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Plano de aula - Resolução de problemas aditivos com a ideia de juntar

POR: Elissandra de Oliveira de Almeida 17/07/2018
Código: MAT1_05NUM01

1º ano / Matemática / Números

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF01MA06) Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.

Plano de aula de matemática com atividades para 1 do Fundamental sobre verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas e valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos

 

Objetivo select-down

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.



Conhecimentos prévios  

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.



Conceito-chave

Adição com a ideia de juntar.



Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o problema da atividade principal
  3. Fichas numéricas (conjuntos de 0 a 9)
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.


Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientação: Coloque os alunos o mais próximo possível de você. Apresente o problema oralmente aos alunos. Questione os alunos se sabem para que serve um cofre, se eles conhecem o dinheiro que usamos, se sabem como é esse dinheiro. Retome as informações necessárias para resolução do problema e refaça a pergunta do mesmo. Estimule os alunos a fazerem contagens, comparação, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado do problema. Se for necessário, faça ajustes no tempo previsto conforme as necessidades da turma, mas tenha, porém, o cuidado de não perder o foco em cada etapa do plano de aula para que nenhuma delas fique prejudicada.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental e capacidade de adicionar quantidades.

Aquecimento select-down

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientação: Coloque os alunos o mais próximo possível de você. Apresente o problema oralmente aos alunos. Questione os alunos se sabem para que serve um cofre, se eles conhecem o dinheiro que usamos, se sabem como é esse dinheiro. Retome as informações necessárias para resolução do problema e refaça a pergunta do mesmo. Estimule os alunos a fazerem contagens, comparação, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado do problema. Se for necessário, faça ajustes no tempo previsto conforme as necessidades da turma, mas tenha, porém, o cuidado de não perder o foco em cada etapa do plano de aula para que nenhuma delas fique prejudicada.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental e capacidade de adicionar quantidades.

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Projete, escreva no quadro ou apresente o problema num cartaz com letras grandes. Faça a leitura para a turma pelo menos dua vezes. Retome a leitura, agora, coletivamente. Oriente os alunos a discutirem a proposta de resolução em duplas. Entregue folhas em branco do tipo A4 para que as duplas possam registrar suas hipóteses de cálculo. Deixe claro que cada dupla pode resolver da maneira que achar melhor. Oriente-os a discutirem a distribuição das tarefas entre as duplas. Determine um tempo para execução da atividade a fim de que seja possível garantir o desenvolvimento das etapas seguintes do plano de aula para que o objetivo de aprendizagem seja alcançado. Aproveite para passar pelas carteiras, lançando questionamentos para que os alunos reflitam sobre as possibilidades de resolução. Reforce que eles devem discutir juntos a forma para descobrirem o resultado.

Propósito: Estimular os alunos para que possam fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando em fazer para descobrir quantos pontos Lucas fez?
  • Tem outro jeito de fazer?
  • Que resposta vocês encontraram?
  • Qual das respostas está correta? A de vocês ou a de Lucas?
  • Como vocês fizeram para conferir a resposta?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da solução select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para os alunos, dupla a dupla, se sentarem mais próximos do quadro da sala de aula. Cole ou desenhe no quadro a tabela apresentada no slide. Explique aos alunos que esse foi o registro que Lucas fez para marcar os pontos em cada rodada, registrando com um algarismo o total de pontos que acha que fez. Agora, convide duas ou três duplas para explicarem aos demais colegas como chegaram ao resultado. Converse com os alunos acerca da possibilidade de usarem diferentes estratégias de cálculo aditivo. Ao final, faça junto com os alunos a conferência do resultado da resposta de Lucas e a comparação do resultado encontrado por eles.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês fizeram para saber quantos pontos Lucas marcou no jogo de cartas?
  • O que vocês descobriram sobre os pontos de Lucas?
  • Como vocês fizeram a conferência do resultado de Lucas?
  • O resultado que vocês encontraram foi o mesmo de Lucas?
  • Como vocês fizeram para saber se o resultado que vocês encontraram estava correto?
  • Então, o que vocês podem dizer sobre o resultado de Lucas?

Sistematização do conceito select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia, escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir se o resultado de Lucas estava correto.

Propósito: Destacar que, para descobrir o total de pontos feitos por Lucas, foi necessário contar/juntar os pontos das rodadas.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos os problemas resolvidos durante a etapa do “Aquecimento” e da “Atividade Principal”. Enfatize que para resolver os três problemas, foi preciso usar contar/juntar os números para encontrar o resultado.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue as folhas individuais para cada criança e leia o problema em voz alta. Explore com os alunos a tabela. Discuta com eles a representação das quantidades. Explique o significado do ponto de interrogação no último quadro da tabela. Oriente os alunos a registrarem na atividade o jeito que fizeram para descobrir o resultado. Explique que para realizar a atividade eles precisarão usar o que aprenderam na aula.

Propósito: Estimular os alunos a realizarem o cálculo aditivo seja mentalmente, fazendo marcações com traços ou usando os algarismos para representar quantidades, de forma que identifiquem diferentes estratégias de raciocínio para chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos caminhões tem na coleção de Miguel?
  • Quantos carros amarelos?
  • E quantos ônibus?
  • Como devemos fazer para descobrir quantos carrinhos tem a coleção de Miguel?
  • O que vamos escrever no lugar do ponto de interrogação?

Após a realização da atividade, explore com os alunos algumas possibilidades de registro apresentadas por eles. Valorize as produções dos alunos. Estimule-os a fazerem comparações, identificando semelhanças ou diferenças entre os registros. Explique que há diferentes formas de se chegar ao resultado e que eles precisam identificar aquela que é mais prática para realizar os cálculos. Conclua a atividade, respondendo a pergunta do problema coletivamente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.



Conhecimentos prévios  

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.



Conceito-chave

Adição com a ideia de juntar.



Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o problema da atividade principal
  3. Fichas numéricas (conjuntos de 0 a 9)
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientação: Coloque os alunos o mais próximo possível de você. Apresente o problema oralmente aos alunos. Questione os alunos se sabem para que serve um cofre, se eles conhecem o dinheiro que usamos, se sabem como é esse dinheiro. Retome as informações necessárias para resolução do problema e refaça a pergunta do mesmo. Estimule os alunos a fazerem contagens, comparação, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado do problema. Se for necessário, faça ajustes no tempo previsto conforme as necessidades da turma, mas tenha, porém, o cuidado de não perder o foco em cada etapa do plano de aula para que nenhuma delas fique prejudicada.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental e capacidade de adicionar quantidades.

Tempo previsto: 5 minutos.

Orientação: Coloque os alunos o mais próximo possível de você. Apresente o problema oralmente aos alunos. Questione os alunos se sabem para que serve um cofre, se eles conhecem o dinheiro que usamos, se sabem como é esse dinheiro. Retome as informações necessárias para resolução do problema e refaça a pergunta do mesmo. Estimule os alunos a fazerem contagens, comparação, explorando a representação das quantidades de diferentes formas, estimulando o cálculo mental para chegarem ao resultado do problema. Se for necessário, faça ajustes no tempo previsto conforme as necessidades da turma, mas tenha, porém, o cuidado de não perder o foco em cada etapa do plano de aula para que nenhuma delas fique prejudicada.

Propósito: Identificar os conhecimentos prévios dos alunos quanto ao cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas, observando conhecimentos pertinentes a: recitação da série, relação símbolo-quantidade, conservação de quantidade, quantificação, contagem, habilidades em realizar cálculo mental e capacidade de adicionar quantidades.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Organize a turma em duplas. Projete, escreva no quadro ou apresente o problema num cartaz com letras grandes. Faça a leitura para a turma pelo menos dua vezes. Retome a leitura, agora, coletivamente. Oriente os alunos a discutirem a proposta de resolução em duplas. Entregue folhas em branco do tipo A4 para que as duplas possam registrar suas hipóteses de cálculo. Deixe claro que cada dupla pode resolver da maneira que achar melhor. Oriente-os a discutirem a distribuição das tarefas entre as duplas. Determine um tempo para execução da atividade a fim de que seja possível garantir o desenvolvimento das etapas seguintes do plano de aula para que o objetivo de aprendizagem seja alcançado. Aproveite para passar pelas carteiras, lançando questionamentos para que os alunos reflitam sobre as possibilidades de resolução. Reforce que eles devem discutir juntos a forma para descobrirem o resultado.

Propósito: Estimular os alunos para que possam fazer contagens e comparações, checar resultados, analisar as estratégias usadas, construir e testar hipóteses de raciocínio e validar estratégias de cálculo.

Discuta com a turma:

  • Como vocês estão pensando em fazer para descobrir quantos pontos Lucas fez?
  • Tem outro jeito de fazer?
  • Que resposta vocês encontraram?
  • Qual das respostas está correta? A de vocês ou a de Lucas?
  • Como vocês fizeram para conferir a resposta?

Materiais complementares:

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientação: Peça para os alunos, dupla a dupla, se sentarem mais próximos do quadro da sala de aula. Cole ou desenhe no quadro a tabela apresentada no slide. Explique aos alunos que esse foi o registro que Lucas fez para marcar os pontos em cada rodada, registrando com um algarismo o total de pontos que acha que fez. Agora, convide duas ou três duplas para explicarem aos demais colegas como chegaram ao resultado. Converse com os alunos acerca da possibilidade de usarem diferentes estratégias de cálculo aditivo. Ao final, faça junto com os alunos a conferência do resultado da resposta de Lucas e a comparação do resultado encontrado por eles.

Propósito: Estimular os alunos a socializarem seus registros, validando diferentes estratégias de cálculo, favorecendo a capacidade de pensar sobre a própria atividade matemática, mobilizando os conceitos matemáticos que já dominam além de identificarem diferentes possibilidades de chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês fizeram para saber quantos pontos Lucas marcou no jogo de cartas?
  • O que vocês descobriram sobre os pontos de Lucas?
  • Como vocês fizeram a conferência do resultado de Lucas?
  • O resultado que vocês encontraram foi o mesmo de Lucas?
  • Como vocês fizeram para saber se o resultado que vocês encontraram estava correto?
  • Então, o que vocês podem dizer sobre o resultado de Lucas?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientação: Leia, escreva no quadro ou apresente em cartaz a sistematização do conceito. Reforce a ação matemática realizada pelos alunos para descobrir se o resultado de Lucas estava correto.

Propósito: Destacar que, para descobrir o total de pontos feitos por Lucas, foi necessário contar/juntar os pontos das rodadas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Faça o fechamento da atividade principal, retomando brevemente com os alunos os problemas resolvidos durante a etapa do “Aquecimento” e da “Atividade Principal”. Enfatize que para resolver os três problemas, foi preciso usar contar/juntar os números para encontrar o resultado.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Entregue as folhas individuais para cada criança e leia o problema em voz alta. Explore com os alunos a tabela. Discuta com eles a representação das quantidades. Explique o significado do ponto de interrogação no último quadro da tabela. Oriente os alunos a registrarem na atividade o jeito que fizeram para descobrir o resultado. Explique que para realizar a atividade eles precisarão usar o que aprenderam na aula.

Propósito: Estimular os alunos a realizarem o cálculo aditivo seja mentalmente, fazendo marcações com traços ou usando os algarismos para representar quantidades, de forma que identifiquem diferentes estratégias de raciocínio para chegar ao resultado do problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos caminhões tem na coleção de Miguel?
  • Quantos carros amarelos?
  • E quantos ônibus?
  • Como devemos fazer para descobrir quantos carrinhos tem a coleção de Miguel?
  • O que vamos escrever no lugar do ponto de interrogação?

Após a realização da atividade, explore com os alunos algumas possibilidades de registro apresentadas por eles. Valorize as produções dos alunos. Estimule-os a fazerem comparações, identificando semelhanças ou diferenças entre os registros. Explique que há diferentes formas de se chegar ao resultado e que eles precisam identificar aquela que é mais prática para realizar os cálculos. Conclua a atividade, respondendo a pergunta do problema coletivamente.

Materiais complementares:

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores da NOVA ESCOLA

Autor: Elissandra de Oliveira de Almeida

Mentor: Maria Lydia Mello

Especialista: Luciana Tenuta



Habilidade da BNCC

(EF01MA06) - Construir fatos fundamentais da adição e utilizá-los em procedimentos de cálculo para resolver problemas.



Conhecimentos prévios  

Para o desenvolvimento do plano de aula é importante observar se os alunos são capazes de:

  1. Recitar a série numérica até 10;
  2. Relacionar símbolo-quantidade;
  3. Fazer correspondência termo-a-termo;
  4. Juntar quantidades distintas, seja por meio de cálculo mental ou usando outras estratégias de cálculo.



Objetivos específicos

  1. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre cálculo aditivo em contexto de resolução de problemas;
  2. Valorizar as estratégias de cálculo aditivo empregadas pelos alunos;
  3. Socializar as possíveis representações feitas pelos alunos na resolução de problema com cálculo aditivo.



Conceito-chave

Adição com a ideia de juntar.



Recursos necessários

  1. Material de contagem: palitos de picolé, tampinhas, sobras de E.V.A
  2. Cartaz com o problema da atividade principal
  3. Fichas numéricas (conjuntos de 0 a 9)
  4. Atividade do Raio X em folhas do tipo A4 para serem usadas individualmente.


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