14958
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Oralidade

Plano de aula - Declamação de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Declamação de poemas concretos e visuais

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem se apresentar decorrem do fato de os alunos estar habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, isso pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/Leo Cunha… [et al} - Curitiba: Piá, 2012.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos prestarem atenção no poema que será apresentado. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=nswsYAEP8LY. (Acesso em: 19 de dez. de 2018.) Por meio deste vídeo os alunos poderão pensar nos elementos que compõem a declamação do poema.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais elementos perceberam no poema? (Espera-se que os alunos falem que perceberam a entonação, o ritmo, a emoção, a expressão, a pausa e o cenário.)
  • O que é importante para a declamação? (Espera-se que as crianças digam que para uma boa é necessário conhecer o texto para empregar os itens citados anteriormente.)
  • Possibilite a reflexão de cada item abaixo e escreva as intervenções no cartaz.
  • Entonação.
  • Ritmo.
  • Emoção.
  • Expressão.
  • Pausa.
  • Cenário.

Fonte: Convite. José Paulo Paes, disponível em https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos. Acesso em: 12/11/2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Oriente as crianças a formar seis grupos, com quatro a seis participantes cada um.
  • Diga que cada grupo estudará um poema diferente e que, na próxima aula, irá declamar um poema e, por isso, precisam planejar esta apresentação.
  • Entregue um texto diferente para cada grupo, garantindo que cada integrante do grupo receba uma cópia do texto.
  • Solicite aos alunos que façam a leitura do texto individualmente.
  • Oriente cada grupo a fazer com entonação a leitura coletiva do poema. Assim, as crianças que apresentam maior dificuldade na leitura podem receber ajuda do grupo e se sentir mais confortáveis com a atividade.
  • Peça que o poema seja dividido em estrofes entre os integrantes do grupo. Desta forma, é possível iniciar o planejamento para a declamação.
  • Peça para cada aluno apontar o trecho que mais chamou sua atenção. Esta discussão poderá ajudar a visualizar pontos importantes da obra. Poderá ajudar os alunos a colocar mais ênfase nos trechos selecionados.
  • Fale que é o momento de ler o texto com ritmos variados, empregando as pausas necessárias. Desta forma, poderão identificar no texto qual o melhor ritmo para ser aplicado.
  • Oriente os grupos a pensar e testar a emoção e a expressão que se aplicam melhor ao poema, Caso seja necessário aponte a tristeza, a felicidade, o medo.
  • Instigue-os a refletir sobre a necessidade de cenário e de fundo musical para a declamação do poema. Pergunte se acham que fica bom e oriente-os a tomar decisões se querem ou não usar. Caso queiram, precisam definir música e cenário.
  • Em seguida, peça que façam novamente a leitura coletiva, para acertar a forma como serão empregados estes elementos para a declamação do poema.
  • No fim destes levantamentos, peça para que os grupos definam os seguintes pontos:
  • Vão falar juntos, ou cada um irá declamar uma parte, como em um jogral?
  • Qual entonação será usada?
  • Qual o ritmo empregado?
  • Será utilizada emoção? Qual?
  • Qual expressão que cada elemento do grupo irá usar?
  • Terá cenário na apresentação?
  • Terá fundo musical?
  • Definidos estes pontos, oriente os alunos a pensar em cada item e anotar na tabela:
  • Estrofe - (Caso seja dividido por grupo ou aluno, pedir para anotar os nomes.)
  • Fundo musical - (Peça para anotar a música que será utilizada.)
  • Cenário - (Solicite que os alunos anotem o cenário que será utilizado.)
  • Tom de voz - (Qual o tom de voz que vamos usar?)
  • Como será lido o texto? (O texto será lido rapidamente ou mais compassado?)
  • Solicitar que os alunos ensaiem duas ou três vezes entre o grupo a declamação do poema para que regulem pontos que consideram que ainda precisam melhorar.

Fonte: O sapo. Ferreira Gullar, disponível em:https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/24/o-sapo-poema-infantil-de-ferreira-gullar/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: Sidónio Muralha. Xadrez, disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/31/xadrez-poesia-infantil-de-sidonio-muralha/. Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A estrela. Manuel Bandeira. disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/manuel_bandeira.html. Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A lua no cinema, Paulo Leminski, disponível https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A centopeia, Marina Colasanti, disponível em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A valsa das pulgas, Ruth Rocha, disponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Pergunte para os alunos
  • Como vocês se sentem em relação à declamação do poema? (Espera-se que os alunos se posicionem conforme a própria subjetividade.)
  • Qual as maiores facilidade para declamar um poema? (Alguns alunos podem dizer que é decorar o texto, outros que o ritmo ajuda, outros que o fundo musical colabora, alguns podem relatar que o cenário ajuda.)
  • Quais as maiores dificuldades para declamar um poema? (Alguns podem falar que memorizar o poema é o maior desafio.)
  • Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para que os alunos colem no caderno de poemas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é 11ª aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo Oralidade.

Materiais necessários:

Dificuldades antecipadas: As dificuldades que podem se apresentar decorrem do fato de os alunos estar habituados a uma leitura sem intencionalidade, ou seja, que não demonstra emoções, isso pode ser um empecilho no momento da apresentação.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, M. H. S. BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In Práticas de leitura e escrita/Maria Angélica Freire de Carvalho, Rosa Helena Mendonça (orgs.). – Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf

GOLDSTEIN, N, Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

CUNHA. L Poesia para crianças: conceito tendências e práticas/Leo Cunha… [et al} - Curitiba: Piá, 2012.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha este material, escreva o tema no quadro.
  • Explicite sobre o assunto, ou seja, fale que serão trabalhados poemas e seus recursos.

Materiais complementares:

  • Data show ou quadro, giz ou caneta hidrográfica.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações:

  • Fale para os alunos prestarem atenção no poema que será apresentado. Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=nswsYAEP8LY. (Acesso em: 19 de dez. de 2018.) Por meio deste vídeo os alunos poderão pensar nos elementos que compõem a declamação do poema.
  • Pergunte para os alunos:
  • Quais elementos perceberam no poema? (Espera-se que os alunos falem que perceberam a entonação, o ritmo, a emoção, a expressão, a pausa e o cenário.)
  • O que é importante para a declamação? (Espera-se que as crianças digam que para uma boa é necessário conhecer o texto para empregar os itens citados anteriormente.)
  • Possibilite a reflexão de cada item abaixo e escreva as intervenções no cartaz.
  • Entonação.
  • Ritmo.
  • Emoção.
  • Expressão.
  • Pausa.
  • Cenário.

Fonte: Convite. José Paulo Paes, disponível em https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos. Acesso em: 12/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Oriente as crianças a formar seis grupos, com quatro a seis participantes cada um.
  • Diga que cada grupo estudará um poema diferente e que, na próxima aula, irá declamar um poema e, por isso, precisam planejar esta apresentação.
  • Entregue um texto diferente para cada grupo, garantindo que cada integrante do grupo receba uma cópia do texto.
  • Solicite aos alunos que façam a leitura do texto individualmente.
  • Oriente cada grupo a fazer com entonação a leitura coletiva do poema. Assim, as crianças que apresentam maior dificuldade na leitura podem receber ajuda do grupo e se sentir mais confortáveis com a atividade.
  • Peça que o poema seja dividido em estrofes entre os integrantes do grupo. Desta forma, é possível iniciar o planejamento para a declamação.
  • Peça para cada aluno apontar o trecho que mais chamou sua atenção. Esta discussão poderá ajudar a visualizar pontos importantes da obra. Poderá ajudar os alunos a colocar mais ênfase nos trechos selecionados.
  • Fale que é o momento de ler o texto com ritmos variados, empregando as pausas necessárias. Desta forma, poderão identificar no texto qual o melhor ritmo para ser aplicado.
  • Oriente os grupos a pensar e testar a emoção e a expressão que se aplicam melhor ao poema, Caso seja necessário aponte a tristeza, a felicidade, o medo.
  • Instigue-os a refletir sobre a necessidade de cenário e de fundo musical para a declamação do poema. Pergunte se acham que fica bom e oriente-os a tomar decisões se querem ou não usar. Caso queiram, precisam definir música e cenário.
  • Em seguida, peça que façam novamente a leitura coletiva, para acertar a forma como serão empregados estes elementos para a declamação do poema.
  • No fim destes levantamentos, peça para que os grupos definam os seguintes pontos:
  • Vão falar juntos, ou cada um irá declamar uma parte, como em um jogral?
  • Qual entonação será usada?
  • Qual o ritmo empregado?
  • Será utilizada emoção? Qual?
  • Qual expressão que cada elemento do grupo irá usar?
  • Terá cenário na apresentação?
  • Terá fundo musical?
  • Definidos estes pontos, oriente os alunos a pensar em cada item e anotar na tabela:
  • Estrofe - (Caso seja dividido por grupo ou aluno, pedir para anotar os nomes.)
  • Fundo musical - (Peça para anotar a música que será utilizada.)
  • Cenário - (Solicite que os alunos anotem o cenário que será utilizado.)
  • Tom de voz - (Qual o tom de voz que vamos usar?)
  • Como será lido o texto? (O texto será lido rapidamente ou mais compassado?)
  • Solicitar que os alunos ensaiem duas ou três vezes entre o grupo a declamação do poema para que regulem pontos que consideram que ainda precisam melhorar.

Fonte: O sapo. Ferreira Gullar, disponível em:https://peregrinacultural.wordpress.com/2009/09/24/o-sapo-poema-infantil-de-ferreira-gullar/. Acesso em: 10/11/2018

Fonte: Sidónio Muralha. Xadrez, disponível em: https://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/31/xadrez-poesia-infantil-de-sidonio-muralha/. Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A estrela. Manuel Bandeira. disponível em: http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_infantil/manuel_bandeira.html. Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A lua no cinema, Paulo Leminski, disponível https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A centopeia, Marina Colasanti, disponível em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Fonte: A valsa das pulgas, Ruth Rocha, disponíve em: https://www.estudokids.com.br/poesia-infantil-exemplos/ Acesso em: 10/11/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Pergunte para os alunos
  • Como vocês se sentem em relação à declamação do poema? (Espera-se que os alunos se posicionem conforme a própria subjetividade.)
  • Qual as maiores facilidade para declamar um poema? (Alguns alunos podem dizer que é decorar o texto, outros que o ritmo ajuda, outros que o fundo musical colabora, alguns podem relatar que o cenário ajuda.)
  • Quais as maiores dificuldades para declamar um poema? (Alguns podem falar que memorizar o poema é o maior desafio.)
  • Anote na tabela as opiniões emitidas pelos alunos.
  • Entregue os poemas trabalhados em folha impressa para que os alunos colem no caderno de poemas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP28 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano