Contextualização - A LUZ DO SOL COMO FONTE DE CALOR
Plano de Aula
Plano de aula: A LUZ DO SOL COMO FONTE DE CALOR
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre O Sol como fonte de luz e calor
Sobre este plano
Sobre esta aula: Este plano apresenta uma proposta que permitirá às crianças investigar se a luz solar pode ser uma fonte de calor e como este calor pode ser utilizado no dia a dia, considerando as especificidades locais. É interessante que se tenha trabalhado os planos: CIE2_08TU06 - O sol e as cores, que aborda a reflexão ou a absorção da luz do sol em cores escuras e claras, e CIE04_08TU04 - Jogo de espelho, que aborda como ocorre a reflexão da luz em diferentes superfícies e materiais. Tais planos trabalham a ideia das características de materiais frente aos raios solares. Para uma abordagem local, pesquise hábitos e possibilidades dessa utilização no contexto em que a Unidade Educativa está inserida e amplie os exemplos.
Materiais necessários para a aula: papel para anotação, lápis, lápis de cor, pedaços de papelão, papel branco, papel preto, papel alumínio, massinha de modelar, cola tesoura, fita crepe e palito de sorvete.
Material de apoio e pesquisa para o professor - http://chc.org.br/energia-solar-uma-solucao-eletrizante/ e http://www.fogaosolar.net/introd.html
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz do sol pode ser utilizada como uma fonte de calor. Busque os conceitos estudados sobre reflexão e absorção da luz do sol, presentes nos planos: CIE2_08TU06 - O sol e as cores, que aborda a reflexão ou a absorção da luz do sol em cores escuras e claras e CIE04_08TU04 - Jogo de espelho, que aborda como ocorre a reflexão da luz em diferentes superfícies e materiais.
Questione a turma: As cores claras absorvem ou refletem a energia luminosa do sol? E as cores escuras, refletem ou absorvem melhor a energia luminosa do sol? Que outros materiais refletem a luz do sol? Os espelhos refletem ou absorvem a energia luminosa do sol? Esses conceitos serão muito importantes para dar subsídio aos estudantes, para que possam realizar as atividades propostas neste plano de aula.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Para o momento de contextualização, organize os estudantes em um semicírculo. Faça a leitura do texto introdutório. Antes da contextualização, informe os estudantes que será feita a leitura de um texto que fala sobre o dia de um lagarto, que é um animal que pode viver em lugares secos, como as áreas desérticas. Questione: Como são as áreas desérticas?
- Texto - Material Complementar
Depois da contextualização, faça questões como: É fácil ter acesso à comida e água nas áreas desérticas? O que vemos bastante no deserto? É quente ou frio no deserto? O lagarto conseguiu pegar um ovo, será que esse lagarto come ovo cru? Qual é a intensidade dos raios solares no deserto?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Ainda com as crianças organizadas no semicírculo, proponha que elas pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-las com os questionamentos: Como seria possível ajudar o Oscar a cozinhar no meio do deserto? Que tipo de materiais ou superfícies ficam aquecidas com a luz do sol?
Mão na massa
Tempo sugerido: 33 minutos.
Orientações: Organize a turma em grupos, anteriormente, deixe a sala preparada para isso. Projetar o slide, imprima-o ou reproduza as informações no quadro. Informe os estudantes que os grupos terão o desafio de projetar um fogão que utilize a luz do sol para aquecer os alimentos. Para isso, eles deverão seguir as orientações:
Disponibilize em uma mesa os materiais que os estudantes poderão utilizar para a confecção do fogão (é importante garantir materiais para todos os grupos): papel para anotação, lápis de escrever, lápis de cor, pedaços de papelão, papel branco, papel preto, plástico filme, papel alumínio, massinha de modelar de diversas cores, cola, tesoura, fita crepe e palito de sorvete.
- Projetar- Os estudantes terão oito minutos para construir o projeto do fogão que utilizará a luz solar para aquecer os alimentos. Chame a atenção deles para os materiais que já foram estudados e que permitem melhor absorção e reflexão da luz do sol. Comente que eles irão fazer um desenho e prever o que irão utilizar.
- Colaborar- Os estudantes terão cinco minutos para explicar brevemente para os outros grupos o que irão fazer. É importante que o professor tenha uma postura firme quanto ao tempo e que ajude os grupos a ser breves nas explicações, que podem servir para que os estudantes tenham mais ideias para o trabalho.
- Construir - Os alunos terão dez minutos para construir colaborativamente com o grupo o projeto que foi pensado.
- Compartilhar - A turma toda terá dez minutos para fazer as apresentações dos projetos. Divida os dez minutos entre os grupos, para que todos tenham o mesmo tempo de apresentação.
É importante explicar cada etapa da atividade, pois os estudantes devem perceber a importância de pensar e escrever ou desenhar um projeto, refletindo sobre todas as etapas e valorizando o compartilhamento de ideias.
Circule pelos grupos e relembre as características dos materiais. É importante que os estudantes os utilizem fazendo referência aos conceitos estudados.
Sistematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide, escreva-o no quadro, imprima-o ou leia as informações contidas nele para sistematizar as aprendizagens da aula. Organize brevemente com os estudantes uma exposição com os croquis e com os projetos construídos.
Retome o que os estudantes haviam dito na apresentação da questão disparadora e ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar é uma fonte natural de calor e que pode ser utilizada, dependendo das reações dos materiais e das superfícies expostos aos raios solares.
Questione: Quais materiais podem favorecer a conservação do aquecimento vindo dos raios solares? O papel alumínio seria bom? Por que? E que cor seria melhor para pintar o fogão, branca ou preta? Que material também poderia ser utilizado para conservar o ar quente (no caso, vidro ou plástico)?
Material para o professor: https://www.youtube.com/watch?v=bePuEilkiGU
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: ferramenta para o envio de mensagem (Whatsapp ou e-mail); documento compartilhado no Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Apresente o seguinte texto aos alunos:
"O LAGARTO FAMINTO
EM UM DIA DE SOL INTENSO, O AMIGO LAGARTO ANDAVA PELAS AREIAS QUENTES DO DESERTO. FAMINTO E SEDENTO, JÁ VIA MIRAGENS, DE TÃO FRACO. FOI ENTÃO QUE AVISTOU AO LONGE, VINDO DAS BANDAS DE BAIXO, UM BANDO DE AVES DO DESERTO:
- SERÁ QUE SERIA UM MOMENTO DE SORTE?
PRECISAVA ENCONTRAR UMA MANEIRA DE CONSEGUIR DESPISTAR AS AVES DO DESERTO E PEGAR, PELO MENOS, UM OVO, PRA MATAR A FOME.
FORAM HORAS A FIO DE CORRERIA E ESFORÇOS SEM SUCESSO, ELE JÁ ESTAVA EXAUSTO, AS AVES DO DESERTO ERAM MUITO RÁPIDAS E BARULHENTAS.
DE REPENTE, SEM QUE HOUVESSE EXPLICAÇÃO, UMA DAS AVES DO DESERTO SAIU ANDANDO PARA AS BANDAS DE CIMA. COMO É DE ESPERAR, UMA AVE SEMPRE VAI COM AS OUTRAS E, COMO NUM PASSE DE MÁGICA, ASSIM COMO CHEGARAM, SE FORAM, TODAS CORRENDO E FAZENDO BARULHO EM DIREÇÃO AS BANDAS DE CIMA.
O LAGARTO FICOU TRISTE E SEM ESPERANÇAS DE ARRUMAR UM ALMOÇO. DESOLADO E COM O ESTÔMAGO RONCANDO, RESOLVEU SE DEITAR SOB A SOMBRA DE UMA PEDRA QUENTE, QUANDO PERCEBEU QUE UMA DAS AVES DO DESERTO, DE TÃO AGITADA, SE ESQUECEU DE UM OVO.
PRONTO! AGORA O LAGARTO DO DESERTO TEM UM OVO, UM OVO CRU, MAS UM OVO!"
Solicite que eles analisem as informações presentes no texto e respondam à seguinte pergunta:
- Como podemos utilizar a luz do sol para gerar calor?
Permita que os alunos apresentem hipóteses livremente e realize intervenções por meio de novos questionamentos, estimulando a participação e a criatividade.
Mão na massa
Divida a turma em duplas. Elas devem idealizar um projeto de fogão que utilize a luz do sol para aquecer o ovo que o largarto conseguiu das aves. Eles devem utilizar, para isso, os seguintes materiais: pedaços de papelão, papel branco, papel preto, plástico filme, papel alumínio, massinha de modelar de diversas cores, cola, tesoura, fita crepe e palito de sorvete. A ideia não é que os alunos construam um fogão, mas projetem-o. As duplas podem utilizar recursos como Whatsapp ou documentos do Google Drive para se comunicarem e construírem esse projeto colaborativamente. Após o projeto concluído, solicite que as duplas o compartilhem em um documento do Google Drive, por exemplo.
Sistematização
Após todos os alunos compartilharem o projeto e visualizarem uns dos outros, retome a questão disparadora: “como podemos utilizar a luz do sol para gerar calor?”. Ressalte o que eles aprenderam na aula. Espera-se que tenham entendido que a luz solar é uma fonte natural de calor e que pode ser utilizada, dependendo das reações dos materiais e das superfícies, expostos aos raios solares.
Convite às famílias
Os familiares podem estimular e colaborar com a criação de um protótipo de fogão, baseado no projeto produzido pelos alunos. Caso não possuam todos os materiais em casa, podem substituir os que estão em falta por materiais recicláveis que o simulem.
2º Ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar a luz do sol como possibilidade de fonte de calor.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF02CI08) Comparar o efeito da radiação solar (aquecimento e reflexão) em diferentes tipos de superfície (água, areia, solo, superfícies escura, clara e metálica etc.).
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Simone Ribeiro
Mentor: Lisandra Amaral
Especialista: Margareth Polido