Preparo do experimento - O Sol e as Cores
Plano de Aula
Plano de aula: O Sol e as Cores
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta introdutória para a percepção da relação entre absorção do calor de uma fonte de energia luminosa e as cores das superfícies. Para melhor entendimento dos conceitos, o professor pode trabalhar antes o Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz, que trata de reflexão e absorção da luz.
Materiais necessários para a aula: Escolha a contextualização, utilizando vídeo ou o texto, conforme a disponibilidade de recursos da Escola. Se a opção for o vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso a internet. Se a escolha for a leitura do texto, leia o texto ou disponibilize para os estudantes, para uma leitura compartilhada.
Material para o mão na Massa: O experimento deve ser realizado em um dia de sol, vela (utilizada no preparo, somente pelo professor), papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm), papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura), cola em bastão, tesoura e 4 prendedores de roupa. Material para a sistematização: papel branco e lápis.
- Impressão do texto de contextualização
- Impressão da imagem dos materiais necessários
- Impressão da montagem e sistematização do experimento
- Impressão da tabela de sistematização da observação
Material de apoio e pesquisa para o professor - https://www.youtube.com/watch?v=Wp2fbdD60kY
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir sobre a diferença dos níveis de absorção dos raios luminosos por superfícies de cor clara e escura. Relembre os fenômenos de absorção e reflexão da luz que são discutidos no Plano CIE2_08TU04 - Brincando com a reflexão da luz. Este plano vai tratar do fenômeno oposto a reflexão (a luz incide em uma superfície e retorna para o meio). Na absorção parte da energia presente nos raios luminosos é absorvida e transformada em calor.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo e prepare-os para o momento de contextualização. Mencione que, ao longo do tempo, os seres humanos vêm entendendo e se afundando acerca das características e propriedades da luz. O entendimento e a utilização de tais fenômenos podem favorecer a vida cotidiana.
Faça a leitura do texto introdutório:
Texto inspirado em - https://www.youtube.com/watch?v=bLmNPye4ioI
Depois da contextualização, utilize questões como: O que aparentavam os jogadores do time do segundo ano da tarde que utilizava uniforme preto?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre a questão apontada. Procure estimulá-los com os questionamentos:
- A partir do texto de contextualização, qual foi o time que teve melhor desempenho na tarde ensolarada e de calor, em que aconteceu a primeira partida do campeonato?
- Qual era a cor do uniforme do time vencedor?
Mão na massa
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Organize os estudantes em pequenos grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva no quadro. O experimento deve ser parcialmente preparado pelo professor e depois distribuído e finalizado pelos grupos.
O experimento deve ser realizado em um dia de sol. Materiais para o experimento, para o professor:
- vela (utilizada no preparo somente pelo professor)
- papel alumínio (dois retângulos 8 cm X 4 cm)
- papel branco (dois retângulos de 8 cm X 4 cm, um pintado de preto e outro branco sem pintura)
- cola em bastão
- Tesoura
- 4 prendedores de roupa.
Preparo do experimento (material complementar).
Distribua o material para os grupos e explique a montagem ou projete a imagem do experimento montado. Oriente os estudantes que os dois preparos devem ficar na mesma posição: com a face de cor branca e preta voltadas para o sol e a parte dos pingos da vela devem ficam em sombra. Leve os estudantes para uma área ensolarada da escola e oriente a montagem do experimento de maneira que eles fiquem envolvidos na observação (observar atentamente os pingos de veja).
Observe e anotar a cor do papel, assim que a primeira bolinha de vela começar a derreter. Depois dessa anotação feita por todos os grupos, lever toda a turma para a sala de aula e faça uma tabela no quadro, com os resultados. Estimule os estudantes a tirarem suas conclusões.
Questione:
- Qual superfície derreteu primeiro, a branca ou a preta?
- Qual cor absorve calor mais facilmente?
- Qual relação podemos fazer entre o experimento e o caso do jogo de futebol que a professora contou?
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva no quadro, imprima o último slide ou leia as informações para sistematizar as aprendizagens da aula. Comente com os estudantes sobre os fenômenos de reflexão e absorção da luz. Na reflexão, os raios de luz chegam em uma superfície e são refletidos de volta ao meio, como exemplo disso temos o espelho. Na absorção, os raios de luz chegam em uma superfície e são absorvidos, essa absorção pode transformar a energia luminosa em energia térmica, como exemplo disso temos superfícies pretas que absorvem os raios de luz e aquecem com mais facilmente.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que as superfícies de cores escuras absorvem a energia luminosa mais facilmente que as superfícies de cores claras, que refletem a luz.
Questione os estudantes:
- Se vc tivesse que escolher a cor do uniforme para um time de futebol jogar em uma tarde de sol é calor, qual seria a cor?
Como sugestão de registro para a sistematização, peça para que os estudantes desenhem e pintem uma partida de futebol em um dia de sol com muito calor, em que as cores dos uniformes não prejudiquem nenhum dos times. Espera-se que os estudantes utilizem cores claras para a pintura dos uniformes.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: envio do texto (Whatsapp ou e-mail); ferramenta para compartilhamento de mensagens (grupo de Whatsapp, por exemplo).
- Optativas: videochamada (Hangouts ou Zoom).
Contexto e questão disparadora
Compartilhe o seguinte texto com seus alunos:
FUTEBOL E AS CORES
NA ESCOLA ESTAVA SENDO ORGANIZADO UM CAMPEONATO ENTRE CLASSES DE FUTEBOL. OS TIMES ERAM FORMADOS POR MENINOS E MENINAS QUE ESTIVESSEM DISPOSTOS A JOGAR. EM UMA TARDE QUENTE E ENSOLARADA, O CAMPEONATO FINALMENTE TEVE INÍCIO. O TIME DO SEGUNDO ANO DA MANHÃ UTILIZAVA UNIFORME BRANCO E JOGAVA CONTRA O TIME DO SEGUNDO ANO DA TARDE, QUE UTILIZAVA UNIFORME PRETO. NO DESENROLAR DO JOGO, O TIME DA MANHÃ (DE UNIFORME BRANCO) CORRIA MUITO MAIS QUE O TIME DA TARDE (DE UNIFORME PRETO). OS JOGADORES DO TIME DA TARDE SUAVAM MUITO E PASSAVAM A IMPRESSÃO DE ESTAREM CANSADOS E SOFRENDO COM O CALOR.
FOI UM GOL ATRÁS DO OUTRO, O TIME DO SEGUNDO ANO DA MANHÃ SE DESTACOU, E FOI O GRANDE VENCEDOR DO PRIMEIRO JOGO DO CAMPEONATO DA ESCOLA.
LEMBRANDO DO JOGO, FICO IMAGINANDO SE A COR DOS UNIFORMES INTERFERIU, DE ALGUMA MANEIRA, NO DESEMPENHO DOS JOGADORES. O QUE VCS ACHAM?
Texto inspirado no vídeo (disponível aqui)
Lance o seguinte questionamento:
- Como as cores dos uniformes podem ter influenciado o resultado do jogo?
Permita que os alunos lancem as respostas livremente, sem apresentá-las prontas, mas fazendo novos questionamentos para estimular a participação e a criatividade dos alunos. Esse momento da aula pode ser realizado via grupo de Whatsapp ou videochamada.
Mão na massa
Indague os alunos sobre uma forma de confirmar as hipóteses sobre o questionamento realizado anteriormente. Uma das formas, seria colocar uma peça de roupa clara e outra escura sob o sol durante uma hora, e depois verificar o que ocorre. Escute as propostas dos alunos e discutam a melhor forma de experimentarem. Realize as mediações, a fim de que os alunos cheguem a um consenso. Após escolhido o experimento, encaminhe-os para realizarem e fazerem o registro das observações.
Sistematização
Solicite que os alunos compartilhem os registros e apresentem possíveis dúvidas que tenham surgido durante a realização do experimento. Retome a questão disparadora: “como as cores dos uniformes podem ter influenciado o resultado do jogo?”.
Conversem sobre os resultados do experimento e comente que os raios de luz podem ser absorvidos ou refletidos pelas superfícies. As superfícies claras refletem melhor os raios luminosos e as superfícies escuras absorvem melhor estes raios, e com com eles o calor.
Convite às famílias
Os familiares podem colaborar com a execução do experimento, estabelecendo uma relação entre o que eles estão fazendo com a história do jogo de futebol.
Objetivos de aprendizagem
Identificar o fenômeno da absorção de calor como dependente da cor do objeto.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA” em cima do nome do autor
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido