Atividade para impressão - Contextualização - Brincando com o Caminho da Luz
Plano de Aula
Plano de aula: Brincando com o Caminho da Luz
Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para contato com o conceito de refração da luz. Pode ser aplicado depois de trabalhado os conceitos discutidos no plano CIE2_08TU03 - A propagação da luz e as superfícies.
Materiais necessários para a aula: Texto para contextualizar.
Material para o mão na massa: Experimento 1- prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2 - recipiente com água, copo transparente e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos - lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material de apoio e pesquisa: https://www.youtube.com/watch?v=bbcFeMaJviU.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre o fenômeno de refração da luz. Questione-os com relação ao que eles já conhecem sobre a luz, fontes de luz, importancia da luz e meios de propagação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Explique que se trata de uma carta da Gabriela, uma criança que mora na cidade de Florianópolis, para a Iaci, criança indígena que mora em uma aldeia próximo a cidade (é importante frisar para os estudantes que esta é uma situação fictícia para não banalizar o suporte de escrita carta). Você pode fixar a carta e dar início a um mural na sala de aula. Faça a leitura do texto introdutório. VocÊ pode acessar o texto para impressão no link https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1wfJDIUt4T7Rza3KvI6rvUxjvK4OSPXKN. Depois da contextualização, utilize questões como: “Como será que enxergamos as imagens dentro da água?, “Quais seriam as dificuldades em pescar um peixe com flecha?”, “Será que existe a possibilidade de troca de saberes entre culturas?”.
Texto inspirado nos materiais a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=voTZoEma5A0 e https://brainly.com.br/tarefa/10934071.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha para os estudantes pensarem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos: “Será que enxergamos na água da mesma maneira que enxergamos fora da água?”, “O que existe no nosso meio?” (essa questão poderá apontar para o entendimento de que temos ar no nosso meio e ele normalmente é transparente).
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. Distribua o material para os grupos. Material para o experimento 1: prato, imagem de um peixinho, fita crepe e recipiente com água; Experimento 2: recipiente com água, copo transparente, e um lápis grande ou caneta. Material para registro e explicação para a Iaci com desenhos: lápis, borracha, lápis de cor e papel. Material explicativo sobre os experimentos - http://www.fisica.uaivip.com.br/revisoes/ondas/moeda_no_prato.html e https://www.youtube.com/watch?v=nbw4yjCesU4
Experimento 1: Para este experimento os estudantes fixam a imagem do peixinho com a fita crepe no fundo do prato. Um dos integrantes do grupo fica incubido de despejar água no prato, enquanto os demais se afastam do prato, porém ainda observando o peixinho fixado (este momento de observação deve ser registrado). No outro momento, um estudante despeja água no prato até sua borda e novamente os estudantes observam sem sair do lugar e registram. Os estudantes podem testar o experimento até que todos do grupos possam ter observado o experimento.
Experimento 2: Os estudantes colocam um lápis dentro do copo, observam e registram. Depois, um dos estudantes despeja água dentro do copo, todos observam atentando para detalhes da imagem do lápis dentro copo e registram. O experimento pode ser repetido para que todos os estudantes possam ter visualizado o efeito da refração.
Você pode questionar: “Foi possível observar alguma mudança nas imagens depois de colocar a água nos experimentos? O que aconteceu com as imagens do lápis dentro do copo com água? O que aconteceu com a imagem do peixe dentro prato com água?”
Os estudantes devem fazer os registros dos experimentos com desenhos. Os desenhos devem ser feitos em dois momentos para cada experimento: Antes e depois de colocar a água nos recipientes
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes os fatores que podem variar a reflexão das imagens, como o meio em que as imagens estão inseridas podendo ser água ou ar. É importante frisar que estamos em meio ao ar que respiramos.
Explique aos alunos que a mudança de meio acarreta mudança na velocidade da luz, ela pode ficar mais rápida quando parte da água para o ar, ou mais lenta quando vai do ar para a água. Faça analogias com situações que os alunos experimentam, como por exemplo, correr em uma área aberta e livre e de repente entrar numa região de mata ou numa região cheia de pedras ou buracos. É natural que a gente ao mudar de meio também mude nossa velocidade. Ou, vir correndo e se jogar na água, a velocidade que conseguimos na água fica diferente de quando estávamos correndo fora da água. No experimento 1, quando colocamos a água no prato a luz precisa passar por outro meio (ar é água o que causa um desvio na sua imagem, vemos a imagem do peixe deslocada). No experimento 2 acontece da mesma maneira quando colocamos a água, a imagem que está dentro da água sofre um desvio e parece que o lápis está torto.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as imagens sofrem um deslocamento quando em meio aquoso, porém este objeto não sofre modificação e sim a sua imagem. Estimule os estudantes a discutirem suas conclusões registradas e, com a ajuda dos grupos, monte um mural. Você pode fazer um cartaz com a carta da Gabriela e depois fixar os registros dos estudantes como continuação do momento pedagógico. Faça um movimento de escrita coletiva para a produção de uma carta em resposta. Ao final, o mural terá a carta da Gabriela, os registros dos estudantes e a carta escrita coletivamente para a Iaci com a sistematização do conceito aprendido.
Sugestão de carta para resposta: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mHE4YKa2exs3nPvXNSZuX7h5UjRVuSREhFD64YPfVDuuET6A6YWQA55EueR3/atividade-para-impressao-sistematizacao-cie-2-0805
Material de apoio sugerido: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6687/6154
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe a seguinte carta com os alunos:
Florianópolis, 13 de maio de 2018.
Querida amiga Iaci,
Estou te escrevendo para saber como vão as coisas aí na aldeia.
Aqui na cidade está tudo bem. Como combinamos, vou te contar minhas descobertas e dúvidas envolvendo a natureza, assim podemos trocar informações, aprender e preservar nossas culturas.
Tive uma curiosidade sobre os hábitos aí na aldeia e gostaria de saber sobre suas experiências. Na escola, aprendi sobre o fenômeno de refração da luz. Há pouco tempo meu avô estava me contando que uma das maneiras indígenas de pegar peixes é pescar utilizando uma lança ou flecha.
Relacionando o que aprendi na escola sobre a refração, e o que meu avô me contou, questiono sobre as dificuldades em acertar um peixe em movimento dentro da água. Você pode me explicar na próxima carta como acontece essa pesca com flecha? Enquanto isso, vou tentar entender melhor como acontece a refração e te escrevo, assim poderemos fazer uma troca de saberes.
Espero sua visita em breve.
Um grande abraço de sua amiga, Gabriela.
Questione os alunos acerca do texto: Será igual observar um objeto quando ele está fora e dentro da água? Permita que levantem livremente hipóteses e faça intervenções, com base em novos questionamentos que estimulem a criatividade e a interação entre eles.
Mão na massa
Solicite que os alunos observem um objeto em cima de uma superfície e, depois, fotografem ele dentro de um copo transparente cheio de água. As crianças devem registrar as diferenças observadas no objeto em um documento compartilhado no Google Drive. Após todos os alunos terem compartilhado as observações, solicite que leiam os registros uns dos outros.
Sistematização
Solicite que os alunos registrem, por meio de desenho, o experimento realizado. Após desenharem, peça para que compartilhem os registros uns com os outros e retomem a questão disparadora:
- Será igual observar um objeto quando ele está fora e dentro da água?
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar com o desenvolvimento do experimento, estimulando a curiosidade e o envolvimento das crianças.
Objetivos de aprendizagem
Identificar a refração da luz e testá-la em diferentes objetos e meios (água e ar).
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido