Material para cada grupo - Jogo de espelho
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo de espelho
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta que proporciona o contato inicial dos estudantes com o conceito de reflexão da luz e a possibilidade de testar tal fenômeno com relação a diferentes meios e objetos.
Materiais necessários para a aula: Escolha a Contextualização conforme disponibilidades da Unidade Educativa (vídeo ou leitura), no caso da opção pelo vídeo será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet. No caso de escolha pela leitura, leia o pequeno texto introdutório.
Material para o Mão na massa: Uma garrafinha com água, um copo escuro de plástico ou um recipiente que possa simular um poço, uma lanterna e um espelho. Material para registro - caderno ou folha branca, lápis preto e lápis de cor.
Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=IgC-x9eEhE0 ,
http://www.explicatorium.com/cfq-8/reflexao-da-luz.html , https://www.youtube.com/watch?v=syCYl3jDKyU&t=4s (Mão na massa teve inspiração nesta atividade).
Título da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre um fenômeno que ocorre com os raios luminosos chamado de reflexão, que define como os objetos refletem a luz.
Questione os estudantes: Vocês conhecem algum objeto que reflete a luz? Vocês já viram a luz do Sol ou da Lua refletida na água? Como isso acontece? Podemos ver mais nitidamente a luz do Sol ou da Lua refletida em uma parede ou em um espelho?
Contexto
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Para o momento de Contextualização, organize os estudantes em um semicírculo. Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo pode fazer a leitura do texto e explicar brevemente):
- Vídeo com áudio - https://www.youtube.com/watch?v=S-wkHDoNE1A
- Texto: A Lua no poço
Uma noite clara e enluarada, Nasrudin vai ao poço tirar água. Ao olhar para baixo, vê o reflexo da Lua brilhando na água. “Nossa!”, exclama. “A pobre da Lua caiu dentro da água! Espere, Lua, que já vou tirá-la daí!”.
Nasrudin vai correndo até sua casa e volta com uma corda com um gancho de ferro amarrado na ponta. Sem demora, atira a corda dentro do poço, dizendo de forma encorajadora: “Vamos, Lua, agarre firme que já vou puxá-la para fora daí”. Infelizmente, a corda fica presa numa pedra grande no fundo do poço e Nasrudin precisa puxar com toda a sua força. “Ufa!”, pensa com seus botões. “Mas como a Lua é pesada!”.
De repente, a corda se solta num tranco e Nasrudin cai de costas no chão. Quando consegue recuperar o fôlego, ainda estendido no chão, ele se depara com a Lua no céu, brilhando no meio das estrelas.
“Não foi nada fácil, mas conseguimos!”, diz Nasrudin, dirigindo-se à Lua. “Que sorte a sua eu ter chegado bem a tempo de poder ajudá-la! Foi um prazer estar a seu serviço. Adeus, Lua, e boa noite!”. (Fonte - http://mundoalemdaspalavras.blogspot.com.br/2010/05/lua-no-poco.html ).
- Para saber mais sobre Nasrudin: http://www.nasrudin.com.br/eu-sou-nasrudin.htm , contextualize a história antes de disponibilizá-la aos estudantes.
- Após a Contextualização questione: Por que será que Nasrudin viu a Lua dentro do poço? O que tem frequentemente dentro de um poço? A água reflete a luz? Nasrudin conseguiu pegar a Lua? Quando Nasrudin caiu no chão a Lua estava onde? Caso o poço estivesse sem água seria possível ver a imagem da Lua refletida em seu fundo?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Ainda no semicírculo, retome a Contextualização e leia a Questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los em relação ao tema e questione: Quais materiais ou superfícies que conhecemos podem refletir a imagem? Será que conseguimos ver nosso corpo em um espelho com a luz apagada? Por quê?
Mão na massa
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos e distribua os materiais: recipiente opaco, lanterna, garrafinha com água e um espelho - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TDgvpS9czBamTAPyukjBEmqJ2Q6bKm4RQTj4qrmPAxUn376Hsz9YWJy7m5Pv/cie2-08tu04-material-para-cada-grupo.
É importante que todos os grupos tenham os mesmos materiais, caso não seja possível organize para que todos os estudantes possam testar a atividade proposta.
Questione os estudantes a respeito das possibilidade de reflexão dos materiais utilizados e estimule-os a fazer uma analogia com o conto do Nasrudin: O que seria o poço? Que material poderia representar a luz da Lua?
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: O material deve ser organizado conforme a fotografia - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u9d6XrurnbhTeqGQjkQGebNTaetugKbgjyfeBc92KcPhygak8bYMWjegUP94/cie2-08tu04-disposicao-do-material.
Os estudantes não devem mexer nos materiais fixos: recipiente opaco e lanterna.
A água será o meio para reflexão da luz, e com a ajuda do espelho o reflexo da luz da lanterna deve ser projetada para dentro do recipiente, dando a impressão de que a luz está dentro do recipiente, semelhante à impressão que Nasrudin teve com o reflexo da lua dentro do poço. Com o espelho e a reflexão da água as crianças devem desviar a luz da lanterna até que a luz fique refletida no fundo do recipiente.
Acompanhe o trabalho estimulando os estudantes para que testem as possibilidades. Depois de testar é importante que os grupos façam os registros do experimento (pode ser escrito ou desenhado). Em uma roda de conversa peça para que os grupos expliquem para toda a turma seus registros e como chegaram aos resultados: Como perceberam o comportamento da água? Como perceberam o comportamento do espelho? Que tipo de superfície não permite um reflexo nítido da luz da lanterna?
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre as possibilidades de reflexão da luz em superfícies diferentes: lisa e polida como o espelho e rugosa e opaca como uma parede ou o recipiente de plástico. Explique aos estudantes que a reflexão acontece porque a luz caminha sempre em linha reta e quando ela se depara com um superfície lisa e polida tipo um espelho ou uma superfície com água a imagem retorna e aí podemos enxergar o reflexo da imagem, bem nitidamente.
Retome o que foi discutido na Questão disparadora e sistematize o que eles aprenderam na aula, para a Sistematização peça que os estudantes organizem os registros do experimento em um mural na sala de aula. Espera-se que tenham identificado os materiais que possibilitam uma reflexão regular e irregular da luz, atentando para a característica apresentada pela água que quando está parada pode refletir as imagens como um espelho. Você pode questionar os estudantes Se já escutaram o termo espelhos d'água? E se agora esse termo faz sentido? Por que se fala espelho d'água?
Material para o professor- https://planetabiologia.com/reflexao-e-refracao-da-luz-optica-resumo/
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: vídeo gravado e encaminhado por YouTube.
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o seguinte texto com os alunos:
Em uma noite clara e enluarada, Nasrudin vai ao poço tirar água. Ao olhar para baixo, vê o reflexo da Lua brilhando na água.
- “Nossa!”, exclama. “A pobre da Lua caiu dentro da água! Espere, Lua, que já vou tirá-la daí!”.
Nasrudin vai correndo até a casa dele e volta com uma corda com um gancho de ferro amarrado na ponta. Sem demora, atira a corda dentro do poço, dizendo de forma encorajadora:
- “Vamos, Lua, agarre firme que já vou puxá-la para fora da”.
Infelizmente, a corda fica presa numa pedra grande no fundo do poço e Nasrudin precisa puxar com toda a sua força. “Ufa!”, pensa com seus botões, “mas como a Lua é pesada!”.
De repente, a corda se solta num tranco e Nasrudin cai de costas no chão. Quando consegue recuperar o fôlego, ainda estendido no chão, ele se depara com a Lua no céu, brilhando no meio das estrelas.
- “Não foi nada fácil, mas conseguimos!”, diz Nasrudin, dirigindo-se à Lua. “Que sorte a sua eu ter chegado bem a tempo de poder ajudá-la! Foi um prazer estar a seu serviço. Adeus, Lua, e boa noite!”
Questione os alunos acerca do texto:
- Como será que o reflexo da luz da Lua foi parar dentro do poço?
Permita que os alunos levantem livremente as hipóteses. Faça intervenções, com base em novos questionamentos que estimulem a criatividade e a interação entre eles.
Mão na massa
Informe aos alunos que eles realizarão um experimento. Para isso, eles devem utilizar os seguintes materiais: recipiente opaco, lanterna, garrafinha com água e um espelho. Como é provável que nem todos os alunos possuam todos os materiais em casa, grave-se realizando o experimento e compartilhe o vídeo com eles. Pergunte às crianças o que cada material representaria, de acordo com a história, e como eles fariam para simular a projeção da imagem da Lua na água. Após as ideias apresentadas, solicite que os alunos testem maneiras de realizarem a projeção até alcançarem êxito.
Sistematização
Solicite que os alunos registrem, por meio de desenho, o experimento realizado, apontando o que cada objeto simula. Após desenharem, os alunos devem compartilhar os registros uns com os outros e retomarem a questão disparadora:
- Como será que o reflexo da luz da Lua foi parar dentro do poço?
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar com o desenvolvimento do experimento, estimulando a curiosidade e o envolvimento das crianças.
Objetivos de aprendizagem
Identificar a reflexão da luz e testá-la em diferentes objetos e meios (espelho, superfície opaca e água).
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido