Material para impressão - Mão na Massa - O SOL COMO FONTE LUZ
Plano de Aula
Plano de aula: O SOL COMO FONTE LUZ
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Sobre esta aula: este plano apresenta uma proposta para investigar como a luz do sol pode ser utilizada para iluminar os ambientes.
Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
- Texto - Material Complementar
- Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=_q2fOTB77LQ - 5:25 min.
Material para o mão na massa: caixas de papelão (uma por grupo), tesoura, garrafas pet pequenas (importante só utilizar caso tenha disponível na comunidade, não comprar para este fim), cola, papéis diversos coloridos e fita adesiva.
Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.portalsolar.com.br/o-que-e-energia-solar-.html , http://chc.org.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/ , https://escolakids.uol.com.br/energia-solar.htm , https://novaescola.org.br/conteudo/334/como-funciona-a-energia-solar , https://www.enel.com.br/pr/midia/news/d201711-o-sertao-vai-virar-luz-poesia-celebra-os-beneficios-do-sol-nordestino.html
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir maneiras de utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes de maneira natural.
Questione:
- Que tipo de materiais permitem a passagem da luz do sol?
- Você acha que as casas são construídas de modo que a luz do sol seja aproveitada da melhor maneira possível?
Contexto
Tempo sugerido: 08 minutos
Orientações: organize os estudantes em semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma reportagem que mostra a vida em comunidades pelo Brasil que ainda vivem sem energia elétrica e que viver sem eletricidade significa também viver sem iluminação noturna.
Faça a leitura do texto introdutório ou reproduza o vídeo.
- Texto - Material Complementar
- Vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=_q2fOTB77LQ - 5:25 min.
Depois da contextualização, utilize questões como:
- Quais seriam as dificuldades encontradas em uma comunidade sem luz elétrica?
- Em que horário do dia podemos ter mais dificuldade sem iluminação elétrica?
Frisar que este caso acontece em uma comunidade indígena. Porém no contexto brasileiro esta realidade pode ser percebida em comunidades quilombola, rurais, ribeirinhas e até em locais urbanizados. Ter iluminação elétrica requer organização social e interesse político.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los com os questionamentos:
- Será que pode existir outras soluções para as comunidades que não tem iluminação elétrica?
- Caso os estudantes façam referência a fogueira, por exemplo, questione o uso de madeira e como seria ter uma fogueira dentro de casa (falar de questões ambientais é riscos para a saúde).
- Que tipos de materiais permitem a passagem da luz do sol?
- Que tipo de materiais impedem que a luz do sol seja transmitida?
- Vamos pensar em uma casa, o que temos que permite que a luz do sol possa iluminar os ambientes?
Mão na massa
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações: divida a turma em grupos e organize a sala para trabalho em grupos. Projete este slide, imprima ou reproduza as informações no quadro. Informe os estudantes que os grupos terão o desafio de projetar uma casa que utilize a luz do sol para iluminar os ambientes e, para isso, eles deverão seguir as orientações.
Disponibilize em uma mesa os materiais que os estudantes poderão utilizar para a confecção da casa (é importante que tenha materiais para todos os grupos): papel para anotação, lápis de escrever, lápis de cor, caixas de papelão, papel branco, cola, tesoura, fita crepe, imagem de duas células fotovoltaicas recortadas para cada grupo (disponíveis no material complementar).
- Projetar- Os estudantes terão 05 minutos para construírem o projeto da casa que utilizará a luz solar para iluminar os ambientes. Para isso relembre sobre os materiais que já foram estudados e que permitem a passagem da luz do sol. Para o projeto, os estudantes irão fazer um desenho e prever, entre os materiais disponíveis, aqueles que irão utilizar para os pontos de iluminação.
- Colaborar- Os estudantes terão 05 minutos para explicar brevemente para os outros grupos o que irão fazer. Tenha uma postura firme quanto ao tempo e ajude os grupos a serem breves nas explicações que podem servir para que possam ter mais idéias para o trabalho. Circule pelos grupos e explique que a iluminação precisa ser de baixo custo e que só terão duas células fotovoltaicas por grupo.
Lembre-os que, em comunidades que não têm luz elétrica, não existe iluminação nas ruas e que eles precisam discutir entre os grupos as soluções para a iluminação nas ruas pela noite. Lembre que cada grupo terá duas células fotovoltaicas e precisará decidir o melhor uso delas, escolhendo entre o bem comum é o bem somente para as residências. EXPLIQUE QUE CÉLULA FOTOVOLTAICA É UM TIPO DE BATERIA QUE SE CARREGA COM ENERGIA LUMINOSA VINDA DO SOL. Ela recebe a energia luminosa e armazena como uma bateria comum, essa energia pode ser utilizada, neste caso, para acender uma lâmpada.
- Construir - Os estudantes terão 10 minutos para construir colaborativamente com o grupo o projeto que foi pensado.
- Compartilhar - A turma toda terá 10 minutos para fazer as apresentações dos projetos. Divida os 10 minutos entre os grupos para que todos tenham o mesmo tempo de apresentação.
Circule pelos grupos e instrua sobre a importância de utilizar materiais de baixo custo e de fácil disponibilidade.
Questione:
- Quais as dificuldades de projetar os ambientes?
- Quais projetos atendem melhor as especificidades de iluminação natural?
- Sobre a iluminação externa, tiveram dificuldades para definir como seria?
- Como foi o compartilhamento das células fotovoltaicas? Conseguiram compartilhar com os outros grupos?
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Organize brevemente, com os estudantes, uma exposição com os croquis e projetos construídos.
Retome o que haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar pode ser utilizada para iluminar os ambientes e que é preciso pensar nos projetos das casas, para que possa ter focos de iluminação natural sem necessitar utilizar energia elétrica durante o dia. Saliente as questões ambientais, de economia de dinheiro e energia.
Questione:
- Quais materiais podem favorecer a passagem da luz solar?
- Sobre a iluminação noturna dos espaços comuns, quais foram as soluções encontradas?
- Por que é importante que tenhamos iluminação em espaços comuns, como nas ruas durante noite?
- Quais projetos atendem bem a iluminação natural?
- O que poderia ser mudado nos projetos para que a luz solar possa ser melhor utilizada?
Material para o professor: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/energia-solar.htm , https://www.youtube.com/watch?v=m2BAbarwa_8 ,
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento do link do vídeo (Whatsapp ou e-mail); documento compartilhado pelo Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o link do vídeo “Ação na comunidade Três Unidos, Amazonas” (disponível aqui). Depois de todos os alunos assistirem ao vídeo, levante questões, como:
- Quais seriam as dificuldades encontradas em uma comunidade sem luz elétrica?
- Em que horário do dia podemos ter mais dificuldade sem iluminação elétrica?
Frise que este caso acontece em uma comunidade indígena. Porém, no contexto brasileiro, esta realidade pode ser percebida em comunidades quilombola, rurais, ribeirinhas, e até em locais urbanizados. Ter iluminação elétrica requer organização social e interesse político. Por fim, apresente a questão disparadora da aula:
- Como seria possível utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes de uma casa?
Permita que os alunos apresentem as hipóteses livremente e realize intervenções por meio de novos questionamentos, estimulando a participação e a criatividade.
Mão na massa
Os alunos devem idealizar um cômodo de uma casa que possua uma boa iluminação pela luz solar. Eles devem utilizar, para isso, os seguintes materiais: caixas de papelão, papel branco, cola, tesoura, fita crepe, imagem de duas células fotovoltaicas (explique que a célula fotovoltaica é um tipo de bateria que se carrega com energia luminosa vinda do Sol). A ideia não é que os alunos construam o protótipo do cômodo, mas projetem-no. Após o projeto concluído, solicite que compartilhem em um documento do Google Drive, por exemplo.
Sistematização
Após todos os alunos compartilharem o projeto e visualizarem uns dos outros, retome a questão disparadora: “como seria possível utilizar a luz do sol para iluminar os ambientes de uma casa?”. Ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar pode ser utilizada para iluminar os ambientes, e que é preciso pensar nos projetos das casas para que possa ter focos de iluminação natural sem necessitar de energia elétrica durante o dia. Saliente as questões ambientais, econômicas, financeiras e energéticas que essas questões abordam.
Convite às famílias
Os familiares podem estimular e colaborar com a criação de um protótipo, baseado no projeto produzido pelos alunos. Caso não possuam todos os materiais em casa, podem substituir os que estão em falta por materiais recicláveis que o simulem.
2018
Objetivos de aprendizagem
Investigar como o sol pode ser uma fonte de luz e como esta luz pode ser utilizada no dia a dia.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido