14371
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Toda família tem história

Nesta atividade, uma leitura serve como ponto de partida para que as crianças investiguem mais sobre suas próprias famílias.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta atividade, será preciso conhecer e selecionar livros que abordam histórias e costumes de famílias de diferentes culturas. Os links abaixo trazem sugestões de livros com essa temática, em relação às culturas africanas e indígenas. É importante pesquisar outras culturas que estejam presentes em seu grupo de crianças:

http://portal.aprendiz.uol.com.br/2017/11/17/5-livros-infantis-sobre-ancestralidade-cultura-e-identidade-negra/

https://lunetas.com.br/10-livros-para-nos-aproximarmos-das-culturas-dos-povos-indigenas/

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Livros de literatura infantil que retratam histórias e costumes de famílias de diferentes origens. Blocos e canetas para anotações.

Espaços:

Por se tratar de leitura de histórias, esta atividade precisa de um local agradável e com pouco ruído, pode ser a sala de atividades, a biblioteca, a área verde, o pátio etc.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. As crianças demonstram interesse por outras culturas? Quais são os questionamentos levantados em relação aos costumes familiares dos colegas?

2. Como as crianças expressam suas ideias? Que relações fazem sobre a cultura da sua família com a da família retratada na história?

3. Qual é a reação das crianças ao ouvir sobre culturas diferentes do seu cotidiano? O que demonstram sobre essas diferenças?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo.

Para garantir a participação de todos, esteja atento aos desdobramentos da leitura, de modo a oportunizar expressões espontâneas das crianças. Incentive que os pequenos manifestem opiniões, respeitando e valorizando a história de cada um.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Na roda, no grande grupo, convide as crianças para falar sobre suas próprias famílias, para contar sobre sua origem, seus hábitos e costumes. Questione se conhecem a história da família, se notam diferenças entre a sua família e a de outras crianças do convívio.

A partir dessa conversa, mostre dois ou três livros e diga que precisa de ajuda para escolher um deles. Conte que ele as ajudará a conhecer mais sobre a cultura de outras famílias.

Mostre a capa, leia o título, fale o nome do autor, instigue-as a antecipar sobre o que trata a história.

Decidam sobre a forma de escolha da história: cada criança poderá indicar a sua vontade e a maioria vence, elas podem se organizar em pequenos grupos para eleger um livro, sortear uma criança para indicar o livro, ou outra forma de escolha.

Diga que neste momento vocês farão a leitura de apenas um dos livros, mas que os outros ficarão disponíveis no cantinho de leitura da sala, para que possam ser lidos em outros momentos.


2

Após as crianças estarem sentadas de forma confortável, leia a história, aguçando a curiosidade delas quanto aos aspectos culturais da família apresentada no livro: origens, costumes, culinária, festas, traços físicos, entre outras particularidades tratadas na história.


3

Proponha no grande grupo, umaconversa sobre a cultura da família que conheceram por meio da história que acabaram de ouvir, abordando se alguém tem algo parecido em suas famílias, na forma de se vestir, de se alimentar ou de tradições como festas, datas especiais etc.

Instigue-os a falar sobre suas próprias origens e a recordar das histórias contadas pelos pais e/ou avós sobre as famílias. Incentive todas as crianças a falar, mas respeite aquelas que não quiserem.


4

Proponha uma investigação sobre as famílias, em que cada criança possa conhecer mais sobre sua própria origem e sobre seus antepassados. A partir disso, vocês vão registrar as histórias das famílias do grupo em um livro da turma, da mesma forma que foi feita no livro que conheceram hoje. Nesse diálogo, promova um levantamento de fatos e curiosidades que desejam saber sobre as próprias famílias e sobre as dos colegas, como por exemplo: a localidade onde os familiares nasceram e vivem, suas origens, seus costumes, brincadeiras da infância, culinária, histórias, festas que participam etc.

Registre em um bloco de anotações o que as crianças vão trazendo de interesses a respeito das famílias para planejarem juntos a produção do livro.


5

Dentre os temas presentes na lista, proponha que as crianças contem algumas coisas que já sabem sobre suas famílias e conversem sobre como podem obter mais informações para a escrita desse livro. Provavelmente vão dizer que precisam conversar com os pais, os tios e os avós. Indique também que elas podem trazer registros sobre a origem de cada família, por exemplo: relatos orais e escritos das famílias, videos, fotos etc. Alguns familiares podem vir à escola para conversar sobre suas origens ou ensinar algo às crianças como uma brincadeira, uma música ou receita de sua cultura etc.

Combine com os pequenos a elaboração de um bilhete para informar às famílias sobre a investigação que farão, propiciando o envolvimento de todos.


Para finalizar:

Converse com as crianças sobre o tipo de livro que podem elaborar, livro físico ou livro digital, abordando suas preferências e os recursos necessários para essa realização. Solicite que contribuam com a organização da sala para a próxima atividade.

Desdobramentos

Disponibilize, em um momento de livre escolha, outros livros que trazem o tema para que as crianças possam folheá-lo e assim explorar suas ilustrações e texto. Apresente também outros materiais, como pequenos vídeos, trechos de documentários ou músicas que abordem diferentes culturas, possibilitando a ampliação dos conhecimentos dos pequenos e o enriquecimento do repertório deles, promovendo o respeito à diversidade cultural.

Engajando as famílias

A participação da família será essencial para a investigação das crianças e para a elaboração do livro do grupo. Envie aos familiares um bilhete, elaborado com as crianças, avisando sobre o livro que começarão a confeccionar e como eles podem contribuir com essa produção, enviando relatos, fontes de pesquisa, objetos etc. Um cartaz na porta da sala, chamando a atenção para a investigação que estão realizando, dando informações sobre o que foi desenvolvido no dia, pode contribuir para maior participação das famílias.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

Histórias das famílias das crianças

ATIVIDADE 03

Conhecendo tradições das famílias do grupo

ATIVIDADE 04

Familiares contam suas histórias

ATIVIDADE 05

Concluindo o livro das famílias do grupo

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos com areia e cola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhando folhas sob o efeito da luz

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o momento do sono

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de observação da natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre as imagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Iniciando coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Quanto tempo o tempo tem?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Marcas do tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A escrita nas brincadeiras de faz de conta

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo quadrinhos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo nosso Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de perspectiva

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprimorando o desenho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como o tempo pode ser medido?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pesquisando sobre as sombras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Acampamento na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Concluindo o livro das famílias do grupo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo um roteiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando descobertas em vídeo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre animais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de olhares fotográficos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um álbum de dicas para crianças menores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando uma apresentação de dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Filmando descobertas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando o catálogo de animais brasileiros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Entrevistando as famílias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhando em parceria

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Invenções e Inventores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de Invenções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Mudando as regras do jogo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprender um jogo novo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: escolhas para brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando descobertas em vídeo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias na escola: atividades na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Primeiros dias - expectativas para o dia seguinte

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO06 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo profissões para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo a música indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cultura sonora indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Entrevistando as famílias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Diversidade cultural - Bumba meu boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brinquedos e brincadeiras tradicionais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Familiares contam suas histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogo de origem indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • Vagas e Oportunidades
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Sala de Aula

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann