12799
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação do papel colorido pela luz do Sol

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Transformação do papel colorido pela luz do Sol

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento de controle a longo prazo, com papel colorido, por isso fique atento aos detalhes que serão observados por seus alunos para as anotações dos registros durante o tempo em que for necessário.
Material necessário:
Folha de Papel de seda colorido ou “silhueta”, como é chamado em alguns lugares;
Fita adesiva;
Local que ofereça luz do Sol direta. (Janela da sala)

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a luz do Sol e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura do contexto, levante algumas sugestões de hipóteses com seus alunos para que se perguntem o que poderia ter acontecido com o papel colorido usado para o cartaz.

Faça perguntas do tipo:

  • O que vocês acham que pode ter acontecido com o papel?
  • Que fatores indicam que o papel sofreu uma transformação?
  • Por que o papel desbotou?”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o papel pode sofrer transformação, causando uma modificação no material, no caso perdendo parte de sua cor.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da água. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui. Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-no-sol-a-roupa-desbota.phtml#.Wz6wBdIzrIU

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie o experimento apresentando à turma o papel colorido (de preferência o “silhueta”). Peça para que observem a intensidade da cor e o fato de ser bem “lustroso”. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Os grupos receberão o mesmo tipo e cor de papel para que iniciem o trabalho. Peça para que escrevam no papel recebido o nome do grupo, para identificação.

O primeiro grupo colocará seu papel na janela da sala, de maneira que a luz direta do Sol tenha acesso, para que o experimento funcione. Use a fita adesiva para grudar o papel na janela. Importante: Não esqueça de retirar o papel da janela em caso de chuva ou no final do dia para não sofrer interferência de umidade.

O segundo grupo colocará o papel num local com pouca luminosidade. De preferência num local escondido da luz, como por exemplo, dentro de um armário, atrás da porta, etc. Explique que o experimento será observado ao longo de, aproximadamente, três semanas e que precisaremos utilizar a tabela adequadamente para registrar todas as observações feitas. Dessa forma, conseguiremos chegar à conclusão final.

Para análise, divida a turma em grupos de até 4 alunos para que observem os dois papéis e façam os registros na tabela sugerida. Ao longo dos dias, promova com os grupos a observação constante. Espera-se que ao final do prazo mencionado, a folha de papel colorido exposta ao Sol esteja completamente desbotada devido à ação da luz do Sol. Enquanto que a outra, esteja intacta, ou seja, a cor permaneceu a mesma. Até lá, a tabela de registro já estará toda preenchida com as observações feitas ao longo do experimento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a Tabela de Registros à turma e explique como acontecerão as anotações. Organize com os alunos quem se encarregará de fazer os registros entre os grupos. Explique que através desta tabela conseguirão perceber o que houve com o papel, e se ocorreu alguma mudança, por exemplo.

Ao longo das semanas e observações, aproveite para fazer perguntas do tipo:

  • Estão ocorrendo mudanças?
  • Quais características mudaram neste papel do primeiro grupo?
  • Que tipo de transformação ele sofreu? Por que o papel do segundo grupo não sofreu nenhum tipo de transformação?
  • Quem foi o agente transformador no primeiro caso?

Para ter acesso à tabela de atividade, acesse os materiais complementares.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a sistematização da atividade, releia todas as observações feitas na tabela durante o período de observação do experimento, e construa com seus alunos um cartaz com a conclusão final da atividade. Volte na pergunta disparadora e peça para que respondam com base em tudo que observaram. É importante que entendam e concluam que alguns materiais quando expostos à luz do Sol podem sofrer transformações relacionadas à sua cor, pois a cor é uma substância material que, conforme a sua natureza, absorve e reflete os raios luminosos da luz que se difunde sobre ela. Quando estão expostas a um longo período acabam se desbotando, pois acontece um fenômeno chamado FOTODEGRADAÇÃO, ainda não compreendido plenamente pela ciência, mas que está ligado diretamente a recepção da luminosidade nos materiais. Mais uma sugestão de leitura:

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-as-coisas-desbotam-ao-sol/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Finalize a aula, explicando que o papel colorido ao ser exposto à luz solar, sofre transformação em relação à cor. Não foram notadas transformações em sua textura, forma ou cheiro. Esse tipo de transformação ocorre devido à ação de luz e calor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento de controle a longo prazo, com papel colorido, por isso fique atento aos detalhes que serão observados por seus alunos para as anotações dos registros durante o tempo em que for necessário.
Material necessário:
Folha de Papel de seda colorido ou “silhueta”, como é chamado em alguns lugares;
Fita adesiva;
Local que ofereça luz do Sol direta. (Janela da sala)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a luz do Sol e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura do contexto, levante algumas sugestões de hipóteses com seus alunos para que se perguntem o que poderia ter acontecido com o papel colorido usado para o cartaz.

Faça perguntas do tipo:

  • O que vocês acham que pode ter acontecido com o papel?
  • Que fatores indicam que o papel sofreu uma transformação?
  • Por que o papel desbotou?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o papel pode sofrer transformação, causando uma modificação no material, no caso perdendo parte de sua cor.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da água. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui. Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-no-sol-a-roupa-desbota.phtml#.Wz6wBdIzrIU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie o experimento apresentando à turma o papel colorido (de preferência o “silhueta”). Peça para que observem a intensidade da cor e o fato de ser bem “lustroso”. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Os grupos receberão o mesmo tipo e cor de papel para que iniciem o trabalho. Peça para que escrevam no papel recebido o nome do grupo, para identificação.

O primeiro grupo colocará seu papel na janela da sala, de maneira que a luz direta do Sol tenha acesso, para que o experimento funcione. Use a fita adesiva para grudar o papel na janela. Importante: Não esqueça de retirar o papel da janela em caso de chuva ou no final do dia para não sofrer interferência de umidade.

O segundo grupo colocará o papel num local com pouca luminosidade. De preferência num local escondido da luz, como por exemplo, dentro de um armário, atrás da porta, etc. Explique que o experimento será observado ao longo de, aproximadamente, três semanas e que precisaremos utilizar a tabela adequadamente para registrar todas as observações feitas. Dessa forma, conseguiremos chegar à conclusão final.

Para análise, divida a turma em grupos de até 4 alunos para que observem os dois papéis e façam os registros na tabela sugerida. Ao longo dos dias, promova com os grupos a observação constante. Espera-se que ao final do prazo mencionado, a folha de papel colorido exposta ao Sol esteja completamente desbotada devido à ação da luz do Sol. Enquanto que a outra, esteja intacta, ou seja, a cor permaneceu a mesma. Até lá, a tabela de registro já estará toda preenchida com as observações feitas ao longo do experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a Tabela de Registros à turma e explique como acontecerão as anotações. Organize com os alunos quem se encarregará de fazer os registros entre os grupos. Explique que através desta tabela conseguirão perceber o que houve com o papel, e se ocorreu alguma mudança, por exemplo.

Ao longo das semanas e observações, aproveite para fazer perguntas do tipo:

  • Estão ocorrendo mudanças?
  • Quais características mudaram neste papel do primeiro grupo?
  • Que tipo de transformação ele sofreu? Por que o papel do segundo grupo não sofreu nenhum tipo de transformação?
  • Quem foi o agente transformador no primeiro caso?

Para ter acesso à tabela de atividade, acesse os materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a sistematização da atividade, releia todas as observações feitas na tabela durante o período de observação do experimento, e construa com seus alunos um cartaz com a conclusão final da atividade. Volte na pergunta disparadora e peça para que respondam com base em tudo que observaram. É importante que entendam e concluam que alguns materiais quando expostos à luz do Sol podem sofrer transformações relacionadas à sua cor, pois a cor é uma substância material que, conforme a sua natureza, absorve e reflete os raios luminosos da luz que se difunde sobre ela. Quando estão expostas a um longo período acabam se desbotando, pois acontece um fenômeno chamado FOTODEGRADAÇÃO, ainda não compreendido plenamente pela ciência, mas que está ligado diretamente a recepção da luminosidade nos materiais. Mais uma sugestão de leitura:

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-as-coisas-desbotam-ao-sol/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Finalize a aula, explicando que o papel colorido ao ser exposto à luz solar, sofre transformação em relação à cor. Não foram notadas transformações em sua textura, forma ou cheiro. Esse tipo de transformação ocorre devido à ação de luz e calor.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano