área verde, o pátio etc.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças demonstram interesse por outras culturas? Quais são os questionamentos levantados em relação aos costumes familiares dos colegas?

2. Como as crianças expressam suas ideias? Que relações fazem sobre a cultura da sua família com a da família retratada na história?

3. Qual é a reação das crianças ao ouvir sobre culturas diferentes do seu cotidiano? O que demonstram sobre essas diferenças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Para garantir a participação de todos, esteja atento aos desdobramentos da leitura, de modo a oportunizar expressões espontâneas das crianças. Incentive que os pequenos manifestem opiniões, respeitando e valorizando a história de cada um.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Na roda, no grande grupo, convide as crianças para falar sobre suas próprias famílias, para contar sobre sua origem, seus hábitos e costumes. Questione se conhecem a história da família, se notam diferenças entre a sua família e a de outras crianças do convívio.

A partir dessa conversa, mostre dois ou três livros e diga que precisa de ajuda para escolher um deles. Conte que ele as ajudará a conhecer mais sobre a cultura de outras famílias.

Mostre a capa, leia o título, fale o nome do autor, instigue-as a antecipar sobre o que trata a história.

Decidam sobre a forma de escolha da história: cada criança poderá indicar a sua vontade e a maioria vence, elas podem se organizar em pequenos grupos para eleger um livro, sortear uma criança para indicar o livro, ou outra forma de escolha.

Diga que neste momento vocês farão a leitura de apenas um dos livros, mas que os outros ficarão disponíveis no cantinho de leitura da sala, para que possam ser lidos em outros momentos.


2

Após as crianças estarem sentadas de forma confortável, leia a história, aguçando a curiosidade delas quanto aos aspectos culturais da família apresentada no livro: origens, costumes, culinária, festas, traços físicos, entre outras particularidades tratadas na história.


3

Proponha no grande grupo, umaconversa sobre a cultura da família que conheceram por meio da história que acabaram de ouvir, abordando se alguém tem algo parecido em suas famílias, na forma de se vestir, de se alimentar ou de tradições como festas, datas especiais etc.

Instigue-os a falar sobre suas próprias origens e a recordar das histórias contadas pelos pais e/ou avós sobre as famílias. Incentive todas as crianças a falar, mas respeite aquelas que não quiserem.


4

Proponha uma investigação sobre as famílias, em que cada criança possa conhecer mais sobre sua própria origem e sobre seus antepassados. A partir disso, vocês vão registrar as histórias das famílias do grupo em um livro da turma, da mesma forma que foi feita no livro que conheceram hoje. Nesse diálogo, promova um levantamento de fatos e curiosidades que desejam saber sobre as próprias famílias e sobre as dos colegas, como por exemplo: a localidade onde os familiares nasceram e vivem, suas origens, seus costumes, brincadeiras da infância, culinária, histórias, festas que participam etc.

Registre em um bloco de anotações o que as crianças vão trazendo de interesses a respeito das famílias para planejarem juntos a produção do livro.


5

Dentre os temas presentes na lista, proponha que as crianças contem algumas coisas que já sabem sobre suas famílias e conversem sobre como podem obter mais informações para a escrita desse livro. Provavelmente vão dizer que precisam conversar com os pais, os tios e os avós. Indique também que elas podem trazer registros sobre a origem de cada família, por exemplo: relatos orais e escritos das famílias, videos, fotos etc. Alguns familiares podem vir à escola para conversar sobre suas origens ou ensinar algo às crianças como uma brincadeira, uma música ou receita de sua cultura etc.

Combine com os pequenos a elaboração de um bilhete para informar às famílias sobre a investigação que farão, propiciando o envolvimento de todos.


Para finalizar:

Converse com as crianças sobre o tipo de livro que podem elaborar, livro físico ou livro digital, abordando suas preferências e os recursos necessários para essa realização. Solicite que contribuam com a organização da sala para a próxima atividade.

Desdobramentos

Disponibilize, em um momento de livre escolha, outros livros que trazem o tema para que as crianças possam folheá-lo e assim explorar suas ilustrações e texto. Apresente também outros materiais, como pequenos vídeos, trechos de documentários ou músicas que abordem diferentes culturas, possibilitando a ampliação dos conhecimentos dos pequenos e o enriquecimento do repertório deles, promovendo o respeito à diversidade cultural.

Engajando as famílias

A participação da família será essencial para a investigação das crianças e para a elaboração do livro do grupo. Envie aos familiares um bilhete, elaborado com as crianças, avisando sobre o livro que começarão a confeccionar e como eles podem contribuir com essa produção, enviando relatos, fontes de pesquisa, objetos etc. Um cartaz na porta da sala, chamando a atenção para a investigação que estão realizando, dando informações sobre o que foi desenvolvido no dia, pode contribuir para maior participação das famílias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano