14757
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Familiares contam suas histórias

Nesta proposta, familiares são convidados para compartilhar com o grupo tradições e historias.

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Elizabeth Geralda Souza

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Conforme combinado na atividade anterior, foram enviados convites para sondar sobre a possibilidade de alguém da família (preferencialmente pessoas mais velhas, como avós e bisavós) irem à escola contar sobre os costumes de suas famílias e interagir com as crianças. Elas poderão brincar, realizar uma receita, contar sobre as origem da família, contar histórias etc. É importante que saiba antes o que os familiares desejam compartilhar e de que forma, para o planejamento da atividade e organização da agenda. Assim, cada familiar poderá ir um dia para conversar com as crianças ou, dependendo do que forem apresentar, podem organizar duas pessoas no mesmo dia. Se for possível na organização da escola, prepare um lanche coletivo com a ajuda das crianças (um sanduíche com patê, por exemplo, e um suco, algo simples) para agradecer a participação dos convidados.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Toda família tem sua história

Histórias das famílias das crianças

Conhecendo tradições das famílias do grupo

Familiares contam suas histórias

Concluindo o livro das famílias do grupo

Materiais:

Materiais para registro: lápis, papel, câmera fotográfica ou celular.

Outros materiais deverão ser selecionados de acordo com a atividade que será desenvolvida pelas famílias com as crianças. Por exemplo: se houver preparação de uma receita, terá que providenciar os ingredientes e utensílios necessários. Caso fale sobre a origem da família, talvez precise de equipamentos para reproduzir fotos e vídeos.

Espaços:

Prepare o local para que todos fiquem confortáveis e possibilite o desenvolvimento da atividade preparada pelos convidados. Se for uma brincadeira, pode ocorrer na área externa, se for uma conversa, é melhor na sala de atividades com um espaço aconchegante, se for o preparo de uma receita, precisa ter combinados prévios com a equipe da cozinha e definição do local etc.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 1 hora e 20 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças se organizam para receber os convidados? De que forma contribuem para a realização das atividades e para os registros que comporão o livro das famílias do grupo?

2. Quais as manifestações sobre a possibilidade de receber os familiares na escola, compartilhando algo de sua tradição? Como se dá a participação das crianças durante a proposta?

3. Quais questionamentos levantados pelas crianças para conhecerem mais sobre as tradições apresentadas? Que relações fazem das histórias apresentadas com a história da sua família?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo.

Fique atento às necessidades das crianças e convidados em relação ao acesso ao espaço onde a atividade será realizada e aos materiais utilizados. Proporcione que todos possam participar e interagir uns com os outros.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Reúna as crianças em roda no grande grupo e conte que chegou o dia de receberem os convidados que apresentarão um pouco da história das famílias e, assim, elas poderão elaborar mais algumas páginas do livro que estão produzindo. Conversem sobre a importância do que essas pessoas vão trazer para ampliar o conhecimento das crianças sobre várias culturas. Proponha que se organizem para escutar o que a pessoa tem a contar ou ensinar. Diga que podem fazer perguntas e interagir com o familiar. As crianças podem fazer alguns combinados para que todas possam participar, respeitando os convidados e colegas. Alguns combinados que as crianças podem fazer: se a atividade for uma brincadeira, é preciso prestar atenção nas orientações e regras, como as perguntas e dúvidas serem feitas para possibilitar a participação de todas as crianças. Se a atividade for contação de histórias ou sobre a origem das famílias, respeite o momento em que os convidados estiverem falando e levante a mão quando tiver uma pergunta para fazer. Combine com as crianças como se dará o registro desse momento com os familiares para compor o livro do grupo. Quem irá gravar, fotografar ou mesmo realizar algum registro escrito ou com desenho, se desejarem.


2

Assim que os familiares chegarem na escola, convide-os a se juntarem ao grande grupo na sala. Incentive as crianças a conduzirem o início da atividade, explicando sobre a importância desse encontro e como selecionaram as tradições que as famílias vão ensinar ou contar e o motivo dessa escolhas. Compartilhe com o convidado que as crianças estão elaborando um livro de histórias das famílias e que o que aprenderem e fizerem hoje também será registrado no livro. Solicite que contem sobre os combinados que fizeram e perguntem se os convidados também têm alguns combinados para a melhor gestão do tempo e viabilidade da atividade. Auxilie as crianças neste diálogo e definição de combinados com as famílias. Dependendo do tipo de manifestação que o convidado for apresentar, se dirijam para o local escolhido.


3

Proponha que os familiares socializem suas propostas de atividades com os pequenos e que, de acordo com as atividades escolhidas, possam contar mais detalhes sobre o que vão apresentar ou realizar com as crianças. Por exemplo: se forem preparar uma receita, podem contar um pouco sobre a história da receita, de onde ela veio, o motivo de gostar dela, se marcou sua infância ou outro momento da vida. Se forem contar sobre a origem das famílias, podem mostrar fotos da própria família ou trazer imagens de livros ou da internet que condizem com a realidade vivida por elas (como a história da chegada dos negros no Brasil, como os índios que viviam antes da chegada dos portugueses, como foi a viagem dos antepassados para chegarem ao Brasil ou na cidade que hoje moram, se moravam no campo e migraram para a idade, ou vice-versa). Se for uma brincadeira, podem apresentar as regras, ensinar como se brinca e também contextualizar sobre a importância dessa brincadeira (com quem aprenderam a brincar, com quem brincavam quando eram crianças, onde brincavam e porque gostam dessa brincadeira).


4

É o momento de interação dos convidados com as crianças. Incentive-as a oferecerem ajuda, perguntando e participando da atividade. Ao preparar a receita, as crianças podem se organizar em pequenos grupos para que cada grupo possa ajudar com os materiais, com a preparação, com o registro deste momento, filmando ou fotografando. O mesmo pode acontecer com as brincadeira, onde as crianças e convidados podem decidir se todos brincarão no grande grupo ou em pequenos grupos, de acordo com o tipo de atividade. Observe se as crianças estão participando e como se dá o envolvimento delas durante a realização da atividade com as famílias, se demonstram interesse, perguntam, fazem comentários, dão sugestões etc. Talvez algumas não queiram participar ativamente da atividade mas queiram registrar com fotos, filmagens ou desenho e escrita espontânea.


5

Assim que o convidado terminar de apresentar suas histórias ou realizar com as crianças o que vieram fazer, convide todos a se reunirem no grande grupo. Incentive as crianças a contarem sobre as impressões, participação na atividade e se gostariam de saber algo mais sobre as histórias relatadas ou sobre as propostas realizadas. Instigue-as a fazer comparação das histórias apresentadas com as tradições da própria família e de seus colegas. É importante que os convidados também se manifestem. Incentive-os a falar se gostariam de contar um pouco mais sobre a história, sobre a família, se conseguiram transmitir o que vieram apresentar e se aprenderam algo com as crianças. Proponha às crianças que realizaram desenhos e escritas durante o desenvolvimento da proposta e peça para que mostrem e falem sobre as produções, se desejarem.


Para finalizar:

Informe que além destes registros, outros serão realizados pelas crianças em outro momento para compor mais uma página do livro.

Para agradecer a presença de todos, convide para o lanche que foi preparado pelas crianças, para que todos possam compartilhar de mais um momento de convívio.

Desdobramentos

Caso muitos familiares se disponham a comparecer à escola, organize para que, em dias diferentes, todos possam apresentar suas histórias. Podem ser organizados por temas ou assuntos: um dia para as brincadeiras, outro para a culinária, outro para as festas da sua cultura etc. O importante é que todos possam participar e contribuir para o enriquecimento cultural das crianças. As crianças poderão terminar seus registros da atividade em outro momento, no qual poderão escrever um texto coletivo relatando sobre a atividade, incluindo desenhos e fotos.

Engajando as famílias

Elabore com as crianças um bilhete para as famílias, contando sobre esse momento prazeroso realizado na escola. Informe para as famílias sobre a importância de momentos como esse na escola, onde as crianças conhecem sobre sua própria história e sobre as vivências dos familiares dos colegas. Conte sobre o envolvimento das crianças na atividade, como reagiram ao receber as famílias na escola e que sempre estarão a disposição para que outras famílias também possam participar com as crianças de atividades na escola.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EO06 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano