12799
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 4º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Transformação do papel colorido pela luz do Sol

Plano de aula de Ciências com atividades para 4o ano do EF sobre Transformação do papel colorido pela luz do Sol

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fabiane de Sant'Ana Leite

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento de controle a longo prazo, com papel colorido, por isso fique atento aos detalhes que serão observados por seus alunos para as anotações dos registros durante o tempo em que for necessário.
Material necessário:
Folha de Papel de seda colorido ou “silhueta”, como é chamado em alguns lugares;
Fita adesiva;
Local que ofereça luz do Sol direta. (Janela da sala)

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a luz do Sol e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura do contexto, levante algumas sugestões de hipóteses com seus alunos para que se perguntem o que poderia ter acontecido com o papel colorido usado para o cartaz.

Faça perguntas do tipo:

  • O que vocês acham que pode ter acontecido com o papel?
  • Que fatores indicam que o papel sofreu uma transformação?
  • Por que o papel desbotou?”

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o papel pode sofrer transformação, causando uma modificação no material, no caso perdendo parte de sua cor.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da água. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui. Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-no-sol-a-roupa-desbota.phtml#.Wz6wBdIzrIU

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie o experimento apresentando à turma o papel colorido (de preferência o “silhueta”). Peça para que observem a intensidade da cor e o fato de ser bem “lustroso”. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Os grupos receberão o mesmo tipo e cor de papel para que iniciem o trabalho. Peça para que escrevam no papel recebido o nome do grupo, para identificação.

O primeiro grupo colocará seu papel na janela da sala, de maneira que a luz direta do Sol tenha acesso, para que o experimento funcione. Use a fita adesiva para grudar o papel na janela. Importante: Não esqueça de retirar o papel da janela em caso de chuva ou no final do dia para não sofrer interferência de umidade.

O segundo grupo colocará o papel num local com pouca luminosidade. De preferência num local escondido da luz, como por exemplo, dentro de um armário, atrás da porta, etc. Explique que o experimento será observado ao longo de, aproximadamente, três semanas e que precisaremos utilizar a tabela adequadamente para registrar todas as observações feitas. Dessa forma, conseguiremos chegar à conclusão final.

Para análise, divida a turma em grupos de até 4 alunos para que observem os dois papéis e façam os registros na tabela sugerida. Ao longo dos dias, promova com os grupos a observação constante. Espera-se que ao final do prazo mencionado, a folha de papel colorido exposta ao Sol esteja completamente desbotada devido à ação da luz do Sol. Enquanto que a outra, esteja intacta, ou seja, a cor permaneceu a mesma. Até lá, a tabela de registro já estará toda preenchida com as observações feitas ao longo do experimento.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a Tabela de Registros à turma e explique como acontecerão as anotações. Organize com os alunos quem se encarregará de fazer os registros entre os grupos. Explique que através desta tabela conseguirão perceber o que houve com o papel, e se ocorreu alguma mudança, por exemplo.

Ao longo das semanas e observações, aproveite para fazer perguntas do tipo:

  • Estão ocorrendo mudanças?
  • Quais características mudaram neste papel do primeiro grupo?
  • Que tipo de transformação ele sofreu? Por que o papel do segundo grupo não sofreu nenhum tipo de transformação?
  • Quem foi o agente transformador no primeiro caso?

Para ter acesso à tabela de atividade, acesse os materiais complementares.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a sistematização da atividade, releia todas as observações feitas na tabela durante o período de observação do experimento, e construa com seus alunos um cartaz com a conclusão final da atividade. Volte na pergunta disparadora e peça para que respondam com base em tudo que observaram. É importante que entendam e concluam que alguns materiais quando expostos à luz do Sol podem sofrer transformações relacionadas à sua cor, pois a cor é uma substância material que, conforme a sua natureza, absorve e reflete os raios luminosos da luz que se difunde sobre ela. Quando estão expostas a um longo período acabam se desbotando, pois acontece um fenômeno chamado FOTODEGRADAÇÃO, ainda não compreendido plenamente pela ciência, mas que está ligado diretamente a recepção da luminosidade nos materiais. Mais uma sugestão de leitura:

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-as-coisas-desbotam-ao-sol/

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Finalize a aula, explicando que o papel colorido ao ser exposto à luz solar, sofre transformação em relação à cor. Não foram notadas transformações em sua textura, forma ou cheiro. Esse tipo de transformação ocorre devido à ação de luz e calor.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você trabalhará com um experimento de controle a longo prazo, com papel colorido, por isso fique atento aos detalhes que serão observados por seus alunos para as anotações dos registros durante o tempo em que for necessário.
Material necessário:
Folha de Papel de seda colorido ou “silhueta”, como é chamado em alguns lugares;
Fita adesiva;
Local que ofereça luz do Sol direta. (Janela da sala)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma transformação utilizando a luz do Sol e que terão que ficar bem atentos aos detalhes durante a observação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Após a leitura do contexto, levante algumas sugestões de hipóteses com seus alunos para que se perguntem o que poderia ter acontecido com o papel colorido usado para o cartaz.

Faça perguntas do tipo:

  • O que vocês acham que pode ter acontecido com o papel?
  • Que fatores indicam que o papel sofreu uma transformação?
  • Por que o papel desbotou?”

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia a questão disparadora para a turma, de maneira que possam refletir sobre como o papel pode sofrer transformação, causando uma modificação no material, no caso perdendo parte de sua cor.

Os alunos podem falar da aula anterior citando a transformação ocorrida pela ação da água. Diga ao alunos que testaremos outro tipo de transformação aqui. Como sugestão de pesquisa, você poderá acessar o site: http://recreio.uol.com.br/noticias/curiosidades/por-que-no-sol-a-roupa-desbota.phtml#.Wz6wBdIzrIU

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Inicie o experimento apresentando à turma o papel colorido (de preferência o “silhueta”). Peça para que observem a intensidade da cor e o fato de ser bem “lustroso”. Em seguida, divida a turma em dois grupos. Os grupos receberão o mesmo tipo e cor de papel para que iniciem o trabalho. Peça para que escrevam no papel recebido o nome do grupo, para identificação.

O primeiro grupo colocará seu papel na janela da sala, de maneira que a luz direta do Sol tenha acesso, para que o experimento funcione. Use a fita adesiva para grudar o papel na janela. Importante: Não esqueça de retirar o papel da janela em caso de chuva ou no final do dia para não sofrer interferência de umidade.

O segundo grupo colocará o papel num local com pouca luminosidade. De preferência num local escondido da luz, como por exemplo, dentro de um armário, atrás da porta, etc. Explique que o experimento será observado ao longo de, aproximadamente, três semanas e que precisaremos utilizar a tabela adequadamente para registrar todas as observações feitas. Dessa forma, conseguiremos chegar à conclusão final.

Para análise, divida a turma em grupos de até 4 alunos para que observem os dois papéis e façam os registros na tabela sugerida. Ao longo dos dias, promova com os grupos a observação constante. Espera-se que ao final do prazo mencionado, a folha de papel colorido exposta ao Sol esteja completamente desbotada devido à ação da luz do Sol. Enquanto que a outra, esteja intacta, ou seja, a cor permaneceu a mesma. Até lá, a tabela de registro já estará toda preenchida com as observações feitas ao longo do experimento.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a Tabela de Registros à turma e explique como acontecerão as anotações. Organize com os alunos quem se encarregará de fazer os registros entre os grupos. Explique que através desta tabela conseguirão perceber o que houve com o papel, e se ocorreu alguma mudança, por exemplo.

Ao longo das semanas e observações, aproveite para fazer perguntas do tipo:

  • Estão ocorrendo mudanças?
  • Quais características mudaram neste papel do primeiro grupo?
  • Que tipo de transformação ele sofreu? Por que o papel do segundo grupo não sofreu nenhum tipo de transformação?
  • Quem foi o agente transformador no primeiro caso?

Para ter acesso à tabela de atividade, acesse os materiais complementares.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Para a sistematização da atividade, releia todas as observações feitas na tabela durante o período de observação do experimento, e construa com seus alunos um cartaz com a conclusão final da atividade. Volte na pergunta disparadora e peça para que respondam com base em tudo que observaram. É importante que entendam e concluam que alguns materiais quando expostos à luz do Sol podem sofrer transformações relacionadas à sua cor, pois a cor é uma substância material que, conforme a sua natureza, absorve e reflete os raios luminosos da luz que se difunde sobre ela. Quando estão expostas a um longo período acabam se desbotando, pois acontece um fenômeno chamado FOTODEGRADAÇÃO, ainda não compreendido plenamente pela ciência, mas que está ligado diretamente a recepção da luminosidade nos materiais. Mais uma sugestão de leitura:

https://mundoestranho.abril.com.br/ciencia/por-que-as-coisas-desbotam-ao-sol/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Projete o slide ou leia as informações para sistematizar os aprendizados da aula. Finalize a aula, explicando que o papel colorido ao ser exposto à luz solar, sofre transformação em relação à cor. Não foram notadas transformações em sua textura, forma ou cheiro. Esse tipo de transformação ocorre devido à ação de luz e calor.

Slide Plano Aula
  • Materiais Complementares
  • Documento

    Atividade para impressão - Mão na Massa - Transformação do papel colorido pela luz do Sol


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Transformações dos alimentos

AULA 02

Transformações de materiais do dia a dia

AULA 03

O que é transformação mecânica

AULA 04

Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatu...

AULA 05

Transformação do papel

AULA 06

A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecim...

AULA 08

Transformações que acontecem com o calor

AULA 09

Transformação por baixas temperaturas

AULA 10

A transformação da lã de aço

AULAS DE Matéria e Energia do 4º ano :

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A água é um ótimo solvente

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Situações de Solubilidade

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecimento

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas homogêneas e heterogêneas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando materiais sólidos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturando e separando substâncias líquidas e sólidas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do papel colorido pela luz do Sol

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformações que acontecem com o calor

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação por baixas temperaturas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Separando materiais de uma água barrenta

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Misturas na cozinha

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo A transformação da lã de aço

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Evaporação e Condensação da água

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação reversível e irreversível pelo aquecimento.

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Título: Queima do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Aquecimento do chocolate

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação do milho em pipoca

MAIS AULAS DE Ciências do 4º ano:

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Alimentação dos animais: vamos classificar?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O que são vírus?

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Prevenção da transmissão de vírus

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Traçando os Pontos Cardeais a partir do gnômon

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Como funciona a bússola?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento aparente do Sol

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Por que temos dia e noite? - Rotação da Terra

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Seres vivos: elos de uma corrente na cadeia alimentar

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Vírus e vetores

4º ano / Ciências / Terra e Universo

A bússola, o relógio de sol e os pontos cardeais

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Movimento anual do Sol - Estações do ano

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Propriedades dos materiais: Massa e Volume

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Misturas no dia a dia

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

A importância do Sol para as plantas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A água dissolve todos os materiais?

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Cadeias alimentares de ambientes aquáticos

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

O desequilíbrio nas cadeias alimentares

4º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo os protozoários

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O movimento da Terra

4º ano / Ciências / Terra e Universo

O Sol nasce sempre no mesmo lugar?

4º ano / Ciências / Terra e Universo

Atração e Repulsão

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF04CI02 da BNCC

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações dos alimentos

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações de materiais do dia a dia

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

O que é transformação mecânica

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecimento

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação do papel colorido pela luz do Sol

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformações que acontecem com o calor

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação por baixas temperaturas

4º ano / Ciências / Matéria e Energia

A transformação da lã de aço

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann