Atividade para impressão - Etiquetas - LPO5_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Inicie uma roda de conversa com os alunos, questionando-lhes sobre os possíveis assuntos ou acontecimentos que poderiam ser noticiados em um jornal e por quê. (Espera-se que os alunos percebam que fatos corriqueiros, comuns, podem ser noticiados, desde que sejam de interesse de um determinado grupo ou comunidade).
- Após ouvir suas colocações, proponha uma análise das ilustrações apresentadas, questionando-lhes por que um garoto espirrando, um jogo de futebol, um caracol, um rio ou um avião, por exemplo, poderiam vir a ser assunto de uma notícia. Os alunos poderão associar a imagem do garoto a uma notícia que fale sobre uma epidemia de gripe, por exemplo. A foto do jogo poderia compor uma notícia sobre um campeonato ou sobre o aumento do número de meninas jogadoras de futebol. O molusco pode representar uma praga prejudicial à lavoura, uma doença por ele transmitida ou a extinção de uma espécie, enquanto a imagem do rio poderia noticiar enchentes ou de algum problema ambiental. Já a imagem do avião poderia virar notícia se apresentasse um novo modelo desse meio de transporte ou divulgasse um acidente aéreo.
Neste momento, o uso do projetor é de extrema importância, pois possibilita a análise coletiva das imagens apresentadas. Porém, caso a escola não conte com esse aparelho, as imagens podem ser impressas em tamanho grande, que permita a visão detalhada e a observação dos alunos.
- Ouça as ideias dos alunos, fazendo novos questionamentos, quando necessário, a fim de complementá-las ou corrigi-las.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 40 minutos
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):
- Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
- Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
- Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.
Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
- Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
- Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
- Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada. Para acessar ou imprimir esse texto, clique aqui.
- Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
- Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
- Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
- Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
A capa está disponível aqui. - Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.
Desenvolvimento
Orientações (referem-se à atividade exposta nos slides 4 e 5):
- Organize o tempo da aula da seguinte maneira: 25 minutos para a exploração dos textos (slides 4 e 5) + 15 minutos para a produção do painel (slide 6).
- Leia para os alunos o slide 4, que apresenta o texto com o qual trabalharão neste momento.
- Acesse a notícia Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção, para exibi-la para os alunos no projetor.
Fonte: “Último rinoceronte-branco do norte morre e espécie entra em extinção”, Redação Galileu, disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/03/ultimo-rinoceronte-branco-do-norte-morre-e-especie-entra-em-extincao.html. Acesso em 01 de setembro de 2018.
- Apresente a imagem de abertura da notícia para os alunos. Deixe que analisem a imagem, a legenda e o título e formem sua primeira impressão acerca do texto. Leia com eles o título e o olho (subtítulo) da Notícia, relacionando-os às perguntas feitas anteriormente: “Neste caso, por que a morte de um animal foi divulgada por meio de uma notícia de jornal?”.
- Em seguida, faça questionamentos a fim de ativar seus conhecimentos acerca do gênero Notícia, sua função e características: “Com base no que lemos no título, que informações vocês imaginam que estarão presentes nesse texto? A quem pode interessar essa Notícia? Quais os possíveis objetivos do jornalista ao escrevê-la? Onde, provavelmente, ela foi publicada? Por quê?”.
- Após a predição, faça uma leitura compartilhada do texto, comentando-o a cada parágrafo, a fim de garantir a compreensão leitora e esclarecer possíveis dúvidas de vocabulário.
- Ao término da leitura, distribua uma cópia do texto 2 (Crônica Um Mundo Lindo, de Marina Colasanti) para cada aluno e promova uma leitura compartilhada.
- Questione os alunos acerca das palavras desconhecidas presentes no texto. Diante de dúvidas dessa natureza, peça que a criança que apontou cada uma releia o trecho em que ela aparece e incentive a descoberta do significado a partir do contexto.
- Pergunte aos alunos: “O que os dois textos têm em comum? Em que aspectos eles se assemelham? E que diferenças podemos observar entre eles?”
- Questione, com relação ao segundo texto: “A quem pode interessar esse texto? Quem são seus possíveis leitores? Quem escreveu esse texto? Quais os possíveis objetivos da autora ao escrevê-lo? Onde, provavelmente, ele foi publicado?”.
- Apresente para os alunos a imagem da capa do livro no qual a crônica foi publicada, para que possam apreciá-la. Explique-lhes que o livro é uma compilação de 25 crônicas, que exploram temas como a destruição da natureza, miséria e violência, dentre outros. Nesse momento, é importante suscitar uma reflexão acerca dos diferentes suportes comuns a esse gênero: Além de um livro de crônicas, onde esse texto poderia ter sido publicado?
- Como fechamento da discussão, explicite que as conclusões a que os alunos chegaram acerca do texto 2 são as características do gênero Crônica, e que esta é, portanto, a classificação do texto Um mundo lindo.
Desenvolvimento
Orientações:
- Organize os alunos em grupos de 3 ou 4 participantes, a fim de promover o debate sobre o tema da aula; estabeleça o tempo que eles terão para realizar o painel, conforme modelo apresentado no slide.
- Leia com os alunos o comando dado no enunciado, esclarecendo possíveis dúvidas. É importante que, após a discussão em equipe acerca das semelhanças e diferenças entre os textos, haja um momento de socialização das conclusões a que cada uma chegou, para validar/complementar/corrigir as informações. Após isso, registrar as informações no painel. Ele deverá ser confeccionado em papel craft ou madeira, em tamanho grande, para ser anexado em sala de aula.
Fechamento
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações:
- As etiquetas devem ser coladas no espaço do cartaz reservado a cada gênero.
- À medida que os alunos forem colando as etiquetas, comente as escolhas, questionando-os e pedindo que as justifiquem.
- Anexe o painel em um lugar acessível à consulta dos alunos, para que eles possam consultá-lo ao longo do estudo, sobretudo na próxima aula, em que iremos analisar a crônica Um mundo lindo.
Materiais complementares: Etiquetas para impressão (clique aqui).
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários:
Canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações e das propostas de atividades aos alunos;
Textos para leitura, disponíveis aqui e aqui;
PowerPoint (tutorial disponível aqui).
Introdução
Grave um vídeo ou um áudio com orientações sobre a atividade e envie aos alunos pelo WhatsApp ou por e-mail. Atente-se para garantir clareza nas orientações, para que os alunos tenham condições de realizar a atividade sozinhos. Comece falando que eles lerão textos que tratam de assuntos cotidianos e convide-os a refletir sobre quais temas do cotidiano podem ser escritos em textos. Disponibilize as imagens propostas no slide da Introdução do plano de aula e proponha que os alunos as analisem. Utilize as questões propostas na Introdução do plano de aula. Solicite que escrevam ou gravem um áudio sobre as questões de análise das imagens.
Desenvolvimento
Nas orientações, diga aos alunos que eles lerão dois textos que têm algumas características comuns e outras diferentes (crônica e notícia). Diga que o objetivo da atividade é fazer com que eles conheçam melhor o gênero crônica e identifiquem semelhanças e diferenças entre os dois gêneros. Envie aos alunos os dois textos para a leitura e oriente-os a ler e analisar os materiais guiados pelas questões propostas na primeira parte do Desenvolvimento do plano de aula. Depois, peça que preencham a tabela da atividade proposta no slide 3 do Desenvolvimento do plano de aula. Solicite aos alunos que enviem uma foto do quadro comparativo no grupo de WhatsApp da turma para que consultem a atividade dos colegas e reflitam sobre a sua própria. Após ver as atividades dos alunos, envie um áudio falando um pouco sobre as características de uma crônica para ajudá-los na sistematização da atividade.
Fechamento
Proponha aos alunos que escrevam uma característica da crônica. Solicite que enviem a resposta pelo WhatsApp e crie um painel em PowerPoint com as características recebidas. Aproveite para complementar as informações sobre as características do gênero e envie o painel aos alunos via WhatsApp ou e-mail.
Convite às famílias
Proponha aos alunos que conversem com seus familiares sobre fatos do cotidiano e discutam sobre quais textos eles conhecem que tratam desse tema. Proponha também que leiam a crônica para os familiares.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Janira Sousa
Mentor: Luciana Chiele
Especialista: Heloísa Jordão
Título da aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Finalidade da aula: Compreender o gênero Crônica, reconhecendo suas principais características, o contexto de produção do gênero e os principais meios de circulação/suporte.
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Gênero: Crônica
Objeto(s) do conhecimento: Reconstrução das condições de produção e recepção de textos/ Estratégias de leitura
Prática de linguagem: Leitura / escuta (compartilhada e autônoma)
Habilidade(s) da BNCC: EF15LP01, EF15LP02
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
* Textos aguardando autorização para uso. As solicitações já foram encaminhadas.
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf