Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda e no campo de atuação jornalístico/midiático. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cartazes, folhetos ou imagens de propagandas, computador e/ou celular com acesso à internet.
Informações sobre o gênero: O termo propaganda está relacionado à divulgação de ideias, porém algumas vezes é utilizado no sentido de publicidade, o que o torna um termo amplo. Embora os termos publicidade e propaganda sejam muitas vezes usados como sinônimos, se distinguem, pois enquanto a publicidade tem como finalidade vender um produto/serviço, a propaganda tem com objetivo principal divulgar uma mensagem buscando influenciar opiniões ou obter adesão para uma ideia ou doutrina. Visto o caráter persuasivo, tanto da propaganda quanto da publicidade, ambos os gêneros costumam apresentar textos cuja mensagem pretende sensibilizar/atrair o interlocutor, para tanto faz uso de imagens, música, recursos audiovisuais e efeitos sonoros e luminosos. Sua veiculação, em ambos os casos, pode se dar por meio impresso, pelo rádio, pela TV ou pela internet.
Dificuldades antecipadas: Conhecimento prévio dos recursos linguísticos discursivos priorizados.
Referências sobre o assunto:
MARTINEZ, Leonor. Secretaria de Estado da Educação do Paraná. A contribuição do gênero discursivo propaganda institucional no processo de ensino-aprendizagem da leitura e da escrita. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uem_port_pdp_leonor_vasques_moraes_ribeiro_martinez.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
OLIVEIRA, Carlos. Ensino de gênero anúncio publicitário com foco nas mídias sociais. Disponível em: <http://www.uece.br/linguagememfoco/dmdocuments/vol%209%20n%201%202017%20-%20artigo%2007.pdf>. Acesso em: 21 dez. 2018.
PINHO, J. B. Propaganda institucional: usos e funções da propaganda em relações públicas. 4ª ed. São Paulo: Summus, 1990
PRESAS, Joaquim Características comunicacionais do banner de internet. Disponível em:
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos: observar alguns exemplos de propaganda para identificar como a metáfora é utilizada na construção dos efeitos de sentido pretendidos.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
- Faça um levantamento inicial dos conhecimentos prévios dos alunos. Pergunte a eles o que é metáfora e peça que citem exemplos. É possível que os alunos não saibam responder, então prossiga para o slide seguinte.
- Caso os alunos respondam, anote no quadro suas respostas.
Introdução
Orientações:
- Leia em voz alta para os alunos o significado de metáfora.
- Caso os alunos tenham dado alguma resposta anteriormente, peça que eles comparem suas respostas com a definição do dicionário. Pergunte a eles se as respostas se assemelham.
- Confira se os estudantes entenderam o conceito apresentado, peça que eles expliquem com suas palavras o que compreenderam dessa definição e anotem no caderno.
Introdução
Orientações:
- Apresente as imagens aos alunos (projetadas ou impressas).
- Pergunte quais características podem ser comuns às duas imagens, ou seja, que característica o leão tem que o homem também pode ter.
- Fale aos alunos que é por meio da percepção dessas características comuns que utilizamos a metáfora para tornar semelhantes elementos aparentemente diferentes.
- Desafie os alunos: peça que criem uma frase estabelecendo uma comparação implícita entre os dois elementos (homem e leão) utilizando a metáfora. Anote algumas frases criadas pelos alunos no quadro.
- Talvez os alunos não compreendam o que é uma comparação implícita e criem frases utilizando o conectivo “como” para estabelecer a comparação. Explique aos alunos que a metáfora estabelece uma comparação implícita, porque compara elementos sem usar conectivos, ao utilizar conectivos temos uma outra figura de linguagem que é a “comparação”, que pode ser estudada em uma outra aula.
Materiais complementares:
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de resposta.
Para acessar as imagens utilizadas nesta introdução clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Apresente aos alunos as imagens dos slides 6 e 7 (as imagens podem ser projetadas ou impressas) e peça que eles analisem a propaganda.
- Antes de entregar a cópia da atividade, peça aos alunos que comentem as imagens das propagandas apresentadas. Pergunte a eles oralmente: O que observam? Qual é o título de cada propaganda? Que elementos mais chamam a atenção nessas propagandas? Existe alguma metáfora nessas propagandas? Espera-se que os alunos observem os aspectos composicionais da propaganda, como o título, a assinatura, as imagens utilizadas e como esses elementos se relacionam de forma a persuadir o leitor. Além desses elementos composicionais, pretende-se também chamar a atenção dos estudantes para o uso da metáfora como mais um elemento que compõe a argumentação.
- Entregue a eles cópia da atividade 1 (ou projete o slide 8) e peça que se organizem em duplas ou trios para juntos responderem à atividade de forma colaborativa.
Materiais complementares:
Para acessar à atividade 1 para impressão, clique aqui.
Caso julgue necessário, consulte aqui a expectativa de respostas da atividade 1.
Para acessar as imagens utilizadas no desenvolvimento clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente aos alunos mais essa imagem (projetada ou impressa), para que eles a observem e respondam à atividade 1.
Desenvolvimento
Orientações:
- Leia as questões para os alunos ou entregue-as impressas para que eles analisem os textos dos slides anteriores e respondam às questões.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Mantenha as duplas ou trios e, para fechar a aula, peça que os estudantes troquem suas impressões e escrevam um comentário sobre o que aprenderam na aula. Espera-se que os estudantes sejam capazes de compreender os efeitos de sentido que o uso de metáforas pode conferir ao texto sendo utilizada como um bom recurso de convencimento do leitor.
- Peça para que os estudantes exponham seus comentários e que os grupos conversem sobre as percepções uns dos outros para concluir a atividade.