14692
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - As letras nas manchetes de jornal

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre As letras nas manchetes de jornal

Plano 08 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Mariana Conceição Nery da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes, atividades complementares e computador.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A letra de imprensa (maiúscula e minúscula) é muito presente em textos de jornais, revistas, gibis, etc. É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre os tipos de letras na escrita, e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas. A opção pelas duplas pode facilitar as aprendizagens, promover a construção de competências e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.

Neste momento, tente organizar duplas produtivas, ou seja, junte alunos com níveis de aprendizado diferentes, por exemplo, um silábico alfabético e um alfabético. Nessa organização os alunos podem discutir, comparar, negociar, informar, perguntar e cooperar, para assim promover o avanço daquele que está em processo de aquisição da leitura e escrita, e construção coletiva do conhecimento.

2- Inicie a aula retomando com os alunos a conversa sobre as características das manchetes. Retome as observações acerca do tipo de letras que encontramos nas manchetes.

  • Que letras aparecem na manchete?
  • Como são essas letras? Maiúsculas ou minúsculas?
  • Em que lugares você costuma observar esses tipos de letras?

Neste momento espera-se que os alunos consigam identificar a manchete de jornal como o título da notícia, que traz uma prévia do assunto abordado e nos possibilita levantar hipóteses acerca do texto. Os alunos já devem identificar que as manchetes, assim como a maioria dos textos jornalísticos, são escritos com letra de imprensa, que inclui letras maiúsculas (que já estão acostumados a usar) e minúsculas.

3- Proponha uma breve discussão, nas duplas, sobre as questões acima. A ideia aqui é que eles percebam que nos textos jornalísticos é comum a presença da letra de imprensa, que facilita a identificação das letras e são mais utilizadas por se tratar de um meio de comunicação impresso ou digital.

4- Depois de conversar com os alunos e fazer a retomada sobre o que é manchete e quais são as características principais deste gênero, leia a manchete a seguir:

Crianças e adolescentes ilustram livro de suspense

5- Depois da leitura, faça as seguintes perguntas:

  • Qual é a primeira palavra da manchete?
  • Com que letras ela começa? A letra é minúscula ou maiúscula?
  • E as outras palavras da manchete? Com que tipo de letra aparecem?

Espera-se que os alunos respondam que a primeira palavra da manchete é: Crianças. Ela começa com a letra C e está escrita com letra maiúscula, pois esta é a primeira letra da frase. Já as outras palavras aparecem escritas com letras minúsculas.

Se preferir, utilize outra Manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Mostre para os alunos as manchetes apresentadas no slide e oriente que cada dupla escolha uma delas.

Observe que ela está escrita em letra de imprensa minúscula.

2- Peça para que leiam suas manchetes (leitura em colaboração) e conversem sobre ela. Caso haja necessidade, auxilie na identificação das letras, estimulando que os alunos se apropriem do princípio acrofônico.

No ato da leitura, estimule a progressão da identificação das letras com os sons presentes em seus nomes. As letras do alfabeto tem um nome que as identificam, e cada letra representa um de seus possíveis sons, através de um princípio acrofônico. Durante as intervenções, o professor pode ajudar aos alunos a perceberem essa relação, pois o princípio acrofônico é um facilitador da relação entre som e letra, mas é preciso ter cuidado, pois nem todas as letras obedecem somente a este critério, por exemplo, na letra C que tem o nome de CÊ, mas um dos fonemas é /K/, assim, é importante chamar atenção dos alunos para estas outras possibilidades de sons que uma mesma letra pode apresentar.

3- Após a leitura, proponha que os alunos transcrevam a manchete utilizando o computador.

Neste momento, destaque a identificação das letras dos teclados (letra de imprensa maiúscula) e o resultado da digitação na tela do computador. Tenha atenção para que a tecla CapsLock não esteja acionada, para que os alunos possam escrever usando somente letras minúsculas. Chame a atenção para relação das letras e de sua diferença na grafia.

4- Ao escrever somente com as letra minúsculas, a manchete não ficará totalmente igual ao modelo que receberam.

Pergunte ao alunos:

  • O que há de diferente entre a manchete que leram e a que transcreveram no computador? Os alunos possivelmente irão responder que a primeira letra não apareceu em maiúscula, caso não respondam, chame atenção para isso.

5- Problematize com os alunos a falta da letra maiúscula no início das manchetes, no texto que digitaram. É importante que percebam que as letras, ao serem digitadas, aparecem em forma minúscula, mesmo que no teclado apareçam em maiúscula. Faça a intervenção nas duplas para alterar essa letra.

Se as duplas demonstrarem dificuldade na relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula, deixe na sala um cartaz com as letras, dessa forma eles poderão consultá-lo sempre que necessário.

A utilização do recurso do computador é interessante pois permite que os alunos digitem consultando as letras maiúsculas (presentes no teclado) e visualizem minúsculas na tela, o que acaba sendo uma estratégia muito rica e lúdica para este período em que os alunos estão se apropriando da letra de imprensa.

Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Retome as manchetes digitadas no computador. Peça que eles observem com cuidado as letras que aparecem na tela e que realizem a atividade sugerida na folha xerografada.

Atenção, professor:

A ideia do fechamento da aula é que o aluno perceba a relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula através das manchetes e depois consiga identificar as letras que apareceram na tela do computador.

Materiais complementares: Para acessar a atividade clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a oitava aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero manchetes e lides de notícias, no campo de atuação Vida Cotidiana. Esta aula faz parte do módulo de Análise Linguística e Semiótica.

Materiais necessários: Projetor para reproduzir os slides, caso não haja a disponibilidade de projetar a aula, a apresentação pode ser impressa e distribuída para os alunos.

Folhas xerografadas com manchetes, atividades complementares e computador.

Informações sobre o gênero: A manchete é um título de uma notícia de um jornal, revista ou portal, escrita em letras grandes, e tem o objetivo de chamar a atenção do leitor. A manchete é um tópico importante da notícia, pois serve não só para atrair a atenção do leitor, possibilitando-o conhecer sucintamente o assunto abordado, mas também fornece-lhe informações para que ele faça predições a respeito do texto.

Dificuldades antecipadas: Não conhecer as formas das letras de imprensa presentes na manchete (especialmente as minúsculas). Não perceber o princípio acrofônico de alguma letra, apresentando dificuldade na leitura.

Referências sobre o assunto:

FARIA, M. A. Como usar o jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1996.

MENDONÇA, M. (org). Diversidade textual, proposta para a sala de aula. CEEL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2008.

MORAIS, A. G. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-especial/872/ortografia-reflexiva-caminhos-entre-letras-e-sons.html. Acesso em 27/10/2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

1- Apresente a proposta para os alunos e tente envolvê-los na temática da aula.

A letra de imprensa (maiúscula e minúscula) é muito presente em textos de jornais, revistas, gibis, etc. É preciso que as crianças compreendam as diferenças entre os tipos de letras na escrita, e já tenham iniciado a compreensão das relações existentes entre fonema e grafema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1- Organize os alunos em duplas. A opção pelas duplas pode facilitar as aprendizagens, promover a construção de competências e garantir um relacionamento cooperativo e construtivo entre os alunos.

Neste momento, tente organizar duplas produtivas, ou seja, junte alunos com níveis de aprendizado diferentes, por exemplo, um silábico alfabético e um alfabético. Nessa organização os alunos podem discutir, comparar, negociar, informar, perguntar e cooperar, para assim promover o avanço daquele que está em processo de aquisição da leitura e escrita, e construção coletiva do conhecimento.

2- Inicie a aula retomando com os alunos a conversa sobre as características das manchetes. Retome as observações acerca do tipo de letras que encontramos nas manchetes.

  • Que letras aparecem na manchete?
  • Como são essas letras? Maiúsculas ou minúsculas?
  • Em que lugares você costuma observar esses tipos de letras?

Neste momento espera-se que os alunos consigam identificar a manchete de jornal como o título da notícia, que traz uma prévia do assunto abordado e nos possibilita levantar hipóteses acerca do texto. Os alunos já devem identificar que as manchetes, assim como a maioria dos textos jornalísticos, são escritos com letra de imprensa, que inclui letras maiúsculas (que já estão acostumados a usar) e minúsculas.

3- Proponha uma breve discussão, nas duplas, sobre as questões acima. A ideia aqui é que eles percebam que nos textos jornalísticos é comum a presença da letra de imprensa, que facilita a identificação das letras e são mais utilizadas por se tratar de um meio de comunicação impresso ou digital.

4- Depois de conversar com os alunos e fazer a retomada sobre o que é manchete e quais são as características principais deste gênero, leia a manchete a seguir:

Crianças e adolescentes ilustram livro de suspense

5- Depois da leitura, faça as seguintes perguntas:

  • Qual é a primeira palavra da manchete?
  • Com que letras ela começa? A letra é minúscula ou maiúscula?
  • E as outras palavras da manchete? Com que tipo de letra aparecem?

Espera-se que os alunos respondam que a primeira palavra da manchete é: Crianças. Ela começa com a letra C e está escrita com letra maiúscula, pois esta é a primeira letra da frase. Já as outras palavras aparecem escritas com letras minúsculas.

Se preferir, utilize outra Manchete que aborde assuntos mais específicos de sua região ou outra área de interesse dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1- Mostre para os alunos as manchetes apresentadas no slide e oriente que cada dupla escolha uma delas.

Observe que ela está escrita em letra de imprensa minúscula.

2- Peça para que leiam suas manchetes (leitura em colaboração) e conversem sobre ela. Caso haja necessidade, auxilie na identificação das letras, estimulando que os alunos se apropriem do princípio acrofônico.

No ato da leitura, estimule a progressão da identificação das letras com os sons presentes em seus nomes. As letras do alfabeto tem um nome que as identificam, e cada letra representa um de seus possíveis sons, através de um princípio acrofônico. Durante as intervenções, o professor pode ajudar aos alunos a perceberem essa relação, pois o princípio acrofônico é um facilitador da relação entre som e letra, mas é preciso ter cuidado, pois nem todas as letras obedecem somente a este critério, por exemplo, na letra C que tem o nome de CÊ, mas um dos fonemas é /K/, assim, é importante chamar atenção dos alunos para estas outras possibilidades de sons que uma mesma letra pode apresentar.

3- Após a leitura, proponha que os alunos transcrevam a manchete utilizando o computador.

Neste momento, destaque a identificação das letras dos teclados (letra de imprensa maiúscula) e o resultado da digitação na tela do computador. Tenha atenção para que a tecla CapsLock não esteja acionada, para que os alunos possam escrever usando somente letras minúsculas. Chame a atenção para relação das letras e de sua diferença na grafia.

4- Ao escrever somente com as letra minúsculas, a manchete não ficará totalmente igual ao modelo que receberam.

Pergunte ao alunos:

  • O que há de diferente entre a manchete que leram e a que transcreveram no computador? Os alunos possivelmente irão responder que a primeira letra não apareceu em maiúscula, caso não respondam, chame atenção para isso.

5- Problematize com os alunos a falta da letra maiúscula no início das manchetes, no texto que digitaram. É importante que percebam que as letras, ao serem digitadas, aparecem em forma minúscula, mesmo que no teclado apareçam em maiúscula. Faça a intervenção nas duplas para alterar essa letra.

Se as duplas demonstrarem dificuldade na relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula, deixe na sala um cartaz com as letras, dessa forma eles poderão consultá-lo sempre que necessário.

A utilização do recurso do computador é interessante pois permite que os alunos digitem consultando as letras maiúsculas (presentes no teclado) e visualizem minúsculas na tela, o que acaba sendo uma estratégia muito rica e lúdica para este período em que os alunos estão se apropriando da letra de imprensa.

Materiais complementares: Para acessar as manchete para impressão clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1- Retome as manchetes digitadas no computador. Peça que eles observem com cuidado as letras que aparecem na tela e que realizem a atividade sugerida na folha xerografada.

Atenção, professor:

A ideia do fechamento da aula é que o aluno perceba a relação entre as letras de imprensa maiúscula e minúscula através das manchetes e depois consiga identificar as letras que apareceram na tela do computador.

Materiais complementares: Para acessar a atividade clique aqui.

Para acessar a resolução da atividade clique aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano :

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP06 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02LP07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano