Plano de aula: Transformação do papel

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula:

Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade nesta aula, mas ao longo de 10 aulas. Você abordará aqui mais um tipo de transformação que ocorre com o material papel. Desta vez, utilizará a água para transformar o papel.

O teor de umidade no papel é capaz de mudar sua textura e firmeza. Apresentamos um “enigma” no contexto para que os alunos descubram o que aconteceu com o papel ao ser submetido à água, na máquina de lavar.

É importante que, ao realizar a aula, você crie um ambiente de curiosidade e de entusiasmo, induzindo seus alunos a perceber o uso da água como um dos agentes transformadores desse material.

Para saber um pouco mais sobre o papel, consulte o site: https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-e-feito-o-papel/

Materiais necessários para a aula: Papel sulfite, papel de seda e jornal. Pote com água para cada grupo, dependendo do número de alunos.

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o título da aula para a turma. Comente que nesta aula eles farão uma experimentação muito interessante, em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.