14893
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 5º ano > Oralidade

Plano de aula - Planejamento de resenha crítica digital

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do EF sobre Planejamento de resenha crítica digital

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Rosemary Aparecida Da Silva

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários:
Canal de comunicação: WhatsApp ou e-mail;
Vídeo (5min39) disponível aqui;
Roteiro de atividade, disponível aqui.

Introdução

Envie aos alunos uma orientação em texto, áudio ou vídeo, pelo WhatsApp ou por e-mail, explicando a atividade de planejamento de uma resenha crítica oral. Aproveite para retomar o conceito e a finalidade da resenha crítica, e fale que irão assistir a um vídeo que apresenta uma resenha crítica sobre o livro "O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares". Use as orientações da Introdução do plano para ajudar os alunos a saber o que analisar no vídeo. Oriente os alunos a assistir ao vídeo.

Desenvolvimento
Envie aos alunos, por e-mail ou pelo WhatsApp, o roteiro de atividade. Oriente-os a escolher um produto para resenhar. Diga a eles que podem escolher um filme infantil, um livro, um programa de televisão, uma HQ ou outro produto destinado a crianças. Utilize as orientações do Desenvolvimento do plano. Proponha aos alunos que registrem o planejamento no caderno, seguindo o roteiro de atividade. Solicite que os alunos enviem o planejamento, pois é uma boa ferramenta de avaliação formativa e você poderá, a partir dela, dar devolutivas com intervenções que ajudem os alunos a qualificar o planejamento de um texto oral.

Fechamento
Proponha aos alunos que façam uma anotação ou gravem um áudio sobre as conclusões da atividade. Utilize a consigna proposta no slide do Fechamento da aula.

Convite às famílias
Sugira aos alunos que convidem alguém da família a ouvir suas ideias sobre a produção de um vídeo com resenha crítica. Oriente os alunos a dialogar com o familiar sobre as ideias do planejamento e pedir opiniões para qualificá-lo.

Sugestão Enviada Por: Sidecleia Oliveira dos Anjos


Código: LPO5_01SQA11

(EF05LP13) Assistir, em vídeo digital, a postagem de vlog infantil de críticas de brinquedos e livros de literatura infantil e, a partir dele, planejar e produzir resenhas digitais em áudio ou vídeo.

(EF05LP21) Analisar o padrão entonacional, a expressão facial e corporal e as escolhas de variedade e registro linguísticos de vloggers de vlogs opinativos ou argumentativos.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 5º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas