Plano de aula: Transformações dos alimentos

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações que ocorrem nos materiais devido à ação da luz

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte de uma das habilidades de Ciências. Você perceberá que a habilidade não será tratada em sua totalidade, nesta aula, mas ao longo de 10 aulas. Esta pode ser considerada sua aula inicial sobre a temática e pode ser considerada como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema e preparatória para a compreensão de termos que serão utilizados em aulas posteriores.

Para saber um pouco mais sobre essa aula, consulte o site: https://super.abril.com.br/saude/assim-e-assado/

Materiais necessários para a aula: Cozinha com fogão, duas panelas com água, 2 ou mais cenouras, ovos e/ou outros materiais que podem apresentar aspecto diferenciado após o aquecimento. A ideia é que os alunos analisem o estado inicial dos materiais e percebam que sua características mudam após seu aquecimento. Caso a escola não possua cozinha, serão usadas as cenouras e ovos já cozidos (trazidos de casa).

Título da aula

Orientações: Leia o título para a turma. Comente que nesta aula os alunos farão uma experimentação muito interessante, em grupos. Seja breve na apresentação do tema para os alunos, assim não antecipará as etapas de sua aula.