13762
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Crônica: uma leitura do cotidiano

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 5º ano do Fundamental sobre crônicas

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Janira Alencar Vieira De Sousa

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno

- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno

- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)

- Cola

- Papel madeira ou craft para a construção de um painel

- Pincéis atômicos/canetinhas

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa

ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie uma roda de conversa com os alunos, questionando-lhes sobre os possíveis assuntos ou acontecimentos que poderiam ser noticiados em um jornal e por quê. (Espera-se que os alunos percebam que fatos corriqueiros, comuns, podem ser noticiados, desde que sejam de interesse de um determinado grupo ou comunidade).
  • Após ouvir suas colocações, proponha uma análise das ilustrações apresentadas, questionando-lhes por que um garoto espirrando, um jogo de futebol, um caracol, um rio ou um avião, por exemplo, poderiam vir a ser assunto de uma notícia. Os alunos poderão associar a imagem do garoto a uma notícia que fale sobre uma epidemia de gripe, por exemplo. A foto do jogo poderia compor uma notícia sobre um campeonato ou sobre o aumento do número de meninas jogadoras de futebol. O molusco pode representar uma praga prejudicial à lavoura, uma doença por ele transmitida ou a extinção de uma espécie, enquanto a imagem do rio poderia noticiar enchentes ou de algum problema ambiental. Já a imagem do avião poderia virar notícia se apresentasse um novo modelo desse meio de transporte ou divulgasse um acidente aéreo.

Neste momento, o uso do projetor é de extrema importância, pois possibilita a análise coletiva das imagens apresentadas. Porém, caso a escola não conte com esse aparelho, as imagens podem ser impressas em tamanho grande, que permita a visão detalhada e a observação dos alunos.

  • Ouça as ideias dos alunos, fazendo novos questionamentos, quando necessário, a fim de complementá-las ou corrigi-las.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):

  • Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
  • Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
  • Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.

Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.

  • Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
  • Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
  • Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada. Para acessar ou imprimir esse texto, clique aqui.
  • Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
  • Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
  • Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
  • Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
    A capa está disponível aqui.
  • Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):

  • Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
  • Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
  • Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.

Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.

  • Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
  • Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
  • Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada.
  • Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
  • Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
  • Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
  • Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
  • Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 participantes, a fim de promover o debate sobre o tema da aula; estabeleça o tempo que eles terão para realizar o painel, conforme modelo apresentado no slide.
  • Leia com os alunos o comando dado no enunciado, esclarecendo possíveis dúvidas. É importante que, após a discussão em equipe acerca das semelhanças e diferenças entre os textos, haja um momento de socialização das conclusões a que cada uma chegou, para validar/complementar/corrigir as informações. Após isso, registrar as informações no painel. Ele deverá ser confeccionado em papel craft ou madeira, em tamanho grande, para ser anexado em sala de aula.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • As etiquetas devem ser coladas no espaço do cartaz reservado a cada gênero.
  • À medida que os alunos forem colando as etiquetas, comente as escolhas, questionando-os e pedindo que as justifiquem.
  • Anexe o painel em um lugar acessível à consulta dos alunos, para que eles possam consultá-lo ao longo do estudo, sobretudo na próxima aula, em que iremos analisar a crônica Um mundo lindo.

Materiais complementares: Etiquetas para impressão (clique aqui).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno

- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno

- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)

- Cola

- Papel madeira ou craft para a construção de um painel

- Pincéis atômicos/canetinhas

Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.

Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa

ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Inicie uma roda de conversa com os alunos, questionando-lhes sobre os possíveis assuntos ou acontecimentos que poderiam ser noticiados em um jornal e por quê. (Espera-se que os alunos percebam que fatos corriqueiros, comuns, podem ser noticiados, desde que sejam de interesse de um determinado grupo ou comunidade).
  • Após ouvir suas colocações, proponha uma análise das ilustrações apresentadas, questionando-lhes por que um garoto espirrando, um jogo de futebol, um caracol, um rio ou um avião, por exemplo, poderiam vir a ser assunto de uma notícia. Os alunos poderão associar a imagem do garoto a uma notícia que fale sobre uma epidemia de gripe, por exemplo. A foto do jogo poderia compor uma notícia sobre um campeonato ou sobre o aumento do número de meninas jogadoras de futebol. O molusco pode representar uma praga prejudicial à lavoura, uma doença por ele transmitida ou a extinção de uma espécie, enquanto a imagem do rio poderia noticiar enchentes ou de algum problema ambiental. Já a imagem do avião poderia virar notícia se apresentasse um novo modelo desse meio de transporte ou divulgasse um acidente aéreo.

Neste momento, o uso do projetor é de extrema importância, pois possibilita a análise coletiva das imagens apresentadas. Porém, caso a escola não conte com esse aparelho, as imagens podem ser impressas em tamanho grande, que permita a visão detalhada e a observação dos alunos.

  • Ouça as ideias dos alunos, fazendo novos questionamentos, quando necessário, a fim de complementá-las ou corrigi-las.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 40 minutos

Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):

  • Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
  • Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
  • Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.

Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.

  • Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
  • Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
  • Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada. Para acessar ou imprimir esse texto, clique aqui.
  • Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
  • Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
  • Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
  • Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
    A capa está disponível aqui.
  • Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.
Slide Plano Aula

Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):

  • Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
  • Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
  • Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.

Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.

  • Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
  • Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
  • Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
  • Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada.
  • Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
  • Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
  • Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
  • Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
  • Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.
Slide Plano Aula

Orientações:

  • Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 participantes, a fim de promover o debate sobre o tema da aula; estabeleça o tempo que eles terão para realizar o painel, conforme modelo apresentado no slide.
  • Leia com os alunos o comando dado no enunciado, esclarecendo possíveis dúvidas. É importante que, após a discussão em equipe acerca das semelhanças e diferenças entre os textos, haja um momento de socialização das conclusões a que cada uma chegou, para validar/complementar/corrigir as informações. Após isso, registrar as informações no painel. Ele deverá ser confeccionado em papel craft ou madeira, em tamanho grande, para ser anexado em sala de aula.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

  • As etiquetas devem ser coladas no espaço do cartaz reservado a cada gênero.
  • À medida que os alunos forem colando as etiquetas, comente as escolhas, questionando-os e pedindo que as justifiquem.
  • Anexe o painel em um lugar acessível à consulta dos alunos, para que eles possam consultá-lo ao longo do estudo, sobretudo na próxima aula, em que iremos analisar a crônica Um mundo lindo.

Materiais complementares: Etiquetas para impressão (clique aqui).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 5º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano