13146
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Editorial - Identificar argumentos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Editorial

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro (ING9_04UN11) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: editoriais impressos para as atividades previstas no input e no output da aula; folha de atividades - reading notes, sendo uma folha para cada grupo.

Texto input

Texto output

Reading notes

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.

Orientações: No plano 8 (ING9_04UN08) trouxemos uma proposta de leitura de editoriais e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 8, sugerimos que, nesse momento, você liste (no quadro ou no slide) as principais características dos editorias. Você pode pedir alunos voluntários para ler as afirmações do slide em voz alta. Faça uma introdução da aula antes de apresentar o slide:

In this class you are going to read two editorials. We have already read some editorials when we were talking about the importance of distinguishing facts from opinions in argumentative texts. Do you remember that? So, now, in order to review the main characteristics of this genre, I want some volunteers to read the sentences I am going to show you. Then, if you have any doubts, you just tell me.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler um editorial identificando os argumentos do jornal acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a opinião do jornal acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Diga-lhes que eles farão a leitura de um editorial que foi publicado no jornal azcentral., um dois jornais de maior circulação na República do Arizona-USA. O editorial a ser lido foi publicado no dia 29/7/2018. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • Skim the text and identify its main subject.
  • In the beginning of the text we can find this statement “Kathy Hoffman and David Schapira – the two Democratic candidates vying for state superintendent of public instruction – agree on a lot”. In what evidences or examples is this statement based on?
  • According to the text, where do the candidates differ?
  • What evidences/examples were used to base the statements: “The larger differences are in style and experience”; “The biggest difference between the candidates in on #InvestinEd”?

Para mais informações acerca da atividade prevista no input, acesse as guidelines for the teachers.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min

Propósito: Ler um editorial de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do editorial, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.

Orientações: Durante a atividade de leitura prevista no input, sugerimos que os alunos fizessem a leitura em duplas. Para o momento do output, reorganize a turma e peça aos alunos que trabalhem em grupos formados por quatro ou cinco alunos. Entregue para cada grupo duas cópias do editorial. Informe aos alunos que o texto que será lido durante o momento do output foi publicado também no jornal azcentral. na mesma data de publicação do editorial lido no input: 29/7/2018. Explique aos alunos que, no primeiro momento, eles deverão fazer a leitura do texto em grupos e preencher a folha das reading notes. Todos os grupos deverão fazer um skimming do texto e cada grupo terá uma parte específica do texto para buscar pelas evidências que fundamentam os argumentos destacados. No segundo momento, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral para a classe, de modo a responder os seguintes questionamentos:

What is the subject of the text? A essa pergunta, espera-se que os alunos respondam tomando como base o skimming que fizeram do texto.

What topic of the text is your group responsible for? Espera-se que os alunos digam o nome do tópico que ficou sob incumbência do grupo, como por exemplo: Our group is responsible for talking about ‘Who’s in the job now?’; We are responsible for talking about Bob Branch, a republican candidate, etc.

What is (are) the main argument(s) of this topic? Espera-se que os alunos façam a leitura das frases que foram destacadas na folha de reading notes como sendo os principais argumentos do tópico selecionado. Trata-se de uma leitura literal do recorte feito do texto.

In what evidences is(are) this(these) argument(s) based on? Espera-se que os alunos dêem exemplos retirados do texto que embasem os argumentos anteriormente apresentados. Novamente, eles deverão fazer a leitura em voz alta dos fragmentos retirados do texto.

Para mais informações acerca da atividade prevista no output, acesse as guidelines for the teachers e as reading notes answers’ key

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de editoriais identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Encerre a sua aula escrevendo no quadro ou mostrando em um slide os quatro questionamentos sugeridos abaixo. Os alunos responderão aos questionamentos oralmente.

What have you learned today?. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read editorials; to identify the main arguments in each one of them; to identify the examples that base the arguments in the text.

What is the goal of an editorial? Espera-se que os alunos respondam retomando as características que foram elencadas durante o context. Espera-se que eles respondam algo como: to influence people’s mind; to persuade readers; to call people’s attention to a reflexion about a theme; to share the newspaper/magazine point of view about a subject.

How are arguments presented in editorials? Espera-se que os alunos respondam algo como: arguments are generally presented based on examples/evidences; main arguments generally brings examples; the magazine/newspaper’s opinion generally comes with examples to base them.

What reading strategies were used to read the texts? Espera-se que os alunos respondam algo como: skimming and scanning

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro (ING9_04UN11) de uma sequência de cinco planos apresentando uma proposta de leitura de textos argumentativos da esfera jornalística dentro da habilidade EF09LI07 da BNCC .

Preparação para a aula: Para essa aula, prepare alguns materiais, tais como: editoriais impressos para as atividades previstas no input e no output da aula; folha de atividades - reading notes, sendo uma folha para cada grupo.

Texto input

Texto output

Reading notes

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 min

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:5 minutos.

Propósito: Aquecer os alunos para a aula; apresentar as principais características do gênero que será lido durante essa aula.

Orientações: No plano 8 (ING9_04UN08) trouxemos uma proposta de leitura de editoriais e fizemos uma atividade de levantamento do conhecimento prévio dos alunos acerca do gênero durante o momento do context. Tomando como pressuposto o fato de que os alunos já conhecem o gênero e considerando que eles realizaram as atividades previstas no plano 8, sugerimos que, nesse momento, você liste (no quadro ou no slide) as principais características dos editorias. Você pode pedir alunos voluntários para ler as afirmações do slide em voz alta. Faça uma introdução da aula antes de apresentar o slide:

In this class you are going to read two editorials. We have already read some editorials when we were talking about the importance of distinguishing facts from opinions in argumentative texts. Do you remember that? So, now, in order to review the main characteristics of this genre, I want some volunteers to read the sentences I am going to show you. Then, if you have any doubts, you just tell me.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito:Ler um editorial identificando os argumentos do jornal acerca da temática discutida, bem como os exemplos/evidências que fundamentam os argumentos arrolados.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar a opinião do jornal acerca do assunto em pauta e os exemplos que foram utilizados para fundamentar esta opinião.

Orientações: Divida os alunos em duplas ou trios e distribua os textos para leitura. Diga-lhes que eles farão a leitura de um editorial que foi publicado no jornal azcentral., um dois jornais de maior circulação na República do Arizona-USA. O editorial a ser lido foi publicado no dia 29/7/2018. Dê um tempo para que os alunos façam a leitura em silêncio. Proponha um momento de leitura com objetivos, ou seja, os alunos deverão ler para responder a determinados questionamentos. Escreva no quadro os questionamentos propostos ou apresente-os em um slide. Explique aos alunos que eles deverão ler e dar as respostas oralmente, pois se trata de um momento de leitura compartilhada.

  • Skim the text and identify its main subject.
  • In the beginning of the text we can find this statement “Kathy Hoffman and David Schapira – the two Democratic candidates vying for state superintendent of public instruction – agree on a lot”. In what evidences or examples is this statement based on?
  • According to the text, where do the candidates differ?
  • What evidences/examples were used to base the statements: “The larger differences are in style and experience”; “The biggest difference between the candidates in on #InvestinEd”?

Para mais informações acerca da atividade prevista no input, acesse as guidelines for the teachers.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 23 min

Propósito: Ler um editorial de modo a identificar os principais argumentos e as evidências que sustentam tais argumentos.

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de identificar quais os principais argumentos do editorial, bem como as evidências/exemplos que fundamentam estes argumentos.

Orientações: Durante a atividade de leitura prevista no input, sugerimos que os alunos fizessem a leitura em duplas. Para o momento do output, reorganize a turma e peça aos alunos que trabalhem em grupos formados por quatro ou cinco alunos. Entregue para cada grupo duas cópias do editorial. Informe aos alunos que o texto que será lido durante o momento do output foi publicado também no jornal azcentral. na mesma data de publicação do editorial lido no input: 29/7/2018. Explique aos alunos que, no primeiro momento, eles deverão fazer a leitura do texto em grupos e preencher a folha das reading notes. Todos os grupos deverão fazer um skimming do texto e cada grupo terá uma parte específica do texto para buscar pelas evidências que fundamentam os argumentos destacados. No segundo momento, cada grupo deverá fazer uma apresentação oral para a classe, de modo a responder os seguintes questionamentos:

What is the subject of the text? A essa pergunta, espera-se que os alunos respondam tomando como base o skimming que fizeram do texto.

What topic of the text is your group responsible for? Espera-se que os alunos digam o nome do tópico que ficou sob incumbência do grupo, como por exemplo: Our group is responsible for talking about ‘Who’s in the job now?’; We are responsible for talking about Bob Branch, a republican candidate, etc.

What is (are) the main argument(s) of this topic? Espera-se que os alunos façam a leitura das frases que foram destacadas na folha de reading notes como sendo os principais argumentos do tópico selecionado. Trata-se de uma leitura literal do recorte feito do texto.

In what evidences is(are) this(these) argument(s) based on? Espera-se que os alunos dêem exemplos retirados do texto que embasem os argumentos anteriormente apresentados. Novamente, eles deverão fazer a leitura em voz alta dos fragmentos retirados do texto.

Para mais informações acerca da atividade prevista no output, acesse as guidelines for the teachers e as reading notes answers’ key

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Retomar os conceitos trabalhados durante a aula

Expectativa: Que os alunos consigam perceber que foram capazes de fazer a leitura de editoriais identificando os principais argumentos do texto, bem como as evidências que sustentam tais argumentos.

Orientações: Encerre a sua aula escrevendo no quadro ou mostrando em um slide os quatro questionamentos sugeridos abaixo. Os alunos responderão aos questionamentos oralmente.

What have you learned today?. A essa pergunta espera-se que os alunos respondam algo como: to read editorials; to identify the main arguments in each one of them; to identify the examples that base the arguments in the text.

What is the goal of an editorial? Espera-se que os alunos respondam retomando as características que foram elencadas durante o context. Espera-se que eles respondam algo como: to influence people’s mind; to persuade readers; to call people’s attention to a reflexion about a theme; to share the newspaper/magazine point of view about a subject.

How are arguments presented in editorials? Espera-se que os alunos respondam algo como: arguments are generally presented based on examples/evidences; main arguments generally brings examples; the magazine/newspaper’s opinion generally comes with examples to base them.

What reading strategies were used to read the texts? Espera-se que os alunos respondam algo como: skimming and scanning

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano