Plano de aula: A transformação de materiais sólidos e líquidos pelo aquecimento

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Professor, nesta aula, você trabalhará com a transformação por aquecimento dos materiais ou ingredientes que foram misturados até formar a massa do bolo.

A aula terá foco na transformação dos materiais por meio de duas etapas: a primeira consistirá na mistura dos ingredientes líquidos e sólidos. A segunda será o cozimento da massa. Os alunos perceberão a textura da massa e, principalmente, que se transformou num bolo.

Materiais necessários para a aula: Um recipiente para misturar os ingredientes do bolo e uma colher de pau.

Materiais necessários para a receita:

2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) bem cheia de fermento em pó

Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão trabalhar com uma receita de bolo e que terão que manusear alguns ingredientes. Informe que isso requer bastante atenção e o cumprimento das regras, para que tudo ocorra de forma tranquila.