13704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Pluft, o fantasminha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Pluft, o fantasminha

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )

Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para iniciar essa aula serão utilizados dois vídeos. O primeiro vídeo é uma chamada para a peça teatral, faz a propaganda da peça e mostra a ficha técnica com todas as pessoas que trabalham no palco e nos bastidores. Ao assistir esse vídeo, é possível fazer um link com a aula anterior e reconstruir as condições de produção, circulação e recepção do gênero dramático. O segundo vídeo mostra cenas de uma montagem da mesma obra no teatro. São cenas com momentos da peça e podem estabelecer expectativas e levantar hipóteses em relação ao texto que os alunos irão ler e, após a leitura, confirmar ou não as hipóteses que levantaram.

  • Reúna os alunos em um semicírculo e passe o primeiro vídeo. É um vídeo bastante curto que faz uma propaganda da peça de teatro.
  • Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. O que vimos nesse vídeo? (Respostas possíveis: Uma apresentação da peça Pluft, o fantasminha, Uma apresentação de uma peça de teatro)

b. Onde ele está sendo apresentado? (Respostas possíveis: Em um teatro, em um auditório)

c. Para quem ele está sendo dirigido? (Respostas possíveis: Ao público que está assistindo, às crianças, ao público infantil)

d. Que pessoas participam da produção dessa obra?- Chame a atenção ou retome a parte do vídeo que mostra a sua ficha técnica (Respostas possíveis: diretor, autor, elenco, iluminadores, responsáveis pelo cenário, patrocinadores…)

e. São muitas pessoas? (Respostas possíveis: São muitas pessoas nos bastidores e no palco)

f. São somente os atores que estão no palco? (Respostas possíveis:Não, há pessoas nos bastidores também)

g. Qual é o papel de cada uma delas? (Respostas possíveis: Autor: escrever o texto, Diretor: dirigir o elenco nos ensaios, Elenco: encenam a peça, Iluminadores: iluminação da cena, Patrocinador: cede recursos para produção da peça em troca de divulgação de sua marca…)

3. Passe o segundo vídeo. Esse vídeo mostra algumas cenas de uma das montagens da peça.

4. Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. E nesse vídeo? O que conseguimos ver? (Respostas possíveis: A peça Pluft, o fantasminha, cenas da peça Pluft, o fantasminha…)

b. Qual é a diferença entre os dois vídeos? (Respostas possíveis: O primeiro é uma propaganda e o segundo são cenas da peça)

c. Sobre o que vocês acham que é essa história? (Respostas possíveis: Sobre um fantasma que tem medo de gente)

d. Quais personagens fazem parte da obra? (Respostas possíveis: fantasmas, marinheiros, piratas e uma menina)

e. Onde se passa a história? (Respostas possíveis: em um casarão, em um navio)

f. Para quem está sendo apresentada a obra? (Respostas possíveis: para crianças, para o público infantil

g. Esse espetáculo está sendo apresentado “ao vivo”? Como podemos comprovar isso? (você pode chamar atenção para o fato de que alguém faz ´shiii´no vídeo, pedindo silêncio para a plateia. Comente que como a apresentação é “ao vivo”isso pode acontecer)

5. Caso surjam outras questões, vindas dos alunos, aproveite o momento questionando os outros alunos. Esse momento de introdução será muito importante para a leitura do texto no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares:

Vídeos:

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Imprima uma cópia da cena inicial de Pluft, o fantasminha, disponível neste arquivo para cada aluno. Caso não consiga imprimir, nos próximos slides, há o texto que será trabalhado na aula e pode ser projetado. Peça que primeiramente façam uma leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa é importante porque é nesse momento que acontece a primeira interação com o texto, em que o aluno faz inferências e levanta suas primeiras hipóteses.
  • Depois dessa primeira leitura, peça que os alunos formem duplas, pois nesse trecho da obra há duas personagens interagindo (Pluft e sua mãe). Os alunos deverão fazer uma leitura oral do texto nas duplas. Incentive os alunos para que essa leitura seja dramatizada, prestando atenção nas marcas cênicas (indicações de fala e de cena).
  • Pergunte e estimule que uma dupla venha à frente da sala e dramatize, fazendo a sua cena e obedecendo às indicações de fala no texto (explique que as marcas cênicas não devem ser lidas para o público).
  • Peça que os alunos que se organizem grupos de 4 crianças entregue uma ficha com perguntas para que respondam em seus grupos.
  • Após o preenchimento da ficha abra um debate. Questione:
  • Diante desse trecho lido, é possível imaginar qual é a ideia central da história? (Resposta possível: o encontro do fantasminha com os vivos)
  • Quais personagens participam da cena? Como vocês descobriram isso?(Resposta possível: a mãe e Pluft, o fantasminha. Apesar de falarem do tio e de avistarem pessoas, apenas os dois estão dialogando em cena)
  • Onde a história de passa? (Resposta possível: no sótão de uma casa)
  • A que público essa história é dirigida? (Resposta possível: ao público infantil)
  • Que características do gênero dramático podemos identificar no texto? (Resposta possível: marcas cênicas e texto dialogado)

Comentários: Com relação a essa última pergunta sobre “as características do gênero dramático” é importante que os alunos percebam que o texto dramático é composto basicamente por diálogos e marcas cênicas. As marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias”) são as indicações para montagem de cenário, vestuário e orientações para os atores no que diz respeito a gestos, expressões e entonações de voz. Ao notarem essas duas características do gênero, é possível ainda perguntar: “há narrador?”. Em geral esses textos não possuem narrador pois são feitos para serem encenados por atores que vão representar cenas. O público estará assistindo a tudo e por isso não será preciso que o narrador lhes “conte” a história. Você pode fazer uma comparação com filmes ou telenovelas, em que, geralmente, também não há um narrador.

Materiais complementares:

Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"

Ficha sobre o texto

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Após a discussão entre os grupos, apresente aos alunos uma ficha técnica da obra Pluft, o fantasminha, para que coletivamente a preencham no quadro.
  • Nessa ficha aparece a palavra “enredo”, explique que enredo são os acontecimentos que constituem a história. Mesmo que os alunos não tenham tido contato com a história na íntegra, será possível preencher com a ideia central do texto. Uma cópia poderá ser feita em folha de papel pardo ou 40 kg para exposição na sala de aula. Ao longo dessa sequência de aulas no gênero dramático, os alunos vão conhecer algumas peças e será interessante compor um mural com fichas como essa, que podem servir também como indicação de peças teatrais. O mural poderá ficar dentro da sala ou fora dela (no corredor da escola) para se tornar uma indicação para outras turmas. Caso eles conheçam a história na íntegra, explique que não se deve contar o final da história, pois isso privaria quem ainda não assistiu a peça de ser surpreendido com seu final. Se preferir, imprima e preencha a ficha disponibilizada nos materiais complementares, com o título “Conheça o Teatro! ”.
  • O registro será único para toda a turma.
  • Após a aula, como uma tarefa complementar o de casa, os alunos podem pesquisar sobre a vida de Maria Clara Machado, grande autora de obras teatrais e fundadora do Teatro Tablado.
  • Se achar conveniente, o texto todo poderá ser lido e encenado pela turma, já que a principal função do texto dramático é a encenação.

Material complementar:

Texto na íntegra: Pluft, o fantasminha

Ficha: Conheça o Teatro!

Maria Clara Machado - Biografia - http://otablado.com.br/maria-clara-machado/vida/ - Acessado em 12 de agosto de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )

Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para iniciar essa aula serão utilizados dois vídeos. O primeiro vídeo é uma chamada para a peça teatral, faz a propaganda da peça e mostra a ficha técnica com todas as pessoas que trabalham no palco e nos bastidores. Ao assistir esse vídeo, é possível fazer um link com a aula anterior e reconstruir as condições de produção, circulação e recepção do gênero dramático. O segundo vídeo mostra cenas de uma montagem da mesma obra no teatro. São cenas com momentos da peça e podem estabelecer expectativas e levantar hipóteses em relação ao texto que os alunos irão ler e, após a leitura, confirmar ou não as hipóteses que levantaram.

  • Reúna os alunos em um semicírculo e passe o primeiro vídeo. É um vídeo bastante curto que faz uma propaganda da peça de teatro.
  • Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. O que vimos nesse vídeo? (Respostas possíveis: Uma apresentação da peça Pluft, o fantasminha, Uma apresentação de uma peça de teatro)

b. Onde ele está sendo apresentado? (Respostas possíveis: Em um teatro, em um auditório)

c. Para quem ele está sendo dirigido? (Respostas possíveis: Ao público que está assistindo, às crianças, ao público infantil)

d. Que pessoas participam da produção dessa obra?- Chame a atenção ou retome a parte do vídeo que mostra a sua ficha técnica (Respostas possíveis: diretor, autor, elenco, iluminadores, responsáveis pelo cenário, patrocinadores…)

e. São muitas pessoas? (Respostas possíveis: São muitas pessoas nos bastidores e no palco)

f. São somente os atores que estão no palco? (Respostas possíveis:Não, há pessoas nos bastidores também)

g. Qual é o papel de cada uma delas? (Respostas possíveis: Autor: escrever o texto, Diretor: dirigir o elenco nos ensaios, Elenco: encenam a peça, Iluminadores: iluminação da cena, Patrocinador: cede recursos para produção da peça em troca de divulgação de sua marca…)

3. Passe o segundo vídeo. Esse vídeo mostra algumas cenas de uma das montagens da peça.

4. Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. E nesse vídeo? O que conseguimos ver? (Respostas possíveis: A peça Pluft, o fantasminha, cenas da peça Pluft, o fantasminha…)

b. Qual é a diferença entre os dois vídeos? (Respostas possíveis: O primeiro é uma propaganda e o segundo são cenas da peça)

c. Sobre o que vocês acham que é essa história? (Respostas possíveis: Sobre um fantasma que tem medo de gente)

d. Quais personagens fazem parte da obra? (Respostas possíveis: fantasmas, marinheiros, piratas e uma menina)

e. Onde se passa a história? (Respostas possíveis: em um casarão, em um navio)

f. Para quem está sendo apresentada a obra? (Respostas possíveis: para crianças, para o público infantil

g. Esse espetáculo está sendo apresentado “ao vivo”? Como podemos comprovar isso? (você pode chamar atenção para o fato de que alguém faz ´shiii´no vídeo, pedindo silêncio para a plateia. Comente que como a apresentação é “ao vivo”isso pode acontecer)

5. Caso surjam outras questões, vindas dos alunos, aproveite o momento questionando os outros alunos. Esse momento de introdução será muito importante para a leitura do texto no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares:

Vídeos:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Imprima uma cópia da cena inicial de Pluft, o fantasminha, disponível neste arquivo para cada aluno. Caso não consiga imprimir, nos próximos slides, há o texto que será trabalhado na aula e pode ser projetado. Peça que primeiramente façam uma leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa é importante porque é nesse momento que acontece a primeira interação com o texto, em que o aluno faz inferências e levanta suas primeiras hipóteses.
  • Depois dessa primeira leitura, peça que os alunos formem duplas, pois nesse trecho da obra há duas personagens interagindo (Pluft e sua mãe). Os alunos deverão fazer uma leitura oral do texto nas duplas. Incentive os alunos para que essa leitura seja dramatizada, prestando atenção nas marcas cênicas (indicações de fala e de cena).
  • Pergunte e estimule que uma dupla venha à frente da sala e dramatize, fazendo a sua cena e obedecendo às indicações de fala no texto (explique que as marcas cênicas não devem ser lidas para o público).
  • Peça que os alunos que se organizem grupos de 4 crianças entregue uma ficha com perguntas para que respondam em seus grupos.
  • Após o preenchimento da ficha abra um debate. Questione:
  • Diante desse trecho lido, é possível imaginar qual é a ideia central da história? (Resposta possível: o encontro do fantasminha com os vivos)
  • Quais personagens participam da cena? Como vocês descobriram isso?(Resposta possível: a mãe e Pluft, o fantasminha. Apesar de falarem do tio e de avistarem pessoas, apenas os dois estão dialogando em cena)
  • Onde a história de passa? (Resposta possível: no sótão de uma casa)
  • A que público essa história é dirigida? (Resposta possível: ao público infantil)
  • Que características do gênero dramático podemos identificar no texto? (Resposta possível: marcas cênicas e texto dialogado)

Comentários: Com relação a essa última pergunta sobre “as características do gênero dramático” é importante que os alunos percebam que o texto dramático é composto basicamente por diálogos e marcas cênicas. As marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias”) são as indicações para montagem de cenário, vestuário e orientações para os atores no que diz respeito a gestos, expressões e entonações de voz. Ao notarem essas duas características do gênero, é possível ainda perguntar: “há narrador?”. Em geral esses textos não possuem narrador pois são feitos para serem encenados por atores que vão representar cenas. O público estará assistindo a tudo e por isso não será preciso que o narrador lhes “conte” a história. Você pode fazer uma comparação com filmes ou telenovelas, em que, geralmente, também não há um narrador.

Materiais complementares:

Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"

Ficha sobre o texto

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Após a discussão entre os grupos, apresente aos alunos uma ficha técnica da obra Pluft, o fantasminha, para que coletivamente a preencham no quadro.
  • Nessa ficha aparece a palavra “enredo”, explique que enredo são os acontecimentos que constituem a história. Mesmo que os alunos não tenham tido contato com a história na íntegra, será possível preencher com a ideia central do texto. Uma cópia poderá ser feita em folha de papel pardo ou 40 kg para exposição na sala de aula. Ao longo dessa sequência de aulas no gênero dramático, os alunos vão conhecer algumas peças e será interessante compor um mural com fichas como essa, que podem servir também como indicação de peças teatrais. O mural poderá ficar dentro da sala ou fora dela (no corredor da escola) para se tornar uma indicação para outras turmas. Caso eles conheçam a história na íntegra, explique que não se deve contar o final da história, pois isso privaria quem ainda não assistiu a peça de ser surpreendido com seu final. Se preferir, imprima e preencha a ficha disponibilizada nos materiais complementares, com o título “Conheça o Teatro! ”.
  • O registro será único para toda a turma.
  • Após a aula, como uma tarefa complementar o de casa, os alunos podem pesquisar sobre a vida de Maria Clara Machado, grande autora de obras teatrais e fundadora do Teatro Tablado.
  • Se achar conveniente, o texto todo poderá ser lido e encenado pela turma, já que a principal função do texto dramático é a encenação.

Material complementar:

Texto na íntegra: Pluft, o fantasminha

Ficha: Conheça o Teatro!

Maria Clara Machado - Biografia - http://otablado.com.br/maria-clara-machado/vida/ - Acessado em 12 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP05 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano