Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Cópias dos textos estudados, garrafas pet, areia, cascalho, tule, restos de alimentos (cascas de frutas e legumes)
Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.
Referências sobre o assunto: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 min
Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Projete a imagem.
- Pergunte aos alunos:
- Vocês sabem o que é essa imagem?
- Para que serve?
- Informe aos alunos que se trata de um minhocário doméstico.
- Informe aos alunos que nesta aula eles farão um procedimento científico.
- Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experimentos e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza.
- Peça aos alunos que levantem hipóteses de como poderíamos produzir um minhocário doméstico e qual tipo de texto poderia ajudar na confecção.
- Anote no quadro as hipóteses dos alunos.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Imprima (clique aqui) e entregue para cada dupla o texto do protocolo de montagem.
- Anuncie aos alunos que hoje eles irão ler um protocolo científico, com o objetivo de montar um minhocário caseiro. Esse minhocário ficará no canto da sala de aula, protegido da claridade e será observado semanalmente. Este estudo resultará em um relato científico.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte.
- Faça os questionamentos:
- Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
- O que significa a palavra protocolo?
- Faça a leitura global do texto em voz alta.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
- Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
- Peça que em duplas os alunos retomem a leitura do texto autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
- O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
- Faça os questionamentos:
- Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
- O que significa a palavra protocolo?
- Faça a leitura global do texto em voz alta.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
- Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
- Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
- Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
- O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
- Nessa etapa temos uma questão para investigação: Por que as minhocas não gostam de ambientes iluminados?. Informe os alunos que todo procedimento científico tem foco na pesquisa e investigação. Essa questão deve ser alvo de pesquisa, faça o levantamento das hipóteses, anote-as e guarde-as para a exploração em uma próxima aula.
Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE
Desenvolvimento
Tempo sugerido:
Orientações:
- Organize os alunos em duplas.
- Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
- Faça os questionamentos:
- Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
- O que significa a palavra protocolo?
- Faça a leitura global do texto em voz alta.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
- Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
- Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
- Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
- Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
- Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
- O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
- Questione se todas as duplas conseguiram confeccionar o minhocário. Observe se tiveram problemas na construção e retorne ao texto coletivamente para analisar o que não deu certo;
Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE
Fechamento
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
- Retome a leitura do procedimento do protocolo. (Deixe claro que o propósito de se ilustrar passo a passo o protocolo, é facilitar o entendimento das pessoas que utilizarão este protocolo para executar a montagem do minhocário doméstico).
- Peça para os alunos desenharem passo a passo as etapas do procedimento.
- Sistematize escrevendo um comentário (coletivamente em cartaz) explicitando o que deve conter em um texto como esse, para garantir que outras pessoas consigam confeccionar minhocários ou outras coisas.
- Circule pela sala, observando se os alunos não pularam nenhuma parte do procedimento.
Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre a ilustração científica, acesse https://www.youtube.com/watch?v=ck_v5n7WI-g
.