13704
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 4º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Pluft, o fantasminha

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 4º ano do Fundamental sobre Pluft, o fantasminha

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Elisa Greenhalgh Vilalta

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Introdução 4. Desenvolvimento 5. Fechamento Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )

Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para iniciar essa aula serão utilizados dois vídeos. O primeiro vídeo é uma chamada para a peça teatral, faz a propaganda da peça e mostra a ficha técnica com todas as pessoas que trabalham no palco e nos bastidores. Ao assistir esse vídeo, é possível fazer um link com a aula anterior e reconstruir as condições de produção, circulação e recepção do gênero dramático. O segundo vídeo mostra cenas de uma montagem da mesma obra no teatro. São cenas com momentos da peça e podem estabelecer expectativas e levantar hipóteses em relação ao texto que os alunos irão ler e, após a leitura, confirmar ou não as hipóteses que levantaram.

  • Reúna os alunos em um semicírculo e passe o primeiro vídeo. É um vídeo bastante curto que faz uma propaganda da peça de teatro.
  • Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. O que vimos nesse vídeo? (Respostas possíveis: Uma apresentação da peça Pluft, o fantasminha, Uma apresentação de uma peça de teatro)

b. Onde ele está sendo apresentado? (Respostas possíveis: Em um teatro, em um auditório)

c. Para quem ele está sendo dirigido? (Respostas possíveis: Ao público que está assistindo, às crianças, ao público infantil)

d. Que pessoas participam da produção dessa obra?- Chame a atenção ou retome a parte do vídeo que mostra a sua ficha técnica (Respostas possíveis: diretor, autor, elenco, iluminadores, responsáveis pelo cenário, patrocinadores…)

e. São muitas pessoas? (Respostas possíveis: São muitas pessoas nos bastidores e no palco)

f. São somente os atores que estão no palco? (Respostas possíveis:Não, há pessoas nos bastidores também)

g. Qual é o papel de cada uma delas? (Respostas possíveis: Autor: escrever o texto, Diretor: dirigir o elenco nos ensaios, Elenco: encenam a peça, Iluminadores: iluminação da cena, Patrocinador: cede recursos para produção da peça em troca de divulgação de sua marca…)

3. Passe o segundo vídeo. Esse vídeo mostra algumas cenas de uma das montagens da peça.

4. Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. E nesse vídeo? O que conseguimos ver? (Respostas possíveis: A peça Pluft, o fantasminha, cenas da peça Pluft, o fantasminha…)

b. Qual é a diferença entre os dois vídeos? (Respostas possíveis: O primeiro é uma propaganda e o segundo são cenas da peça)

c. Sobre o que vocês acham que é essa história? (Respostas possíveis: Sobre um fantasma que tem medo de gente)

d. Quais personagens fazem parte da obra? (Respostas possíveis: fantasmas, marinheiros, piratas e uma menina)

e. Onde se passa a história? (Respostas possíveis: em um casarão, em um navio)

f. Para quem está sendo apresentada a obra? (Respostas possíveis: para crianças, para o público infantil

g. Esse espetáculo está sendo apresentado “ao vivo”? Como podemos comprovar isso? (você pode chamar atenção para o fato de que alguém faz ´shiii´no vídeo, pedindo silêncio para a plateia. Comente que como a apresentação é “ao vivo”isso pode acontecer)

5. Caso surjam outras questões, vindas dos alunos, aproveite o momento questionando os outros alunos. Esse momento de introdução será muito importante para a leitura do texto no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares:

Vídeos:

  • Pluft, o fantasminha - 0:52 - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU
  • Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral)

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Imprima uma cópia da cena inicial de Pluft, o fantasminha, disponível neste arquivo para cada aluno. Caso não consiga imprimir, nos próximos slides, há o texto que será trabalhado na aula e pode ser projetado. Peça que primeiramente façam uma leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa é importante porque é nesse momento que acontece a primeira interação com o texto, em que o aluno faz inferências e levanta suas primeiras hipóteses.
  • Depois dessa primeira leitura, peça que os alunos formem duplas, pois nesse trecho da obra há duas personagens interagindo (Pluft e sua mãe). Os alunos deverão fazer uma leitura oral do texto nas duplas. Incentive os alunos para que essa leitura seja dramatizada, prestando atenção nas marcas cênicas (indicações de fala e de cena).
  • Pergunte e estimule que uma dupla venha à frente da sala e dramatize, fazendo a sua cena e obedecendo às indicações de fala no texto (explique que as marcas cênicas não devem ser lidas para o público).
  • Peça que os alunos que se organizem grupos de 4 crianças entregue uma ficha com perguntas para que respondam em seus grupos.
  • Após o preenchimento da ficha abra um debate. Questione:
  • Diante desse trecho lido, é possível imaginar qual é a ideia central da história? (Resposta possível: o encontro do fantasminha com os vivos)
  • Quais personagens participam da cena? Como vocês descobriram isso?(Resposta possível: a mãe e Pluft, o fantasminha. Apesar de falarem do tio e de avistarem pessoas, apenas os dois estão dialogando em cena)
  • Onde a história de passa? (Resposta possível: no sótão de uma casa)
  • A que público essa história é dirigida? (Resposta possível: ao público infantil)
  • Que características do gênero dramático podemos identificar no texto? (Resposta possível: marcas cênicas e texto dialogado)

Comentários: Com relação a essa última pergunta sobre “as características do gênero dramático” é importante que os alunos percebam que o texto dramático é composto basicamente por diálogos e marcas cênicas. As marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias”) são as indicações para montagem de cenário, vestuário e orientações para os atores no que diz respeito a gestos, expressões e entonações de voz. Ao notarem essas duas características do gênero, é possível ainda perguntar: “há narrador?”. Em geral esses textos não possuem narrador pois são feitos para serem encenados por atores que vão representar cenas. O público estará assistindo a tudo e por isso não será preciso que o narrador lhes “conte” a história. Você pode fazer uma comparação com filmes ou telenovelas, em que, geralmente, também não há um narrador.

Materiais complementares:

Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"

Ficha sobre o texto

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Após a discussão entre os grupos, apresente aos alunos uma ficha técnica da obra Pluft, o fantasminha, para que coletivamente a preencham no quadro.
  • Nessa ficha aparece a palavra “enredo”, explique que enredo são os acontecimentos que constituem a história. Mesmo que os alunos não tenham tido contato com a história na íntegra, será possível preencher com a ideia central do texto. Uma cópia poderá ser feita em folha de papel pardo ou 40 kg para exposição na sala de aula. Ao longo dessa sequência de aulas no gênero dramático, os alunos vão conhecer algumas peças e será interessante compor um mural com fichas como essa, que podem servir também como indicação de peças teatrais. O mural poderá ficar dentro da sala ou fora dela (no corredor da escola) para se tornar uma indicação para outras turmas. Caso eles conheçam a história na íntegra, explique que não se deve contar o final da história, pois isso privaria quem ainda não assistiu a peça de ser surpreendido com seu final. Se preferir, imprima e preencha a ficha disponibilizada nos materiais complementares, com o título “Conheça o Teatro! ”.
  • O registro será único para toda a turma.
  • Após a aula, como uma tarefa complementar o de casa, os alunos podem pesquisar sobre a vida de Maria Clara Machado, grande autora de obras teatrais e fundadora do Teatro Tablado.
  • Se achar conveniente, o texto todo poderá ser lido e encenado pela turma, já que a principal função do texto dramático é a encenação.

Material complementar:

Texto na íntegra: Pluft, o fantasminha

Ficha: Conheça o Teatro!

Maria Clara Machado - Biografia - http://otablado.com.br/maria-clara-machado/vida/ - Acessado em 12 de agosto de 2018.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero dramático e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta.

Materiais necessários: Computador e projetor multimídia para passar os vídeos propostos: Pluft, o fantasminha - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU - (anúncio da peça teatral) e Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral), cópias do texto: Pluft, o fantasminha (cena inicial) e fichas com questões para os alunos discutirem e responderem em grupos, identificando os elementos do gênero.

Informações sobre o gênero: O texto dramático pode ter apenas função literária, mas seu principal objetivo é ser encenado. É dessa maneira que o gênero se mantém “vivo e atual”, pois cada nova encenação pode trazer algo diferente, tendo em vista quem atua, quem dirige e quem vai assistir a apresentação. Justamente porque as pessoas vão ao teatro para "assistir" alguma coisa, o texto dramático conta com muitos elementos visuais, descritos em marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias” ou “rubricas”). Essas marcas podem orientar quanto a ambientação, cenário, iluminação, roupas, gestos, vozes dos personagens, entre outros... Em geral, esse é um texto sem narrador e é comum que a obra seja, em sua maior parte, dialogada. Outra característica do gênero é a “concentração no conflito” ou no “drama” como o próprio nome anuncia, para isso, o antagonismo na construção dos personagens é importante, bem como a expectativa gerada com o desenlace do conflito. O drama também tem por objetivo “presentificar o instinto de jogo da condição humana” ou seja: o lúdico, as regras, o esforço e a colaboração para a encenação estão presentes nas peças e nos “jogos teatrais”. Por último, vale lembrar que o “teatro é teatro” e que as emoções e encenações são representações da realidade, sugerindo um exercício reflexão, posicionamento e de ampliação do universo cultural e social dos alunos. (adaptado do texto "Encenar e ensinar – o texto dramático na escola" de Rosemari Calzavara) )

Dificuldades antecipadas: Os alunos no quarto ano ainda podem apresentar dificuldades tanto na leitura silenciosa quanto na oral, por falta de prática ou mesmo porque não se interessam por leituras. Na leitura oral, a timidez de alguns alunos também é uma questão que pode surgir, por não gostarem de se expor ou por medo de não corresponderem às expectativas dos colegas. Quanto à compreensão do texto, alguns alunos podem apresentar problemas na localização de informações explícitas do texto, da ideia central ou dos significados de palavras segundo o contexto em que são empregadas. Isso pode ocorrer por lacunas de conhecimento em anos anteriores ou por dificuldades na leitura (por exemplo, uma leitura muito pausada ou silabada pode fazer com que os alunos percam a noção do conjunto, o que dificulta a compreensão do todo e das partes). A falta de contato com o gênero pode levar a uma dificuldade no levantamento de suas características.

Referências sobre o assunto:

CALZAVARA, Rosemari Bendlin. Encenar e ensinar – o texto dramático na escola. R.cient./FAP, Curitiba, v.4, n.2 p.149-154, jul./dez. 2009. Disponível em: http://periodicos.unespar.edu.br/index.php/revistacientifica/article/view/1612/952

Prepare-se para cenas dramáticas - disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/2205/prepare-se-para-cenas-dramaticas - acessado em 21 de julho de 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explique para a turma a proposta da aula do dia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Para iniciar essa aula serão utilizados dois vídeos. O primeiro vídeo é uma chamada para a peça teatral, faz a propaganda da peça e mostra a ficha técnica com todas as pessoas que trabalham no palco e nos bastidores. Ao assistir esse vídeo, é possível fazer um link com a aula anterior e reconstruir as condições de produção, circulação e recepção do gênero dramático. O segundo vídeo mostra cenas de uma montagem da mesma obra no teatro. São cenas com momentos da peça e podem estabelecer expectativas e levantar hipóteses em relação ao texto que os alunos irão ler e, após a leitura, confirmar ou não as hipóteses que levantaram.

  • Reúna os alunos em um semicírculo e passe o primeiro vídeo. É um vídeo bastante curto que faz uma propaganda da peça de teatro.
  • Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. O que vimos nesse vídeo? (Respostas possíveis: Uma apresentação da peça Pluft, o fantasminha, Uma apresentação de uma peça de teatro)

b. Onde ele está sendo apresentado? (Respostas possíveis: Em um teatro, em um auditório)

c. Para quem ele está sendo dirigido? (Respostas possíveis: Ao público que está assistindo, às crianças, ao público infantil)

d. Que pessoas participam da produção dessa obra?- Chame a atenção ou retome a parte do vídeo que mostra a sua ficha técnica (Respostas possíveis: diretor, autor, elenco, iluminadores, responsáveis pelo cenário, patrocinadores…)

e. São muitas pessoas? (Respostas possíveis: São muitas pessoas nos bastidores e no palco)

f. São somente os atores que estão no palco? (Respostas possíveis:Não, há pessoas nos bastidores também)

g. Qual é o papel de cada uma delas? (Respostas possíveis: Autor: escrever o texto, Diretor: dirigir o elenco nos ensaios, Elenco: encenam a peça, Iluminadores: iluminação da cena, Patrocinador: cede recursos para produção da peça em troca de divulgação de sua marca…)

3. Passe o segundo vídeo. Esse vídeo mostra algumas cenas de uma das montagens da peça.

4. Após o vídeo, levante questões para a discussão com os alunos. As questões do slide podem ser projetadas ou somente feitas/lidas para os alunos.

a. E nesse vídeo? O que conseguimos ver? (Respostas possíveis: A peça Pluft, o fantasminha, cenas da peça Pluft, o fantasminha…)

b. Qual é a diferença entre os dois vídeos? (Respostas possíveis: O primeiro é uma propaganda e o segundo são cenas da peça)

c. Sobre o que vocês acham que é essa história? (Respostas possíveis: Sobre um fantasma que tem medo de gente)

d. Quais personagens fazem parte da obra? (Respostas possíveis: fantasmas, marinheiros, piratas e uma menina)

e. Onde se passa a história? (Respostas possíveis: em um casarão, em um navio)

f. Para quem está sendo apresentada a obra? (Respostas possíveis: para crianças, para o público infantil

g. Esse espetáculo está sendo apresentado “ao vivo”? Como podemos comprovar isso? (você pode chamar atenção para o fato de que alguém faz ´shiii´no vídeo, pedindo silêncio para a plateia. Comente que como a apresentação é “ao vivo”isso pode acontecer)

5. Caso surjam outras questões, vindas dos alunos, aproveite o momento questionando os outros alunos. Esse momento de introdução será muito importante para a leitura do texto no desenvolvimento da aula.

Materiais complementares:

Vídeos:

  • Pluft, o fantasminha - 0:52 - https://www.youtube.com/watch?v=Jkt1GD9YBQU
  • Pluft, o fantasminha - 3:44 - https://www.youtube.com/watch?v=bz-pxMCPQ8o (cenas da peça teatral)
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para a tarefa a ser realizada pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as instruções para os alunos.

  • Imprima uma cópia da cena inicial de Pluft, o fantasminha, disponível neste arquivo para cada aluno. Caso não consiga imprimir, nos próximos slides, há o texto que será trabalhado na aula e pode ser projetado. Peça que primeiramente façam uma leitura silenciosa do texto. A leitura silenciosa é importante porque é nesse momento que acontece a primeira interação com o texto, em que o aluno faz inferências e levanta suas primeiras hipóteses.
  • Depois dessa primeira leitura, peça que os alunos formem duplas, pois nesse trecho da obra há duas personagens interagindo (Pluft e sua mãe). Os alunos deverão fazer uma leitura oral do texto nas duplas. Incentive os alunos para que essa leitura seja dramatizada, prestando atenção nas marcas cênicas (indicações de fala e de cena).
  • Pergunte e estimule que uma dupla venha à frente da sala e dramatize, fazendo a sua cena e obedecendo às indicações de fala no texto (explique que as marcas cênicas não devem ser lidas para o público).
  • Peça que os alunos que se organizem grupos de 4 crianças entregue uma ficha com perguntas para que respondam em seus grupos.
  • Após o preenchimento da ficha abra um debate. Questione:
  • Diante desse trecho lido, é possível imaginar qual é a ideia central da história? (Resposta possível: o encontro do fantasminha com os vivos)
  • Quais personagens participam da cena? Como vocês descobriram isso?(Resposta possível: a mãe e Pluft, o fantasminha. Apesar de falarem do tio e de avistarem pessoas, apenas os dois estão dialogando em cena)
  • Onde a história de passa? (Resposta possível: no sótão de uma casa)
  • A que público essa história é dirigida? (Resposta possível: ao público infantil)
  • Que características do gênero dramático podemos identificar no texto? (Resposta possível: marcas cênicas e texto dialogado)

Comentários: Com relação a essa última pergunta sobre “as características do gênero dramático” é importante que os alunos percebam que o texto dramático é composto basicamente por diálogos e marcas cênicas. As marcas cênicas (também conhecidas como “didascálias”) são as indicações para montagem de cenário, vestuário e orientações para os atores no que diz respeito a gestos, expressões e entonações de voz. Ao notarem essas duas características do gênero, é possível ainda perguntar: “há narrador?”. Em geral esses textos não possuem narrador pois são feitos para serem encenados por atores que vão representar cenas. O público estará assistindo a tudo e por isso não será preciso que o narrador lhes “conte” a história. Você pode fazer uma comparação com filmes ou telenovelas, em que, geralmente, também não há um narrador.

Materiais complementares:

Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"

Ficha sobre o texto

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Orientações:

Caso não consiga imprimir o texto, é possível acompanhar com a projeção do slide no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide com as orientações para o preenchimento coletivo da ficha técnica a ser realizado pelos alunos. Caso não consiga projetar, você pode copiar as instruções no quadro ou ler as questões para os alunos.

  • Após a discussão entre os grupos, apresente aos alunos uma ficha técnica da obra Pluft, o fantasminha, para que coletivamente a preencham no quadro.
  • Nessa ficha aparece a palavra “enredo”, explique que enredo são os acontecimentos que constituem a história. Mesmo que os alunos não tenham tido contato com a história na íntegra, será possível preencher com a ideia central do texto. Uma cópia poderá ser feita em folha de papel pardo ou 40 kg para exposição na sala de aula. Ao longo dessa sequência de aulas no gênero dramático, os alunos vão conhecer algumas peças e será interessante compor um mural com fichas como essa, que podem servir também como indicação de peças teatrais. O mural poderá ficar dentro da sala ou fora dela (no corredor da escola) para se tornar uma indicação para outras turmas. Caso eles conheçam a história na íntegra, explique que não se deve contar o final da história, pois isso privaria quem ainda não assistiu a peça de ser surpreendido com seu final. Se preferir, imprima e preencha a ficha disponibilizada nos materiais complementares, com o título “Conheça o Teatro! ”.
  • O registro será único para toda a turma.
  • Após a aula, como uma tarefa complementar o de casa, os alunos podem pesquisar sobre a vida de Maria Clara Machado, grande autora de obras teatrais e fundadora do Teatro Tablado.
  • Se achar conveniente, o texto todo poderá ser lido e encenado pela turma, já que a principal função do texto dramático é a encenação.

Material complementar:

Texto na íntegra: Pluft, o fantasminha

Ficha: Conheça o Teatro!

Maria Clara Machado - Biografia - http://otablado.com.br/maria-clara-machado/vida/ - Acessado em 12 de agosto de 2018.

Slide Plano Aula
  • Para o professor
  • Documento

    Atividade para impressão - Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"

    Atividade para impressão - Trecho do Texto "Pluft, o fantasminha"
  • Documento

    Elementos do trecho dramático

    Elementos do trecho dramático
  • Documento

    Ficha: Conheça o teatro!

    Ficha: Conheça o teatro!

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Você conhece? É o gênero dramático!

AULA 03

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

AULA 04

Marcações de cena e de fala no texto dramático

AULA 05

Que marcadores de fala e de cena usaremos?

AULA 06

Revisão de marcadores de falas e de cenas em textos dramátic...

AULA 07

Características do discurso direto - Pontuação

AULA 08

Pontuação em diálogos

AULA 09

Transformando discurso direto em indireto

AULA 10

Em cena - Conversando sobre o gênero dramático

AULA 11

Criando uma esquete.

AULA 12

É hora de interpretar o texto criado

AULA 13

Planejando a escrita de um texto dramático

AULA 14

Escrevendo a continuação de uma cena

AULA 15

Revisando o texto produzido

AULAS DE Leitura/Escuta do 4º ano :

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Minisseminários

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Oralidade

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Produção de textos

Plano Aula Relacionado por Eixo Assembleia

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Como ler textos de divulgação científica?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Leitura de infográficos em textos de divulgação científica

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Plano Aula Relacionado por Eixo Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 4º ano:

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do Ch e do X na escrita de Cecília Meireles

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Bingo do Ch e X

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Encontre os erros em palavras com Ch/X

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Fonema /s/e seus grafemas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Escrita de palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Palavras com fonema /s/

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema /ž/ (som Gê)

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Uso do G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

G ou J

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Notícias e manchetes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

4º ano / Língua Portuguesa / Leitura/Escuta

Fake News: como trabalhar em sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Paroxítonas eis a questão: acentuadas ou não?

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando as paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Acentuação das palavras paroxítonas

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Refletir sobre a função textual dos pronomes como articuladores do texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Exercitando: pronomes no texto

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Organizando conceitos: pronomes

4º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Representação do fonema (som) \w\ em final de sílabas por L ou U

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP03 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A mesma notícia por pontos de vistas diferentes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP16 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Jornal Mural: contextualização e planejamento

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP05 da BNCC

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e compreender uma reportagem

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de uma canção

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A relação texto-imagem em campanhas publicitárias e seus efeitos de sentido

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Apresentando a notícia em sala de aula

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e compreendendo as manchetes

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário: conhecendo o gênero.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Fábulas na escola

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura colaborativa de textos expositivos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo texto científico

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de leitor: Descobrindo o gênero

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A carta na História e a história da carta

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Você conhece? É o gênero dramático!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Notícias e manchetes

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Resenha Crítica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade com o gênero conto popular afro-brasileiro

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e compreensão de um conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Atividade de compreensão textual do gênero conto popular afro-brasileiro

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo e aprendendo com textos expositivos de divulgação científica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

O que é uma reportagem?

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Crônica: uma leitura do cotidiano

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Analisando textos de linguagem mista - Gráficos e Tabelas

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Estratégias de leitura em ação

1º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo poemas

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Evolução do verbete

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete de enciclopédia infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo as lendas indígenas

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Brincando de representar campanha educativa

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A finalidade dos textos instrucionais no cotidiano

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Interpretando campanhas publicitárias de conscientização infantil

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Manchetes e imagens de jornal: leitura e reflexão

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreendendo as fábulas

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ampliando o conhecimento sobre o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

A fábula na sala de aula

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Diário : ler para conhecer o gênero

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Lendo protocolos científicos

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler textos científicos para conhecer um tema

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Carta de reclamação: uma carta argumentativa

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Vlog de críticas

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Compreensão leitora

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura e análise de textos multissemióticos

2º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Minisseminários

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Explorando títulos e imagens de contos de fadas

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo novos contos de fadas

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita: compreensão textual de textos escritos.

3º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Receita que te quero ler!

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Como ler textos de divulgação científica?

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Roda de notícias

2º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura de verbete

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre fotos e texto lido

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Conhecendo um conto acumulativo

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Roda de leitura de um conto acumulativo: A princesa Maribel

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Relação entre imagem e texto lido

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Texto fatiado - Lenda indígena

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cultura indígena: Lenda Saterê Mawé

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP01 da BNCC

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Cartas, para quê elas servem?

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Pluft, o fantasminha

4º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Leitura do texto dramático: Novas aventuras de João Grilo

5º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Ler e interpretar o gênero Crônica

3º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

4º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

5º ano / Língua Portuguesa / Atividade Permanente

Rodas de leitura

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Língua Portuguesa 1º ANO Língua Portuguesa 2º ANO Língua Portuguesa 3º ANO Língua Portuguesa 4º ANO Língua Portuguesa 5º ANO Língua Portuguesa 6º ANO Língua Portuguesa 7º ANO Língua Portuguesa 8º ANO Língua Portuguesa 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann