15039
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Oralidade

Plano de aula - Apresentação do cantiga: “A velha a fiar”

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do EF sobre Apresentação do cantiga: “A velha a fiar”

Plano 12 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone Carvalho De Vellasco

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Áudio da canção popular “A velha a fiar”; aparelho de som para a reprodução do áudio da canção; microfone, caso necessário para uma apresentação em grande público; caixa para acondicionar os objetos, fotos e imagens selecionadas para a apresentação; mesa para a exposição dos elementos ao público.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos, narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71, 1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia para as crianças o tema da aula.
  • Diga a elas que este é um momento muito especial, no qual vão contar para outras pessoas o conto que estudaram nas últimas aulas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Em um espaço previamente organizado, posicione as crianças diante do público para a apresentação. Este público pode ser outra turma, ou, ainda, pais e comunidade. Posicione neste espaço uma mesa ou mais, onde serão colocados os elementos selecionados da narrativa criada na aula anterior.
  • Explique para o público o percurso formativo que a turma teve no estudo sobre Contos de acumulação. Fale brevemente sobre as características deste gênero e da proposta da apresentação como um momento de exposição oral das aprendizagens conquistadas ao longo das aulas em situação real de uso social.
  • Diga para o público que irão ouvir uma canção popular, “A velha a fiar”. Esta canção, além do ritmo, da entonação, traz elementos que se repetem numa sequência acumulativa, assim como os contos de acumulação estudados pelas crianças. Com base no enredo desta canção, as crianças farão uma exposição oral de uma narrativa com acumulação criada por eles, a partir da canção “A velha a fiar”.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Posicione as crianças e a caixa com objetos selecionados na aula anterior (brinquedos, imagens ou outros objetos), de acordo com o combinado que fizeram no ensaio.
  • Convide uma criança para apresentar o elemento inicial “ESTAVA O(A)___________A __________.
  • Convide outra criança para selecionar um elemento da caixa e mostrar para o público. Peça que a criança construa oralmente a narrativa, apresentando o primeiro elemento, conforme ensaiado na aula anterior.
  • Convide outra criança para dar continuidade oralmente à narrativa, utilizando o elemento que selecionou, conforme o ensaio da aula anterior.
  • Após finalizar a apresentação, convide o público a tirar outros elementos da caixa e tentar encaixá-lo na narrativa, retomando todos os anteriores.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As crianças podem demonstrar insegurança ou mesmo se recusar a participar da atividade diante do público. Encoraje-as a participar auxiliando-as na seleção do elemento a ser apresentado e na exposição oral do texto. Inicie a fala para que elas possam completar a frase com o nome do elemento. Mas, se, mesmo assim elas ainda resistirem, não exija a participação oral. Considere que como espectadoras dos colegas elas estarão participando deste momento.

Outra dificuldade que pode ser apresentada é na elaboração do texto oral, pois requer, além de nomear o elemento escolhido, trazer a memória da estrutura básica do conto:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.
VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.
O(A) ___________ NO(A) ______________
E O(A) ___________ NO(A) ____________

E A VELHA A FIAR.

Para auxiliar as crianças, fale o início da frase, para que elas possam dar continuidade, completando com o elemento selecionado. Aponte os elementos para a criança, indicando aqueles que devem ser repetidos na apresentação. Permita também que os demais colegas auxiliem, dizendo coletivamente a estrutura das frases e o nome dos elementos. Este momento de apresentação deve ser prazeroso, divertido, apresentando a sequência acumulativa da canção, mas sem rigor
na correção dos possíveis erros. Como as crianças seguintes irão repetir a estrutura da apresentação, esta correção acontecerá com base na fala dos colegas que seguirão apresentando.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, convide as crianças e o público a dizerem suas opiniões sobre a apresentação.
  • Faça um agradecimento final, dispense o público para fazer uma roda de avaliação com seus alunos.
  • Retome com seus alunos qual foi o processo de criação dessa nova narrativa e pergunte a eles o que acharam das atividades anteriores, se poderiam melhorar algo, qual atividade foi mais divertida, o que aprenderam com aquelas aulas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a 12ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Contos acumulativos e no campo de atuação Artístico-literário/ todos os campos. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários: Áudio da canção popular “A velha a fiar”; aparelho de som para a reprodução do áudio da canção; microfone, caso necessário para uma apresentação em grande público; caixa para acondicionar os objetos, fotos e imagens selecionadas para a apresentação; mesa para a exposição dos elementos ao público.

Informações sobre o gênero: Contos acumulativos, narrativas que trazem ações e/ou personagens que se repetem em sequência acumulativa, também conhecidos como contos de lengalenga, parlenda longa ou “contos de nunca acabar”, favorecem a memorização do texto e a antecipação dos fatos seguintes.

Referências sobre o assunto:

CASCUDO, Luís da Câmara. Contos tradicionais do Brasil. 1. ed. São Paulo: Global, 2014.

DAVIS, C; Silva, M e Espósito, Y. Papel e valor das interações na sala de aula. Cadernos de pesquisa, 71, 1989. pp. 49-54.

MEGALE, Nilza. Folclore brasileiro. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

REGO, L.B. Literatura infantil: uma nova perspectiva da alfabetização na pré-escola. São Paulo: FTD,1988.

Sites e links:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Leia para as crianças o tema da aula.
  • Diga a elas que este é um momento muito especial, no qual vão contar para outras pessoas o conto que estudaram nas últimas aulas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações:

  • Em um espaço previamente organizado, posicione as crianças diante do público para a apresentação. Este público pode ser outra turma, ou, ainda, pais e comunidade. Posicione neste espaço uma mesa ou mais, onde serão colocados os elementos selecionados da narrativa criada na aula anterior.
  • Explique para o público o percurso formativo que a turma teve no estudo sobre Contos de acumulação. Fale brevemente sobre as características deste gênero e da proposta da apresentação como um momento de exposição oral das aprendizagens conquistadas ao longo das aulas em situação real de uso social.
  • Diga para o público que irão ouvir uma canção popular, “A velha a fiar”. Esta canção, além do ritmo, da entonação, traz elementos que se repetem numa sequência acumulativa, assim como os contos de acumulação estudados pelas crianças. Com base no enredo desta canção, as crianças farão uma exposição oral de uma narrativa com acumulação criada por eles, a partir da canção “A velha a fiar”.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientações:

  • Posicione as crianças e a caixa com objetos selecionados na aula anterior (brinquedos, imagens ou outros objetos), de acordo com o combinado que fizeram no ensaio.
  • Convide uma criança para apresentar o elemento inicial “ESTAVA O(A)___________A __________.
  • Convide outra criança para selecionar um elemento da caixa e mostrar para o público. Peça que a criança construa oralmente a narrativa, apresentando o primeiro elemento, conforme ensaiado na aula anterior.
  • Convide outra criança para dar continuidade oralmente à narrativa, utilizando o elemento que selecionou, conforme o ensaio da aula anterior.
  • Após finalizar a apresentação, convide o público a tirar outros elementos da caixa e tentar encaixá-lo na narrativa, retomando todos os anteriores.

Dificuldades antecipadas/sugestões de intervenção:

As crianças podem demonstrar insegurança ou mesmo se recusar a participar da atividade diante do público. Encoraje-as a participar auxiliando-as na seleção do elemento a ser apresentado e na exposição oral do texto. Inicie a fala para que elas possam completar a frase com o nome do elemento. Mas, se, mesmo assim elas ainda resistirem, não exija a participação oral. Considere que como espectadoras dos colegas elas estarão participando deste momento.

Outra dificuldade que pode ser apresentada é na elaboração do texto oral, pois requer, além de nomear o elemento escolhido, trazer a memória da estrutura básica do conto:

ESTAVA O (A) __________ A ___________.
VEIO (O)A _________ LHE FAZER MAL.
O(A) ___________ NO(A) ______________
E O(A) ___________ NO(A) ____________

E A VELHA A FIAR.

Para auxiliar as crianças, fale o início da frase, para que elas possam dar continuidade, completando com o elemento selecionado. Aponte os elementos para a criança, indicando aqueles que devem ser repetidos na apresentação. Permita também que os demais colegas auxiliem, dizendo coletivamente a estrutura das frases e o nome dos elementos. Este momento de apresentação deve ser prazeroso, divertido, apresentando a sequência acumulativa da canção, mas sem rigor
na correção dos possíveis erros. Como as crianças seguintes irão repetir a estrutura da apresentação, esta correção acontecerá com base na fala dos colegas que seguirão apresentando.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, convide as crianças e o público a dizerem suas opiniões sobre a apresentação.
  • Faça um agradecimento final, dispense o público para fazer uma roda de avaliação com seus alunos.
  • Retome com seus alunos qual foi o processo de criação dessa nova narrativa e pergunte a eles o que acharam das atividades anteriores, se poderiam melhorar algo, qual atividade foi mais divertida, o que aprenderam com aquelas aulas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 1º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP13 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF01LP19 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano