Plano de aula: O que é transformação mecânica

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Professor, nesta aula você abordará a transformação dos alimentos por meio do uso de um eletrodoméstico, o liquidificador. Essa será uma estratégia para exemplificar a ação mecânica que modifica os alimentos (quando entram em atrito, se transformam). É importante ressaltar que trata-se de uma transformação física, e que o alimento preserva seu sabor, mesmo passando por esse processo.

Esta aula faz parte de uma das 10 aulas propostas de acordo a habilidade (EF04CI02) da BNCC - testar e relatar transformações nos materiais do dia a dia quando expostos a diferentes condições (aquecimento, resfriamento, luz e umidade). Você perceberá que a habilidade não será contemplada em sua totalidade nesta aula, mas ao longo de 10 aulas.

Materiais necessários para a aula:

• Liquidificador;
  • Frutas de diferentes texturas;
  • Gelo;
  • Colheres descartáveis;
  • Recipiente para despejar as frutas;
  • Amendoim (se preferir).

Título da aula

Orientações: Leia o título para a turma e aproveite para criar um momento em que os alunos tentem responder, à sua maneira, como uma “tempestade de ideias”, à pergunta proposta no tema da aula. Seja breve para que o momento não antecipe as etapas de sua aula.