Plano de aula: A PELE E O SOL

Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor

Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória sobre a exposição da pele aos raios solares, e, para isso, é importante o reconhecimento da pele como um órgão de proteção do corpo. Quando falamos de pele em um contexto educativo de sala de aula é comum depararmos com fenótipos (características físicas) diversos carregados de questões sociais e políticas. Para não formar estereótipos e atitudes de exclusão podemos pautar a aula em conceitos que trabalhem a favor do reconhecimento das diferenças sem cair em reducionismos e preconceitos. O plano - CIE2_08TU10 (formas de proteção solar), trabalhado posteriormente, pode complementar as informações deste plano de aula.

Materiais necessários para a aula: Escolha a Contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet.

Material para o Mão na massa: Impresso com contexto das notícias, lápis, borracha e lápis de cor, papel pardo em tamanho grande ou mural para a organização do jornal com as notícias.

Material de apoio e pesquisa para o professor - http://chc.org.br/vitamina-solar/ , https://novaescola.org.br/conteudo/2065/qual-a-importancia-do-calor-do-sol-para-os-seres-vivos

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre os efeitos dos raios solares na pele das pessoas.
É importante trazer exemplos dos efeitos dos raios solares (aquecimento, reflexão e absorção) em diversas superfícies e atentar que os efeitos também são sentidos ou percebidos pelos seres vivos, e em relação aos seres humanos os efeitos dos raios do sol podem ser percebidos nas superfícies do corpo como pele, olhos e couro cabeludo.

Alfabetizador, facilite sua Sondagem

Conheça a nova ferramenta para acompanhar a evolução da sua turma

ACESSAR AGORA