Plano de aula: Transformações que ocorrem com a água pela ação da temperatura

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Esta é uma das aulas da sequência proposta, relacionadas à habilidade (EF04CI02) "Testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos à diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade)."

Nesta aula trabalharemos a transformação da água, por meio da temperatura em que será submetida. Usaremos a temperatura ambiente como recurso principal para que a aula aconteça, por isso você deve ficar atento ao tempo neste dia. Ideal que seja num dia de Sol.

Trabalharemos com a música “De gotinha em gotinha” (Palavra Cantada), para melhor interação da música, consulte o site: https://www.youtube.com/watch?v=Esk2nYeg0dc .

Materiais necessários para a aula: Cubos de gelo, água num recipiente e giz.

Título da aula

Orientações: Leia o título para a turma de forma breve e permita que os alunos comentem sobre os tipos de “transformações” que a água pode sofrer.