13659
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Atividade - Produção do álbum dos bebês

POR: Bruna Bonfá Terra da Silva 30/11/2018
Código: EDI1_04UND03

1º ano / Educação Infantil

Atividade alinhada à BNCC:

(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Plano de atividade de Educação Infantil com atividades para Bebês sobre álbum de bebê

Resumo

ilustracao

Em um dos cantos temáticos, as crianças poderão observar imagens trazidas pelas famílias e inseri-las no álbum da classe.

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Após finalizar a estrutura física do álbum (pasta fichário ou de pano), organize o conteúdo interno sistematizando as imagens de acordo com a sequência dos momentos diários na creche. Fixe as fotos enviadas pelas famílias ao lado do bebê correspondente, criando uma página para cada um e deixando um espaço vazio para ser preenchido posteriormente com curiosidades e pequenos objetos individuais. Titule as páginas de acordo com as imagens e selecione algumas fotos que foram tiradas pelos próprios bebês para serem fixadas junto com o grupo durante a atividade. Reserve algumas páginas ao longo do álbum para acrescentar outros elementos significativos como cantigas e histórias.

Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:

Preparação do álbum dos bebês 

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Produção do álbum dos bebês

Finalização do álbum dos bebês

Exploração do álbum dos bebês

Materiais:

O álbum dos bebês, páginas com fotos e espaços livres, fotos com fita dupla face, duas caixas de papelão ou plástico para organizar em uma o álbum e em outra pequenos objetos, um tapete confortável e almofadas.

Espaços:

Uma vez que a proposta de construção do álbum dos bebês ocorre de modo sequenciado, organize o mesmo canto da sala com o tapete confortável e com as almofadas para que o ambiente se torne atrativo ao deslocamento e acomodação dos bebês. Para melhor aproveitamento, a atividade deve ser desenvolvida em pequenos grupos, permitindo significativos momentos de interação e maior envolvimento na exploração das fotos e materiais propostos.

Tempo sugerido:

Cerca de 50 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como os bebês manipulam os materiais? Há interação entre bebês, adultos e materiais?

2. Quais foram as reações dos bebês ao observarem as imagens? E ao se reconhecerem nas fotografias? Eles identificam os momentos da rotina presentes nas imagens?

3. Como os bebês observam as fotografias? Que explorações fazem do conteúdo das imagens? Como eles reagem ao fixarem as fotos no álbum?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Assegure que todos participem da proposta, apoiando a descoberta do material e o reconhecimento das imagens por meio do toque e da comunicação, além de auxiliar se necessário, na fixação das fotos no álbum de modo que todos sejam envolvidos na proposta.

O que fazer durante?

1

Organize o espaço em que a atividade será desenvolvida de modo que oportunize situações exploratórias pelo grupo. Desperte a curiosidade dos bebês sinalizando que o canto da atividade de construção do álbum está na sala novamente. Encoraje o deslocamento de um pequeno grupo até o local e destaque a presença das caixas, fazendo indagações sobre o que pode haver dentro delas. Se houver no grupo algum bebê que ainda não engatinha ou anda, auxilie-o a chegar nesse canto.

Possíveis falas do professor neste momento: Veja pessoal, o espaço da atividade com fotos está na sala novamente! O que será que tem aqui dessa vez? Qual será a novidade das caixas? Vocês gostariam de brincar com fotos novamente?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem engatinhar até o espaço e querer manipular as caixas; outros, podem apenas observar atentamente.


2

Crie expectativas em relação ao que pode estar dentro das caixas, relembrando que na atividade anterior haviam fotos. Favoreça as experiências de investigação e descobertas deixando o pequeno grupo de bebês livre em suas iniciativas de interação com o que compõe o ambiente da brincadeira. Em seguida, convide uma criança para abrir a caixa que contém o álbum e convide outro bebê para pegá-lo.

Possíveis falas do professor neste momento: Será que tem fotos nessas caixas? O que vocês imaginam que tem dentro? Vamos descobrir? O professor convida um bebê: (nome do bebê) você está curioso para saber o que vamos encontrar? Então, abra essa caixa! O professor faz gesto de surpresa e convida outro bebê: (nome do bebê) olhe dentro da caixa! O que tem? O professor auxilia o bebê a retirar o álbum da caixa e diz: Olhem! É um álbum com aquelas fotografias da turma!

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem se alegrar com a novidade e, por estarem envolvidos na proposta, demonstram maior interesse em explorar o álbum. Podem se movimentar para manipular as caixas e explorar as fotos ou podem observar com atenção as ações do professor e o movimento dos outros bebês.


3

Apresente o álbum ao pequeno grupo promovendo a interação entre os bebês e entre o material. Convide os bebês a pegarem, tocarem e observarem todo o álbum externa e internamente, permitindo a exploração espontânea e identificação das imagens. Observe como os bebês se expressam enquanto fazem a descoberta do álbum e de suas ações contidas nele. Após certo tempo, sinalize para o grupo os locais em que ainda não há fotos. Faça indagações do porque não estar preenchido, estimulando a investigação e a busca por soluções.

Possíveis falas do professor neste momento: Olhem esse álbum! Venham apreciar as fotos! Quem são essas pessoas nas fotos? O professor aponta com o dedo. Após certo tempo, o professor questiona: Vocês perceberam que em alguns espaços do álbum não tem fotos? O que pode ter acontecido?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem gesticular e balbuciar diante das indagações do professor. Eles podem apontar para o amigo quando o reconhece, mostrar a imagem para um colega ou adulto ou permanecerem atentos às ações do grupo.


4

Perceba como eles se movimentam e comunicam diante do sugerido. Indique a presença da segunda caixa no canto da atividade, de modo que fiquem curiosos para saber o que há dentro. Encoraje um bebê a abri-la e desvende que na caixa tem fotografias soltas e pequenos objetos que pertencem a eles. Permita a livre exploração fazendo atenção às expressões deles ao interagirem com esse material específico.

Possíveis falas do professor neste momento: E nessa caixa, o que será que tem dentro? Vamos abrir? Vejam! Tem fotos e pequenos objetos! Vocês gostariam de ver?

Possíveis ações da criança neste momento: Eles podem sorrir, pegar as fotos e objetos, mostrar para os colegas o que tem nas mãos ou podem observar.


5

Convide o grupo a observar os espaços vazios do álbum, bem como as fotografias que ainda não foram utilizadas, e proponha o preenchimento das páginas. Incentive os bebês a ajudarem na organização e fixação das fotografias, permitindo que peguem a imagem que desejarem. Retirea película da fita dupla face que está na foto e auxilie cada bebê afixá-la. Perceba quais são as reações dos bebês ao organizarem as fotos no álbum: se gesticulam ou balbuciam, por exemplo. Enquanto apoia a fixação de uma imagem, narre a curiosidade sobre ela que foi comentada pelas famílias. Repita esse processo contemplando todos os bebês e após, evidencie a presença dos pequenos objetos na caixa. Encoraje os bebês a organizarem esses materiais no álbum possibilitando a interação deles com os objetos e deixe para fixá-los em outro momento após encerrada a atividade.

Possíveis falas do professor neste momento: Pessoal, temos aqui algumas fotos e um álbum a ser completado. Vamos completá-lo? Vocês gostariam de colocar as fotos que foram tiradas por vocês? Se precisar, eu ajudo! Onde podemos fixá-las?

Possíveis ações da criança neste momento: Os bebês podem sorrir e bater palmas. Podem pegar as fotos para fixá-las e fazer o movimento de colagem no álbum.


Para finalizar:

Antecipe o encerramento da atividade usando a mesma música cantada ou o som de algum instrumento para marcar a transição de momentos, deixando os bebês confortáveis para permanecerem um pouco mais no espaço manipulando o álbum ou seguirem para outra brincadeira. Se algum bebê sair do local, sugira outra atividade para ele, como brincar com fantoches, em uma cortina sensorial ou outra possibilidade que os materiais de sala permitam, concedendo autonomia para suas escolhas.

Desdobramentos

Caso queira, o professor pode organizar o álbum de modo diferente, como por exemplo, fazer duas capas - frente e verso da pasta fichário. Nesta situação, uma parte seria para as fotos da creche, ordenadas conforme a rotina, e a outra parte para as fotos enviadas pelas famílias. Além disso, a estrutura física do álbum pode ser feita de pano, usando o tecido algodão cru, por exemplo. Neste caso, ele precisa ter uma costura bem reforçada e as fotos devem ser plastificadas antes de costurá-las.

Engajando as famílias

Faça um breve relato de como foi a atividade em um papel A3, descrevendo como os bebês se expressaram ao fixar algumas fotos no álbum e como foram as interações ao se reconhecerem e identificarem os amigos nas fotos. Deixe um espaço livre e prenda uma caneta ao papel para que as famílias possam fazer comentários e sugestões. Coloque-o na porta ou parede lateral da sala para que fique disponível às outras turmas, funcionários e famílias, possibilitando o acompanhamento da construção do álbum.


Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Bruna Silva

Mentor: Adriana Vidaletti

Especialista do subgrupo etário: Ana Teresa Gavião

Campos de Experiência:  O eu, o nós e o outro. Corpo, gestos e movimentos. Escuta, fala, pensamento e imaginação.

Objetivos e códigos da Base
Centrais: (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

Transversal: (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

Abordagem didática: O álbum é uma proposta que reconhece a delicadeza de ser um bebê e, ao mesmo tempo, a sua capacidade extraordinária de interagir e aprender com os objetos, com os professores e com seus pares. Ele registra o processo de desenvolvimento e aprendizagem do grupo, traz aspectos individuais de cada criança ou gerais do grupo inteiro e pode ser visto e revisto com os pequenos, como uma forma de rememorar. A memória dos bebês é construída aos poucos e materiais concretos, como fotografias, desenhos ou imagens auxiliam nesse desenvolvimento.  
O álbum é, ainda, fundamental para o professor registrar e observar o processo de aprendizagem, o interesse e a necessidade de cada criança. Ele ajuda a avaliar as atividades realizadas e é também, portanto,  um instrumento pedagógico para o professor reorganizar suas propostas. Para as famílias, que podem apreciar o álbum nos momentos de entrada e saída das crianças, ou recebê-lo em casa e contribuir com algum registro (escrito, fotográfico ou desenho), ele possibilita conhecer o cotidiano pedagógico (as brincadeiras, as interações, a rotina), o trabalho docente, e em especial, o conceito de infância privilegiado na escola.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

ATIVIDADES DESSA UNIDADE:

ATIVIDADE 03

Produção do álbum dos bebês

VOCÊ ESTÁ AQUI

ATIVIDADES DESSA DISCIPLINA:

ATIVIDADES RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes