Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta que permitirá às crianças investigar se a luz solar pode ser uma fonte de calor e como este calor pode ser utilizado no dia a dia, considerando as especificidades locais. É interessante que se tenha trabalhado os planos: CIE2_08TU06 - O sol e as cores, que aborda a reflexão ou a absorção da luz do sol em cores escuras e claras, e CIE04_08TU04 - Jogo de espelho, que aborda como ocorre a reflexão da luz em diferentes superfícies e materiais. Tais planos trabalham a ideia das características de materiais frente aos raios solares. Para uma abordagem local, pesquise hábitos e possibilidades dessa utilização no contexto em que a Unidade Educativa está inserida e amplie os exemplos.
Materiais necessários para a aula: papel para anotação, lápis, lápis de cor, pedaços de papelão, papel branco, papel preto, papel alumínio, massinha de modelar, cola tesoura, fita crepe e palito de sorvete.
Material de apoio e pesquisa para o professor - http://chc.org.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/ e http://www.fogaosolar.net/introd.html
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz do sol pode ser utilizada como uma fonte de calor. Busque os conceitos estudados sobre reflexão e absorção da luz do sol, presentes nos planos: CIE2_08TU06 - O sol e as cores, que aborda a reflexão ou a absorção da luz do sol em cores escuras e claras e CIE04_08TU04 - Jogo de espelho, que aborda como ocorre a reflexão da luz em diferentes superfícies e materiais.
Questione a turma: As cores claras absorvem ou refletem a energia luminosa do sol? E as cores escuras, refletem ou absorvem melhor a energia luminosa do sol? Que outros materiais refletem a luz do sol? Os espelhos refletem ou absorvem a energia luminosa do sol? Esses conceitos serão muito importantes para dar subsídio aos estudantes, para que possam realizar as atividades propostas neste plano de aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Para o momento de contextualização, organize os estudantes em um semicírculo. Faça a leitura do texto introdutório. Antes da contextualização, informe os estudantes que será feita a leitura de um texto que fala sobre o dia de um lagarto, que é um animal que pode viver em lugares secos, como as áreas desérticas. Questione: Como são as áreas desérticas?
- Texto - Material Complementar
Depois da contextualização, faça questões como: É fácil ter acesso à comida e água nas áreas desérticas? O que vemos bastante no deserto? É quente ou frio no deserto? O lagarto conseguiu pegar um ovo, será que esse lagarto come ovo cru? Qual é a intensidade dos raios solares no deserto?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Ainda com as crianças organizadas no semicírculo, proponha que elas pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-las com os questionamentos: Como seria possível ajudar o Oscar a cozinhar no meio do deserto? Que tipo de materiais ou superfícies ficam aquecidas com a luz do sol?
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos, anteriormente, deixe a sala preparada para isso. Projetar o slide, imprima-o ou reproduza as informações no quadro. Informe os estudantes que os grupos terão o desafio de projetar um fogão que utilize a luz do sol para aquecer os alimentos. Para isso, eles deverão seguir as orientações:
Disponibilize em uma mesa os materiais que os estudantes poderão utilizar para a confecção do fogão (é importante garantir materiais para todos os grupos): papel para anotação, lápis de escrever, lápis de cor, pedaços de papelão, papel branco, papel preto, plástico filme, papel alumínio, massinha de modelar de diversas cores, cola, tesoura, fita crepe e palito de sorvete.
- Projetar- Os estudantes terão oito minutos para construir o projeto do fogão que utilizará a luz solar para aquecer os alimentos. Chame a atenção deles para os materiais que já foram estudados e que permitem melhor absorção e reflexão da luz do sol. Comente que eles irão fazer um desenho e prever o que irão utilizar.
- Colaborar- Os estudantes terão cinco minutos para explicar brevemente para os outros grupos o que irão fazer. É importante que o professor tenha uma postura firme quanto ao tempo e que ajude os grupos a ser breves nas explicações, que podem servir para que os estudantes tenham mais ideias para o trabalho.
- Construir - Os alunos terão dez minutos para construir colaborativamente com o grupo o projeto que foi pensado.
- Compartilhar - A turma toda terá dez minutos para fazer as apresentações dos projetos. Divida os dez minutos entre os grupos, para que todos tenham o mesmo tempo de apresentação.
É importante explicar cada etapa da atividade, pois os estudantes devem perceber a importância de pensar e escrever ou desenhar um projeto, refletindo sobre todas as etapas e valorizando o compartilhamento de ideias.
Circule pelos grupos e relembre as características dos materiais. É importante que os estudantes os utilizem fazendo referência aos conceitos estudados.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva-o no quadro, imprima-o ou leia as informações contidas nele para sistematizar as aprendizagens da aula. Organize brevemente com os estudantes uma exposição com os croquis e com os projetos construídos.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar é uma fonte natural de calor e que pode ser utilizada, dependendo das reações dos materiais e das superfícies expostos aos raios solares.
Questione: Quais materiais podem favorecer a conservação do aquecimento vindo dos raios solares? O papel alumínio seria bom? Por que? E que cor seria melhor para pintar o fogão, branca ou preta? Que material também poderia ser utilizado para conservar o ar quente (no caso, vidro ou plástico)?
Material para o professor: https://www.youtube.com/watch?v=bePuEilkiGU