12965
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Leitura

Plano de aula - Classificados

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Classificados

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Maria Bicudo de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.

Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Murais para exposição de trabalhos como Padlet ou Flipgrid.

Context
Diga aos alunos que esta é uma aula sobre o gênero “classificados”. Em uma aula síncrona, apresente o slide de objetivo da lesson e explique que os alunos serão apresentados a linguagem pertinente ao gênero, que também é considerado uma peça publicitária.

Para antecipar o tópico da aula, compartilhe os classificados do context. Peça aos alunos que identifiquem quais recursos persuasivos foram utilizados para chamar a atenção do leitor e convencê-lo/induzi-lo a adquirir o produto divulgado e levem suas anotações para um encontro síncrono.

Input
Em um encontro síncrono, converse sobre os classificados que analisaram e as anotações que fizeram. Em seguida, compartilhe com a turma o slide de input e conduza a discussão sobre os anúncios apresentados. Você pode anotar os adjetivos no próprio chat da aula e compartilhar com a turma.

Output
Esta atividade pode ser feita síncrona ou assincronamente. Antes de iniciar, leia os guidelines (disponível aqui) para entender a atividade. Divida a turma em duplas ou pequenos grupos e compartilhe as tabelas de grupos nominais (disponível aqui) e os classificados (disponível aqui) que deverão analisar. Sugira aos alunos que preparem as respostas, que podem ser enviadas assincronamente através de alguma plataforma de compartilhamento já utilizada pela turma (e-mail, whatsapp, messenger, grupo no Facebook, Instagram etc.).

Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e peça para que realizem a atividade em conjunto. Converse sobre as dificuldades e sobre o que aprenderam no processo.

Convite às famílias
Os familiares podem ajudar a criar anúncios que utilizem os conhecimentos aprendidos. Peça aos alunos que criem classificados e compartilhem com a turma em murais como o Flipgrid e o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING9_04UND04

(EF09LI05) Identificar recursos de persuasão (escolha e jogo de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras), utilizados nos textos publicitários e de propaganda, como elementos de convencimento.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas