Atividade para impressão - Etiquetas - LPO5_05SQA01
Plano de Aula
Plano de aula: Crônica: uma leitura do cotidiano
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Crônicas
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Crônica e no campo de atuação Artístico-literário/Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: - Projetor para exibição da Notícia* ou texto impresso para cada aluno
- Cópia do texto (Crônica*) para cada aluno
- 1 etiqueta em formato de estrela e 1 em formato de coração para cada aluno (Imprima aqui)
- Cola
- Papel madeira ou craft para a construção de um painel
- Pincéis atômicos/canetinhas
Dificuldades antecipadas: É importante que os alunos tenham um conhecimento prévio acerca do gênero Notícia (sua função, estrutura e características), visto que ele será explorado e comparado com a Crônica. É possível que, ao comparar os textos, a análise dos alunos atenha-se ao tema abordado em ambos, sendo necessária a mediação do professor para que cheguem aos aspectos supracitados.
Referências sobre o assunto: https://novaescola.org.br/conteudo/2171/leve-a-cronica-para-as-aulas-de-lingua-portuguesa
ARAUJO, Djario Dias. Crônica: o cotidiano em destaque. In: Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores / coordenado por Márcia Mendonça. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.55 – 66. Disponível em: http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Ler o título com os alunos, explicando-o brevemente.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS