13579
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Lendo protocolos científicos

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do Fundamental sobre protocolos científicos

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Cópias dos textos estudados, garrafas pet, areia, cascalho, tule, restos de alimentos (cascas de frutas e legumes)

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referências sobre o assunto: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês sabem o que é essa imagem?
  • Para que serve?
  • Informe aos alunos que se trata de um minhocário doméstico.
  • Informe aos alunos que nesta aula eles farão um procedimento científico.
  • Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experimentos e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza.
  • Peça aos alunos que levantem hipóteses de como poderíamos produzir um minhocário doméstico e qual tipo de texto poderia ajudar na confecção.
  • Anote no quadro as hipóteses dos alunos.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Imprima (clique aqui) e entregue para cada dupla o texto do protocolo de montagem.
  • Anuncie aos alunos que hoje eles irão ler um protocolo científico, com o objetivo de montar um minhocário caseiro. Esse minhocário ficará no canto da sala de aula, protegido da claridade e será observado semanalmente. Este estudo resultará em um relato científico.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura do texto autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
  • Nessa etapa temos uma questão para investigação: Por que as minhocas não gostam de ambientes iluminados?. Informe os alunos que todo procedimento científico tem foco na pesquisa e investigação. Essa questão deve ser alvo de pesquisa, faça o levantamento das hipóteses, anote-as e guarde-as para a exploração em uma próxima aula.

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
  • Questione se todas as duplas conseguiram confeccionar o minhocário. Observe se tiveram problemas na construção e retorne ao texto coletivamente para analisar o que não deu certo;

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Retome a leitura do procedimento do protocolo. (Deixe claro que o propósito de se ilustrar passo a passo o protocolo, é facilitar o entendimento das pessoas que utilizarão este protocolo para executar a montagem do minhocário doméstico).
  • Peça para os alunos desenharem passo a passo as etapas do procedimento.
  • Sistematize escrevendo um comentário (coletivamente em cartaz) explicitando o que deve conter em um texto como esse, para garantir que outras pessoas consigam confeccionar minhocários ou outras coisas.
  • Circule pela sala, observando se os alunos não pularam nenhuma parte do procedimento.

Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre a ilustração científica, acesse https://www.youtube.com/watch?v=ck_v5n7WI-g

.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Cópias dos textos estudados, garrafas pet, areia, cascalho, tule, restos de alimentos (cascas de frutas e legumes)

Dificuldades antecipadas: O texto científico possui características e organização estrutural e sintática típicas, portanto dificuldades principalmente de vocabulário podem ser detectadas durante a leitura.

Referências sobre o assunto: BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p.
Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Orientações: Anuncie o tema e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Projete a imagem.
  • Pergunte aos alunos:
  • Vocês sabem o que é essa imagem?
  • Para que serve?
  • Informe aos alunos que se trata de um minhocário doméstico.
  • Informe aos alunos que nesta aula eles farão um procedimento científico.
  • Comente com os alunos que para responder perguntas de natureza científica os estudiosos recorrem a experimentos e observações, gerando relatórios científicos que ajudarão outras pessoas a entender os fenômenos da natureza.
  • Peça aos alunos que levantem hipóteses de como poderíamos produzir um minhocário doméstico e qual tipo de texto poderia ajudar na confecção.
  • Anote no quadro as hipóteses dos alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Imprima (clique aqui) e entregue para cada dupla o texto do protocolo de montagem.
  • Anuncie aos alunos que hoje eles irão ler um protocolo científico, com o objetivo de montar um minhocário caseiro. Esse minhocário ficará no canto da sala de aula, protegido da claridade e será observado semanalmente. Este estudo resultará em um relato científico.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura do texto autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
  • Nessa etapa temos uma questão para investigação: Por que as minhocas não gostam de ambientes iluminados?. Informe os alunos que todo procedimento científico tem foco na pesquisa e investigação. Essa questão deve ser alvo de pesquisa, faça o levantamento das hipóteses, anote-as e guarde-as para a exploração em uma próxima aula.

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações:

  • Organize os alunos em duplas.
  • Faça as antecipações de leitura: título, autor e suporte. Importante comentar com os alunos que os textos científicos empregam uma linguagem objetiva e impessoal que muitas vezes mascaram a identificação do autor.
  • Faça os questionamentos:
  • Vocês conhecem esse tipo de texto? Onde já viram?
  • O que significa a palavra protocolo?
  • Faça a leitura global do texto em voz alta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa uma certa estranheza durante a leitura.
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das característica desse gênero e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Anote no quadro as informações e curiosidades que os estudantes destacam no texto.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Para a montagem do minhocário é necessário preparar os materiais com antecedência. Traga para a sala as garrafas limpas, secas, cortadas e furadas. Essa etapa não deve ser realizada pelos alunos, uma vez que necessita o uso de objetos cortantes e pontiagudos.
  • Peça que em duplas os alunos retomem a leitura autonomamente e realizem a montagem do minhocário.
  • Circule pela sala, fazendo as intervenções necessárias na montagem técnica do minhocário.
  • O foco da aula é a leitura para fazer, portanto é importante estimular esse procedimento.
  • Questione se todas as duplas conseguiram confeccionar o minhocário. Observe se tiveram problemas na construção e retorne ao texto coletivamente para analisar o que não deu certo;

Materiais complementares: Video aula apresentando o passo a passo da construção do minhocário usando garrafa PET https://www.youtube.com/watch?v=e4TV9enwjwE

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações:

  • Retome a leitura do procedimento do protocolo. (Deixe claro que o propósito de se ilustrar passo a passo o protocolo, é facilitar o entendimento das pessoas que utilizarão este protocolo para executar a montagem do minhocário doméstico).
  • Peça para os alunos desenharem passo a passo as etapas do procedimento.
  • Sistematize escrevendo um comentário (coletivamente em cartaz) explicitando o que deve conter em um texto como esse, para garantir que outras pessoas consigam confeccionar minhocários ou outras coisas.
  • Circule pela sala, observando se os alunos não pularam nenhuma parte do procedimento.

Materiais complementares: Para saber um pouco mais sobre a ilustração científica, acesse https://www.youtube.com/watch?v=ck_v5n7WI-g

.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP03 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF03LP24 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano