Atividade para impressão - Contexto - A propagação da luz e as superfícies
Plano de Aula
Plano de aula: A propagação da luz e as superfícies
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a identificação o comportamento de diferentes superfícies frente aos raios solares.
Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educacional (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.
Disponibilize para os estudantes materiais com características específicas. O importante é que os estudantes testem as características de materiais - opaco, translúcido e transparente:
Transparente - copo de vidro liso, saquinho liso com furos (utilizados como organizador de papel em pastas);
Translúcidos - garrafas pet (para dar efeito menos transparente, lixe o plástico com uma lixa fina);
Opacos - plaquinhas de madeira, papel cartão.
Silhuetas como moldes para a confecção dos bonecos ou personagens.
Material para confecção do teatro de sombras - papel manteiga, caixa de papelão, fita adesiva, cola, cartolina ou papel cartão preto, tesoura, cola, palito de churrasco e uma lanterna.
Alternativa - tecido branco, um varal esticado, lanterna, papel cartão preto ou cartolina, palito de churrasco e fita adesiva.
Material de apoio e pesquisa para o professor: Teatro de sombras - https://educacaoeparticipacao.org.br/oficinas/teatro-de-sombras-para-pequenos-e-grandes/ , Propagação da luz - https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/meios-transparentes-translucidos-opacos.htm , http://www.cultura.ufpa.br/petfisica/conexaofisica/optica/007.html , https://www.youtube.com/watch?v=o-xnlZXc0Pk&t=183s .
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz se propaga de maneira diversa por meio de diferentes materiais e que estas características nos permite conhecer múltiplas utilidades da luz no dia a dia.
Questionar os estudantes: Quais as utilizações da luz no dia a dia? Atente para a questão da iluminação do sol na sala de aula, a necessidade de cortinas e como elas permitem que a luz passe em uma intensidade que permite ver o quadro. Os vidros das janelas, como são? O quanto de luz permitem passar?
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando que ao longo do tempo os seres humanos vêm se apropriando das inúmeras possibilidades de utilização da luz, tanto para atividades de trabalho como para atividades de diversão. Comente que tais propriedades também são identificadas, explicadas e utilizadas de maneiras diversas em lendas e histórias contadas por diferentes povos.
Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):
- Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs - Tempo do vídeo: 2:39 minutos.
- Texto - (disponível aqui) - O teatro de sombras - Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do “Reino das Sombras”, caso contrário, ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que no jardim do palácio fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras (fonte do texto - http://maxdanielartes.blogspot.com.br/2012/10/generos-teatrais-teatro-de-sombras.html).
Depois da contextualização, retome com os estudantes os fatos contados (no vídeo ou na leitura da lenda) para que eles possam memorizar os fatos. Utilize questões como: O que é necessário para fazer um teatro de sombras? Que horas do dia podemos ver mais ou menos sombras? Qual a importância da luz para o teatro de sombras?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: Será que existem materiais que geram mais sombra que outros? Que tipo de materiais podem gerar sombra? O que é preciso para gerar uma sombra? Qual a função da luz na produção das sombras? Todos os objetos podem ter sombra? Em dias nublados há sombra?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro. Distribua o material para os grupos, atentando para que todos tenham os mesmos materiais.
Disponibilize para os estudantes materiais com características específicas. O importante é que os estudantes testem as características de materiais - opaco, translúcido e transparente:
Transparente - copo de vidro liso, saquinho liso com furos (utilizados como organizador de papel em pastas);
Translúcidos - garrafas pet (para dar efeito menos transparente, lixe o plástico com uma lixa fina);
Opacos - plaquinhas de madeira, papel cartão.
Silhuetas como moldes para a confecção dos bonecos ou personagens.
Material para confecção do teatro de sombras - papel manteiga, caixa de papelão, fita adesiva, cola, cartolina ou papel cartão preto, tesoura, cola, palito de churrasco e uma lanterna.
Alternativa - tecido branco, um varal esticado, lanterna, papel cartão preto ou cartolina, palito de churrasco e fita adesiva.
Imagens dos personagens para impressão.
- Oriente a montagem da estrutura de um teatro de sombras com os materiais disponíveis e disponibilize as lanternas.
- Estimule os grupos a testar os materiais (superfícies com características diversas de propagação da luz) e leve os estudantes a pensar sobre como a luz se propaga em cada um deles (se permitem mais ou menos a passagem dos raios de luz). Deixe que os estudantes brinquem com os materiais.
- Depois que os materiais forem testados, estimule os alunos a produzir uma releitura da lenda do nascimento do teatro de sombras.
- Escolha, em consenso com a turma, um grupo para apresentar o teatro, caso não haja tempo para todas as apresentações. No entanto, é importante que todos os estudantes tenham tempo de testar, nos grupos, os materiais distribuídos e refletir sobre como permitem a passagem de luz.
Material de apoio para o professor:
- Passo a passo da confecção do teatro de sombras com caixa de papelão - https://www.youtube.com/watch?v=FR0JaFJC_wQ ou https://www.youtube.com/watch?v=IgMTmd_hzq4
- Passo a passo da confecção do teatro de sombras alternativo, com tecido branco e varal - - http://www.tempojunto.com/2015/11/09/como-fazer-um-teatro-de-sombras-em-casa/
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que a propagação da luz depende da quantidade de raios de luz que passam por uma superfície, que pode ser: translúcida (permite a passagem de um pouco de luminosidade); opaca (não permite que a luz se propague através da superfície) e transparente (permite que a luz seja propagada sem prejuízos).
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado os três tipos de materiais e superfícies (opaca, translúcida e transparente) que permitem ou impedem a propagação de luz.
Questione quais materiais testados se mostraram mais efetivos para a produção de um teatro de sombras (atente para os conceitos de translúcido, transparente e opaco).
Proponha um exercício com as seguintes questões: Que outros materiais do dia a dia apresentam características semelhantes aos testados? Como essas características são utilizadas nesses materiais? Discuta a função dos materiais disponíveis para o teatro de sombras e como essas características são aproveitadas.
Transponha os conceitos para a vida do estudante com os questionamentos: Por que é interessante que um copo seja transparente? O que se espera de uma cortina transparente? E de uma cortina escura e bem grossa? Porque as janelas são de material opaco? Discutir aspectos relacionados à sustentabilidade, como a questão da iluminação dos ambientes, da quantidade de janelas dos lugares e da necessidade de iluminação artificial durante o dia, por exemplo. É possível falar sobre as nuvens, que apresentam a propriedade de translucidez, deixando a luz do sol passar parcialmente.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramentas para compartilhamento de mensagens em grupo (Whatsapp); YouTube.
Contexto e questão disparadora
Apresente o vídeo “Teatro de sombras” (disponível aqui) e peça para os alunos assistirem. Em seguida, peça para que comentem o que acharam da história e responderem aos questionamentos:
- O que é necessário para fazer um teatro de sombras?
- Que horas do dia podemos ver mais ou menos sombras?
- Qual a importância da luz para o teatro de sombras?
As respostas devem ser apresentadas oralmente por meio de grupo de Whatsapp, por exemplo.
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos e oriente que montem um enredo de história para contarem por meio de um teatro de sombras. Eles também devem pensar nos materiais que vão utilizar e o que cada membro do grupo irá fazer. É interessante que o enredo seja dividido pela quantidade de membros dos grupos, para que cada um dramatize um pedaço da história. Os vídeos devem ser compartilhados com todos os alunos da turma.
Sistematização
Após todos os alunos assistirem aos vídeos uns dos outros, questione-os sobre o que mais gostaram na hora de fazer o teatro de sombras e quais dificuldades enfrentaram.
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar com a produção do teatro de sombras, estimulando as crianças e dando estratégias para resolverem algum problema ou dificuldade de execução do projeto.
Objetivos de aprendizagem
Testar a propagação da luz em diferentes superfícies, reconhecendo e diferenciando a transparência, a opacidade e a translucidez dos materiais.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido