Plano de aula: Reflexão da luz

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Efeitos da luz nos materiais

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O que é importante saber para esta aula? Nesta aula faremos um experimento para verificar como a luz se comporta quando é projetada numa superfície polida. No nosso dia a dia estamos habituados a ver reflexos. Quando observamos o reflexo de uma imagem na água, ou quando vemos a nossa imagem num espelho, tais imagens resultam do fato de a luz ter a capacidade de se refletir em determinadas superfícies. A reflexão da luz ocorre quando a luz que incide numa superfície e é reenviada por essa superfície. Por exemplo, a luz da lanterna incide numa superfície polida (espelho) que a reenvia - reflete.

Materiais necessários para a aula: Lanterna, espelho e pente com dentes grandes (caso não seja possível utilizar o pente, utilize uma cartolina com o desenho disponível aqui: https://drive.google.com/open?id=1DasdPfWhRXkoQYcKF3a_fEUY24pGmyZqq0YXu4xSqnA )

Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte os alunos sobre o significado da palavra reflexão, estimule-os a procurar no dicionário a palavra e discutir sobre o que encontraram.

Você pode saber um pouco mais sobre os conceitos da aula abaixo:

Se possível utilize a aula CIE3_03ME02 antes desta, isso ajudará o aluno a perceber a propriedade da reflexão.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA